• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Dry hopping

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Hugo Silva

Member
Afiliado
10/5/20
Bom dia, alguem poderia me ajudar com dry hopping apos a fermentação mudo de balde para iniciar o dry hopping uso uma media de 5 gramas de lupulo por litro deixo 7 dias a uma temperatura controlada inicio temp 18 dois dias e depois faco rampa para 0 e deixo os outros dias restantes. Apos uma semana nó postmix notei que o sabor e o cheiro ja havia praticamemte acabado. Alguem tem algo que possa ajudar a permanecer o lupulo por mais tempo. Obrigado!!!

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
Hugo, bom dia,

Não é necessário deixar tanto tempo o dry hopping, especialmente por você estar fazendo a adição na maturação. De 2 a 3 dias é suficiente para extração (imaginando 20L - 50L de mosto). E, infelizmente a vida útil do aroma/sabor fresco de lúpulo se esvai rapidamente, principalmente pela ação da oxidação e volatização dos compostos aromáticos. Portanto, cerveja extremamente lupuladas, evite ao máximo contato com oxigênio (ex.: ao fazer a trasfega para o postmix), mantenha sempre refrigerada e beba ela fresca.

att.,

Luis

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Talvez a razão não esteja no dry hopping, que pelo que você descreveu está ok.

Talvez a perda tão rápida do aroma do lúpulo seja pelo manuseio do post mix. Se você pressurizar para servir e depois tirar a pressão para armazenar, tenha em mente que cada "aliviada" da pressão carrega junto um bocado do aroma de lúpulo.

Hugo Silva

Member
Afiliado
10/5/20
Hugo, bom dia,

Não é necessário deixar tanto tempo o dry hopping, especialmente por você estar fazendo a adição na maturação. De 2 a 3 dias é suficiente para extração (imaginando 20L - 50L de mosto). E, infelizmente a vida útil do aroma/sabor fresco de lúpulo se esvai rapidamente, principalmente pela ação da oxidação e volatização dos compostos aromáticos. Portanto, cerveja extremamente lupuladas, evite ao máximo contato com oxigênio (ex.: ao fazer a trasfega para o postmix), mantenha sempre refrigerada e beba ela fresca.

att.,

Luis
Muito obrigado Luis vou fazer isso da próxima vez 3 dias.
Talvez a razão não esteja no dry hopping, que pelo que você descreveu está ok.

Talvez a perda tão rápida do aroma do lúpulo seja pelo manuseio do post mix. Se você pressurizar para servir e depois tirar a pressão para armazenar, tenha em mente que cada "aliviada" da pressão carrega junto um bocado do aroma de lúpulo.
Realmente cada aliviada eu perdia.

Calazans

New Member
Afiliado
26/2/20
Bom dia, alguem poderia me ajudar com dry hopping apos a fermentação mudo de balde para iniciar o dry hopping uso uma media de 5 gramas de lupulo por litro deixo 7 dias a uma temperatura controlada inicio temp 18 dois dias e depois faco rampa para 0 e deixo os outros dias restantes. Apos uma semana nó postmix notei que o sabor e o cheiro ja havia praticamemte acabado. Alguem tem algo que possa ajudar a permanecer o lupulo por mais tempo. Obrigado!!!
Procure no youtube, o canal beerschool ele trata muito bem a questão de dh

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Afiliado
27/7/17
Vi que vc resfriou muito ainda com dry Hopping. Duas coisas que posso te passar aliás três. Os óleos do lúpulo são melhor extraídos a temperaturas mais altas, a zero grau vc corre o risco de ter off flavors (gosto de grama) na sua cerveja e por final tem que tomar muito cuidado com a oxidação por que ela acaba com o aroma. Já tive problemas com oxidação, deu pra beber mas foi decepcionante o resultado. Por fim apoio o quê o amigo acima disse, no canal do beer School vc encontra muita coisa sobre isso e melhor, bem a fundo. O Jamal é fera e doutor no assunto.

Hugo Silva

Member
Afiliado
10/5/20
Vi que vc resfriou muito ainda com dry Hopping. Duas coisas que posso te passar aliás três. Os óleos do lúpulo são melhor extraídos a temperaturas mais altas, a zero grau vc corre o risco de ter off flavors (gosto de grama) na sua cerveja e por final tem que tomar muito cuidado com a oxidação por que ela acaba com o aroma. Já tive problemas com oxidação, deu pra beber mas foi decepcionante o resultado. Por fim apoio o quê o amigo acima disse, no canal do beer School vc encontra muita coisa sobre isso e melhor, bem a fundo. O Jamal é fera e doutor no assunto.
Muito obrigado pela resposta. E como vc faz o dry hopping tipo a 18 graus depois tira o bag e faz o cold a 0 grau e isso?

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Complementando a info, sempre faço Keg Hopping com bag caseiro (voal, por exemplo), em keg com o2 purgado, qtd pequena (em geral 50g). Saco suspenso por fio dental para descer até uns 5 / 10 cm do fundo do keg, evitando atrapalhar o fim do tubo pescador. Saco bem amarradp pra não soltar "farelos" que podem entupir o pescador ou o poppet.

E não substituo o DH usual, complemento.

Últimos 2 foram Amarillo e Citra, uma NEIPA e uma hoppy american wheat. Ambos com resultados excelentes pra que sempre teve dificuldade de extrair e manter aroma de lúpulo.

Ah, não notei nenhum off gramíneo ou herbal após semanas de contato.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Afiliado
27/7/17
Muito obrigado pela resposta. E como vc faz o dry hopping tipo a 18 graus depois tira o bag e faz o cold a 0 grau e isso?
Bem, eu faço logo após a segunda fermentação, desço a temperatura para 17 a 18° deixo por uns 4 dias, tiro o hop bag e parto para a clarificação a 0°. Tenho tido bons resultados. Fiz uma experiencia esses dias que deu um resultado bem interessante tambem, estava colocando 5 gramas por litro no dh, tirei 1grama e adicionei essa grama no whirpool. Ficou beeem legal.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Afiliado
27/7/17
Uma pergunta...

Porque vocês usam bag para o dry hopping?
No meu caso uso por não ter como fazer a trasfega apos o dh ja que não tenho o equipamento de co2. Se vc fizer a trasfega por meio de mangueira normal usando a gravidade ha a possibilidade de oxidar a cerveja, e se usar bomba piorou. O ideal se vc fizer o dh jogando o lupulo direto dentro do liquido é fazer a tranferencia com co2.

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
No meu caso uso por não ter como fazer a trasfega apos o dh ja que não tenho o equipamento de co2. Se vc fizer a trasfega por meio de mangueira normal usando a gravidade ha a possibilidade de oxidar a cerveja, e se usar bomba piorou. O ideal se vc fizer o dh jogando o lupulo direto dentro do liquido é fazer a tranferencia com co2.
Mas depois você não engarrafa? Ou passa para o post mix / keg?

Se fizer a trasfega direito, com um auto sifão e com a mangueira ficando deitada no fundo do outro balde, a oxidação é mínima, praticamente zero.

Lúpulo no bag perde muito da eficiência do Dry Hopping.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Afiliado
27/7/17
Mas depois você não engarrafa? Ou passa para o post mix / keg?

Se fizer a trasfega direito, com um auto sifão e com a mangueira ficando deitada no fundo do outro balde, a oxidação é mínima, praticamente zero.

Lúpulo no bag perde muito da eficiência do Dry Hopping.
Quando engarrafo já corro o risco de oxidação, mas não tem jeito certo? Quando faço transferência de um lado pro outro o risco aumenta. Meu equipamento é de 60 litros, sendo assim tenho que fazer para outra bombona depois transferir para a geladeira.Muito risco para pouca diferença no final. Tenho visto até equipamentos de inox 250 500 litros que tem a entrada para a cesta de dh. Perde eficiência? Acho bem pouco.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Concordo com o AntonioMartins, sensorialmente a extração é mais perceptível com os lúpulos soltos. Pelo menos pra mim tem sido.

Sei que há boas práticas para o Bag e apliquei todas que conheci , tipo ter espaço livre pros lúpulos inflarem , peso para não boiar, deixar suspenso para não mergulhar no mar de trub, etc...

Ainda assim soltos extraíram mais aroma...

Abs

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Quando engarrafo já corro o risco de oxidação, mas não tem jeito certo? Quando faço transferência de um lado pro outro o risco aumenta. Meu equipamento é de 60 litros, sendo assim tenho que fazer para outra bombona depois transferir para a geladeira.Muito risco para pouca diferença no final. Tenho visto até equipamentos de inox 250 500 litros que tem a entrada para a cesta de dh. Perde eficiência? Acho bem pouco.
Ricardo, já fez algum teste?

Experimenta uma leva fazer com os lúpulos soltos e transferir antes de engarrafar. Não precisa transferir duas vezes.
Seria Dry Hopping, depois cold crash (os lúpulos afundam e se depositam no fundo igual ao fermento) e trasfega no dia do envase.

2

Latest posts