Dry hopping IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ortiz

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2014
Messages
185
Reaction score
20
Olá amigos, estou com minha terceira leva fazendo dry hopping a 22 graus depois de uma demorada fermentação de 14 dias. Pretendo deixar 4 dias e depois gelar a 0 graus para clarificar por 5 dias.
Dúvida : estou usando hop bag, devo tirá-lo antes de baixar a temperatura ou posso manter o bag no fermentador.
Obrigado.
 
Quanto mais tempo o hop bag ficar lá dentro mais do lúpulo irá para cerveja, do meu ponto de vista depende o resultado que você quer.
 
Quanto mais tempo o hop bag ficar lá dentro mais do lúpulo irá para cerveja, do meu ponto de vista depende o resultado que você quer.

Isso é verdade, mas precisa ser esclarecido:

Quanto mais do lúpulo não significa que seja uma coisa boa. O que a gente quer no dry hopping são os óleos essenciais, que são liberados em poucos dias. Muito tempo ele pode começar a liberar componentes indesejados, como os polifenóis (celulose) da própria folha, o que pode dar um sabor mais 'áspero' pra cerveja e por vezes um caráter de grama, verde muito fortes.

Eu acho que nesse caso não é necessário se preocupar, porque 4 dias a quente + 5 dias a frio não são suficientes pra isso acontecer. Pelo menos na minha percepção, porque já fiz várias vezes mais ou menos dessa forma sem ter problemas.

Abraço
 
De modo geral, sim, deixe o lúpulo conforme o número de dias que planejou, depois tire, e mature/clarifique a frio. Quanto mais tempo o lúpulo ficar em contato com a cerveja, mais chance de deixar a cerveja com gosto gramíneo.

Com o tempo, você mesmo vai testar deixando menos dias com mais lúpulo, ou mais dias com menos, e então vai chegar numa combinação que te agrade (o que é o mais importante).

Eu particularmente prefiro menos dias com mais lúpulo, mas não uso bag. Simplesmente coloco os pellets direto, deito uns 3 dias, resfrio tudo, aplico gelatina, deixo mais 2 dias, e embarrilo.

Abraço,
 
Vou aproveitar o topico para uma pergunta.
Estou clarificando minha IPA a 0 graus.

Posso fazer um dryhop nela agora?

Abracos
 
Vou aproveitar o topico para uma pergunta.
Estou clarificando minha IPA a 0 graus.

Posso fazer um dryhop nela agora?

Abracos

A extração dos óleos do lúpulo se dá melhor em temperaturas mais elevadas.
Quando eu faço, deixo entre 16 a 22ºC o nº de dias de dry hopping, pra depois partir pra clarificação.
 
Vou aproveitar o topico para uma pergunta.
Estou clarificando minha IPA a 0 graus.

Posso fazer um dryhop nela agora?

Abracos

O ideal é que o dry hopping seja feito na secundária, na casa dos 23-26 graus para que haja extração dos óleos do lúpulo, isso que dá o aroma. Em 0 grau é bem possível que nada ou quase nada seja extraído.

Acho que nessa fase a alternativa fazer o chamado "chá hopping" (hop tea), mas o resultado é um pouco diferente, nunca testei pra falar a verdade, mas dizem que o resultado é estilo uma adição de lúpulo no fim da fervura.

Abraços!
 
Pessoal, como vocês tem feito o dry hopping, utilizando bag, infusor de metal ou simplesmente jogando dentro?

Vi que o Guenther joga no balde, e o resto da galera?

Estou pensando em também jogar no balde sem utilizar nenhum bag, será que afetará a lama e deixará a cerveja muito turva? Deixando a 0 ºC por alguns dias como sempre faço para clarificar já é o bastante pra resolver esse problema?
 
Pessoal, como vocês tem feito o dry hopping, utilizando bag, infusor de metal ou simplesmente jogando dentro?

Vi que o Guenther joga no balde, e o resto da galera?

Estou pensando em também jogar no balde sem utilizar nenhum bag, será que afetará a lama e deixará a cerveja muito turva? Deixando a 0 ºC por alguns dias como sempre faço para clarificar já é o bastante pra resolver esse problema?

Eu tenho utilizando uma hop bag porque uma vez joguei direto no fermentador e acabou entupindo a torneira e foi um caos. Creio que fazendo o cold crash a 0 grau seja o suficiente pra clarificar e fazer descer todo o lúpulo. Qualquer coisa, utiliza gelatina pra garantir que vai clarificar bem.

Abraços!
 
Pessoal, como vocês tem feito o dry hopping, utilizando bag, infusor de metal ou simplesmente jogando dentro?

Vi que o Guenther joga no balde, e o resto da galera?

Estou pensando em também jogar no balde sem utilizar nenhum bag, será que afetará a lama e deixará a cerveja muito turva? Deixando a 0 ºC por alguns dias como sempre faço para clarificar já é o bastante pra resolver esse problema?

Eu também sempre fiz dry hopping direto.

Não afeta a lama, só vai deixar ela mais suja, mas o lúpulo é bem identificavel e sai fácil na lavagem, se for reutilizar.

Dry hopping vai turvar a cerveja igual, usando hop bag ou não. O que turva ela são componentes que 'dissolvem' no mosto, se uma mesma quantidade de lúpulo pelo mesmo tempo, turvou menos usando hop bag, seria apenas sinal de que foi menos eficiente do que colocando direto. São necessários vários dias, ou poucos dias+clarificante pra tirar a turbidez do dry hopping.

abraço
 
Obrigado pelas respostas, farei adição direto no fermentador sem nenhuma barreira. :mug:

E mais uma dúvida, durante o dry hopping vocês agitam o fermentador frequentemente ou depois de adicionado o lúpulo não mexem mais?
 
Não precisa agitar.
Joga os pellets direto na cerveja e deixa eles descansarem lá dentro.
Vão dissolver e formar uma espuma verde.
Fazendo o cold crash desce tudo. Eu ainda faço a gelatina e a ceva fica cristalina.
Abs.
 
Uso direto no balde tbm. Add gelatina depois vai tudo p o fundo.
Minha IPA ficou cristalina.... incrível !
 
Olá, to pensando em jogar os pellets direto no fermentador também. Mas li em algum lugar (não lembro onde) que o fermento em contato com o lúpulo inibe a liberação dos compostos aromáticos, pois criaria uma camada em volta dos pellets.
Alguém sabe se isso é verdade? E o quanto afeta o resultado do DH?
 
:confused: Tenho uma duvida também:

• se vou maturar/clarificar a cerveja por 1 mês, ou 1 mês e meio - e colocar o lúpulo na fermentação jogando o pallet direto sem usar hop bag, não vai ser muito tempo pra ele ficar lá dentro a acabar interferindo no amargor? Nesse caso não seria melhor usar hop bag pra retirar do fermentador após 1 semana (ou menos se for o caso)?

• ou se for um fermentador cônico, abrir a torneirinha do fundo e sacar fora todo o lodo após o tempo do lupulo lá dentro?
 
Olá, to pensando em jogar os pellets direto no fermentador também. Mas li em algum lugar (não lembro onde) que o fermento em contato com o lúpulo inibe a liberação dos compostos aromáticos, pois criaria uma camada em volta dos pellets.
Alguém sabe se isso é verdade? E o quanto afeta o resultado do DH?

Olha, provavelmente é verdade, embora eu nunca tenha pesquisado por artigos com esse conteudo (seria uma coisa legal de fazer).

Entretanto, inibir mesmo só se for uma porcentagem, e não deve ser tão grande assim, porque eu faço dry hopping dessa forma e tenho bons resultados.

Minha sincera opinião é de que, se vc tem fermentador normal, não-cônico, deixa que fique em cima mesmo, porque transferir pra outro recipiente vai ter um problema mais sério do que a suposta falta de efetividade do dry hopping, que seria a oxidação.

Se o resultado não for satisfatório em questão do aroma (o que acho difícil acontecer) vc pode simplismente adicionar mais lúpulo. Compensar adicionndo mais, ou fazendo dry hopping, ou até usando lúpulo em flor, que vai boiar (e dar uma sujerama) no líquido.

Abraço
 
:confused: Tenho uma duvida também:

• se vou maturar/clarificar a cerveja por 1 mês, ou 1 mês e meio - e colocar o lúpulo na fermentação jogando o pallet direto sem usar hop bag, não vai ser muito tempo pra ele ficar lá dentro a acabar interferindo no amargor? Nesse caso não seria melhor usar hop bag pra retirar do fermentador após 1 semana (ou menos se for o caso)?

• ou se for um fermentador cônico, abrir a torneirinha do fundo e sacar fora todo o lodo após o tempo do lupulo lá dentro?

Cara, não se matura IPA depois de dry hopping, porque o aroma dele vai indo embora assim... é uma cerveja de se beber jovem.

Amargor não acontece com contato prolongado e sim um gosto de grama cortada, que não é legal.

Seguindo o que eu falei acima, não aconselharia o uso de hop bag, justamente pra nao deixar ela tanto tempo parada.

Se o objetivo for clarificar a cerveja, faz o cold crash depois de uns dias de dry hopping, e deixa 2 ou 3 com a gelatina e deu. Não necessariamente vc precisa usar o clarificante, IPA turva tá na moda!
 
Cara, não se matura IPA depois de dry hopping, porque o aroma dele vai indo embora assim... é uma cerveja de se beber jovem.

Amargor não acontece com contato prolongado e sim um gosto de grama cortada, que não é legal.

Seguindo o que eu falei acima, não aconselharia o uso de hop bag, justamente pra nao deixar ela tanto tempo parada.

Se o objetivo for clarificar a cerveja, faz o cold crash depois de uns dias de dry hopping, e deixa 2 ou 3 com a gelatina e deu. Não necessariamente vc precisa usar o clarificante, IPA turva tá na moda!

Legal Tiagão.
O lance é o seguinte: um dia eu tomei uma cerveja fantástica, a Punk IPA da Beer Dog. Então pesquisando encontrei uma clone dela e na receita vai 4 tipos de lúpulos. A 60 min. - a 15 min. e Dry Hop de 7 dias.
Então pensei que o dry hop seria junto com a fermentação - que deve dar uns 7 dias ou alguma coisa mais.
E depois disso eu baixaria pra uns 2ºC e deixaria clarificando umas 3 semanas pra ficar bacana. Bem clarinha como a original.
Mas se não posso deixar muito tempo o lupulo gelando, então clarifico/maturo apenas 1 semana e envaso.
Tá complicado isso. :/
 
Olá, to pensando em jogar os pellets direto no fermentador também. Mas li em algum lugar (não lembro onde) que o fermento em contato com o lúpulo inibe a liberação dos compostos aromáticos, pois criaria uma camada em volta dos pellets.
Alguém sabe se isso é verdade? E o quanto afeta o resultado do DH?


Eu vi isso também, num artigo e em um vídeo, ambos quem falava era o Samuel Cavalcanti da Bodebrown.
 
Legal Tiagão.
O lance é o seguinte: um dia eu tomei uma cerveja fantástica, a Punk IPA da Beer Dog. Então pesquisando encontrei uma clone dela e na receita vai 4 tipos de lúpulos. A 60 min. - a 15 min. e Dry Hop de 7 dias.
Então pensei que o dry hop seria junto com a fermentação - que deve dar uns 7 dias ou alguma coisa mais.
E depois disso eu baixaria pra uns 2ºC e deixaria clarificando umas 3 semanas pra ficar bacana. Bem clarinha como a original.
Mas se não posso deixar muito tempo o lupulo gelando, então clarifico/maturo apenas 1 semana e envaso.
Tá complicado isso. :/

Vc não fermenta com lúpulo, não adianta fazer isso. Os compostos aromáticos que o lupulo libera no dry hopping são muito voláteis, eles vão embora junto com a enorme quantidade de CO2 que é gerada na fermentação.

Então vc espera ela terminar, ou pelo menos estar bem no finzinho, daí coloca o lúpulo, deixa alguns dias, resfria, envasa. Não tem complicação nisso.

Que fermento vc vai usar? 1 semana ja estaria no limite do tempo, se vc deixar 4, 5 dias de dry hopping a quente.
 
Vc não fermenta com lúpulo, não adianta fazer isso. Os compostos aromáticos que o lupulo libera no dry hopping são muito voláteis, eles vão embora junto com a enorme quantidade de CO2 que é gerada na fermentação.

Então vc espera ela terminar, ou pelo menos estar bem no finzinho, daí coloca o lúpulo, deixa alguns dias, resfria, envasa. Não tem complicação nisso.

Que fermento vc vai usar? 1 semana ja estaria no limite do tempo, se vc deixar 4, 5 dias de dry hopping a quente.

O fermento que vou usar e que constava na receita original é o US-05 da Fermentis.
Acredito que agora eu entendi. Realmente nem tem nada pra complicar.
Só vou esperar liberar espaço na geladeira e toco pau nessa receita.
Super obrigado pelas respostas e atenção.

Abração.
 
Opa!
Eu faço o DH depois que termina a fermentação porque, além dos motivos citados, como nós não esterilizamos o lúpulo uma menor quantidade de açúcares deve diminuir a chance de contaminação...

Boas cervejas!
 
Opa!
Eu faço o DH depois que termina a fermentação porque, além dos motivos citados, como nós não esterilizamos o lúpulo uma menor quantidade de açúcares deve diminuir a chance de contaminação...

Boas cervejas!

A não ser que a pessoa tenha colocado seu lupulo em condições extremamente anti-higiênicas, o que acho difícil acontecer, não tem motivo pra preocupação com contaminação, porque o lúpulo é um antibiótico natural e provê proteção contra muitos contaminantes.

Ainda assim, deve-se ter o cuidado de sanitizar o recipiente onde ele vai ser colocado e o local de fermentação antes de abrir a tampa.

Abraço
 
Cara, não se matura IPA depois de dry hopping, porque o aroma dele vai indo embora assim... é uma cerveja de se beber jovem.

Amargor não acontece com contato prolongado e sim um gosto de grama cortada, que não é legal.

Seguindo o que eu falei acima, não aconselharia o uso de hop bag, justamente pra nao deixar ela tanto tempo parada.

Se o objetivo for clarificar a cerveja, faz o cold crash depois de uns dias de dry hopping, e deixa 2 ou 3 com a gelatina e deu. Não necessariamente vc precisa usar o clarificante, IPA turva tá na moda!
Só um comentário...

O Tiago falou "não se matura IPA depois do dry-hopping". Eu discordo dessa frase, especificamente, pois ela pode levar a interpretações erradas por parte de quem está iniciando.

O importante é entender que dry-hopping adiciona aroma na cerveja de forma "fácil" e rápida, mas este aroma também vai embora fácil com o tempo, por isso que existe a máxima de que "deve-se beber IPAs bem frescas", e isso está de certa forma correto, mas não quer dizer que precisem ser absurdamente frescas... pode maturar, clarificar, etc.

IPAs com altas cargas de lúpulo no final da fervura e durante o whirlpool ficam uma delícia depois de alguns meses maturando, e o aroma adquirido nessas adições dura razoavelmente mais (já presenciei casos que durou bem mais) que os aromas que vem do dry-hopping sozinho, ou seja, na minha opinião, essa história de que "não se matura IPA"... não existe. Isso é uma escolha, e também vai de gosto. Dentre as melhores IPAs que já tomei, algumas eram bem novas, e outras tinham vários... vários meses.

Abraço,
 
Eu vi isso também, num artigo e em um vídeo, ambos quem falava era o Samuel Cavalcanti da Bodebrown.

Também já li isso em um post do Samuel e, se não me engano, ouvi a mesma coisa em um BrewStrong sobre dry hopping. Nesse programa o Mike "Tasty" Mcdole (também pode ter sido o Palmer ou o Jamil) diz que joga os pellets direto no fermentador; mas que antes expurga quase todo o fermento ... então fiquei na dúvida.

Tenho muita vontade de abandonar as hop bags e jogar os pellets direto no balde. Seria muito mais simples e diminuiria consideravelmente a chance de uma contaminação. Mas como não tenho cônico, não faço a transfega pro secundário e não utilizo gelatina pra clarificar, não sei se seria o caso ... Não sei se os pellets ficam em suspensão por alguns dias ou se vão direto pro fundo do balde. Alguém pode me ajudar? :mug:
 
Só um comentário...

O Tiago falou "não se matura IPA depois do dry-hopping". Eu discordo dessa frase, especificamente, pois ela pode levar a interpretações erradas por parte de quem está iniciando.

O importante é entender que dry-hopping adiciona aroma na cerveja de forma "fácil" e rápida, mas este aroma também vai embora fácil com o tempo, por isso que existe a máxima de que "deve-se beber IPAs bem frescas", e isso está de certa forma correto, mas não quer dizer que precisem ser absurdamente frescas... pode maturar, clarificar, etc.

IPAs com altas cargas de lúpulo no final da fervura e durante o whirlpool ficam uma delícia depois de alguns meses maturando, e o aroma adquirido nessas adições dura razoavelmente mais (já presenciei casos que durou bem mais) que os aromas que vem do dry-hopping sozinho, ou seja, na minha opinião, essa história de que "não se matura IPA"... não existe. Isso é uma escolha, e também vai de gosto. Dentre as melhores IPAs que já tomei, algumas eram bem novas, e outras tinham vários... vários meses.

Abraço,

Oi Guenther,

Se vc busca um aroma de lúpulo de final de fervira que equilibre bem com malte, caracteristicas de fermentação, etc, como normalmente acontece com IPAs mais 'moderadas' ou até pela compreensão clássica de ipa inglesa, está ok.

Mas pro caso específico de dry hopping, se é pra maturar, no sentido que vc define maturação no seu tópico fixo explicativo, mais vale nem fazer o dry hopping então, ainda mais que muitos não tem uma geladeira grande pra "maturar a frio" uma leva de IPA, juntamente com outras possiveis levas prontas, sendo que mesmo a frio o aroma tende a se dissipar rápidamente.

A grande maioria dos exemplos de IPA americana, que normalmente é o que a maior parte dos cervejeiros caseiros tem em mente quando está buscando fazer uma IPA, é bebida fresca, tão fresca inclusive que os americanos tipo Palmer costumam citar como "pobre" a condiçãodo o lúpulo mesmo ANTES de ser utilizado chega aqui no Brasil (comentário em brewstrong).

Sobre as IPAs inglesas, bem elas ficam a 'quente' mas recebem um dry hopping modesto pouco antes de irem pros barris, e transportados para os pubs pra serem consumidos de 1 a 2 semanas depois, sendo que a principal função disso não é, novamente, maturação como vc a define e apenas priming e clarificação.

Resumindo, uma IPA vai ficar boa depois de maturada? claro que vai, afinal é isso que os ingleses usaram no começo pra prolongar a vida util dela em viagens intercontinentais. Isso vai manter uma IPA dentro do que ela deve ser segundo as definições atuais de IPA? provavelmente não... discorda?

Abraço!
 
Também já li isso em um post do Samuel e, se não me engano, ouvi a mesma coisa em um BrewStrong sobre dry hopping. Nesse programa o Mike "Tasty" Mcdole (também pode ter sido o Palmer ou o Jamil) diz que joga os pellets direto no fermentador; mas que antes expurga quase todo o fermento ... então fiquei na dúvida.

Tenho muita vontade de abandonar as hop bags e jogar os pellets direto no balde. Seria muito mais simples e diminuiria consideravelmente a chance de uma contaminação. Mas como não tenho cônico, não faço a transfega pro secundário e não utilizo gelatina pra clarificar, não sei se seria o caso ... Não sei se os pellets ficam em suspensão por alguns dias ou se vão direto pro fundo do balde. Alguém pode me ajudar? :mug:

Cara, acho que pra quem tem um fermentador cônico a forma ideal é realmente purgar o fermento primeiro, mas pra quem usa fermentador balde ou bombona como eu e vc, como disse anteriormente, pode até ser que haja alguma perda devido ao fermento que está no fundo, mas o prejuízo de transferir de balde vai ser maior do que isso, devido à oxidação que essa prática causa.

Vc falou do Tasty, num programa ele falou que filtra a cerveja através daqueles filtro de placa e disseram pra ele que isso podia filtrar "as coisas boas" do dry hopping, e diminuir aroma de lúpulo, perguntaram se ele achava verdade. Ele respondeu algo do tipo, bom, se for verdade, é muito pouco e sendo assim, basta adicionar um pouco mais de lúpulo pra compensar, caso ache necessário... é isso que eu penso em relação a isso de adicionar no fermentador tmb...

abraço
 
Vão pro fundo em questão de horas. Pode sobrar alguma coisa boiando, mas muito pouca coisa. Eu sempre jogo direto.
 
Tiago e Guenther, muito obrigado pela ajuda. Vou fazer uns testes sem a bag então... ahow
 
Olá, reabrindo o tópico...(me desculpem se estou no lugar errado)
Sou iniciante e vou fazer meu primeiro teste no próximo sábado (18.04.2015). Escolhi uma IPA por parecer mais fácil de ficar boa se eu errar. =)
Como não tenho experiência, decidi não fazer a transferência para um segundo fermentador e vou utilizar apenas um. Também estou na dúvida se vou fazer dry hop ou não, sei que pelo estilo é importante fazer. Gostaria da opinião de vocês nos dois casos.
Obs.:
- Vou usar apenas o Centennial para amargor/sabor/aroma.
- Pretendo fazer a fermentação da seguinte forma:
- Fermentação (a 18.0 C)
- Descanso do Diacetil (03 dias a 25.0 C)
- Cold Crash (07 dias a 0.0 C terminando em 5.0 C)​

- Não vou usar gelatina.
- vou usar o fermento m44.

1) CASO 01 - Com DH:
- Em qual momento devo fazer o DH? No fim da fermentação e então aumento a temperatura para o descanso do diacetil já com os lúpulos do DH?

- Como vou colocar direto no fermentador ainda com o fermento lá, mesmo que sem trabalhar muito, vou perder aroma certo? 30g tá de bom tamanho pra chegar num resultado satisfatório (sei que isso é subjetivo, pergunto a opinião/gosto pessoal de vocês).

- Então ficaria da seguinte forma com DH:
- Fermentação (a 18.0 C)
- adicão de 30g lúpulo um pouco antes de terminar a fermentação
- Descanso do Diacetil (03 dias a 25.0 C)
- Cold Crash (07 dias a 0.0 C terminando em 5.0 C).​
Logo, o lúpulo do DH ficaria por 10 dias (3 dias a 25 graus e 7 dias começando em 0 e terminando em 5)
10 dias não é muito? =)

2) CASO 02 - sem DH:
A receita q eu fiz (considerando que não vou fazer DH) está assim:
30g - 90min
20g - 45min
20g - 15min
35g - 0min

Como é a primeira vez, não sei se tá ok pro aroma..quanto de lúpulo a mais devo colocar no fim da fervura pra ter um aroma próximo do DH (se é que isso é possível?

Obrigado

Ugo.
 
Eu tenho apenas uma experiência de DH, foi o seguinte:

- Leva de 10 litros
- DH com 30g de Amarillo
- Fiz DH na secundária e deixei no fermentador por 4 dias
- Não usei Hop Bag no fim das contas, apenas joguei os pellets
- Fiz um Cold-Crash de 10 dias (saí de férias), sem gelatina. Fiquei com medo de perder o aroma, mas ficou excepcional, acima das minhas expectativas

Mas como o amigo de cima disse, precisamos saber de quantos litros estamos falando. 30g para 10 litros parece OK, para mais..aí depende do que você quer alcançar. Se você quer uma bomba de lúpulos, tipo uma Green Cow saída do barril fresquinha…aí talvez precise de mais. Para o meu gosto, os 30g de Amarillo que eu coloquei ficaram bom demais.
 
Eita, é mesmo. Hahaha, foi mal.
Bom, como nunca fiz, não sei muito bem quanto vou perder na fervura/fermentação/etc... mas é pra uma receita de aproximadamente 20litros. Deve engarrafar uns 18L.

valeu!
 
Oi Guenther,

Se vc busca um aroma de lúpulo de final de fervira que equilibre bem com malte, caracteristicas de fermentação, etc, como normalmente acontece com IPAs mais 'moderadas' ou até pela compreensão clássica de ipa inglesa, está ok.

Mas pro caso específico de dry hopping, se é pra maturar, no sentido que vc define maturação no seu tópico fixo explicativo, mais vale nem fazer o dry hopping então, ainda mais que muitos não tem uma geladeira grande pra "maturar a frio" uma leva de IPA, juntamente com outras possiveis levas prontas, sendo que mesmo a frio o aroma tende a se dissipar rápidamente.

A grande maioria dos exemplos de IPA americana, que normalmente é o que a maior parte dos cervejeiros caseiros tem em mente quando está buscando fazer uma IPA, é bebida fresca, tão fresca inclusive que os americanos tipo Palmer costumam citar como "pobre" a condiçãodo o lúpulo mesmo ANTES de ser utilizado chega aqui no Brasil (comentário em brewstrong).

Sobre as IPAs inglesas, bem elas ficam a 'quente' mas recebem um dry hopping modesto pouco antes de irem pros barris, e transportados para os pubs pra serem consumidos de 1 a 2 semanas depois, sendo que a principal função disso não é, novamente, maturação como vc a define e apenas priming e clarificação.

Resumindo, uma IPA vai ficar boa depois de maturada? claro que vai, afinal é isso que os ingleses usaram no começo pra prolongar a vida util dela em viagens intercontinentais. Isso vai manter uma IPA dentro do que ela deve ser segundo as definições atuais de IPA? provavelmente não... discorda?

Abraço!

Cara, discordo porque as IPAs americanas que tomamos aqui tem vários meses, e muitas vezes ainda com aroma muito bom.... seja por late aditions, seja por dry-hopping. O aroma vem de onde? De tudo... tudo contribui.

Fora isso, já tive inúmeras experiências de IPAs e Imperial IPAs com e sem dry-hopping depois de alguns meses maturando, e em vários casos, mesmo com menos aroma, elas ficaram mais agradáveis depois de mais tempo de maturação, mas isso não quer dizer que todo o dry-hopping foi perdido... mas ele fez diferença nas que tiveram, mesmo depois de meses.

Resumindo... no meu entendimento, fazer um não dry-hopping não define se poderá ou não maturar. Outra coisa é que, quando eu faço uma IPA, não sei quanto tempo ela vai durar..... às vezes tomo rápido, as vezes duram mais de um ano, e eu praticamente faço dry-hopping sempre pq só tenho vantagens em relação a isso.... aproveito quando estão mais frescas..... aproveito quando já maturaram um tempo.... aproveito depois de mais velhas.

O tempo que a cerveja vai maturar não baliza minha decisão de fazer ou não dry-hopping.

Abraço,
 
Bom dia pessoal!
Aproveitando o tema, para uma receita de 50 litros um dry hopping de 50g Centennial fará diferença no aroma e amargor ou necessito colocar mais?

Muito obrigado!
 
Back
Top