Dry hopping em Lagers

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigonicoloso

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
80
Reaction score
37
Caros,

Estou fazendo a minha primeira Lager, que pretende ser um clone da Brooklyn Lager. A receita dessa cerveja dessa cerveja saiu na BYO 12/2011, mas eu não consegui achar na internet direto da revista. Achei uma versão simplificada nesse blog da Brooklyn Brewery: http://brooklynbrewery.com/blog/ask-a-brewer/ask-a-brewer-mar-6/

Como vocês podem ver, a receita diz que deve-se fazer um dry-hopping durante 10 dias, antes de envazar a cerveja. No entanto, não há nenhuma informação sobre a temperatura que deve-se fazer o dry-hopping nesta lager.

Sei que o dry-hopping funciona bem com temperaturas acima de 15ºC, mas estou pensando em fazer o dry-hopping durante a maturação (lagering) a baixa temperatura.

A minha cerveja já passou pela fermentação primária e pelo diacetyl rest. Agora estou fazendo o cold-crash e vou adicionar gelatina pra clarificar. Pretendo colocar a ceva nos post-mix esse final de semana e adicionar o lúpulo dentro de hop-bags direto post-mix e deixar uns 15 dias e depois retirar. A temperatura da cerveja fica próxima dos 6ºC dentro dos post-mix. Nesse meio tempo ela já vai carbonatando também sob pressão. Já li em alguns foruns pessoas falando que nem retiram o lúpulo.

O que vocês acham? Vai funcionar? Preciso deixar mais tempo? Alguma opinião/sugetão?

Abs,
 
O pessoal que faz a Boston usa somente lúpulos em flor e deixa a frio por 14 dias no lagering. Muito americano tentou fazer isso e extraiu gosto de grama. Tem um segredinho aí,
 
Dá pra fazer dry hopping no lagering, eu particularmente não faria.

Não vai extrair gosto de grama por causa da temperatura, pelo tempo talvez, 14 dias é demais, até 10 dias ja acho bastante. Já fiz dry hopping a quente, a frio e em lager tambem, a frio tende a extrair menos aroma.

Na minha opinião, o grande contra de fazer um dry hopping na fase lagering é que junto com o lupulo vc ta introduzindo oxigenio e ali já tende a não ser mais consumido, assim vc tem uma cerveja menos fresca no final. Adicionaria no diacetyl rest, deixando por 5 a 7 dias e depois baixaria a temperatura e faria transferencia.
 
OPa rodrigo, nao li a parte que vc ja tinha passado do diacetyl rest, então seguinte, melhor adicionar no fermentador, dá uns dias, adiciona gelatina e dai transfere. Não vai adiantar muito adicionar gelatina e depois colocar dryhoping no post mix, vai turvar de volta. Definitivamente nao deixaria o dry hopping lá tambem, passando um tempo vai começar a extrair gosto vegetal do lupulo, dai nao vai ficar legal.

Mas rola fazer dry hopping em baixas temperaturas sim, o carater final é sutilmente diferente só.
 
Caros,

Obrigado pelas dicas, mas quando li as mensagens de vocês, já tinha feito todo o processo.

Fiz o seguinte: terminei a fermentação, diacetyl rest, coloquei a gelatina e transferi pro post-mix. O contato com oxigênio nesse processo foi mínimo, pois purguei o post-mix com CO2 antes de transferir a cerveja e enchi até a boca. Depois coloquei o lúpulo dentro de sacos de voal (hop bags), coloquei dentro do post-mix e purguei novamente com CO2.

Agora vou deixar fazendo o dry-hopping durante 10 dias, depois abro e saco fora o lúpulo e purgo novamente com CO2.

Vamos ver como vai sair.

Abs,
 
@rodrigonicoloso

qual foi o resultado dessa sua breja ?

Já fez novamente ?

ABc.
 
@rodrigonicoloso

qual foi o resultado dessa sua breja ?

Já fez novamente ?

ABc.

Cara, sinceramente, ficou uma porcaria. Fiz o dry-hopping usando hop bags para retirar o lúpulo depois de 10 dias. Obviamente a cerveja ficou turva, mas isso não foi o pior. Ficou com um gosto de grama muito enjoativo, ruim mesmo. Uma pena porque a cerveja estava bem saborosa antes de fazer esse dry-hopping à frio.

Fiz uma receita para 40L e acabei tomando uns 5 meio na marra ao longo de uns 3 meses pra ver se ia melhorando com o tempo, mas não deu. Como estava precisando usar os post-mix pra outras cervejas, acabei jogando o resto fora.

Ainda não repeti a receita, mas quero fazer novamente. Desta vez seguindo a sugestão do Tiago, com o dry hopping durante o diacetyl rest e só depois o lagering. Pelo menos, valeu a experiência e a lição!

Abraço!
 
Dá pra fazer dry hopping no lagering, eu particularmente não faria.

Não vai extrair gosto de grama por causa da temperatura, pelo tempo talvez, 14 dias é demais, até 10 dias ja acho bastante. Já fiz dry hopping a quente, a frio e em lager tambem, a frio tende a extrair menos aroma.

Na minha opinião, o grande contra de fazer um dry hopping na fase lagering é que junto com o lupulo vc ta introduzindo oxigenio e ali já tende a não ser mais consumido, assim vc tem uma cerveja menos fresca no final. Adicionaria no diacetyl rest, deixando por 5 a 7 dias e depois baixaria a temperatura e faria transferencia.
Opa, blz pessoal! Estou fazendo uma lager e add o deu hopping após o diacetyl rest, vou deixar por uns 3 dias apenas e baixar a temperatura. Depois compartilho o resultado.
 
Back
Top