1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Dry "hopping" de casca de bergamota/tangerina/mexerica

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por redivo, 27/7/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 9/10/18 #21

redivo

redivo

redivo

Active Member

Afiliado:
    30/3/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pessoal, testei aqui.
    Pra 19l de mosto fiz o seguinte:

14g de casca na vodka (5 dias de molho)
    600g de suco de bergamota (congelei de um dia pro outro e joguei congelado mesmo no fermentador);

Joguei tudo isso no fim da fermentação primaria (4º dia) junto com um hopbag com 65g de summit + 50g de Mandarina Bavária.
    Removi o hopbag (que tinha os lupulos e a casca) 4 dia após eu ter colocado ele e deixei clarificando por 15 dias.

O resultado foi MUITO fraco:
    Nada de aroma de lupulo e nada de aroma de bergamota, porém não tive problema de contaminação.

Acho que meu erro foi ter tirado o hopbag e deixado mais 15 dias clarificando (concordam?).
    O aroma deve ter ido embora.
    =(

Na vezes que fiz APA, usei 41g de columbus e 28g de citra no dry hopping, deixei o mesmo tempo no hopbag, mas fiz clarificação por 7 dias e o resultado foi ótimo.

Da proxima vez vou clarificar em 7 dias só.

1 pessoa curtiu isso.
  2. 9/10/18 #22

gvignotti

gvignotti

gvignotti

Member

Afiliado:
    28/3/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    eu aconselharia adicionar apenas o suco na primária ainda, pelo fato do seu açucar residual poder ser consumido, dryhop tem q ser na secundária, senão volatiza-se muito o aroma do lúpulo, em minha opinião.
    15 dias de clarificação provavel que tambem tenha contribuido na perda de aroma, faria em menos tempo, o estilo em questão necessitava tanto tempo de clarificação?
    pois qunatidades em falta tenho certeza que não é o caso, pois lúpulo tem bastante e 600ml de caldo de mixirica não é pouco...

3. 10/10/18 #23

redivo

redivo

redivo

Active Member

Afiliado:
    30/3/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pois é. Eu não sabia muito como fazer a adição do suco e estava com muito medo de contaminação.
    Daí vi um vídeo, acho que do Jamal, que dizia que no fim da fermentação primária as leveduras estavam bombando e iriam prevalecer sobre qualquer bactéria.
    Por isso fiz a adição do suco ali.
    No fim das contas meu FG não ficou alto... ficou em 1013 (se não me engano), o que pruma IPA acho bom.

Sobre os 15 dias de clarificação...
    Acho que não precisa de todo esse tempo.
    Normalmente faço 5 dias e o resultado é muito satisfatório.
    A questão é que acabei me atrapalhando e não consegui tempo pra engarrafar antes.

4. 11/10/18 #24

gvignotti

gvignotti

gvignotti

Member

Afiliado:
    28/3/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Mais adiante irei fazer umsa session com mexerica, porém sem mandarina bavaria pq aqui na minha cidade não tem, vou de raspas na vodka, e talvez suco também.
    Mas vou largar elas no fermentador mesmo, pois não tenho hopbag, talvez fique a fruta mais aparente, quando fizer te digo os resultados

Compartilhe esta Página