Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

dry hopping da sabor?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Lobão_jr

New Member
Afiliado
25/11/18
pessoal sempre fiz lupulagem em final de fervura, mas esses tempos atras fiquei pensando se o dry hop só dava aroma mesmo ou não, entao fiz uma cerveja somente com fist wort, e não colquei lupulo no final da fervura guardei todo para o dry hop, quando provei a cerveja ela ficou muito boa deu muito sabor e aroma de lupulo, então a pergunta é mito q dry hop só da aroma?

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
Lobão, boa tarde!

Cara, não sei onde rolava esse mito, mas nunca escutei! kkkk

Dry Hoparoma, sabor e inclusive traz amargor também - apesar de polêmico este último.

Aliás, dependendo do momento que você faz o Dry Hopping, você pode ter diferentes resultados.

Att.,

Luis

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
O que faz o dry hopping?

extrai óleos essenciais. Estes óleos trazem aromas, mas também trazem sabor, até porque o sabor tem muito de componentes vindos do olfato. Experimente comer gripado (com o nariz entupido) ou mesmo comer canela em pó com o nariz fechado.

E como disse o @Lperes27 o DH também traz amargor.

Lobão_jr

New Member
Afiliado
25/11/18
Lobão, boa tarde!

Cara, não sei onde rolava esse mito, mas nunca escutei! kkkk

Dry Hoparoma, sabor e inclusive traz amargor também - apesar de polêmico este último.

Aliás, dependendo do momento que você faz o Dry Hopping, você pode ter diferentes resultados.

Att.,

Luis
oi luis obrigado, mas então quais seriam as vantagens de se fazer lupulagem no final de fervura ou whirpool, sabendo que o lupulo em altas temperaturas evapora os oleos essenciais, então não seria mais vantagen joga tudo no dry hop?

allan k.

Well-Known Member
Afiliado
31/7/18
Lobão, são técnicas de lupulagem, independente do tipo de técnica que você utiliza, você pode obter diferentes resultados, obvio. Eu ultimamente tenho obtido bons resultados com a lupulagem no flameout, gostei dos resultados e devo continuar a fazer assim (estou falando em IPA, bem lupulada). Não se restrinja na questão de que "evapora os óleos essenciais" porque muitas vezes é imperceptível tal evaporação.

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
oi luis obrigado, mas então quais seriam as vantagens de se fazer lupulagem no final de fervura ou whirpool, sabendo que o lupulo em altas temperaturas evapora os oleos essenciais, então não seria mais vantagen joga tudo no dry hop?
Lobão, bom dia,

Quando se faz a adição dos lúpulos no final da fervura ou no flameout/whirpool você reduz o tempo em que o lúpulo estará em altas temperaturas, portanto reduz a quantidade de evaporação de seus óleos essenciais. Além disso, a adição no flameout/whirpool também trará a isomerização dos ácidos alfa até que você atinja no resfriamento a temperatura em torno dos 80ºC, portanto, esta adição contribuirá com aumento de amargor - IBU. Assim sendo, o tipo de interação entre o mosto e os lúpulos no flameout é diferente do dry hopping.

Além disto, há algo chamado biotransformação que atuará dependendo do momento que se faz a adição do lúpulo. Sugiro ler o artigo a seguir para entrar neste assunto: http://blog.casaolec.com.br/entendendo-o-conceito-de-biotransformacao/

Também sugiro ler o post: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/não-consigo-aroma-e-sabor-de-lúpulo-nas-ipas.408949/

Enfim, na minha opinião, basicamente dividiria as adições na seguinte forma:

1. 60' até 40' da fervura: adição para amargor, alta isomerização dos A.A.. Aroma praticamente imperceptível no produto final;
2. 40' até 10' da fervura: adição para amargor e sabor. Ainda terá tempo considerável em contato com temperaturas altas, portanto trará amargor significante e volatilização dos óleo essenciais;
3. 10' até 0' da fervura: adição para sabor e aroma. O momento que adicionar trará proporcionalmente mais sabor do que aroma;
4. flameout/whirpool: adição principalmente para aroma, reduz significativamente a volatilização dos compostos aromáticos;
5. Dry hopping durante a fermentação: adição sabor e aroma, ocorrerá biotransformação;
6. Dry hopping durante a maturação: adição sabor e aroma, que ao meu ver, é o que mais se assemelha ao cheiro do lúpulo (pellet) quando está fresco ao abrirmos o pacote.

No mais, acho que a utilização do lúpulo e seus resultados é um dos detalhes mais complicados de se estudar e generalizar, pois existem diversas variáveis que influenciam diretamente no resultado final. Neste caso, vale a pena ler bastante, mas também ir testando e pegando experiência até chegar ao que você acredita que esteja ao seu gosto.

Att.,

Luis

Última edição:

Barão Barone

Well-Known Member
Afiliado
24/8/19
e tem HOP TEA ...com excelentes resultados : Então, termino a cerveja diferente após o secundário , resfrio por uma semana a 2 Cº para soltar a levedura e tirar o fermento do caminho ( a levedura absorve alguns óleos do lúpulo )para permitir que o aroma do lúpulo permaneça na cerveja. , trasfego adiciono o CHÁ , aguardo uma semana em temperatura ambiente e faço posterior priming e aguardo mais 2 semanas
Mais é obtido do que o dry-hopping convencional porque a água quente extrai mais aroma do lúpulo do que pode ser extraído em temperaturas de fermentação