dry hopping da sabor?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lobão_jr

New Member
Joined
Nov 25, 2018
Messages
3
Reaction score
1
Location
Nova bandeirantes MT
pessoal sempre fiz lupulagem em final de fervura, mas esses tempos atras fiquei pensando se o dry hop só dava aroma mesmo ou não, entao fiz uma cerveja somente com fist wort, e não colquei lupulo no final da fervura guardei todo para o dry hop, quando provei a cerveja ela ficou muito boa deu muito sabor e aroma de lupulo, então a pergunta é mito q dry hop só da aroma?
 
Lobão, boa tarde!

Cara, não sei onde rolava esse mito, mas nunca escutei! kkkk

Dry Hoparoma, sabor e inclusive traz amargor também - apesar de polêmico este último.

Aliás, dependendo do momento que você faz o Dry Hopping, você pode ter diferentes resultados.

Att.,

Luis
 
O que faz o dry hopping?

extrai óleos essenciais. Estes óleos trazem aromas, mas também trazem sabor, até porque o sabor tem muito de componentes vindos do olfato. Experimente comer gripado (com o nariz entupido) ou mesmo comer canela em pó com o nariz fechado.

E como disse o @Lperes27 o DH também traz amargor.
 
Lobão, boa tarde!

Cara, não sei onde rolava esse mito, mas nunca escutei! kkkk

Dry Hoparoma, sabor e inclusive traz amargor também - apesar de polêmico este último.

Aliás, dependendo do momento que você faz o Dry Hopping, você pode ter diferentes resultados.

Att.,

Luis
oi luis obrigado, mas então quais seriam as vantagens de se fazer lupulagem no final de fervura ou whirpool, sabendo que o lupulo em altas temperaturas evapora os oleos essenciais, então não seria mais vantagen joga tudo no dry hop?
 
Lobão, são técnicas de lupulagem, independente do tipo de técnica que você utiliza, você pode obter diferentes resultados, obvio. Eu ultimamente tenho obtido bons resultados com a lupulagem no flameout, gostei dos resultados e devo continuar a fazer assim (estou falando em IPA, bem lupulada). Não se restrinja na questão de que "evapora os óleos essenciais" porque muitas vezes é imperceptível tal evaporação.
 
oi luis obrigado, mas então quais seriam as vantagens de se fazer lupulagem no final de fervura ou whirpool, sabendo que o lupulo em altas temperaturas evapora os oleos essenciais, então não seria mais vantagen joga tudo no dry hop?

Lobão, bom dia,

Quando se faz a adição dos lúpulos no final da fervura ou no flameout/whirpool você reduz o tempo em que o lúpulo estará em altas temperaturas, portanto reduz a quantidade de evaporação de seus óleos essenciais. Além disso, a adição no flameout/whirpool também trará a isomerização dos ácidos alfa até que você atinja no resfriamento a temperatura em torno dos 80ºC, portanto, esta adição contribuirá com aumento de amargor - IBU. Assim sendo, o tipo de interação entre o mosto e os lúpulos no flameout é diferente do dry hopping.

Além disto, há algo chamado biotransformação que atuará dependendo do momento que se faz a adição do lúpulo. Sugiro ler o artigo a seguir para entrar neste assunto: http://blog.casaolec.com.br/entendendo-o-conceito-de-biotransformacao/

Também sugiro ler o post: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/não-consigo-aroma-e-sabor-de-lúpulo-nas-ipas.408949/

Enfim, na minha opinião, basicamente dividiria as adições na seguinte forma:

1. 60' até 40' da fervura: adição para amargor, alta isomerização dos A.A.. Aroma praticamente imperceptível no produto final;
2. 40' até 10' da fervura: adição para amargor e sabor. Ainda terá tempo considerável em contato com temperaturas altas, portanto trará amargor significante e volatilização dos óleo essenciais;
3. 10' até 0' da fervura: adição para sabor e aroma. O momento que adicionar trará proporcionalmente mais sabor do que aroma;
4. flameout/whirpool: adição principalmente para aroma, reduz significativamente a volatilização dos compostos aromáticos;
5. Dry hopping durante a fermentação: adição sabor e aroma, ocorrerá biotransformação;
6. Dry hopping durante a maturação: adição sabor e aroma, que ao meu ver, é o que mais se assemelha ao cheiro do lúpulo (pellet) quando está fresco ao abrirmos o pacote.

No mais, acho que a utilização do lúpulo e seus resultados é um dos detalhes mais complicados de se estudar e generalizar, pois existem diversas variáveis que influenciam diretamente no resultado final. Neste caso, vale a pena ler bastante, mas também ir testando e pegando experiência até chegar ao que você acredita que esteja ao seu gosto.

Att.,

Luis
 
Last edited:
e tem HOP TEA ...com excelentes resultados : Então, termino a cerveja diferente após o secundário , resfrio por uma semana a 2 Cº para soltar a levedura e tirar o fermento do caminho ( a levedura absorve alguns óleos do lúpulo )para permitir que o aroma do lúpulo permaneça na cerveja. , trasfego adiciono o CHÁ , aguardo uma semana em temperatura ambiente e faço posterior priming e aguardo mais 2 semanas
Mais é obtido do que o dry-hopping convencional porque a água quente extrai mais aroma do lúpulo do que pode ser extraído em temperaturas de fermentação
 
Back
Top