Dry Hopping cuidados

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal boa tarde,
Estou começando a aprimorar algumas técnicas e nas próximas levas vou dar mais um passo e fazer meu primeiro dry hopping.
Vi excelentes posts aqui, mas não consegui encontrar em minhas buscas os cuidados em relação à contaminação durante o processo de dry hopping. (me perdoem se já houver um post sobre este assunto, não achei mesmo!)
Algumas dúvidas surgiram:

1 - é necessário sanitizar o lúpulo? Ou joga o pellet direto no fermentador?
2 - No caso de usar Bag? Qual o processo de sanitização do mesmo?

3 - No caso do extrato de lúpulo, talvez seja a melhor escolha pois se usa agua fervida, mas se fizer um chá não perderemos os aromas tão sonhados?
 
1- Joga direto no fermentador
2- Eu fervo 0 bag por 10 minutos
3- Sempre que houver evaporação você vai estar perdendo os aromas (o que as vezes é aceitável), você tem que testar os tempos e temperaturas de infusão. Dê uma lida sobre extração a frio
 
Na minha primeira leva, uma American IPA, realizei dry-hopping de 4 dias durante a fermentação secundária (temperatura de aproximadamente 25C). Para colocar no fermentador, utilizei um saco de voil. Para sanitização, fervi o saco por uns 15 minutos em água. Coloquei umas 5 bolinhas de gude para dar peso, também sanitizadas na fervura. Não precisa nenhum processo de sanitizaçao dos pellets. O lúpulo ficou submerso, porém, não deixei tocar o fundo do fermentador amarrando o saco na alça do balde, por fora. O resultado ficou muito bom, excelente!
 
Na minha primeira leva, uma American IPA, realizei dry-hopping de 4 dias durante a fermentação secundária (temperatura de aproximadamente 25C). Para colocar no fermentador, utilizei um saco de voil. Para sanitização, fervi o saco por uns 15 minutos em água. Coloquei umas 5 bolinhas de gude para dar peso, também sanitizadas na fervura. Não precisa nenhum processo de sanitizaçao dos pellets. O lúpulo ficou submerso, porém, não deixei tocar o fundo do fermentador amarrando o saco na alça do balde, por fora. O resultado ficou muito bom, excelente!

Que ótima ideia a sua, usa o bag submerso com bolinhas de gude. Você percebeu uma grande diferença??
 
Só cuidado com o tempo. Meu último esqueci do DH é ficou 18 dias. Resultado: nada de aroma e muito gosto de grama.
 
Manda bala! vai dar aroma do mesmo jeito.
Pode fazer, mas a essa temperatura a extração dos compostos que dão aroma deve ser extremamente lenta. Sobe pelo menos para uns 10 graus por pelo menos dois dias e depois resfria novamente. Existem vários artigos que mostram que por volta de 18 graus a concentração máximo de compostos que dão aroma ocorre em 24 horas.
 
Esqueci de fazer o dry hop na fermentação secundária, ja estou com 5 dias a 0 graus. Posso fazer o dry hop nessa temperatura ?
Valeu

Se vc tiver sem pressa, faz igual o Thiago mencionou ali em cima. Sobe para 10/12ºC e faz o dry hopping por uns 3 dias, vai dar um aroma legal. Uma vantagem q vc tem aliás é que como já ficou 5 dias a 0 grau a levedura já decantou bem e, pelo q li, isso é positivo no dry hopping (não ter tanta levedura em suspensão durante o dry hopping).
 
Pode fazer, mas a essa temperatura a extração dos compostos que dão aroma deve ser extremamente lenta. Sobe pelo menos para uns 10 graus por pelo menos dois dias e depois resfria novamente. Existem vários artigos que mostram que por volta de 18 graus a concentração máximo de compostos que dão aroma ocorre em 24 horas.

Bom, eu faço em qualquer temperatura e sempre fica um aroma bom, a última que fiz joguei durante o cold crash e ficou exatamente da mesma forma em questão de aroma de quando eu fazia cerveja sem controle de temperatura.
 
Bom, eu faço em qualquer temperatura e sempre fica um aroma bom, a última que fiz joguei durante o cold crash e ficou exatamente da mesma forma em questão de aroma de quando eu fazia cerveja sem controle de temperatura.
Acho que é possível ter uma boa extração também, mas nunca li um artigo falando sobre o tempo ideal de extração nessa temperatura.
 
Back
Top