Dry Hopping cuidados

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal boa tarde,
Estou começando a aprimorar algumas técnicas e nas próximas levas vou dar mais um passo e fazer meu primeiro dry hopping.
Vi excelentes posts aqui, mas não consegui encontrar em minhas buscas os cuidados em relação à contaminação durante o processo de dry hopping. (me perdoem se já houver um post sobre este assunto, não achei mesmo!)
Algumas dúvidas surgiram:

1 - é necessário sanitizar o lúpulo? Ou joga o pellet direto no fermentador?
2 - No caso de usar Bag? Qual o processo de sanitização do mesmo?

3 - No caso do extrato de lúpulo, talvez seja a melhor escolha pois se usa agua fervida, mas se fizer um chá não perderemos os aromas tão sonhados?
 
1- Joga direto no fermentador
2- Eu fervo 0 bag por 10 minutos
3- Sempre que houver evaporação você vai estar perdendo os aromas (o que as vezes é aceitável), você tem que testar os tempos e temperaturas de infusão. Dê uma lida sobre extração a frio
 
Na minha primeira leva, uma American IPA, realizei dry-hopping de 4 dias durante a fermentação secundária (temperatura de aproximadamente 25C). Para colocar no fermentador, utilizei um saco de voil. Para sanitização, fervi o saco por uns 15 minutos em água. Coloquei umas 5 bolinhas de gude para dar peso, também sanitizadas na fervura. Não precisa nenhum processo de sanitizaçao dos pellets. O lúpulo ficou submerso, porém, não deixei tocar o fundo do fermentador amarrando o saco na alça do balde, por fora. O resultado ficou muito bom, excelente!