1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Dry Hopping cuidados

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por ferorsan, 11/4/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 11/4/16 #1

ferorsan

ferorsan

ferorsan

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/15
    Curtidas Recebidas:
    67
    Oi Pessoal boa tarde,
    Estou começando a aprimorar algumas técnicas e nas próximas levas vou dar mais um passo e fazer meu primeiro dry hopping.
    Vi excelentes posts aqui, mas não consegui encontrar em minhas buscas os cuidados em relação à contaminação durante o processo de dry hopping. (me perdoem se já houver um post sobre este assunto, não achei mesmo!)
    Algumas dúvidas surgiram:

1 - é necessário sanitizar o lúpulo? Ou joga o pellet direto no fermentador?
    2 - No caso de usar Bag? Qual o processo de sanitização do mesmo?

3 - No caso do extrato de lúpulo, talvez seja a melhor escolha pois se usa agua fervida, mas se fizer um chá não perderemos os aromas tão sonhados?

2. 11/4/16 #2

lpera

lpera

lpera

Well-Known Member

Afiliado:
    18/1/15
    Curtidas Recebidas:
    398
    1- Joga direto no fermentador
    2- Eu fervo 0 bag por 10 minutos
    3- Sempre que houver evaporação você vai estar perdendo os aromas (o que as vezes é aceitável), você tem que testar os tempos e temperaturas de infusão. Dê uma lida sobre extração a frio

ferorsan curtiu isso.
  3. 11/4/16 #3

douglasuba

douglasuba

douglasuba

Active Member

Afiliado:
    21/3/16
    Curtidas Recebidas:
    13
    Na minha primeira leva, uma American IPA, realizei dry-hopping de 4 dias durante a fermentação secundária (temperatura de aproximadamente 25C). Para colocar no fermentador, utilizei um saco de voil. Para sanitização, fervi o saco por uns 15 minutos em água. Coloquei umas 5 bolinhas de gude para dar peso, também sanitizadas na fervura. Não precisa nenhum processo de sanitizaçao dos pellets. O lúpulo ficou submerso, porém, não deixei tocar o fundo do fermentador amarrando o saco na alça do balde, por fora. O resultado ficou muito bom, excelente!

4. 21/11/18 #4

Emerson Pereira

Emerson Pereira

Emerson Pereira

Active Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Que ótima ideia a sua, usa o bag submerso com bolinhas de gude. Você percebeu uma grande diferença??

5. 22/11/18 #5

Addyson

Addyson

Addyson

Active Member

Afiliado:
    5/11/17
    Curtidas Recebidas:
    14
    Só cuidado com o tempo. Meu último esqueci do DH é ficou 18 dias. Resultado: nada de aroma e muito gosto de grama.

6. 11/11/19 #6

Matheus Melo

Matheus Melo

Matheus Melo

New Member

Afiliado:
    11/9/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Esqueci de fazer o dry hop na fermentação secundária, ja estou com 5 dias a 0 graus. Posso fazer o dry hop nessa temperatura ?
    Valeu

7. 11/11/19 #7

GBP

GBP

GBP

Active Member

Afiliado:
    11/7/18
    Curtidas Recebidas:
    11
    Manda bala! vai dar aroma do mesmo jeito.

8. 12/11/19 #8

Thiago Borges Gonçalves

Thiago Borges Gonçalves

Thiago Borges Gonçalves

Member

Afiliado:
    5/1/19
    Curtidas Recebidas:
    8
    Pode fazer, mas a essa temperatura a extração dos compostos que dão aroma deve ser extremamente lenta. Sobe pelo menos para uns 10 graus por pelo menos dois dias e depois resfria novamente. Existem vários artigos que mostram que por volta de 18 graus a concentração máximo de compostos que dão aroma ocorre em 24 horas.

9. 12/11/19 #9

lucassa

lucassa

lucassa

Member

Afiliado:
    3/10/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    Se vc tiver sem pressa, faz igual o Thiago mencionou ali em cima. Sobe para 10/12ºC e faz o dry hopping por uns 3 dias, vai dar um aroma legal. Uma vantagem q vc tem aliás é que como já ficou 5 dias a 0 grau a levedura já decantou bem e, pelo q li, isso é positivo no dry hopping (não ter tanta levedura em suspensão durante o dry hopping).

10. 12/11/19 #10

GBP

GBP

GBP

Active Member

Afiliado:
    11/7/18
    Curtidas Recebidas:
    11
    Bom, eu faço em qualquer temperatura e sempre fica um aroma bom, a última que fiz joguei durante o cold crash e ficou exatamente da mesma forma em questão de aroma de quando eu fazia cerveja sem controle de temperatura.

11. 12/11/19 #11

Thiago Borges Gonçalves

Thiago Borges Gonçalves

Thiago Borges Gonçalves

Member

Afiliado:
    5/1/19
    Curtidas Recebidas:
    8
    Acho que é possível ter uma boa extração também, mas nunca li um artigo falando sobre o tempo ideal de extração nessa temperatura.

Compartilhe esta Página