Dry Hopping ê a morte!!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alexandre Guedes Batista

Well-Known Member
Joined
Aug 4, 2018
Messages
45
Reaction score
6
Location
Maringá - PR
Caros amigos cervejeiros,

Estou com quase 40 brassagem, e o que tenho percebido é que , no meu caso, o dry Hopping tem dado mais desvantagens do que vantagens! Vamos lá!:
- o aroma só dura nas primeiras semanas;
- o processo traz oxidação devido a adição do lupulo na fase fria ( abertura do fermentador e o2 nos pellets de lupulo);
- como não uso hopbag, tenho que fazer trafega, o que dá mais oxidacao;
- custo maior da breja;

E o mesmo efeito aroma tenho conseguido com adições tardias de lupulo (0 min ),

Assim, gostaria da opinião de todos , pois quero evoluir nesta parte do processo!!
 
Bom dia Alexandre.

Parece que a sua opinião vai contra a da maioria dos cervejeiros 😁

Vou dar minha opinião.

- o aroma só dura nas primeiras semanas;

Normal. Cervejas lupuladas são para beber jovens, preferencialmente. Com o passar do tempo o aroma e sabor do lúpulo diminuem mesmo, ficando só o amargor.
Bebe essa breja logo, irmão!!

- o processo traz oxidação devido a adição do lupulo na fase fria ( abertura do fermentador e o2 nos pellets de lupulo);

Para melhor extração dos óleos essenciais, experimente colocar os lúpulos quando você subir a temperatura para o descanso diacetil, ou depois dele, mas antes de baixar para o cold crash. Já li uns estudo que diziam que a otimização da extração dos óleos é com a temperatura na casa dos 22ºC a 24ºC (não lembro exatamente) e que em 48 horas nesta temperatura já tinha extraído praticamente tudo.
Coloque os lúpulos com cuidado, sem fazer splash. A adição de CO2 é mínima se fizer com cuidado.

- como não uso hopbag, tenho que fazer trafega, o que dá mais oxidacao;

Não precisa. No cold crash os lúpulos afundam e se acumulam no fundo do balde, igual acontece com o fermento.

- custo maior da breja;

Faz parte...

E o mesmo efeito aroma tenho conseguido com adições tardias de lupulo (0 min ),

Adições tardias acrescentam aroma, mas os resultados do DH são diferentes, diriam que os dois processos se completam.
 
Oi Alexandre,

Cara, para mim essa questão bate muito no tempo de produção. Como faço a minha cerveja no litoral e moro na capital do Paraná só tenho acesso a ela por 2, 3 dias a cada 5 dias (fds e dia útil). Então o dh me leva a deixar a breja mais uma semana no descanso diacetil para usar essa técnica.
Geralmente tenho feito adições tardias no 0 min e no whirlpool para aroma, mas estudando um pouco vi que o Scott Janish fala algumas coisas de adição na fermentação primária, coisa que pretendo testar!
Resumindo eu uso dh quando quero tomar uma cerva refrescante direto do barril e em geral faço outras adições para cerva engarrafada.
É isso. Abraços e boas cervas!
 
Ultimamente fiz várias experiências com cervejas de alta lupulagem, principalmente NEIPAS e um dos processos que mais interfere na durabilidade do aroma e manutenção da qualidade da cerveja é o envase. Se vc estiver fazendo priming estará perdendo dinheiro mesmo, pois a cerveja deteriora muito rápido nesse processo.
 
Last edited:
Caros amigos cervejeiros,

Estou com quase 40 brassagem, e o que tenho percebido é que , no meu caso, o dry Hopping tem dado mais desvantagens do que vantagens! Vamos lá!:
- o aroma só dura nas primeiras semanas;
- o processo traz oxidação devido a adição do lupulo na fase fria ( abertura do fermentador e o2 nos pellets de lupulo);
- como não uso hopbag, tenho que fazer trafega, o que dá mais oxidacao;
- custo maior da breja;

E o mesmo efeito aroma tenho conseguido com adições tardias de lupulo (0 min ),

Assim, gostaria da opinião de todos , pois quero evoluir nesta parte do processo!!
Alexandre , vamos lá : Como estou fazendo atualmente : 3dias 18 Cº / 4 dias 20 Cº / 3 dias 22 Cº .....depois 0 Cº 7 dias (decanta leveduras) ...subo para 20 Cº e faço o DH por 4 dias a lamço (esmigalho os lúpulos) ...abaixo para 0 Cº por 3 dias ...e carbonato NÃO troco de baldes ...após o 2º , cold espero 1 dia para a temperatura chegar a a temperatura ambiente e , faço a tranfega paa outro balde , por gravidade , com uma mangueira nas 2 torneiras ...e o balde JÁ com a solução de priming que vai se misturando enquanto enche ....pouco contato com o ar
 

Attachments

  • transfega.jpg
    transfega.jpg
    55 KB · Views: 58
To meio frustrado com meus dry hopping, tenho colocado o lúpulo no final do descanso do diacetil a 23º, coloco ele e altero a temperatura pra 0º, demora em média pouco mais de 24hs pra chegar a zero, e deixo uns 5 dias, no 2º dia de cold já jogo gelatina pra começar a clarificar, deixo a gelatina entre 24hs e 48hs, o fato é que uso hop bag de inox, 7x30cm, pois quando não usava não conseguia limpar muito bem a breja. Mais eu tirei hoje 135g que tinha colocado em 44l de uma IPA, ficou 2 dias no descanso e 5 dias no cold, os lúpulos estavam com muito cheiro e a breja nem tanto. Parece que não extraiu todos os óleos essenciais, percebi que ficaram bem apertados no hop bag que usei, tenho certeza que não extraiu o que precisava, já vi muitos vídeos sobre dry hopping, cada um de uma forma e cada um fica um tempo, uns falam no máximo 3 dias, outros falam em 5, 7, coloca no cold, coloca na fermentação secundária, coloca no descanso... Não tem muita regra, uma coisa que vou parar de usar é o hop bag, vou voltar a jogar no "pelo". Fico bem perdido e também acho que to perdendo dinheiro...Meu sistema é carbonatação forçada. Se alguém puder me dar uma dicas de qual melhor forma de fazer, de preferência sem ficar trocando de fermentador, pq só tenho 1 fermentador cônico de 50l e vários baldes de 20l, ai daria uma trabalheira danada...Mais se o segredo for transferir de fermentador pra ir limpando ou pra tirar o contato com o lúpulo estou disposto a tentar da próxima vez.
 
To meio frustrado com meus dry hopping, tenho colocado o lúpulo no final do descanso do diacetil a 23º, coloco ele e altero a temperatura pra 0º, demora em média pouco mais de 24hs pra chegar a zero, e deixo uns 5 dias, no 2º dia de cold já jogo gelatina pra começar a clarificar, deixo a gelatina entre 24hs e 48hs, o fato é que uso hop bag de inox, 7x30cm, pois quando não usava não conseguia limpar muito bem a breja. Mais eu tirei hoje 135g que tinha colocado em 44l de uma IPA, ficou 2 dias no descanso e 5 dias no cold, os lúpulos estavam com muito cheiro e a breja nem tanto. Parece que não extraiu todos os óleos essenciais, percebi que ficaram bem apertados no hop bag que usei, tenho certeza que não extraiu o que precisava, já vi muitos vídeos sobre dry hopping, cada um de uma forma e cada um fica um tempo, uns falam no máximo 3 dias, outros falam em 5, 7, coloca no cold, coloca na fermentação secundária, coloca no descanso... Não tem muita regra, uma coisa que vou parar de usar é o hop bag, vou voltar a jogar no "pelo". Fico bem perdido e também acho que to perdendo dinheiro...Meu sistema é carbonatação forçada. Se alguém puder me dar uma dicas de qual melhor forma de fazer, de preferência sem ficar trocando de fermentador, pq só tenho 1 fermentador cônico de 50l e vários baldes de 20l, ai daria uma trabalheira danada...Mais se o segredo for transferir de fermentador pra ir limpando ou pra tirar o contato com o lúpulo estou disposto a tentar da próxima vez.

Já que faz carbonatação forçada, já tentou Keg Hopping?
Na minha experiência mudou de patamar.
 
Já que faz carbonatação forçada, já tentou Keg Hopping?
Na minha experiência mudou de patamar.


Ainda não tentei, porque só tenho 1 hop bag, e faço levas de 45l, coloco em 2 post mix de 19l e em um de 5l, com a perda do trub da certinha, dai seria mais complicado fazer desta forma, mais vou tentar em 1 pra ver o resultado, vc passa a cerveja pra outro postmix depois de um tempo? Ou deixa o lúpulo lá enquanto consome a cerveja? Ipa eu tenho engarrafado, só deixo no barril cerveja mais comercial, RED, Blonde....
 
Olá Carlos, claro.

Faço os procedimentos usuais de late hopping e dry hopping normalmente.
Porém, deixo uma pequena quantidade (tipicamente 1,5 ou 2g por litro) para o Keg Hopping.
Após isso:

- Lúpulos em saco de voal com folga de espaço;
- Saco bem amarrado para não soltar partículas;
- Amarro com fio dental na tampa do postmix para chegar próximo ao fundo sem atrapalhar o tubo pescador;
- Purga usual de oxigênio;
- Envase normal;
- Deixo os lúpulos dentro do postmix até o fim do consumo (para mim, tipicamente 4 a 6 semanas) - sempre gelado.

A partir do 3o ou 4o dia a presença do lúpulo se torna muito marcante.
Como referência, faço tipicamente com Citra e Amarillo.

Abs

Persevalli
 
Last edited:
Ainda não tentei, porque só tenho 1 hop bag, e faço levas de 45l, coloco em 2 post mix de 19l e em um de 5l, com a perda do trub da certinha, dai seria mais complicado fazer desta forma, mais vou tentar em 1 pra ver o resultado, vc passa a cerveja pra outro postmix depois de um tempo? Ou deixa o lúpulo lá enquanto consome a cerveja? Ipa eu tenho engarrafado, só deixo no barril cerveja mais comercial, RED, Blonde....

Eu faria o oposto, deixaria IPA no KEG e o resto em garrafa...rs
Cervejas lupuladas se beneficiam mais dos recursos de redução de contato com oxigênio que a carbonatação forçada permite. É comum ver NEIPAS "marrons" depois de 1 mês de garrafa e ainda mais ou menos redondas depois de 1 mês no Keg.

Considerando um bom processo, é claro....
 
To meio frustrado com meus dry hopping, tenho colocado o lúpulo no final do descanso do diacetil a 23º, coloco ele e altero a temperatura pra 0º, demora em média pouco mais de 24hs pra chegar a zero, e deixo uns 5 dias, no 2º dia de cold já jogo gelatina pra começar a clarificar, deixo a gelatina entre 24hs e 48hs, o fato é que uso hop bag de inox, 7x30cm, pois quando não usava não conseguia limpar muito bem a breja. Mais eu tirei hoje 135g que tinha colocado em 44l de uma IPA, ficou 2 dias no descanso e 5 dias no cold, os lúpulos estavam com muito cheiro e a breja nem tanto. Parece que não extraiu todos os óleos essenciais, percebi que ficaram bem apertados no hop bag que usei, tenho certeza que não extraiu o que precisava, já vi muitos vídeos sobre dry hopping, cada um de uma forma e cada um fica um tempo, uns falam no máximo 3 dias, outros falam em 5, 7, coloca no cold, coloca na fermentação secundária, coloca no descanso... Não tem muita regra, uma coisa que vou parar de usar é o hop bag, vou voltar a jogar no "pelo". Fico bem perdido e também acho que to perdendo dinheiro...Meu sistema é carbonatação forçada. Se alguém puder me dar uma dicas de qual melhor forma de fazer, de preferência sem ficar trocando de fermentador, pq só tenho 1 fermentador cônico de 50l e vários baldes de 20l, ai daria uma trabalheira danada...Mais se o segredo for transferir de fermentador pra ir limpando ou pra tirar o contato com o lúpulo estou disposto a tentar da próxima vez.

Eu costumo jogar o lupulo depois do discanso do diacetil, uns 22 graus. Deixo por 3 dias nessa temperatura e depois vou para o cold crash.
Acho que você colocando o lúpulo a uma temperatura tão baixa coko está fazendo, não consegue extrair muita coisa.
O hop bag também prejudica um pouco o contato do lúpulo com a cerveja.
Eu jogo direto.

Tenho bons resultados desta forma.
 
A Brewdog faz um dry hop único a 14 °C, fiz isso uma vez e achei o resultado muito bom, usei Ekuanot e Mosaic, quero testar outros lúpulos para ver se o resultado será bom também. Todos artigos que li demonstram que em 24 horas a concentração máxima dos compostos é atiginda, numa temperatura por volta de 20 °C, em temperaturas mais baixas deve demorar mais um pouco. Nunca usar Hop Bag, a extração dos óleos fica extremamente prejudicada, usar saco só se for diretamente dentro do barril.
 
Olá Carlos, claro.

Faço os procedimentos usuais de late hopping e dry hopping normalmente.
Porém, deixo uma pequena quantidade (tipicamente 1,5 ou 2g por litro) para o Keg Hopping.
Após isso:

- Lúpulos em saco de voal com folga de espaço;
- Saco bem amarrado para não soltar partículas;
- Amarro com fio dental na tampa do postmix para chegar próximo ao fundo sem atrapalhar o tubo pescador;
- Purga usual de oxigênio;
- Envase normal;
- Deixo os lúpulos dentro do postmix até o fim do consumo (para mim, tipicamente 4 a 6 semanas) - sempre gelado.

A partir do 3o ou 4o dia a presença do lúpulo se torna muito marcante.
Como referência, faço tipicamente com Citra e Amarillo.

Abs

Persevalli
Você tem problema com intupimento ? Sedimentos do lupulo entopem seu pm ?
 
Olá Carlos, claro.

Faço os procedimentos usuais de late hopping e dry hopping normalmente.
Porém, deixo uma pequena quantidade (tipicamente 1,5 ou 2g por litro) para o Keg Hopping.
Após isso:

- Lúpulos em saco de voal com folga de espaço;
- Saco bem amarrado para não soltar partículas;
- Amarro com fio dental na tampa do postmix para chegar próximo ao fundo sem atrapalhar o tubo pescador;
- Purga usual de oxigênio;
- Envase normal;
- Deixo os lúpulos dentro do postmix até o fim do consumo (para mim, tipicamente 4 a 6 semanas) - sempre gelado.

A partir do 3o ou 4o dia a presença do lúpulo se torna muito marcante.
Como referência, faço tipicamente com Citra e Amarillo.

Abs

Persevalli

Além das perguntas acima, não dá muito gramíneo depois de 10-15 dias? Eu tenho até um hop spider, daria pra acoplar no PM sem problemas. O receio, além de entupimento, é ficar com muito caráter vegetal (já que na literatura é consenso que exposição muito grande do lúpulo na breja dá esse caráter.
 
Olá Carlos, claro.

Faço os procedimentos usuais de late hopping e dry hopping normalmente.
Porém, deixo uma pequena quantidade (tipicamente 1,5 ou 2g por litro) para o Keg Hopping.
Após isso:

- Lúpulos em saco de voal com folga de espaço;
- Saco bem amarrado para não soltar partículas;
- Amarro com fio dental na tampa do postmix para chegar próximo ao fundo sem atrapalhar o tubo pescador;
- Purga usual de oxigênio;
- Envase normal;
- Deixo os lúpulos dentro do postmix até o fim do consumo (para mim, tipicamente 4 a 6 semanas) - sempre gelado.

A partir do 3o ou 4o dia a presença do lúpulo se torna muito marcante.
Como referência, faço tipicamente com Citra e Amarillo.

Abs

Persevalli
Valeu Persevalli,

Vou adaptar para minha realidade e mandar ver! Quanto aos lúpulos de aroma, tenho usado o Loral, meio difícil de achar, mas com um buquê de aromas que ó!!!! Na falta dele sou fã do citra tb.
Abraços e boas brejas!
 
Você tem problema com intupimento ? Sedimentos do lupulo entopem seu pm ?

Olá Ricardo.
Não pois uso Hop Bag.
Se os lúpulos estiverem soltos, muito provável entupir. Não necessariamente o tupo pescador, mas aquela mola do poppet mais o pino de inox que o conector abaixa quando é conectado ficam uma desgraça só.

Abs
 
Além das perguntas acima, não dá muito gramíneo depois de 10-15 dias? Eu tenho até um hop spider, daria pra acoplar no PM sem problemas. O receio, além de entupimento, é ficar com muito caráter vegetal (já que na literatura é consenso que exposição muito grande do lúpulo na breja dá esse caráter.

Na minha capacidade sensorial e nos lúpulos que costumo usar em suas respectivas quantidades (1,5 ou 2g por litro), não detectei.
E posso dizer que sou bem chato...

Pode ser que outros lúpulos em outras quantidades, em outras temperatudas para outras capacidades sensoriais isso apareça.

Abs
 
Além das perguntas acima, não dá muito gramíneo depois de 10-15 dias? Eu tenho até um hop spider, daria pra acoplar no PM sem problemas. O receio, além de entupimento, é ficar com muito caráter vegetal (já que na literatura é consenso que exposição muito grande do lúpulo na breja dá esse caráter.
Esse negócio de gosto gramíneo é a maior balela que já ouvi falar, nunca ví um artigo "científico" falando disso. Agora o que pode estragar a cerveja no Dry Hop é o excesso de polifenol que também é extraído e varia de lúpulo para lúpulo.
 
Caros amigos cervejeiros,

Estou com quase 40 brassagem, e o que tenho percebido é que , no meu caso, o dry Hopping tem dado mais desvantagens do que vantagens! Vamos lá!:
- o aroma só dura nas primeiras semanas;
- o processo traz oxidação devido a adição do lupulo na fase fria ( abertura do fermentador e o2 nos pellets de lupulo);
- como não uso hopbag, tenho que fazer trafega, o que dá mais oxidacao;
- custo maior da breja;

E o mesmo efeito aroma tenho conseguido com adições tardias de lupulo (0 min ),

Assim, gostaria da opinião de todos , pois quero evoluir nesta parte do processo!!

Olá, Alexandre...

Venho me fazendo o mesmo questionamento desse seu post, diante de algumas frustrações que venho tendo com IPAs, e que acredito serem decorrentes de dry hopping... No meu caso, parece que fico a mercê da sorte: Hop Creep, oxidação, potencial aromático do lúpulo aparentemente baixo, por exemplo.

Diante das considerações dos colegas, vc conseguiu resultados mais animadores?
 
Minha experiência tem sido um pouco diferente. Não coloco aqui para questionar a experiência dos demais (jamais o faria) e sim para ajudar quem se interessa pelo tema e pode ficar desmotivado ao ler algumas dessas experiências. DH faz a diferença.

- Consigo aroma persistente por várias semanas. Se aroma é uma prioridade absoluta, faço Keg Hopping e isso faz uma baita diferença;

- A absorção de O2 na abertura do fermentador pode ser minimizada. Injeção de CO2, cama de CO2 sobre a superfície, lupulos inseridos sem "splash" e lupulagem antes da fermentação primária completa são seus aliados aqui;

- Hop Bag só atrapalha na absorção dos oleos/resinas e só gera mais absorção de O2 se retirada. Torneira mais alta, Torneira anti sedimento e cold crash são seus aliados aqui. Não uso Hop bag e , com os itens citados, carrego praticamente zero de matéria vegetal para o Keg;

- Sim, a cerveja fica mais cara. Aqui não tem muito pra onde correr... :(
 
Eu coloco o lúpulo em um balde sanitizado seco,jogo CO2 dentro,fecho o balde,coloco CO2 pela torneira de baixo para eliminar oxigênio pelo furo do Airlock ,coloco o Airlock com um pouco de sanitizante, injeto mais oxigênio por baixo e depois faço a transferência ligando a mangueira de torneira pra torneira por gravidade.
 
Minha experiência tem sido um pouco diferente. Não coloco aqui para questionar a experiência dos demais (jamais o faria) e sim para ajudar quem se interessa pelo tema e pode ficar desmotivado ao ler algumas dessas experiências. DH faz a diferença.

- Consigo aroma persistente por várias semanas. Se aroma é uma prioridade absoluta, faço Keg Hopping e isso faz uma baita diferença;

- A absorção de O2 na abertura do fermentador pode ser minimizada. Injeção de CO2, cama de CO2 sobre a superfície, lupulos inseridos sem "splash" e lupulagem antes da fermentação primária completa são seus aliados aqui;

- Hop Bag só atrapalha na absorção dos oleos/resinas e só gera mais absorção de O2 se retirada. Torneira mais alta, Torneira anti sedimento e cold crash são seus aliados aqui. Não uso Hop bag e , com os itens citados, carrego praticamente zero de matéria vegetal para o Keg;

- Sim, a cerveja fica mais cara. Aqui não tem muito pra onde correr... :(
Tou contigo! DH bem feito, com domínio das técnicas, não é morte, é vida!
 
Minha experiência tem sido um pouco diferente. Não coloco aqui para questionar a experiência dos demais (jamais o faria) e sim para ajudar quem se interessa pelo tema e pode ficar desmotivado ao ler algumas dessas experiências. DH faz a diferença.

- Consigo aroma persistente por várias semanas. Se aroma é uma prioridade absoluta, faço Keg Hopping e isso faz uma baita diferença;

- A absorção de O2 na abertura do fermentador pode ser minimizada. Injeção de CO2, cama de CO2 sobre a superfície, lupulos inseridos sem "splash" e lupulagem antes da fermentação primária completa são seus aliados aqui;

- Hop Bag só atrapalha na absorção dos oleos/resinas e só gera mais absorção de O2 se retirada. Torneira mais alta, Torneira anti sedimento e cold crash são seus aliados aqui. Não uso Hop bag e , com os itens citados, carrego praticamente zero de matéria vegetal para o Keg;

- Sim, a cerveja fica mais cara. Aqui não tem muito pra onde correr... :(

Olá @Persevalli

Essa ideia de colocar um voil ou hop bag suspenso no keg parece ser interessante, e tenho acompanhado esse debate e vi que vc traz bons relatos. Pretendo experimentar um dia.

Cara, a ideia aqui não é desanimar ngm não, rs... é mais trazer uma provocação sobre a questão mesmo, tentando ter um feedback do que a galera tem feito com o DH, e se aqueles que estavam desanimados encontraram possíveis falhas e melhorias em seus processos que possam compartilhar conosco.

Eu, particularmente, tenho aprendido muito na tentativa e erro, e sempre tô fazendo uns experimentos. DH dinâmico (a la Beer school), biotransformação, DH no pelo como disse um colega aí, DH com hop bag etc...

Concordo contigo, DH faz toda a diferença. Mas, eu aqui tenho tido uma sequencia de frustrações com IPAs, quanto a perda de corpo após DH, acredito ser o tal do Hop Creep. Vc já teve algo parecido??

Te falar a verdade, se fosse a um tempo atrás, eu nem teria notado as mudanças.

Acredito que o contato do lúpulo com a levedura sedimentada pode potencializar isso, no meu caso. Minha operação de maturação é usar um freezer que fica na temperatura de 0 - 10 graus, e acho que até chegar em baixas temperaturas, a cerveja pode ficar um tempo numa condição de temperatura de não latência das mesma, . Talvez o hop bag evite esse tipo de situação para o meu caso, pois já tive bons resultados utilizando hop bag, embora acredito que ele vá extrair menos óleos essenciais mesmo, difícil obter o melhor dos mundo sempre.

Eu tenho feito as trasfegas com auxílio do CO2, injeto CO2 no balde fermentador e vou passando sob pressão, faço tb contra-pressão no envase.

DH dinâmico foi o procedimento que melhor resultados obtive, mas é um processo a mais, chato, que causa entupimento e agita muita a acerveja, acabei desanimando.
Biotransformação eh algo que pretendo insistir, tive bom resultado colocando no final da primária para a secundária (usei o target), mas tb acrescenta amargor, e difícil dimensionar isso.

Mas, eh isso..
vlw, boas brejas
abç
 
Eu ando fazendo Keg Hopping e tive muitos problemas de entupimento.

Eu uso um "hop bag" de inox, mas partículas pequenas do lúpulo passam pela tela e entopem o prompt da saída da cerveja.

A ultima vez, entupiu inclusive a válvula de ajuste de vazão da torneira italiana!

Tinha 50g de Citra no hop bag de inox, dentro do PM de 19 litros.

Foi uma bagunça/sujeira sem fim... despressuriza, desmonta, vaza cerveja, limpa, monta novamente, entope novamente....

Por "sorte" era um churrasco, e não deu tempo de oxidar a cerveja, o PM acabou no mesmo dia, mas seria um problema se estivesse bebendo de maneira civilizada kkkk

Vou incluir um pescador flutuante no meu Post Mix e voltar ao saco de voil preso com fio dental.

Mando novidades conforme assim que fizer a próxima IPA.
 
Eu ando fazendo Keg Hopping e tive muitos problemas de entupimento.

Eu uso um "hop bag" de inox, mas partículas pequenas do lúpulo passam pela tela e entopem o prompt da saída da cerveja.

A ultima vez, entupiu inclusive a válvula de ajuste de vazão da torneira italiana!

Tinha 50g de Citra no hop bag de inox, dentro do PM de 19 litros.

Foi uma bagunça/sujeira sem fim... despressuriza, desmonta, vaza cerveja, limpa, monta novamente, entope novamente....

Por "sorte" era um churrasco, e não deu tempo de oxidar a cerveja, o PM acabou no mesmo dia, mas seria um problema se estivesse bebendo de maneira civilizada kkkk

Vou incluir um pescador flutuante no meu Post Mix e voltar ao saco de voil preso com fio dental.

Mando novidades conforme assim que fizer a próxima IPA.

Essas micro partículas de lúpulo não é muito agradável, da até azia 😆. O duro que nem voil segura muito bem isso.
Acho que a ideia, vendo os relatos do pessoal aqui, é adicionar uma quantidade bem pequena, pra dar uma realçada no aroma fresco. Deixar suspenso próximo ao topo do barril, que quando baixar uns 3 - 5 litros, cessa o contato e evita a dissolução das partículas e deposição no fundo, suponho eu. Pode ser interessante tb, deixar no barril durante a carbonatação e depois envasar tudo, com esse aroma de lúpulo "preso".
 
Ainda não fiz DH, mas quanto a esta questão de oxidação me recordo do Pálmer, no How to brew, recomendar que se fervesse uma quantidade de água por um tempo suficiente para que o oxigênio fosse eliminado, depois misturar ali o lúpulo e em seguida adicionar no balde fermentador.
 
Essas micro partículas de lúpulo não é muito agradável, da até azia 😆. O duro que nem voil segura muito bem isso.
Acho que a ideia, vendo os relatos do pessoal aqui, é adicionar uma quantidade bem pequena, pra dar uma realçada no aroma fresco. Deixar suspenso próximo ao topo do barril, que quando baixar uns 3 - 5 litros, cessa o contato e evita a dissolução das partículas e deposição no fundo, suponho eu. Pode ser interessante tb, deixar no barril durante a carbonatação e depois envasar tudo, com esse aroma de lúpulo "preso".

Comprei no Aliexpress um pescador flutuante, agora é esperar chegar.

https://pt.aliexpress.com/item/4001131238403.html?spm=a2g0o.cart.0.0.3a893c00qzzLxS&mp=1

Enquanto isso, vamos sem DH no Barril
 
Caros amigos cervejeiros,

Estou com quase 40 brassagem, e o que tenho percebido é que , no meu caso, o dry Hopping tem dado mais desvantagens do que vantagens! Vamos lá!:
- o aroma só dura nas primeiras semanas;
- o processo traz oxidação devido a adição do lupulo na fase fria ( abertura do fermentador e o2 nos pellets de lupulo);
- como não uso hopbag, tenho que fazer trafega, o que dá mais oxidacao;
- custo maior da breja;

E o mesmo efeito aroma tenho conseguido com adições tardias de lupulo (0 min ),

Assim, gostaria da opinião de todos , pois quero evoluir nesta parte do processo!!
Alexandre .... quando eu não tinha Fermentador conico , nem CO2 , f]azia o DIP HOPPING , que consiste em acrescentar o lupulo no fermentador , cobrir com água a 65º , fechar o balde e purgar o balde com CO2 ...Esperar 1 hora e adicionar o mosto JÁ refrigerado e posterior inoculação = DIP HOPPING
Mas como eu fazia , se não tinha Fermentador cônico nem CO2V?
Fazia com um vidro esterilizado de maionese ... com 50 gr lupulo e agua fervida e resfriada até 65 - 50 º.... tampava pra não entrar oxigenio ...esperava 1 hora ....enquanto isso ia terminando a brassagem e resfriando .... até o momento da inoculação da levedura .... então abria o pote e jogava no balde passando por um coador ... lançava o fermento e fechava o balde .... fermentação ...col crash ...tudo sem transfega ....apos o cold ... de dentro da geladeira , atraves de mangueira transferia por gravidade pra outo balde ... tampado e JÁ com o priming ...ia enchendo devagar ...apenas tirava o airlock .........FICAVA MUITO LEGAL
 
Back
Top