Dry Hop no barril

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

William Marques

New Member
Joined
Feb 2, 2021
Messages
3
Reaction score
2
Location
Campinas
Olá pessoal, me deem uma ajuda... fiz uma IPA e estava redondinha, mas achei com pouco aroma, e usei pela primeira vez um hop bag de inox depois da cerveja pronta e carbonatada... coloquei 50g de citra dentro do Keg.
Aconteceu que em 24 horas a cerveja ficou muito turva e com gosto de grama muito forte, estraguei a cerveja?
Como fazer um DryHop tardio para corrigir ou reforçar o aroma sem causar esse dano?
Será que isso ainda vai decantar assim como no DryHop no balde de fermentação?

Obrigado desde já.
 
William,
Já fiz isso muitas vezes , inclusive com Citra em maiores quantidades e não tive esse problema. Será que não foi a movimentação do barril/pm que fez a lama que estava decantada ficar novamente em suspensão? Ela não traz gramíneo, mas traz a turbidez e impacta bastante o sensorial.

Adicionalmente, acho difícil o gramíneo vindo do lupulo dominar em apenas 24h de contato.

Acredito que o lagering a frio por alguns dias melhorará tudo.
 
Last edited:
Então... Não havia lama, e a cerveja está límpida .. e parece até que o hopbag vazou, mas não encontrei indícios disso, a cerveja chega a estar meio verde na cor. E acredite, não agitei nenhuma vez o Keg, vou abrir ele hj e tirar um pouco por cima pra ver se é algo que está no fundo.
 
Ok William, bacana.

Sobre a turbidez, eu havia entendido no seu 1o post ("a cerveja ficou muito turva") , mas acredito que não esteja mais, pelo que comentas aqui. Somente comentando, é muito comum transferirmos sem lama pós cold-crash do fermentador para o Barril e , após alguns dias, vermos bastante lama no fundo do PM pois sempre vai levedura em suspensão que decanta ao longo do tempo.

Sim , já tive caso de hopbag aberto... Mas ficava não apenas gramíneo, ficava intragável devido a pedaços de lúpulo e logo o sistema entupia.

Abs
 
Então... Não havia lama, e a cerveja está límpida .. e parece até que o hopbag vazou, mas não encontrei indícios disso, a cerveja chega a estar meio verde na cor. E acredite, não agitei nenhuma vez o Keg, vou abrir ele hj e tirar um pouco por cima pra ver se é algo que está no fundo.
Minha experiência com esse hop spider de inox: passa bastante lupulo. A malha não é tao fina. Costumo fazer dh direto no keg com ele ou com saco de voil. A diferença é absurda.
A solução pra mim é deixar uns 3 dias no cold e jogar fora os 2 primeiros copos pois o lupulo decanta e sai pelo ball lock (de vez em quando entope aí é uma M...).
Boa sorte ai.
Abraços
 
Minha experiência com esse hop spider de inox: passa bastante lupulo. A malha não é tao fina. Costumo fazer dh direto no keg com ele ou com saco de voil. A diferença é absurda.
A solução pra mim é deixar uns 3 dias no cold e jogar fora os 2 primeiros copos pois o lupulo decanta e sai pelo ball lock (de vez em quando entope aí é uma M...).
Boa sorte ai.
Abraços
Foi exatamente assim! pensei que tinha perdido a cerveja! mas acabei de ir conferir e bastou apenas tirar uns 500ml e limpou, e sumiu o gosto de grama... mas isso me levou a tirar o hop spider (não lembrava esse nome) depois de apenas 24h, mas segue o jogo... acrescentou algum aroma sim.
da próxima vez vou fazer o DH no barril, mas antes de carbonatar, desisti de fazer no fermentador por vários motivos.

valeu!
 
Back
Top