Dry hop na etapa de clarificação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Igomenegaz

New Member
Joined
Apr 28, 2016
Messages
4
Reaction score
0
Bom dia, pessoal...

Fiz uma receita de black Ipa e, agora que iniciei a etapa de clarificação (+/- 2,5°C) me veio a ideia de fazer um dry hop nesta cerveja. É possivel fazer esse dry hop nos últimos dias da clarificação até o envase? Se sim, quanto de lúpulo vcs recomendam e quantos dias de infusão? (minha leva tem 25 litros)

Desde já agradeço a atenção de todos.
 
Dry hopping pode ser feito em qualquer etapa da maturação/clarificação (até pode ser feito na fermentação). Agora, você tem que ter em mente que fazer dry hopping em 0º C ou fazer a 20ºC terá resultados diferentes, mas qual o melhor? Dai é só testando, pois ja vi casos que dry hopping a frio ficou melhor que a quente. Por isso digo, TESTE!

Em relação a quantidade, não existe conta mágica, pois é muito relativo! A ideia do dry hopping é extrair o máximo de óleos essenciais do lúpulo, porém cada tipo tem quantidades e óleos diferentes. Se você quer muito aroma, comece a pensar em algo acima de 4g/L e procure usar lúpulos que contenham mais óleos. O período pela literatura é bem divergente, mas recomendo algo entre 3 a 7 dias (opinião pessoal).

OBS: Você falou que está na etapa de clarificação, tenha em mente que ao fazer dry hopping, sua cerveja ficará mais turva, a não ser que após o dry hopping você deixe clarificando por mais tempo.
 
Eleva pra 8ºC, manda 4g/L de lupulo com baixo AA, como disse o colega, deixa uns 3 ou 4 dias e derruba a temperatura de novo .
 
Fiz um Dry Hop em uma leva minha de APA na etapa de clarificação, justamente por ter decidido fazer depois. A cerveja estava a 1ºC, daí subi para 6ºC e fiz o Dry com 3g/L durante 5 dias, depois tirei o hop bag e baixei a temperatura novamente com gelatina. A cerveja ficou com um aroma incrível e bem clarinha! Ficou show! Como disseram os colegas, tudo depende do que vc deseja como resultado da cerveja. No meu caso, achei o amargor exagerado e faltava aroma, fazendo o que fiz, corrigiu o "problema" de acordo com o meu paladar.

Abraços!
-------------------------------------

Leo Koscky
 
Obrigado, pessoal... vou seguir as orientações de aumentar alguns graus, fazer o DH e baixar novamente. Para evitar qualquer oxidação vou injetar CO2 após abrir o fermentador a fim de expurgar o máximo de oxigênio. Quando tiver os resultados, posto por aqui.

P.S.: É meu primeiro DH e estou meio ansioso para ver o resultado.

:)
 
Boa tarde, pessoal

Fiz o DH com 125g de lúpulo, sendo 60g de cascade, 30g de Amarillo, 25g de Chinook e 10g de Simcoe. Subi a temperatura para 8°C por 4 dias, baixando após isso para 1°C por 3 dias a fim de clarificar (mas sem tirar o hop bag). O resultado foi um aroma suave, mas bem interessante. Quando repetir esta receita farei o DH logo aós a atenuação para ver o resultado e comparar com este lote.

Mais uma vez, grato pelas dicas!
 
Igomenegaz,

Bacana sua experiência!

Como eu disse antes, fiz um DH em uma APA a 6° C por ter decidido depois... deu muito certo... fiz com Amarillo 2,5g/l e ficou um aroma muito presente.

Agora estou com uma Session IPA maturando... fiz DH a 23° de Citra 5g/l , mas até agora o aroma não me surpreendeu como o DH com Amarillo ( com metade do lúpulo e temperatura mais baixa). Aguardar até ficar pronta para ver se fica legal.

Abraços!

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
 
Bom dia, pessoal...

Fiz uma receita de black Ipa e, agora que iniciei a etapa de clarificação (+/- 2,5°C) me veio a ideia de fazer um dry hop nesta cerveja. É possivel fazer esse dry hop nos últimos dias da clarificação até o envase? Se sim, quanto de lúpulo vcs recomendam e quantos dias de infusão? (minha leva tem 25 litros)

Desde já agradeço a atenção de todos.
Poder pode, mas o ideal é fazer dry-hopping com temperatura bem mais elevada para que ele seja mais rápido (os óleos se dissolvem mais rápido em alta temperatura).

Se deixar gelada, vai precisar de bem mais tempo pra ter algum aroma..... isso se tiver, e aí deixando muito tempo, pode correr o risco de gosto gramíneo.

Fazer Dry-Hopping a frio, na minha opinião.... é quase como colocar dinheiro fora. Uma coisa é analisar a cerveja depois do dry-hopping e achar que deu um aroma mais suave, só que isso pode ser só achismo...... até terminar o dry-hopping, a cerveja já mudou, já decantou mais, etc.... e pode elevar a percepção de aroma de lúpulo ao natural.

Por este motivo que já fiz testes com isso, de fazer DH em metade de uma leva gelada..... e a diferença foi mínima pra mim (porém, eu sabia que a cerveja tinha DH). Quando servi pra amigos, às cegas....... imperceptível a diferença entre as duas.

Fator psicológico conta ABSURDAMENTE nas nossas avaliações.... ou seja, se eu faço DH numa cerveja, mesmo que não aconteça nada, eu vou achar depois que tem mais aroma.... por isso que quando quero fazer testes como esse eu faço testes cegos com amigos.

Se é pra fazer DH, eu faço MESMO... pra conseguir MUITO aroma... se não eu não faço, prefiro trabalhar com adições ao final da fervura, etc. Dry-Hopping trás aroma, mas trás um certo amargor de matéria vegetal que pouca gente leva em conta (houve uma palestra sobre isso última Brasil Brau, do Fritz, da Lupex).

Abraço,
 
Poder pode, mas o ideal é fazer dry-hopping com temperatura bem mais elevada para que ele seja mais rápido (os óleos se dissolvem mais rápido em alta temperatura).

Se deixar gelada, vai precisar de bem mais tempo pra ter algum aroma..... isso se tiver, e aí deixando muito tempo, pode correr o risco de gosto gramíneo.

Fazer Dry-Hopping a frio, na minha opinião.... é quase como colocar dinheiro fora. Uma coisa é analisar a cerveja depois do dry-hopping e achar que deu um aroma mais suave, só que isso pode ser só achismo...... até terminar o dry-hopping, a cerveja já mudou, já decantou mais, etc.... e pode elevar a percepção de aroma de lúpulo ao natural.

Por este motivo que já fiz testes com isso, de fazer DH em metade de uma leva gelada..... e a diferença foi mínima pra mim (porém, eu sabia que a cerveja tinha DH). Quando servi pra amigos, às cegas....... imperceptível a diferença entre as duas.

Fator psicológico conta ABSURDAMENTE nas nossas avaliações.... ou seja, se eu faço DH numa cerveja, mesmo que não aconteça nada, eu vou achar depois que tem mais aroma.... por isso que quando quero fazer testes como esse eu faço testes cegos com amigos.

Se é pra fazer DH, eu faço MESMO... pra conseguir MUITO aroma... se não eu não faço, prefiro trabalhar com adições ao final da fervura, etc. Dry-Hopping trás aroma, mas trás um certo amargor de matéria vegetal que pouca gente leva em conta (houve uma palestra sobre isso última Brasil Brau, do Fritz, da Lupex).

Abraço,
Guenther, boa noite!

Costuma fazer o DH logo no início da fermentação primária?

Tô pensando aqui a trabalheira q é abrir esse balde fermentador sem chacoalhar p fazer um DH.

Valeu

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Guenther, boa noite!

Costuma fazer o DH logo no início da fermentação primária?

Tô pensando aqui a trabalheira q é abrir esse balde fermentador sem chacoalhar p fazer um DH.

Valeu

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
Primária não... secundária, afinal, na primária boa parte do aroma iria embora com o CO2 da fermentação.
 
Já é a segunda cerveja que faço dry hopping após um cold crash para tirar as leveduras. Nesta segunda até fiz uma clarificação com gelatina antes do dh. A primeira por experiência foi uma smash só com Zeus, nesta foi o Zeus na fervura e Amarillo no dh a 6°C por 6 dias. Depois posto o resultado.
 
Back
Top