Double IPA - AJUDA !!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelodezena

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2016
Messages
46
Reaction score
7
Boa noite pessoal

Preciso muito das dicas de vocês. Vou fazer pela primeira vez uma double IPA para o aniversário de um amigo que quer muito este estilo bem amargo.
Nunca fiz este estilo e estou com muita dúvida na quantidade e o tipo de lupulo adicionado em todas etapas do processo.
O amargor eu consigo controlar pelo beersmith, porém o sabor não e por isso não tenho muita ideia da quantidade adicionada pós fervura.
Estou achando muito
Estou colando aqui a receita para sugestões.
Agradeço muito as sugestões.
 

Attachments

  • double ipa.jpg
    double ipa.jpg
    172.6 KB · Views: 290
Não é lúpulo demais, na verdade pode colocar mais ainda.

O que eu faria é tirar uma parte desse Galena do início e substituir por outras adições maiores do Cascade e Centennial da sua receita, em tempos de 20, 15, 10 e 5 minutos. Essa troca vai te dar uma grande diferença, pois você substituirá o simples amargor por muito sabor de lúpulo que será proporcionado por essas adições tardias.
 
@Fagner

Eu li sobre esta técnica de ir colocando aos poucos e achei interessante. Vou seguir sua sugestão.

E quanto ao dry hop. A quantidade está suficiente? Recomenda outro tipo de lúpulo?

Abs
 
@Fagner

Eu li sobre esta técnica de ir colocando aos poucos e achei interessante. Vou seguir sua sugestão.

E quanto ao dry hop. A quantidade está suficiente? Recomenda outro tipo de lúpulo?

Abs

3 gramas por litro é uma boa quantidade, se quiser mais pode acrescentar, mas já terá um resultado bem legal provavelmente.
 
Fiz uma boa alteração na quantidade de lupulo e nos tempos de adição.
O que acham?
 

Attachments

  • ipa eric2.jpg
    ipa eric2.jpg
    221.9 KB · Views: 212
Fiz uma boa alteração na quantidade de lupulo e nos tempos de adição.
O que acham?

Marcelo,

Eu vivia no mundo das adições aos 60 minutos....depois comecei a testar a tecnica do hop burst...maravilha....faz um teste...abandona os 60 minutos e aplica tudo aos 15 minutos....elimina o zero mimuto tbm. Vais gastar um pouco mais em lupulo, mas nao vais ficar pobre por uns 10-15 reais a mais em lupulo.


Eu aplico tudo nos 15 e faço DH de 4-5gr/litro. Resultados otimos com sabor e aroma.
 
@Danielsantos
Interessante essa ideia. Com isso eu ganho mais no sabor e perco em amargor.
Ou tenho que manter o amargor somente com essas adições tardias?

Quais lupulos voce recomenda?

Vou simular pra saber. O bom do beersmith é isso!!!

Qual temperatura vocês sugerem para brassagem?

Faço direto a 63-65 ou faço alguma parada?

Como nunca fiz uma IPA acho que ela deva ser mais seca. Estou correto? Por isso pensei em brassar 60 minutos a 63-65 graus.

Valeu pessoal
 
14 dias de dry hop?Acho que vai ficar com gosto de grama, geralmente se usa uns 4 dias pelo que eu li. Mas vamos ver o que os mais experientes tem a dizer.
Abraco.
 
Ficou bem mais legal agora a receita, acho que fica muito boa.
Quanto ao hopburst é uma técnica, desvantagem é que fica mais caro e gera mais trub e mais perda na produção, tem que considerar isso na litragem final, da bastante diferença. Até já é bom ajustar mesmo assim considerando isso. Se for retirar a adição de 60 deve manter sim o mesmo IBU final desejado.

Eu olhei tua OG agora só, acho demais, opinião pessoal, a cerveja fica muito forte para tomar. Eu prefiro ali mais entre 7.5 e 8 de álcool, pra aumentar um pouco o drinkability.
 
@LeonardoDagostim
Esta é uma dúvida minha e preciso ler mais sobre dry hop e surgem algumas dúvidas:
Eu devo colocar o lúpulo 4 dias antes de engarrafar?
Qual a quantidade? 3 g/L - 5 g/L?

Normalmente eu faço assim:
1) Fermentação a ~18 graus por 6-7 dias (ou até finalizar a conversão)
2) Subo a fermentação até 20 - 22 graus por 2-3 dias
3) Abaixo a temperatura até 10 graus por 7 dias
4) Abaixo a temperatura até 2-3 graus por 7 dias
5) Engarrafo
6) Carbonatação por no minimo 10 dias
7) BEBO!!!

Por isso gosto deste forum... sempre aprendo muito... Valeu!!!
 
@Danielsantos
Interessante essa ideia. Com isso eu ganho mais no sabor e perco em amargor.
Ou tenho que manter o amargor somente com essas adições tardias?

Quais lupulos voce recomenda?

Vou simular pra saber. O bom do beersmith é isso!!!

Qual temperatura vocês sugerem para brassagem?

Faço direto a 63-65 ou faço alguma parada?

Como nunca fiz uma IPA acho que ela deva ser mais seca. Estou correto? Por isso pensei em brassar 60 minutos a 63-65 graus.

Valeu pessoal

Você nao perde amargor, mas arredonda o amargor. Usa o BS, adicionando aos 15 minutos o Victoria Secret. lembre-se de deixar o Ph do mosto e sparge a 5.2. Eu medi o Ph durante mosturacao e bateu em 5.2. Durante a fervura coletei uma amostra, esperei esfria e continuava com 5.2.

Eu uso geralmente: Sorachi Ace, Galaxy, Citra, Centenial, Nelson Sauvin, Victoria Secret. ja tive bons rsultados mesclando 50/50 de citra e victoria.

No DH evita passar de 10 dias. Estou testando adiçoes de 2 dias, com temperatura de 22 graus.

Em mosturo a 64 por 70 minutos e 10 minutos a 76 para reduzir a viscosidade do mosto para melhorar a filtracao.
 
@Fagner
Perfeita sua observação.
Também achei isso. Um amigo meu que quer esta cerveja e acho que ele está confundindo o amargor com o sabor do lúpulo.
Com certeza corre o risco de ficar impossível de beber...rss
Vou baixar pra uns 7,5% de álcool, pois quero uma cerveja com bom drinkability também!
Quanto ao hop brust vou fazer um meio termo pra não pesar e não perder muito no trub.

A noite posto a nova receita.!
 
@LeonardoDagostim
Esta é uma dúvida minha e preciso ler mais sobre dry hop e surgem algumas dúvidas:
Eu devo colocar o lúpulo 4 dias antes de engarrafar?
Qual a quantidade? 3 g/L - 5 g/L?

Normalmente eu faço assim:
1) Fermentação a ~18 graus por 6-7 dias (ou até finalizar a conversão)
2) Subo a fermentação até 20 - 22 graus por 2-3 dias
3) Abaixo a temperatura até 10 graus por 7 dias
4) Abaixo a temperatura até 2-3 graus por 7 dias
5) Engarrafo
6) Carbonatação por no minimo 10 dias
7) BEBO!!!

Por isso gosto deste forum... sempre aprendo muito... Valeu!!!

Na verdade soh fiz DH uma vez! Fiz com 2g por litro 4 dias antes de engarrafar, gostei do resultado!
Li a respeito nestes sites:
http://www.hominilupulo.com.br/cerv...-excelente-dry-hopping-por-samuel-cavalcanti/
http://noticiascervejeiras.blogspot.com.br/2011/10/tecnicas-de-dry-hopping.html

Abraco!
 
@marcelodezena
Vamos lá, vou tentar te ajudar também...

Primeira coisa... High gravity necessita MUITO espaço na panela de mostura, MUITA paciência, MUITO fermento e o MAIOR suporte que tu puder dar pra levedura.
1. Já pensou que tu tem 8 kg de malte? então, só em água tu vai ter algo em torno de 20 ~ 24 litros. Uma panela convencional pra kit de 20 litros (geralmente 27,2 ou 32,5 litros) não é suficiente para tanto grão, principalmente se for com fundo falso. Veja se não é necessário diminuir a litragem.

2. paciência - ela vai demorar muito pra tudo. Vai demorar pra fermentar e pra arredondar.

3. 2 pacotes pra 20 litros de high gravity é piada. O indicado para high gravity é subir o pitch rate pra 1 ou 1,25 milhões de células / ml / ºP. Isso te daria 4 ou 5 pacotes de fermento.

4. suporte para o fermento - O indicado é aerar muito bem o mosto numa high gravity. O ideal é bombinha + pedra difusora + cilindro de O2. Não tem? agite MUITO o teu mosto antes de inocular, pra incorporar o máximo de O2 que conseguir. Uma gotinha de azeite de oliva (bem pequena) também ajuda.

Agora vamos as respostas:


Esta é uma dúvida minha e preciso ler mais sobre dry hop e surgem algumas dúvidas:
Eu devo colocar o lúpulo 4 dias antes de engarrafar?
Não existe muito "devo" na cerveja. Técnicas e opções diferentes geram resultados diferentes, só isso. Já tomei IPA's muito boas onde o dry hopping é feito a frio. Mas o mais CONVENCIONAL (e um bom princípio) é adicionar durante ou no final da fermentação secundária.

Qual a quantidade? 3 g/L - 5 g/L? Quanto mais, mais aroma. Use lúpulos com bastante óleos que são os que dão melhor resultados (a maioria dos americanos tem bastante óleos). Pra uma double/imperial IPA eu faria com pelo menos 4g/L.

Normalmente eu faço assim:
1) Fermentação a ~18 graus por 6-7 dias (ou até finalizar a conversão)
é um bom princípio, mas pense que tua cerveja tem uma OG muito alta. Não se apresse, a fermentação deve durar mais que isso. Pode começar a aumentar a temperatura quando perceber diminuição de atividade. Com essa OG, é FUNDAMENTAL tu controlar bem a temperatura, que vai gerar MUITO calor durante a fermentação.

2) Subo a fermentação até 20 - 22 graus por 2-3 dias
perfeito. Mas pra essa cerveja (high gravity) sugiro bem mais dias e levar talvez até uns 25. Deixaria pelo menos uns 7 dias na secundária.

*** pra mim aqui entraria o dry hopping a quente por 4 dias.

3) Abaixo a temperatura até 10 graus por 7 dias
porque faz isso? Eu tiraria isso do processo, principalmente com dry hopping

4) Abaixo a temperatura até 2-3 graus por 7 dias
dá pra baixar a 0ºC. Eu baixo para 0ºC e aplico gelatina. 2 dias depois engarrafo. Se não for aplicar gelatina, tente não passar de uns 7, 8 dias, pra não estender o tempo de contato com o lúpulo do dry hopping e não pegar gosto de grama

5) Engarrafo
6) Carbonatação por no minimo 10 dias
o indicado são 15 dias. high gravity vai demorar mais ainda. Não pense que vai ter uma cerveja bem carbonatada com menos de 20, 25 dias. Paciência, lembra?
7) BEBO!!!
melhor parte
 
Bom dia pessoal

Estou postando uma versão ajustada levando em consideração de todos!

Tentei fazer uma versão com mais drinkability, menos amarga mantendo um bom sabor de lupulo e um pouco menos alcoolica.

Quanto ao fermento esqueci de ajustar a quantidade mas vou aumentar para 3-4 saches!

Estou postando 2 formulações no qual variei bem os lupulos.
Poderiam me dizer a impressão de voces sobre os lupulos?
Em um considerei os lupulos clássicos e na outra considerei Citra e Vic Secret. Olhei a analise sensorial destes dois lupulos e gostei bastante.

Valeu pessoal!
 

Attachments

  • IPA Eric 3.jpg
    IPA Eric 3.jpg
    218.2 KB · Views: 123
  • IPA Eric 4.jpg
    IPA Eric 4.jpg
    205.1 KB · Views: 118
Bom dia pessoal

Estou postando uma versão ajustada levando em consideração de todos!

Tentei fazer uma versão com mais drinkability, menos amarga mantendo um bom sabor de lupulo e um pouco menos alcoolica.

Quanto ao fermento esqueci de ajustar a quantidade mas vou aumentar para 3-4 saches!

Estou postando 2 formulações no qual variei bem os lupulos.
Poderiam me dizer a impressão de voces sobre os lupulos?
Em um considerei os lupulos clássicos e na outra considerei Citra e Vic Secret. Olhei a analise sensorial destes dois lupulos e gostei bastante.

Valeu pessoal!

Na primeira receite eliminaria o Galena.
Na segunda colocaria tudo nos 20 ou 15 minutos.

O casal "lesbo" victoria secret e Citra te dará bons resultados...desde que os lupulos forem frescos...

Faz um teste: faz um chazinho de lupulo..100ml de agua com 2gramas do lupulo a ser testado...ferva por 3 minutos...passe o liquido lupulado para uma garrafinha pet (previamente limpa sem odor), filtrando. Depois de uma 6 horas cheire o teras o aroma.
 
vou colocar uma pulga atrás da orelha de vcs. pesquisem sobre first wort hopping. que eh adicionar lúpulo na hora da filtragem antes da fervura.
Os estudos dizem quem o amargor eh bem menos pungente e mais harmonioso.
Eu fiz o teste numa american ipa que fiz e ficou muito bom.
fiz uma mistura de FWH e Lupulagem no final descendo de 5.em 5 min dos 30 min até desligar o fogo. e pra completar fiz dry hopp.
a Cerva ficou sensacional.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
vou colocar uma pulga atrás da orelha de vcs. pesquisem sobre first wort hopping. que eh adicionar lúpulo na hora da filtragem antes da fervura.
Os estudos dizem quem o amargor eh bem menos pungente e mais harmonioso.
Eu fiz o teste numa american ipa que fiz e ficou muito bom.
fiz uma mistura de FWH e Lupulagem no final descendo de 5.em 5 min dos 30 min até desligar o fogo. e pra completar fiz dry hopp.
a Cerva ficou sensacional.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Fiz exatamente isso na minha IPA e ficou espetacular! Recomendo demais! :mug:
 
@rodfon e @rins

A pulga já foi colocada..rss

Porém estou um pouco receoso para fazer 20L de cerveja. Então vou fazer no meu "laboratório" 4,5L e testar algumas coisas. Vou postando os testes pra vocês.

Quero ir conhecendo melhor os sabores e aspectos dos lupulos.

No final, vou juntar muitas dicas aprendidas aqui e colocar em prática.

abs
 
@rodfon e @rins

A pulga já foi colocada..rss

Porém estou um pouco receoso para fazer 20L de cerveja. Então vou fazer no meu "laboratório" 4,5L e testar algumas coisas. Vou postando os testes pra vocês.

Quero ir conhecendo melhor os sabores e aspectos dos lupulos.

No final, vou juntar muitas dicas aprendidas aqui e colocar em prática.

abs

Vale a pena experimentar estas variações! Penso em fazer isto numa mesma receita e comparar o resultado final...mas não consigo deixar sobrar nem uma garrafa das levas... :(

Nos mantenha atualizado!
 
Fala pessoal

Brassei minha DOUBLE IPA.

Fiz um teste com 4,5L inicialmente pra compreender os sabores.
Está fermentando.
Vou mantendo informado
Abs
 

Attachments

  • ipa 4,5.jpg
    ipa 4,5.jpg
    222.5 KB · Views: 82
Após a carbonatação eu abri a primeira.

Imaginei receber um "murro" de amargor ao provar, porém surpreendentemente ficou muito agradável.
Muito frutado devido aos lupulos Vic Secret e Citra e um amargor muito aceitável.
Não sou um grande admirador de IPA e fiz essa para um amigo que adora, porém comecei a me interessar.
Meu amigo provou e sentiu ela amarga, mas nenhum pouco adstringente.
Acho que esta característica de amargor foi devido à adição tardia dos lupulos e também o tipo de lupulo escolhido.

Com certeza vou replicar esta receita para 20 L.

Só mais um detalhe: usei açúcar demerara para Carbonatar na garrafa.

Recomendo
 
@LeonardoDagostim

Esta é uma dúvida minha e preciso ler mais sobre dry hop e surgem algumas dúvidas:

Eu devo colocar o lúpulo 4 dias antes de engarrafar?

Qual a quantidade? 3 g/L - 5 g/L?



Normalmente eu faço assim:

1) Fermentação a ~18 graus por 6-7 dias (ou até finalizar a conversão)

2) Subo a fermentação até 20 - 22 graus por 2-3 dias

3) Abaixo a temperatura até 10 graus por 7 dias

4) Abaixo a temperatura até 2-3 graus por 7 dias

5) Engarrafo

6) Carbonatação por no minimo 10 dias

7) BEBO!!!



Por isso gosto deste forum... sempre aprendo muito... Valeu!!!



@marcelodezena, uma duvida que tenho: no passo 5 quando engarrafas, mantem a cerveja em 2 oC para carbonatar ou deixa a temperatura subir para carbonatar e depois esfria novamente?

Outra coisa pessoal, aproveitando pois quero fazer minha primeira APA com DH, para fazer o DH preciso abrir a tampa do fermentador e colocar o saco de voal com o lupulo, e lacrar o balde de novo, é isso?
Valeu!
 
@LeonardoDagostim

Esta é uma dúvida minha e preciso ler mais sobre dry hop e surgem algumas dúvidas:

Eu devo colocar o lúpulo 4 dias antes de engarrafar?

Qual a quantidade? 3 g/L - 5 g/L?



Normalmente eu faço assim:

1) Fermentação a ~18 graus por 6-7 dias (ou até finalizar a conversão)

2) Subo a fermentação até 20 - 22 graus por 2-3 dias

3) Abaixo a temperatura até 10 graus por 7 dias

4) Abaixo a temperatura até 2-3 graus por 7 dias

5) Engarrafo

6) Carbonatação por no minimo 10 dias

7) BEBO!!!



Por isso gosto deste forum... sempre aprendo muito... Valeu!!!


@LeonardoDagostim

Esta é uma dúvida minha e preciso ler mais sobre dry hop e surgem algumas dúvidas:

Eu devo colocar o lúpulo 4 dias antes de engarrafar?

Qual a quantidade? 3 g/L - 5 g/L?



Normalmente eu faço assim:

1) Fermentação a ~18 graus por 6-7 dias (ou até finalizar a conversão)

2) Subo a fermentação até 20 - 22 graus por 2-3 dias

3) Abaixo a temperatura até 10 graus por 7 dias

4) Abaixo a temperatura até 2-3 graus por 7 dias

5) Engarrafo

6) Carbonatação por no minimo 10 dias

7) BEBO!!!



Por isso gosto deste forum... sempre aprendo muito... Valeu!!!



@marcelodezena, uma duvida que tenho: no passo 5 quando engarrafas, mantem a cerveja em 2 oC para carbonatar ou deixa a temperatura subir para carbonatar e depois esfria novamente?

Outra coisa pessoal, aproveitando pois quero fazer minha primeira APA com DH, para fazer o DH preciso abrir a tampa do fermentador e colocar o saco de voal com o lupulo, e lacrar o balde de novo, é isso?
Valeu!
 
Eu, particularmente, refermento na garrafa em temperatura ambiente! Na hora de beber que eu gelo mesmo! Pra fazer DH nem coloca saco de voal! Separo o lupulo, abro o fermentador, jogo la dentro e lacro de novo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@LeonardoDagostim

Esta é uma dúvida minha e preciso ler mais sobre dry hop e surgem algumas dúvidas:

Eu devo colocar o lúpulo 4 dias antes de engarrafar?

Qual a quantidade? 3 g/L - 5 g/L?



Normalmente eu faço assim:

1) Fermentação a ~18 graus por 6-7 dias (ou até finalizar a conversão)

2) Subo a fermentação até 20 - 22 graus por 2-3 dias

3) Abaixo a temperatura até 10 graus por 7 dias

4) Abaixo a temperatura até 2-3 graus por 7 dias

5) Engarrafo

6) Carbonatação por no minimo 10 dias

7) BEBO!!!



Por isso gosto deste forum... sempre aprendo muito... Valeu!!!


marcelodezena, uma duvida que tenho: no passo 5 quando engarrafas, mantem a cerveja em 2 oC para carbonatar ou deixa a temperatura subir para carbonatar e depois esfria novamente?

Outra coisa pessoal, aproveitando pois quero fazer minha primeira APA com DH, para fazer o DH preciso abrir a tampa do fermentador e colocar o saco de voal com o lupulo, e lacrar o balde de novo, é isso?
Valeu!
 
Após a carbonatação eu abri a primeira.



Imaginei receber um "murro" de amargor ao provar, porém surpreendentemente ficou muito agradável.

Muito frutado devido aos lupulos Vic Secret e Citra e um amargor muito aceitável.

Não sou um grande admirador de IPA e fiz essa para um amigo que adora, porém comecei a me interessar.

Meu amigo provou e sentiu ela amarga, mas nenhum pouco adstringente.

Acho que esta característica de amargor foi devido à adição tardia dos lupulos e também o tipo de lupulo escolhido.



Com certeza vou replicar esta receita para 20 L.



Só mais um detalhe: usei açúcar demerara para Carbonatar na garrafa.



Recomendo



Que bom que gostou!!! Eu tb gosto muito de brassar uma cerveja session!!! Experimenta uma session IPA, nao vai se arrepender!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@CaioSb71

Olá Caio.

Fiz assim:

Para engarrafar eu tiro o fermentador da geladeira, adiciono a quantidade necessária de açucar (7 g/L) e engarrafo. Depois de engarrafado eu deixo em um local escuro à temperatura ambiente para criar o gás. Como estava frio, a temperatura se manteve proxíma de 20 graus.
O DH eu abri o fermentador quando faltavam 4 dias para terminar a maturação e coloquei com um vual e fechei novamente o fermentador.

Abçs
 
@CaioSb71



Olá Caio.



Fiz assim:



Para engarrafar eu tiro o fermentador da geladeira, adiciono a quantidade necessária de açucar (7 g/L) e engarrafo. Depois de engarrafado eu deixo em um local escuro à temperatura ambiente para criar o gás. Como estava frio, a temperatura se manteve proxíma de 20 graus.

O DH eu abri o fermentador quando faltavam 4 dias para terminar a maturação e coloquei com um vual e fechei novamente o fermentador.



Abçs



Obrigado Marcelo
Mas colocas o açucar no mesmo balde fermentador, com todo o decantado no fundo? Ao homogeinizar nao levanta o lodo?
Nao poderia trasfegar para outro balde para adicionar o açucar, homogeinizar e engarrafar?
 
Obrigado Marcelo
Mas colocas o açucar no mesmo balde fermentador, com todo o decantado no fundo? Ao homogeinizar nao levanta o lodo?
Nao poderia trasfegar para outro balde para adicionar o açucar, homogeinizar e engarrafar?



Marcelo, quanto tempo entre esfriar para clarificar e engarrafar (maturaçao)?
É neste periodo que fazes o DH?
 
@CaioSb71
Não sou expert em IPA foi meu primeiro, por isso segui as dicas de vocês.
Fiz assim.
Em uma semana já tinha atenuado o previsto a temperatura ambiente (tinha feito muito frio naqueles dias) Acho que fermentou entre 16-20 graus.
Após o fim da fermentação primária eu coloquei o fermentador na geladeira por mais 10-15 dias. Quando faltavam 4 dias para engarrafar eu abri e coloquei o dry hop e retirei da geladeira (estava frio tambem).

Após esses 4 dias eu coloquei mais 1 dia na geladeira novamente antes de engarrafar.
 
@CaioSb71
Eu só retiro o fermento na hora de engarrafar. Faço a trasfega e adiciono o açúcar para fermentar (6-8 g/L)
 
Segue a imagem da double IPA - Birra do Tio
 

Attachments

  • 20160612_192214.jpg
    20160612_192214.jpg
    106.2 KB · Views: 77
@rodfon

Escrevi minhas impressões um pouco acima. Resumindo, excelente a mistura de Citra e Vic Secret.
Acho que a adição tardia deixou esta Ipa com um drinkability fantástico. Espero conseguir reproduzir agora com 20 L.

:)
 
Back
Top