Dosagem Iodophor a mais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GabrielMoraesGarcia

New Member
Joined
May 1, 2017
Messages
1
Reaction score
0
Adicionei 4ml de iodophor em 2,5L de água para sanitização do balde fermentador e equipamentos. Depois de escorrer a mistura, ainda borrifei álcool no balde fermentador, suficiente para juntar no fundo, que escorri bem para não ficar "encharcado".

Vi que o recomendado era metade do iodophor que eu coloquei, sem precisar de enxague (16ml/20L).

A dose foi muito grande? Quais os riscos para a cerveja e sabor?

Obrigado!
 
Acho que só saberá depois que você beber. Mas eu acredito que não vai ter nenhum problema, principalmente porque enxaguou com álcool.

Relaxa e "toca o barco".
 
O fato de vc ter "lavado" o excesso de iodo com ácool 70% a ponto de juntar no fundo e escorrer, já gera um grande alívio.

Mas... Se acabar por gerar algum off-flavor "hospitalar" (iodo) já serve de aprendizado.
 
Rapaz, eu tive esse problema a pouco tempo, estava relapso em relação a dosagem colocando um pouco a mais, depois já estava indo no feeling da cor... bem zuado.

Em teoria o Iodo é volátil e "evapora" difícil ficar na cerveja, mas tem uma questão que não sabia, gerou Clorafenol: todo resíduo de Iodo que fica é metabolizado pela levedura que então gera cloro.

Não sabia disso e foi muito difícil identificar a causa, já que tomo todos os cuidados em relação ao cloro na água.

O Iodo em si não gera o flavor "Hospitalar" mas é a causa do Clorofenol.

Se usar a medida de 1 grama por Kg como recomendado, 1 ml/L , é super de boa você não vai ter problemas.
"Lavando" com álcool menos ainda.
 
Para nosso uso, assisti a uma palestra na ACERVA ES semana passada que indicava 12,5 ppm, que no caso do iodophor seria 0,55 ml por litro. Já tive um sabor de cebion numa cerveja, por conta do excesso desse sanitizante.
 
Back
Top