DMS no início da fermentação de lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

janboman

Member
Joined
Mar 13, 2020
Messages
22
Reaction score
9
Fiz uma Munich Helles, 60 min mash (67 graus) e 90 min de fervura.
Inoculei um starter q estava a uns 10 graus num mosto a 20 graus (não consegui baixar mais q isso).
Botei no freezer e em umas 8 horas atingiu os 9 graus em q vou manter a fermentação primária.
Está com gosto intenso de suco de milho. A fermentação ainda não iniciou dois dias após.
Alguma chance de esse gosto sumir ou vou perder a cerva ?
 
Last edited:
"Fiz uma Munich Helles, 60 min mash e 90 min de fervura a 67 graus."

Pera aí...

Você errou a frase acima, certo? Fez 60 minutos de mash a 67ºC e 90 minutos de fervura, fervendo mesmo né? Borbulhando e tal...
 
"Fiz uma Munich Helles, 60 min mash e 90 min de fervura a 67 graus."

Pera aí...

Você errou a frase acima, certo? Fez 60 minutos de mash a 67ºC e 90 minutos de fervura, fervendo mesmo né? Borbulhando e tal...
Sim, vc está correto, a frase está incorreta.

Foram 60 min de mash a 67 graus, mais 90 minutos de fervura (aqui 97.8 graus) borbulhando e tals.

editei o post corrigindo a frase. tx
 
Last edited:
Aprendi em um curso dado por um mestre da Unicesumar que 67 graus você degrada toda a beta amilase ou seja tua cerveja fica sem açúcares fermenteciveis. O ideal é fazer uma rapa a 62 graus por 15 minutos 63 graus por 30 minutos. Por que: você começa quebrar o amido pela ponta e a 63 graus você termina de quebrar a beta amilase. Para laguer você deve faser puta rampa a 72 graus por 10 minutos. Despois que passei a fazer isto minhas fermentavoes, OG e FG sempre deram certo. Em cervejas Ale você faz a mesma coisa, se ela deve ter um doce do mal faz a rampa 72 graus por 15 minutos. Você também deve por 15 minutos antes do final da fervura nutriente yeastamina ou cervomoyces .
 
Outra coisa deixa o mosto na geladeira por 12 horas para ele ficar na temperatura inoculação levedura, levedura e mosto na mesma temperatura. Vai sair excelentes cervas...
 
Bem, como principiante, tendo sido minha primeira lager, vou aqui deixar o registro do q está a ocorrer.
Cinco dias passados da inoculação observei q o mosto iniciou a fermentação no 3o dia e atualmente (passados 5 dias) está com uma cor barrenta (acho q levei muito trub ao fermentador, meu whirlpool não foi muito bom).
De qqer forma, o sabor de suco de milho intenso parece estar sumindo, acho q no fim vai dar certo.
A verificar.
 
Após 7 dias maturação a 0 C graus. No 5 dia maturação vai estar mais límpida. Você pode adicionar 6 gramas gelatina incolor em 200 mililitros de água misturados(para cada 20 litros). Você mistura a gelatina com a água e coloca no microondas por 15 minutos retira o copo e mexe com colher, coloca novamente no micro mais 15 minutos retira e mexe. Depois repete o processo levando cada vez por 5 minutos até a gelatina estar translúcida. Abre o balde fermentador e depeja a gelatina dentro. Após 2 dias tua cerveja vai estar translúcida e é somente evazar
 
Após 7 dias maturação a 0 C graus. No 5 dia maturação vai estar mais límpida. Você pode adicionar 6 gramas gelatina incolor em 200 mililitros de água misturados(para cada 20 litros). Você mistura a gelatina com a água e coloca no microondas por 15 minutos retira o copo e mexe com colher, coloca novamente no micro mais 15 minutos retira e mexe. Depois repete o processo levando cada vez por 5 minutos até a gelatina estar translúcida. Abre o balde fermentador e depeja a gelatina dentro. Após 2 dias tua cerveja vai estar translúcida e é somente evazar
Ao invés de 15 minutos não seria 15 segundos?
 
Fiz uma Munich Helles, 60 min mash (67 graus) e 90 min de fervura.
Inoculei um starter q estava a uns 10 graus num mosto a 20 graus (não consegui baixar mais q isso).
Botei no freezer e em umas 8 horas atingiu os 9 graus em q vou manter a fermentação primária.
Está com gosto intenso de suco de milho. A fermentação ainda não iniciou dois dias após.
Alguma chance de esse gosto sumir ou vou perder a cerva ?

Olá!

Uma dica que tenho seguido é sempre baixar o máximo possível com chiller e restante na geladeira/freezer, até a temperatura correta de inoculação, evitando ao máximo choque térmico...

Geralmente estou seguindo um calendário para Lagers desta forma:

1- faço o starter no começo manhã
2- brassagem a tarde
3- finalizo no começo da noite e deixo o mosto para ser resfriado até 10 graus no freezer de fermentação
4- coloco o starter no final da noite na geladeira (para decantar a levedura e reduzir a temperatura)
5- início da manhã seguinte, faço aeração com bomba de aquário por uns 30 minutos e inoculo a 10 graus (as vezes descarto o sobre-nadante do starter, as vezes não), deixando subir naturalmente até a temperatura de fermentação, 11/12 graus.

O seu lagtime pode ter acontecido pelo choque térmico da levedura... Como elas são organismos sensíveis, qualquer variação muito brusca pode acontecer de entrar em dormência (imagine em um dia muito quente, entrar em um banco com ar condicionado muito gelado, é uma sensação bem ruim).

Em relação ao gosto de milho, fica tranquilo, mosto durante a fermentação tem gosto bem estranho mesmo e quanto mais leve e pouco lupulada a cerveja, mais gosto de malte e cerais vai ter

No final, conta para nós como ficou!

PS: estou fazendo também uma Helles!

Um abração
 
Olá!

Uma dica que tenho seguido é sempre baixar o máximo possível com chiller e restante na geladeira/freezer, até a temperatura correta de inoculação, evitando ao máximo choque térmico...

Geralmente estou seguindo um calendário para Lagers desta forma:

1- faço o starter no começo manhã
2- brassagem a tarde
3- finalizo no começo da noite e deixo o mosto para ser resfriado até 10 graus no freezer de fermentação
4- coloco o starter no final da noite na geladeira (para decantar a levedura e reduzir a temperatura)
5- início da manhã seguinte, faço aeração com bomba de aquário por uns 30 minutos e inoculo a 10 graus (as vezes descarto o sobre-nadante do starter, as vezes não), deixando subir naturalmente até a temperatura de fermentação, 11/12 graus.

O seu lagtime pode ter acontecido pelo choque térmico da levedura... Como elas são organismos sensíveis, qualquer variação muito brusca pode acontecer de entrar em dormência (imagine em um dia muito quente, entrar em um banco com ar condicionado muito gelado, é uma sensação bem ruim).

Em relação ao gosto de milho, fica tranquilo, mosto durante a fermentação tem gosto bem estranho mesmo e quanto mais leve e pouco lupulada a cerveja, mais gosto de malte e cerais vai ter

No final, conta para nós como ficou!

PS: estou fazendo também uma Helles!

Um abração
Olá. No fim das contas ficou ótima a Munich Helles, acho que não houve grandes prejuízos por ter inoculando o fermento em temperatura inadequada.
Com 10 dias de carbonatação já está show, creio q mais uns 10 dias vai estar mais maturadinha ainda e o sabor, que já está ótimo, deve melhorar.
Segue foto, não usei clarificantes, mas fiquei satisfeito com a aparência, talvez possa melhorar alguma coisa na retenção de espuma numa próxima.
A imagem não faz jus ao sabor, vou repetir com ctz.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-09-04 at 15.13.12 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-04 at 15.13.12 (1).jpeg
    22 KB · Views: 14
Muito legal

O pessoal do brulosophy fermenta lager com perfil de fermentação de ale, segundo eles sem off flavor
To tomando coragem de tentar
 
Muito legal

O pessoal do brulosophy fermenta lager com perfil de fermentação de ale, segundo eles sem off flavor
To tomando coragem de tentar
já li sobre. fico meio receoso tbem, mas tem q tentar pra ver se vale a pena. conta aí pra nós depois como foi a experiência.

Não resisti em exibir de novo minha Munich Helles, é incrível como a paciência é importante, a cada dia a aparência e o sabor vão melhorando.
 

Attachments

  • 20200905_141059.jpg
    20200905_141059.jpg
    43.8 KB · Views: 13
Back
Top