DIY Resfriando fermentadores cônicos simples

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

peterthomasu

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2015
Messages
268
Reaction score
74
Buenas Confrades,

venho postar esse projeto que estou executando, esta sendo construído ainda, mas acho bom acompanharem o projeto até para algumas possíveis sugestões já que muita coisa está sendo feita no "achometro". Me baseei em uma montagem do HBT gringo.

Basicamente são dois projetos, um banco de água/glicol refrigerado e um sistema para recircular essa água pelos fermentadores.

Esse projeto seria mais fácil, eu ia comprar fermentadores com camisa, porém não achei na indupropil rotomoldados encamisados, apenas os simples então segui com eles mesmo, assim como no tópico original. A solução é colocar uma serpentina de aço inox no meio do mosto e recircular a água por ali.

O banco de água gelada é fácil, comprei um ar condicionado de janela de 7500 BTU usado, não tirei foto dele antes da montagem mas era desse modelo aqui:

PRO_Fot491_1_Full.jpg


Aqui já desmontado

IMG_4046_zpswft0aksz.jpg


Apenas posicionei o evaporador dentro de uma caixa de isopor de 50 litros.

IMG_4893_zpstm3etlaw.jpg


IMG_4894_zpsacphyq1v.jpg



O controle dele é simples, tirei o controlador original e coloquei um TIC para controlar o compressor e o motor.


A estande onde vai ser montado não precisa de muita explicação, as imagens falam por si, no andar de baixo vai o banco de água, em cima os fermentadores.

IMG_4310_zpsaf72vpth.jpg


IMG_4323_zpsoe4dvqts.jpg


IMG_4334_zpsrjugrls4.jpg



Para o sistema de recirculação vou usar duas bombas, uma de aquário usada para criar correnteza e vai ser acionada quando o ar condicionado estiver ligado.

IMG_4901_zpsetpzz7fw.jpg



E essa de 1/6hp que de fato vai de fato recircular a água, ambas compradas no ebay:

IMG_4873_zpsvi7ysozk.jpg


No ebay comprei também os esses conectores hidráulicos, totalmente ignorantes para um fermentador de 20 litros, porém eu precisava que fossem de 1/2 para garantir uma boa vazão e tentar preservar a bomba:

5C4B9D54-CD1C-45CD-AF44-911D6CD2F2FA_zpsvafkqivg.jpg



Eles vão por fora da tampa do fermentador e por dentro vai a porca de compressão de 1/2 de inox comprada no aliexpress segurado a serpentina, feita sob medida para o fermentador.

81023578-2BC4-4016-8F2A-B3A4584B6588_zpshq2dcjbg.jpg




Aqui o conjunto montado na tampa

IMG_4888_zpsrmh6cohc.jpg


IMG_4898_zpsbcuazizc.jpg


IMG_4899_zpszegi3dpp.jpg



Aqui com a fêmea engatada da para ter uma ideia da ignorância desses conectores:

IMG_4900_zpsrxfxhrnl.jpg



Já chegaram direto da china também as válvulas motorizadas, cada TIC vai comandar uma válvula junto com o motor de 1/6 para efetuar a recirculação pelo fermentador correspondente.

C12DB210-83B7-4506-8FC9-BFA7A3B5BB6A_zpstdmeexah.jpg



O esquema do fluxo de água:

Fluxo%20de%20agua_zpspmyafu3m.jpg




Por enquanto é isso, o próximo passo é aguardar a chegada da serpentina, enquanto ela não chega vou adiantando as tubulações e conexões de água.


Espero que gostem, qualquer dúvida ou sugestão estou aqui.


Abraços e saúde!! :tank:
 
Quando eu tinha um fermentador cônico eu tinha a mesma ideia que você para refrigerar ele. Depois posta ele funcionando e mais detalhes da construção. Parabéns pelo projeto!
 
Obrigado por compartilhar!!

Estou pensando em fazer exatamente o mesmo,mas com um de 100L e um de 50L da Indupropil.

Deixa eu te incomodar um pouco então:
Vai fazer algum tipo de isolamento externo?
Para as tubulações externas,já definiu qual tipo de tubo vai usar?
Qual o diâmetro da espiral da serpentina e quantos metros vai ter?
Você poderia postar o link da bomba?

Desculpe as perguntas mas estou começando a fazer o projeto e queria sanar estas duvidas.

Obrigado.

Att. Henrique MIlk
 
Bom dia Henrique,

Vamos lá:

Vai fazer algum tipo de isolamento externo?
Sim, a princípio vou revestir o fermentador com aqueles EVA grossos de acampamento.

Para as tubulações externas,já definiu qual tipo de tubo vai usar?

Vou usar tubos de PVC de 1/2, revestidos com aquelas espumas para revestir canos de ar condicionado.

Qual o diâmetro da espiral da serpentina e quantos metros vai ter?

O diâmetro será de 16cm, é o limite que da para entrar pela tampa do fermentador de 20 litros. A metragem eu não sei quanto ficou, encomendei no chutometro, ela tem 8cm de raio e a altura do espiral é de 16cm.

Você poderia postar o link da bomba?

Bomba de aquário para homogeneizar o banco de água
http://www.ebay.com/itm/251070391913?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT

Bomba que vai recircular a água pelas serpentinas
http://www.ebay.com/itm/302119903622?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT#shpCntId


Qualquer dúvida pode perguntar.

Abração!!
 
Peter, você chegou a calcular a resistência dos tubos pra escolher a bomba?

Digo isso porque comprei uma Sarlo Better 2000 (nacional) e o fluxo na saída do meu chiller de imersão tá meio que no limite, (pra baixo), talvez essas bombas gringas de 1/6 hp sejam melhores.
 
Peter, você chegou a calcular a resistência dos tubos pra escolher a bomba?

Digo isso porque comprei uma Sarlo Better 2000 (nacional) e o fluxo na saída do meu chiller de imersão tá meio que no limite, (pra baixo), talvez essas bombas gringas de 1/6 hp sejam melhores.

A bomba na verdade foi sugestão do autor da ideia original, ele usa uma dessa para 3 fermentadores de 60 litros cada, então acho que vai tranquilo nos meus de 20.:tank:

Abraços!
 
Obrigado pelas respostas.

Eu pensei em utilizar essas válvulas com solenoide, será que ia restringir muito o fluxo?
Para o isolamento estou pensando em comprar um rolo de manta elastomérica da armacell.
E o diâmetro da serpentina vai usar 3/8" ou 1/2"?
 
Obrigado pelas respostas.

Eu pensei em utilizar essas válvulas com solenoide, será que ia restringir muito o fluxo?
Para o isolamento estou pensando em comprar um rolo de manta elastomérica da armacell.
E o diâmetro da serpentina vai usar 3/8" ou 1/2"?

Cara, pensei nas solenoides também mas preferi não arriscar e parti para as motorizadas, não sei se daria certo com as solenoides.

Legal a dica dessa manta, não conhecia, vou procurar aqui em BH pra ver se acho fácil. Inclusive fica mais bonito a manta preta do que aquele prateado do revestimento do EVA.

Encomendei a serpentina de 1/2 no mercado livre.

Abração!
 
Uma atualização tímida antes de uma viagem a trabalho, semana que vem estou de volta e tento finalizar pelo menos um fermentador funcionando antes do ano novo. [emoji119]

Na foto um dryfit das vias de água!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Attachments

  • ImageUploadedByTapatalk1482182827.191738.jpg
    ImageUploadedByTapatalk1482182827.191738.jpg
    356 KB · Views: 498
Bacana seu projeto. Me animou a fazer um pois tenho um aparelho de ar desses parado aqui. Depois vc me fala do rendimento. E para desmontar e colocar a evaporadora vc precisou cortar a tubulação de cobre ou comseguiu direto?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Bacana seu projeto. Me animou a fazer um pois tenho um aparelho de ar desses parado aqui. Depois vc me fala do rendimento. E para desmontar e colocar a evaporadora vc precisou cortar a tubulação de cobre ou comseguiu direto?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Boa tarde Luiz,

Não tive que cortar não, fui só dobrando no braço mesmo com cuidado, o cobre é bem maleável então não tive problema.

Abração!
 
O próximo passo foi o teste do banco de água, peguei um controlador que eu usava para as brassagens antes do ardbir e liguei do jeito que ele vai funcionar, um mesmo TIC vai acionar o ar condicionado e a bomba ao mesmo tempo:

Foto%2014-01-17%2018%2004%2057_zpsa30pm45p.jpg


Foto%2014-01-17%2018%2005%2029_zpsbhlp1lik.jpg


Foto%2015-01-17%2013%2025%2004_zpsilc9bkzs.jpg



Sucesso, agora vou começar a parte eletrica.

Abraços!
 
Que beleza. Então não precisou nem mexer com o gás, legal. E a temperatura da água, eu vi três graus, foi o mínimo que chegou?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Esqueci de perguntar, será que pode dar alguma oxidação na evaporadora ficando mergulhada na água. Chegou a pesquisar algo?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Que beleza. Então não precisou nem mexer com o gás, legal. E a temperatura da água, eu vi três graus, foi o mínimo que chegou?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Na verdade não, eu setei 3ºc porque estava usando só agua. Com certeza da para chegar a temperaturas negativas usando glicol ou alguma coisa assim, a minha ideia inicial inclusive era essa mas me alertaram que passando a temperaturas muito baixas eu corria risco de congelar o mosto que estivesse em contato com a serpentina.


Esqueci de perguntar, será que pode dar alguma oxidação na evaporadora ficando mergulhada na água. Chegou a pesquisar algo?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Cara, não pesquisei mas acredito que não tenha problema com oxidação, no ar condicionado normal costuma condensar água na evaporadora, então acho que eles já sejam preparados para umidade.

Abraço!
 
Interessante. Eu perguntei da temperatura pois estou pensando em usar esse banco de água gelada também para gelar barril e ajudar a resfriar mosto. Essa faixa atende. E quanto a consumo de energia?, vi que esse aparelho da consul tem a eficiência bem baixa.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Interessante. Eu perguntei da temperatura pois estou pensando em usar esse banco de água gelada também para gelar barril e ajudar a resfriar mosto. Essa faixa atende. E quanto a consumo de energia?, vi que esse aparelho da consul tem a eficiência bem baixa.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk



Cara, não medi o consumo, mas acredito que deve ser muito pouco ainda mais no seu caso que é pra gelar barril e vai manter a temperatura constante porque no meu caso vai vir agua "quente" das serpemtinas. Vou medir mais precisamente mas a temperatura sobe a mais ou menos um grau por hora, então se você colocar o barril e setar o termostato a -1 e histerese de 2c, acredito eu que ele vai acionar a cada duas horas mais ou menos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu também fiz um projeto desse, só que com uma caixa térmica invés do isopor.
Consegui fazer coldcrash e maturação de 2 cônicos de +-60L cada tranquilamente.

O único porém no meu caso foi o barulho e o calor, pois usava o ar dentro de uma sala pequena.

Por conta disso mudei para um freezer de sorveteria, mas ainda não consegui chegar na configuração ótima para coldcrash nele.
 
Eu também fiz um projeto desse, só que com uma caixa térmica invés do isopor.
Consegui fazer coldcrash e maturação de 2 cônicos de +-60L cada tranquilamente.

O único porém no meu caso foi o barulho e o calor, pois usava o ar dentro de uma sala pequena.

Por conta disso mudei para um freezer de sorveteria, mas ainda não consegui chegar na configuração ótima para coldcrash nele.

De fato o barulho do ar condicionado é um problema. Tenho um freezer aqui mas queria poder ter flexibilidade de temperaturas para levas diferentes, então estou usando o freezer só para cold crash e maturação, como minhas levas são de 20litros só é tranquila essa movimentação.

Abraços!
 
90%

No pé que está já da para colocar cerveja para fermentar, e é o que vou fazer no domingo, aí coloco um vídeo mostrando o sistema funcionando.

Abraços.

Massa! Fico no aguardo. Comprei dois fermentadores rotomoldados e vou começar a fazer o meu banco. Minha maior dúvida ainda é utilizar apenas uma bomba e várias válvulas ou utilizar uma bombinha menor (DC) por fermentador. Estou inclinado à segunda opção.
 
Decidi não fazer um tópico novo, porque quero fazer exatamente o que o post está propondo.
Vou adquirir 5 fermentadores de 100l e quero resfria-los via chiller de imersão.
Minha dúvida é que materiais usar. É melhor fazer como no início do post com solenóides (ou válvulas motorizadas) ou com bombinha individuais? Pretendo automatizar tudo com o CraftBrewPI, meu Raspberry está chegando! (espero...)

Minha maior dúvida ainda é utilizar apenas uma bomba e várias válvulas ou utilizar uma bombinha menor (DC) por fermentador. Estou inclinado à segunda opção.

Quanto à "bombinha menor" que tipo de bomba você está pensando? Como é para glicol, precisar ser resistente à ação de álcool? Pensei nessas bombas de combustível tipo essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/...de-combustivel-4-bar-motor-flex-universal-_JM

Vai prestar?
 
Decidi não fazer um tópico novo, porque quero fazer exatamente o que o post está propondo.
Vou adquirir 5 fermentadores de 100l e quero resfria-los via chiller de imersão.
Minha dúvida é que materiais usar. É melhor fazer como no início do post com solenóides (ou válvulas motorizadas) ou com bombinha individuais? Pretendo automatizar tudo com o CraftBrewPI, meu Raspberry está chegando! (espero...)



Quanto à "bombinha menor" que tipo de bomba você está pensando? Como é para glicol, precisar ser resistente à ação de álcool? Pensei nessas bombas de combustível tipo essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/...de-combustivel-4-bar-motor-flex-universal-_JM

Vai prestar?

Não, amigo. As bombas que eu falo são bombas do tipo Brushless, magnéticas, DC. Tipo as bombas que o pessoal usa pra recircular cerveja.

Como você vai refrigerar grandes volumes, não sei se não é melhor partir pra um sistema mais robusto e profissional (ar condicionado não me parece a melhor saida pra você.
 
@peterthomasu como esta indo a fermentação? quantos fermentadores de 20L vc pretende utilizar nesse sistema.

fez mistura da agua com outro liquido para poder baixar o grau de congelamento do banco?
 
Tem o esquema elétrico que tu fez para "desviar" o termostato original do ar condicionado?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@peterthomasu como esta indo a fermentação? quantos fermentadores de 20L vc pretende utilizar nesse sistema.

fez mistura da agua com outro liquido para poder baixar o grau de congelamento do banco?

- Esta funcionando muito bem, já fermentei umas 4 levas com sucesso

- Pretendo trabalhar com 3 fermentadores simultaneamente.

- Não, estou trabalhando apenas com água o que de fato atrapalha na hora do coldcrash.


Abraços
 
Novidades?

Falta só atualizar o post! :( O primeiro fermentador já esta rodando com sucesso, é que casei em maio agora aí estou na correria. Mas esse fim de semana vou brassar e faço um vídeo mostrando o equipamento.

Abraços.
 
Tem o esquema elétrico que tu fez para "desviar" o termostato original do ar condicionado?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara não tenho até porque cada ar condicionado é de um jeito. Mas é bem simples(pelo menos nesse que usei), é só pegar o esquema elétrico dele(geralmente vem em uma etiqueta grudada nele) e achar os fios que acionam o compressor e a ventoinha e liga-los direto. Eu também não sabia fazer, quem me instruiu foi o Fabio aqui do forum mesmo.

Abraços!
 
Cara não tenho até porque cada ar condicionado é de um jeito. Mas é bem simples(pelo menos nesse que usei), é só pegar o esquema elétrico dele(geralmente vem em uma etiqueta grudada nele) e achar os fios que acionam o compressor e a ventoinha e liga-los direto. Eu também não sabia fazer, quem me instruiu foi o Fabio aqui do forum mesmo.

Abraços!

Perguntei pq o que eu tenho é igual a este, mas a tal etiqueta já caiu :(

De qualquer forma valeu!
 
Perguntei pq o que eu tenho é igual a este, mas a tal etiqueta já caiu :(



De qualquer forma valeu!



Achei as fotos do começo do projeto, qualquer se quiser mais alguma me fala que posto. Abraço!! ImageUploadedByTapatalk1497980890.503203.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Opa! Vou buscar meu ar condicionado hoje! 7500 btu. Daí, vou começar o projeto. Creio que farei com válvulas solenóide, por enquanto (pois já possuo as mesmas).
Cadê as atualizações?
 
Por que não colocar o fermentador imerso em um tanque de água e refrigerar a água direto, com recirculação contínua?

Pode-se usar também uma unidade condensadora (externa) de um ar split e usar o radiador da unidade interna para resfriar a água. No meuver, facilitaria e muito as conexões, evitando soldas, por exemplo.
 
@peterthomasu, comprei os baguii todo, mas estou com dúvidas em algumas coisas:
1) Vi que sua válvula de bypass é manual. Você deixa ela entreaberta em mais ou menos quantos %?
2) Como é a "programação"?
- histerese;
- quando ligar bomba;
- quando ligar o ar.

Vi um pessoal que deixa a bomba circulando 24/7 no sistema e abrindo e fechando as válvulas quando a temperatura do fermentador sobe. A histerese era de 5°C e a temperatura ficava 3°C abaixo da temperatura mais baixa requerida pelo sistema.

Se puder Passar como ficou seu setup, avise.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Parabéns pelo seu projeto, comprei agora um fermentador de parede dupla e pretendo usar o seu como base.

Fiquei em dúvida sobre este esquema de canos, pq são 3 vias?

Att.

Uma atualização tímida antes de uma viagem a trabalho, semana que vem estou de volta e tento finalizar pelo menos um fermentador funcionando antes do ano novo. [emoji119]

Na foto um dryfit das vias de água!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@peterthomasu, comprei os baguii todo, mas estou com dúvidas em algumas coisas:
1) Vi que sua válvula de bypass é manual. Você deixa ela entreaberta em mais ou menos quantos %?
2) Como é a "programação"?
- histerese;
- quando ligar bomba;
- quando ligar o ar.

Vi um pessoal que deixa a bomba circulando 24/7 no sistema e abrindo e fechando as válvulas quando a temperatura do fermentador sobe. A histerese era de 5°C e a temperatura ficava 3°C abaixo da temperatura mais baixa requerida pelo sistema.

Se puder Passar como ficou seu setup, avise.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Boa, não vai se arrepender, vamos lá!

1) Vi que sua válvula de bypass é manual. Você deixa ela entreaberta em mais ou menos quantos %?


Com um fermentador apenas a válvula bypass fica em 50% mais ou menos, mas isso pode variar dependendo do comprimento da linha e etc, é tentativa e erro mas partir de 50% é uma boa ideia.

2) Como é a "programação"?
- histerese;

Histerese do tanque frio é de 5c na fermentação, deixo setado a 3c já que ele roda só com água.
Histerese da fermentação está 0,3c


- quando ligar bomba;


Acredito que você se refere a bomba que recircula a agua dentro do próprio tanque frio, ela aciona junto com o ar condicionado.


- quando ligar o ar.


Como falei ali em cima, no meu caso, o ar condicionado aciona quando a temperatura do tanque frio chega em 8c e desliga quando chega nos 3c.
 
Back
Top