DIY - Montagem do meu destilador (Pot Still)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Persevalli

Well-Known Member
Joined
Jan 21, 2017
Messages
508
Reaction score
397
Já estou usando há um tempo, mas nunca parei pra postar aqui.
Acho que não são muitos os interessados por aqui, mas vejo destilados como um complemento bacana para nosso hobby de fazer cervejas. E , claro, construir alguma coisa com as próprias mãos e ferramentas é sempre um prazer. Aprendi muito ao estudar destilados, destiladores, soldagem, materiais, etc. Recomendo, aprender novos skills é sempre uma satisfação.

Meu foco foi um destilador tipo Pot Still, o qual é mais indicado para destilados com algum sabor, como Whisky, Cachaça, Gin, Rum, etc (grosseiramente, mais sabor, menos pureza).
Já Vodka ou destilados neutros , ou mesmo quem foca em altíssimo ABV, o melhor é caminhar para distiladores com refluxo (grosseiramente, menos sabor, mais pureza). Não vou explorar mais aqui, o tema é bem complexo.

Detalhes do Projeto:
- o lyne arm - pescoço , após a coluna de destliação - inclinado pra baixo -> menos álcool, mais sabor coletado.
- o boiler é um Keg de 50 litros. O destilador é inteiro em cobre, soldado com solda sem chumbo (muito importante)
- aquecimento via gás , em breve será elétrico (infelizmente PID não funciona bem para destiladores)
- Soldas com maçarico portátil e gás MAPP
- Sem refluxo forçado (ex: água circulando na torre causando refluxo proposital, condensando o vapor de etanol ainda na torre, descendo ao boiler pra subir com mais pureza novamente);
- Condensador padrão Liebig - Uma espécie de jaqueta. Normalmente aqui no BR se usa Worm (serpentina) , mas este formato é mais eficiente.

Materiais:
Barra 54mm
Barra 42mm
Barra 28mm
Barra 15mm
Termômetro analógico no topo da torre (muita gente não gosta, eu acho lindo..kkk)
Grampo TC-Clamp
Tees
Caps
Buchas de redução

01.jpg


Montagem:
02.jpg
 
Tomando forma:
Torre e condensador juntos

05.jpg


soldando as partes - está quase lá!!!!

06.jpg
 
Montado e limpo
(aliás, cobre limpo é lindo... mas a beleza aparente não dura nada se não houver uma camada de proteção)

07.jpg


Pronto!!!!!!!!!

08.jpg
 
Destilador em ação: fracionando...
Foreshot , Heads , Hearts, Tail....

IMG_5229.PNG


09.jpg



Moonshine receita UJSSM envelhecendo com dadinhos de carvalho


10.jpg


Whisky, escolhendo o blend de madeiras pra botar pra envelhecer por pelo menos 6 meses...

IMG_5230.PNG


É isso, espero que gostem.

Abs
 
Last edited:
Cara, parabéns pelo projeto e obrigado por compartilhar seu projeto .... pretendo mais pra frente evoluir para isso ... a quanto tempo já faz destilados?
 
Cara, parabéns pelo projeto e obrigado por compartilhar seu projeto .... pretendo mais pra frente evoluir para isso ... a quanto tempo já faz destilados?
Bom dia vizinho, beleza?

Faz alguns anos já, mas mais por brincadeira, usava o esquema de panela de pressão + serpentina pra aprender. Mas é difícil fazer coisa boa de forma precária. Já o destilador "de verdade" eu montei este ano. Tenho feito Whisky (Single Malt) e Moonshine. Gin , Cachaça e Rum estão na fila.
 
Bom dia vizinho, beleza?

Faz alguns anos já, mas mais por brincadeira, usava o esquema de panela de pressão + serpentina pra aprender. Mas é difícil fazer coisa boa de forma precária. Já o destilador "de verdade" eu montei este ano. Tenho feito Whisky (Single Malt) e Moonshine. Gin , Cachaça e Rum estão na fila.
kkk você é de Jundiaí?
 
amigo conte mais sobre o mosto para fazer o destilado, no whisky por exemplo tem que ser algum malte especial? Tenho interesse em passar para essa área mais pra frente. Dizem que a primeira parte que sai é bem toxica, como saber o quanto eliminar?
 
amigo conte mais sobre o mosto para fazer o destilado, no whisky por exemplo tem que ser algum malte especial? Tenho interesse em passar para essa área mais pra frente. Dizem que a primeira parte que sai é bem toxica, como saber o quanto eliminar?

Olá Rdinallo,
Sobre o wash, tipicamente usa-se maltes bases com algum toque de malte especial para acentuar determinada característica sensorial no produto final. Depende muito do que você quer fazer, como no nosso querido homebrewing. A grande diferença é que o destilador a ser usado influencia brutalmente no produto final, bem como os cortes feitos.

Sobre o grain bill:
Um estilo escocês turfado terá, tipicamente, malte base + malte peated
Um bourbon terá milho, centeio, cevada.
Eu gosto muito da combinação Cevada, Trigo, Aveia.

Sobre a toxicidade:
Existe muito mito aqui, principalmente no que diz respeito ao Metanol. Mas podemos dizer com segurança que

- o Foreshot (primeira fração) é intragável (muita acetona, acetaldeído, etc - puro cheiro de solvente ) - descarta-se
- Heads (segunda fração), inicia intragável na transição do Foreshot e termina delicioso na transição pros Hearts
- Hearts é a parte boa da brincadeira
- Tails , bastante sabor no início, mas também repleto de compostos indesejáveis, etanol reduzindo-se rapidamente conforme a temperatura sobe

Tipicamente você preserva os Hearts com algum blending vindo de Heads e Tails.
Onde começa um e termina outro é decisão do destilador e deve ser feito pelo sensorial (não pelo abv ou pela temperatura do vapor).
Quanto mais pretende-se envelhecer o destilado, mais fundo dá pra ir nas cabeças e caudas. Uma bebida pra se beber ainda jovem tipicamente é 100% hearts.

Abs
 
Parabéns pelo projeto, ficou lindo d+! futuramente quero entrar no mundo dos destilados, indica algum livro ou site que tenha informações sobre receitas e processos?
 
Parabéns pelo projeto, ficou lindo d+! futuramente quero entrar no mundo dos destilados, indica algum livro ou site que tenha informações sobre receitas e processos?
Obrigado!
indico o homedistiller.org , site antigo , formato de fórum, com conteúdo muito valioso.
Sugiro evitar o Youtube. É tanta asneira sobre o assunto que dá vontade de chorar.
 
Parabéns pelo projeto!
Quanto de destilado você consegue utilizando este keg de 50l?

You get what you get... rs

Depende muito, os principais fatores que determinam isso são o ABV do wash , a quantidade de destilações e , principalmente, quão conservador você é nos cortes.

Um número pra dar uma noção, 15 a 18% do wash como produto acabado com boa qualidade é bem razoável.
 
Muito bom hem @Persevalli!!!!!

Eu pesquisei bastante há um tempo sobre destilados mas acabei desistindo. Aquele esquema da panela de pressão não me animou e um destilador é bem salgado pra hobby. Legal essa tua alternativa.
Outra coisa que me fez dar um tempo é a dificuldade com as receitas. Eu queria fazer whisky e gim. Whisky até achei receitas mas gin foi mais dificil.
 
Last edited:
Me tira umas dúvidas...
1.png


Imagino que a água fria entre no azul e saia no vermelho... é isso mesmo?

2.png


Porque tem que ter essa parte longa acima do cotovelo?
 
Correto , Mvrinaldi, água fria entra na parte inferior e sai quente (ou morna, dependendo do fluxo) na parte superior, é o principio do contrafluxo e, principalmente, garante que a jaqueta do condensador liebig esteja sempre cheia, o que aumenta a eficiência do condensador e reduz risco de produzir vapor de álcool (não condensado) na saída - extremamente perigoso.

Já esta peça na parte superior não é realmente necessária, foi uma maneira de instalar o termômetro com mais facilidade. De qualquer forma ela gera um mínimo de refluxo passivo (pois não circula água para resfriar, apenas troca com o ambiente). No futuro é uma área que me permite instalar um condensador (procure por Boka Still pra ter um exemplo) se eu quiser realmente partir pro refluxo.
 
Last edited:
Muito bom hem @Persevalli!!!!!

Eu pesquisei bastante há um tempo sobre destilados mas acabei desistindo. Aquele esquema da panela de pressão não me animou e um destilador é bem salgado pra hobby. Legal essa tua alternativa.
Outra coisa que me fez dar um tempo é a dificuldade com as receitas. Eu queria fazer whisky e gim. Whisky até achei receitas mas gin foi mais dificil.
Bacana!
Whisky é relativamente simples, existem muitas variações de receita, equipamento e processo, claro, mas o básico é: -se mostura como uma cerveja, sem fervura e sem lupulagem. Fermenta-se e distila-se o fermentado, tipicamente duas vezes, a 1a a ~8 abv e a 2a a ~30 abv (tipicamente após a varios strip run, um spirit run). Mas leva tempo, facilmente 6 meses pra ter algo de qualidade.

Já Gin é um pouco mais complicado de fato, mas muito mais rápido. Você pode usar os condimentos/ervas macerados no destilado entre as destilações em vez da cestinha no caminho do vapor. Abaixo uma receita simples e excelente:

https://homedistiller.org/forum/viewtopic.php?f=14&t=48594
 
@Persevalli vc consegue mandar as medidas desse teu destilador? Imagino que as medidas sejam importantes. Dei uma lida no The Joy of Home Distilling e tem uma seção que fala dos destiladores e tem um modelo onde a altura é importante (a história de esfriar à medida que sobe e se transformar em líquido novamente). Imagino que o projeto que vc pegou leve isso em consideração.

Outra dúvida... tem como desmontar ele ou é todo soldado? Minha dúvida é porque se não desmontar, vai ser difícil tirar a água do resfriamento dele.
 
Olá Mvrinaldi. Claro.

O riser (não falo coluna pois é um nome errado neste caso, mas vale para entendimento) possui 2 polegadas de diâmetro e 90cm de altura.

O lyne arm horizontal possui 20cm e também diâmetro de 2 polegadas.

A partir daí a curva reduz para 28mm de diâmetro e segue assim até a ponta de saída do destilado. Nele também temos 90 cm de comprimento. A jaqueta do condensador possui 50 cm e utiliza cobre 42mm de diâmetro.

Sobre dimensionamento:

* a altura do riser ("coluna") não é critica em um Pot Still. Muito mais cobre aqui só aumentará custos de fabricação, sem benefício direto ao destilado. Seria diferente se não fosse pot still (ex coluna com refluxo). Em um Pot Still o ângulo do lyne arm é mais importante que o tamanho da "coluna".

[edit] Vale comentar também que o refluxo por mera troca de calor com o ambiente no riser (coluna) é quase nulo. Existe em algum nível, é claro, mas considerando que não há restrição alguma interna , que o vapor fica pouquíssimo tempo na coluna e que não há troca de calor forçada (via fluxo de água, por exemplo), eu diria que é quase zero.

* 2 polegadas de diâmetro é bastante adequado para 1 a 2 litros de destilado por hora. Além de encaixar quase que perfeitamente em um Keg padrão.

* existem calculadoras para você dimensionar o condensador Liebig. Se sua água de resfriamento for fria, ele pode ser diminuído. O mesmo se você tiver fartura de água e puder correr um bom volume dentro da jaqueta. Sugiro superdimensionar aqui, mas tomando cuidado para não criar peso demais e tornar o equipamento instável , o que é extremamente perigoso. Se usar fogo , use um ângulo parecido com o meu. Se for elétrico, pode descer mais próximo do Keg (ou boiler). Isso ajuda na estabilidade sem gerar riscos (destilado perto da fonte de calor, no caso do a gás).

Sobre desmontagem:
O meu é 100% soldado. Você não escapará de soldas, mas pode inserir algumas tri-clamps no sistema para facilitar desmontagem, se precisar. Não se preocupe com água na jaqueta pois:
- Não fica quase nada
- Não enferruja
- Não tem contato com onde passa o destilado.



Espero que ajude.

Abs
 
Last edited:

Latest posts

Back
Top