• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

DIY - Montagem do meu destilador (Pot Still)

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Mensagens
455
Correto , Mvrinaldi, água fria entra na parte inferior e sai quente (ou morna, dependendo do fluxo) na parte superior, é o principio do contrafluxo e, principalmente, garante que a jaqueta do condensador liebig esteja sempre cheia, o que aumenta a eficiência do condensador e reduz risco de produzir vapor de álcool (não condensado) na saída - extremamente perigoso.

Já esta peça na parte superior não é realmente necessária, foi uma maneira de instalar o termômetro com mais facilidade. De qualquer forma ela gera um mínimo de refluxo passivo (pois não circula água para resfriar, apenas troca com o ambiente). No futuro é uma área que me permite instalar um condensador (procure por Boka Still pra ter um exemplo) se eu quiser realmente partir pro refluxo.
 
Última edição:

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Mensagens
455
Muito bom hem @Persevalli!!!!!

Eu pesquisei bastante há um tempo sobre destilados mas acabei desistindo. Aquele esquema da panela de pressão não me animou e um destilador é bem salgado pra hobby. Legal essa tua alternativa.
Outra coisa que me fez dar um tempo é a dificuldade com as receitas. Eu queria fazer whisky e gim. Whisky até achei receitas mas gin foi mais dificil.
Bacana!
Whisky é relativamente simples, existem muitas variações de receita, equipamento e processo, claro, mas o básico é: -se mostura como uma cerveja, sem fervura e sem lupulagem. Fermenta-se e distila-se o fermentado, tipicamente duas vezes, a 1a a ~8 abv e a 2a a ~30 abv (tipicamente após a varios strip run, um spirit run). Mas leva tempo, facilmente 6 meses pra ter algo de qualidade.

Já Gin é um pouco mais complicado de fato, mas muito mais rápido. Você pode usar os condimentos/ervas macerados no destilado entre as destilações em vez da cestinha no caminho do vapor. Abaixo uma receita simples e excelente:

 

mvrinaldi

Well-Known Member
Afiliado
6/1/16
Mensagens
239
@Persevalli vc consegue mandar as medidas desse teu destilador? Imagino que as medidas sejam importantes. Dei uma lida no The Joy of Home Distilling e tem uma seção que fala dos destiladores e tem um modelo onde a altura é importante (a história de esfriar à medida que sobe e se transformar em líquido novamente). Imagino que o projeto que vc pegou leve isso em consideração.

Outra dúvida... tem como desmontar ele ou é todo soldado? Minha dúvida é porque se não desmontar, vai ser difícil tirar a água do resfriamento dele.
 

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Mensagens
455
Olá Mvrinaldi. Claro.

O riser (não falo coluna pois é um nome errado neste caso, mas vale para entendimento) possui 2 polegadas de diâmetro e 90cm de altura.

O lyne arm horizontal possui 20cm e também diâmetro de 2 polegadas.

A partir daí a curva reduz para 28mm de diâmetro e segue assim até a ponta de saída do destilado. Nele também temos 90 cm de comprimento. A jaqueta do condensador possui 50 cm e utiliza cobre 42mm de diâmetro.

Sobre dimensionamento:

* a altura do riser ("coluna") não é critica em um Pot Still. Muito mais cobre aqui só aumentará custos de fabricação, sem benefício direto ao destilado. Seria diferente se não fosse pot still (ex coluna com refluxo). Em um Pot Still o ângulo do lyne arm é mais importante que o tamanho da "coluna".

[edit] Vale comentar também que o refluxo por mera troca de calor com o ambiente no riser (coluna) é quase nulo. Existe em algum nível, é claro, mas considerando que não há restrição alguma interna , que o vapor fica pouquíssimo tempo na coluna e que não há troca de calor forçada (via fluxo de água, por exemplo), eu diria que é quase zero.

* 2 polegadas de diâmetro é bastante adequado para 1 a 2 litros de destilado por hora. Além de encaixar quase que perfeitamente em um Keg padrão.

* existem calculadoras para você dimensionar o condensador Liebig. Se sua água de resfriamento for fria, ele pode ser diminuído. O mesmo se você tiver fartura de água e puder correr um bom volume dentro da jaqueta. Sugiro superdimensionar aqui, mas tomando cuidado para não criar peso demais e tornar o equipamento instável , o que é extremamente perigoso. Se usar fogo , use um ângulo parecido com o meu. Se for elétrico, pode descer mais próximo do Keg (ou boiler). Isso ajuda na estabilidade sem gerar riscos (destilado perto da fonte de calor, no caso do a gás).

Sobre desmontagem:
O meu é 100% soldado. Você não escapará de soldas, mas pode inserir algumas tri-clamps no sistema para facilitar desmontagem, se precisar. Não se preocupe com água na jaqueta pois:
- Não fica quase nada
- Não enferruja
- Não tem contato com onde passa o destilado.



Espero que ajude.

Abs
 
Última edição:

Latest posts

Topo