• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

DIY - Montagem do meu destilador (Pot Still)

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Já estou usando há um tempo, mas nunca parei pra postar aqui.
Acho que não são muitos os interessados por aqui, mas vejo destilados como um complemento bacana para nosso hobby de fazer cervejas. E , claro, construir alguma coisa com as próprias mãos e ferramentas é sempre um prazer. Aprendi muito ao estudar destilados, destiladores, soldagem, materiais, etc. Recomendo, aprender novos skills é sempre uma satisfação.

Meu foco foi um destilador tipo Pot Still, o qual é mais indicado para destilados com algum sabor, como Whisky, Cachaça, Gin, Rum, etc (grosseiramente, mais sabor, menos pureza).
Já Vodka ou destilados neutros , ou mesmo quem foca em altíssimo ABV, o melhor é caminhar para distiladores com refluxo (grosseiramente, menos sabor, mais pureza). Não vou explorar mais aqui, o tema é bem complexo.

Detalhes do Projeto:
- o lyne arm - pescoço , após a coluna de destliação - inclinado pra baixo -> menos álcool, mais sabor coletado.
- o boiler é um Keg de 50 litros. O destilador é inteiro em cobre, soldado com solda sem chumbo (muito importante)
- aquecimento via gás , em breve será elétrico (infelizmente PID não funciona bem para destiladores)
- Soldas com maçarico portátil e gás MAPP
- Sem refluxo forçado (ex: água circulando na torre causando refluxo proposital, condensando o vapor de etanol ainda na torre, descendo ao boiler pra subir com mais pureza novamente);
- Condensador padrão Liebig - Uma espécie de jaqueta. Normalmente aqui no BR se usa Worm (serpentina) , mas este formato é mais eficiente.

Materiais:
Barra 54mm
Barra 42mm
Barra 28mm
Barra 15mm
Termômetro analógico no topo da torre (muita gente não gosta, eu acho lindo..kkk)
Grampo TC-Clamp
Tees
Caps
Buchas de redução

01.jpg

Montagem:
02.jpg

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Tomando forma:
Torre e condensador juntos

05.jpg

soldando as partes - está quase lá!!!!

06.jpg

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Montado e limpo
(aliás, cobre limpo é lindo... mas a beleza aparente não dura nada se não houver uma camada de proteção)

07.jpg

Pronto!!!!!!!!!

08.jpg

Macfly

Active Member
Afiliado
20/10/19
Cara, parabéns pelo projeto e obrigado por compartilhar seu projeto .... pretendo mais pra frente evoluir para isso ... a quanto tempo já faz destilados?

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Cara, parabéns pelo projeto e obrigado por compartilhar seu projeto .... pretendo mais pra frente evoluir para isso ... a quanto tempo já faz destilados?
Bom dia vizinho, beleza?

Faz alguns anos já, mas mais por brincadeira, usava o esquema de panela de pressão + serpentina pra aprender. Mas é difícil fazer coisa boa de forma precária. Já o destilador "de verdade" eu montei este ano. Tenho feito Whisky (Single Malt) e Moonshine. Gin , Cachaça e Rum estão na fila.

Macfly

Active Member
Afiliado
20/10/19
Bom dia vizinho, beleza?

Faz alguns anos já, mas mais por brincadeira, usava o esquema de panela de pressão + serpentina pra aprender. Mas é difícil fazer coisa boa de forma precária. Já o destilador "de verdade" eu montei este ano. Tenho feito Whisky (Single Malt) e Moonshine. Gin , Cachaça e Rum estão na fila.
kkk você é de Jundiaí?

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
amigo conte mais sobre o mosto para fazer o destilado, no whisky por exemplo tem que ser algum malte especial? Tenho interesse em passar para essa área mais pra frente. Dizem que a primeira parte que sai é bem toxica, como saber o quanto eliminar?

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
amigo conte mais sobre o mosto para fazer o destilado, no whisky por exemplo tem que ser algum malte especial? Tenho interesse em passar para essa área mais pra frente. Dizem que a primeira parte que sai é bem toxica, como saber o quanto eliminar?
Olá Rdinallo,
Sobre o wash, tipicamente usa-se maltes bases com algum toque de malte especial para acentuar determinada característica sensorial no produto final. Depende muito do que você quer fazer, como no nosso querido homebrewing. A grande diferença é que o destilador a ser usado influencia brutalmente no produto final, bem como os cortes feitos.

Sobre o grain bill:
Um estilo escocês turfado terá, tipicamente, malte base + malte peated
Um bourbon terá milho, centeio, cevada.
Eu gosto muito da combinação Cevada, Trigo, Aveia.

Sobre a toxicidade:
Existe muito mito aqui, principalmente no que diz respeito ao Metanol. Mas podemos dizer com segurança que

- o Foreshot (primeira fração) é intragável (muita acetona, acetaldeído, etc - puro cheiro de solvente ) - descarta-se
- Heads (segunda fração), inicia intragável na transição do Foreshot e termina delicioso na transição pros Hearts
- Hearts é a parte boa da brincadeira
- Tails , bastante sabor no início, mas também repleto de compostos indesejáveis, etanol reduzindo-se rapidamente conforme a temperatura sobe

Tipicamente você preserva os Hearts com algum blending vindo de Heads e Tails.
Onde começa um e termina outro é decisão do destilador e deve ser feito pelo sensorial (não pelo abv ou pela temperatura do vapor).
Quanto mais pretende-se envelhecer o destilado, mais fundo dá pra ir nas cabeças e caudas. Uma bebida pra se beber ainda jovem tipicamente é 100% hearts.

Abs

cesarschiavo

Member
Afiliado
5/11/15
Parabéns pelo projeto, ficou lindo d+! futuramente quero entrar no mundo dos destilados, indica algum livro ou site que tenha informações sobre receitas e processos?

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Parabéns pelo projeto, ficou lindo d+! futuramente quero entrar no mundo dos destilados, indica algum livro ou site que tenha informações sobre receitas e processos?
Obrigado!
indico o homedistiller.org , site antigo , formato de fórum, com conteúdo muito valioso.
Sugiro evitar o Youtube. É tanta asneira sobre o assunto que dá vontade de chorar.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Parabéns pelo projeto!
Quanto de destilado você consegue utilizando este keg de 50l?
You get what you get... rs

Depende muito, os principais fatores que determinam isso são o ABV do wash , a quantidade de destilações e , principalmente, quão conservador você é nos cortes.

Um número pra dar uma noção, 15 a 18% do wash como produto acabado com boa qualidade é bem razoável.