• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Dividir o pacote de fermento

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Ricardo1984

Active Member
Afiliado
13/5/21
Estou fazendo uma Irish Red Ale e comprei o fermento Nottingham da Lallemand. Na receita que trabalhei diz que é metade de um pacote para uma leva de 10 L.
Como minha panela suporta apenas levas de 10 L, vou fazer duas levas. Minha ideia é usar apenas um pacote de fermento.
Já li no fórum sobre dividir o fermento seco. Mas eu pensei em dissolver em 200 mL de água fervida e usar 100 mL em cada leva de 10 L. Os outros 100 mL serão guardados em geladeira até o dia seguinte.
Alguém já fez isso ou acha que pode dar problema?
Obrigado.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Olá amigo, Melhor hidratar apenas meio pacote , fechar bem fechado, manter na geladeira e hidratar a outra metade no dia seguinte meia hora antes de inocular.

Aliás, ignore a quantidade de fermento indicada na receita. Use uma calculadora como a do brewersfriend.com.