Disjuntor para resistencia de 5.000 W

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Finganfour

Member
Joined
Mar 16, 2017
Messages
16
Reaction score
2
Boa Tarde Pessoal

estou para comprar uma resistência de 5.000 W para minha panela de 45 L e estou com 2 duvidas.

1-Qual a amperagem indicada disjuntor que devo comprar para suportar esta panela
2-Qual a amperagem da tomada para comprar também.
 
Ai é 110v ou 220 a tensão?
220v pode por um de pelo menos 25
Se for 110 vais precisar de um de 50
A tomada sugiro uma industrial, pq a de 20 doméstica pode derreter.
E o pessoal levantou uma questão importante o dimensionamento do fio, qual a distância que fica a tomada da sua caixa de distribuição? Quantos metros de fio vai usar? Com estas informações da para dimensionar o fio corretamente pois o comprimento e a carga afeta diretamente no dimensionamento do fio.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Como o amigo acima falou, para 220v um disjuntor de 25a e para 110v um disjuntor de 50a.

Hoje uso uma resistência de 5.000w/220v com disjuntor de 25a e uma fiação de 10mm, porque ainda não cheguei na capacidade que pretendo.

Usei 10mm porque tenho a ideia de ter duas resistências 5k/220v simultâneas, com um disjuntor de 50a.

Estudei bastante antes de começar a mexer com isso, elétrica é muito delicado e pode matar, ainda mais uma amperagem dessas.

Talvez você ainda precise refletir sobre a fiação do disjuntor até a tomada da sua resistência, no mínimo 4mm.

A tomada precisa ser do tipo industrial talvez de 32a, não sei se tem de 25a.
 
Como o amigo falou: NO MINIMO fio 4 mm para 25 amperes (se a voltagem for 220v) e mais grosso ainda se for 110v. O disjuntor não é mais importante que a bitola do fio, pelo simples fato que disjuntores são projetados para desarmar quando sobrecarregados. Se você colocar um disjuntor fraco num fio forte, ele vai desarmar mas não vai alem disso. Agora se você exceder a capacidade do fio, principalmente por tempos prolongados, ele vai aquecer, derreter, entrar em curto e pegar fogo. O que você não vai gostar que aconteça dentro de casa. Pense 10 vezes antes de colocar 5500w em 127v. Lembra da colegio. A=W/V. São 43 A em um só fio. É muita coisa, aliás uma casa inteira ás vezes não usa 43A.
 
Boa Tarde Pessoal

estou para comprar uma resistência de 5.000 W para minha panela de 45 L e estou com 2 duvidas.

1-Qual a amperagem indicada disjuntor que devo comprar para suportar esta panela.

2-Qual a amperagem da tomada para comprar também.

Respondo:

1) P=I x V, logo 5000 = 220 I >>> I = 22,73A ou I = 39,37A se usada em 127V. Portanto usando disjuntor de 25A para 220V e 40A para 127V dariam conta. Contudo sabemos que as tensões podem variar então, um bom projetista nunca trabalha sem folga. Então eu indicaria para você usar um disjuntor de 32A em 220V e 50A em 127V. Use fio PP de 10mm, não economize pra não ter dor de cabeça.

2) As tomada residenciais comuns foram feitas para operar com no máximo 20A, elas certamente vão derreter quando usares esta potência de 5000W. A solução é usar tomadas industriais.

Tem tomada industrial da marca Steck (muiiiiiitoooo caras) e JNG (caras) ou você pode comprar direto da China, onde se paga muiiiiitooooooooo mais barato, mas tem a inconveniência de ter de esperar de 60 a 90 dias pra receber. Segue o link dos china abaixo.

Para 220V - 32 Amperes:

https://pt.aliexpress.com/item/32A-...32717189951.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.yb82ht

Para 127V - 63 Amperes:

https://pt.aliexpress.com/item/63A-...32833102963.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.yb82ht

Abs
Renato Maia
 
Por experiência própria, não compraria nem tomadas da China, já comprei ssr que prometiam 40a e derreteram. Vai de steck e não tenha dor de cabeça.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Como o amigo acima falou, para 220v um disjuntor de 25a e para 110v um disjuntor de 50a.

Hoje uso uma resistência de 5.000w/220v com disjuntor de 25a e uma fiação de 10mm, porque ainda não cheguei na capacidade que pretendo.

Usei 10mm porque tenho a ideia de ter duas resistências 5k/220v simultâneas, com um disjuntor de 50a.

Estudei bastante antes de começar a mexer com isso, elétrica é muito delicado e pode matar, ainda mais uma amperagem dessas.

Talvez você ainda precise refletir sobre a fiação do disjuntor até a tomada da sua resistência, no mínimo 4mm.

A tomada precisa ser do tipo industrial talvez de 32a, não sei se tem de 25a.


E ai pessoal

eu dimensionei a distancia do quadro até a tomada e ficou em aproximadamente 13 metros de distancia.
Pedi para um eletricista ir la em casa para poder fazer a instalação e ele recomendou a instalação de 220 V como eu ja pensava mesmo. e foi bem parecido do que voces falaram ele me pediu um disjuntor bifasico de 32 A para instalar e pediu fio de 4mm (achei pouco e pensei em comprar de 6 mm) mas vendo o que o amigo ja disse pode ser que eu compre o de 10 mm mesmo para evitar dor de cabeça

agora a tomada eu vou ver o preço :rolleyes:
 
Por experiência própria, não compraria nem tomadas da China, já comprei ssr que prometiam 40a e derreteram. Vai de steck e não tenha dor de cabeça.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Acho que dei muita sorte então, as que eu comprei lá dos chineses funcionam 100% há quase 2 anos.

O detalhe é que elas não levam a marca Steck caracterizando ser um produto pirata como no caso dos SSR, vêm sem nenhuma marca, são genéricas.

A marca JNG que é vendida até na Leroy Merlin também vem da China.

Não tem jeito vamos ter que acostumar a tomar "bleja" e comer "flango flito".

Abs
 
Compro muita coisa na Ali, mas quando comprei algo para uso em eletricidade como um ssr, realmente desanimei, muito ruim ter que desligar a resistência no disjuntor porque o ssr está "colado". Isto foi bem discutido em outro tópico. Minha opinião, compro bastante coisa de la, mas coisas como essa dificilmente compraria novamente. Prefiro pagar mais com Novus, steck e ate tenho contatoras da jng (mas não gosto delas parece que vão explodir). As vezes o barato sai caro (meu caso), mas que bom que pra voce deu certo.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Excelentes os cálculos apresentados. Os conceitos estão também corretos!

No entanto achei que faltou falar sobre o aterramento!

Acho um ponto dos mais importante!

Quem pode contribuir?
 
Pessoal, seguinte..

estou utilizando uma resistência de 6000w em 220v. O problema é que está desarmando o disjuntor assim que liga a resistência.

Instalei um disjuntor de 32A, assim como fios com bitola de 4mm e tomadas steck de 32A.

Se fosse fio, daria pelo menos um tempo para esquentar o fio. O disjuntor está até acima para 6000w, visto que é necessário até 27A.

O que acham que pode ser?
 
Pessoal, seguinte..

estou utilizando uma resistência de 6000w em 220v. O problema é que está desarmando o disjuntor assim que liga a resistência.

Instalei um disjuntor de 32A, assim como fios com bitola de 4mm e tomadas steck de 32A.

Se fosse fio, daria pelo menos um tempo para esquentar o fio. O disjuntor está até acima para 6000w, visto que é necessário até 27A.

O que acham que pode ser?


Boa noite. O Disjuntor é de curva do tipo B ?
 
Como fica essa montagem disjuntor / tomada? Alguém poderia desenhar? O disjuntor vai na caixa com os demais da residência e a tomada Steck vem direto do disjuntor?
 
Além do disjuntor normal é interessante instalar um dispositivo DR, a fim de evitar morte por choque elétrico. Esse tipo de proteção desarma quando houver fuga de corrente, tal como ocorre em um choque. Existe também o disjuntor DR, que funciona como disjuntor normal e dispositivo DR.
https://www.sabereletrica.com.br/funcionamento-do-disjuntor-dr/

Muito bem colocado Junior!!! Eu uso o DR, dá muita segurança a qualquer sistema elétrico.
Aproveito para dar o meu pitaco: qualquer um que necessite fazer esse tipo de instalação deve procurar um TÉCNICO. Fujam dos "eletricistas" que tem vários anos de experiência e não têm conhecimento técnico. Muitos "eletricistas" de bairro estão acostumados a trocar pequenas tomadas, instalar ventilador de teto, trocar chuveiro (onde no próprio chuveiro está gravado cabo 6mm e o "eletricista" diz que 4mm está bom) e por aí vai. Quando alguém diz "eu acho que o cabo tal é suficiente" eu logo desconfio. Quem tem conhecimento técnico diz "é necessário o cabo tal, devido a potência do equipamento, distância e outras variáveis, cada caso é um caso.


Grande abraço
 
Pessoal, to com uma resistência de 7.000 W ligada em 220V

Gera 31,81A ... posso usar um relê de 40A tranquilo ou melhor pegar um de 60A?

boa tarde, esse rele é de estado sólido?
os fabricantes recomendam que seja usado no maximo 80% da corrente, o que daria 32A, então da sim, nao esqueça do dissipador de calor, agora só tome cuidado com os Foteq, já vi vários casos de reles de 40 quando na verdade eram de 25A.
 
boa tarde, esse rele é de estado sólido?
os fabricantes recomendam que seja usado no maximo 80% da corrente, o que daria 32A, então da sim, nao esqueça do dissipador de calor, agora só tome cuidado com os Foteq, já vi vários casos de reles de 40 quando na verdade eram de 25A.
São exatamente esses da Fotek, existe alguma forma de garantir que sejam de 40A? ou só testando e se derreter é pq fui enrolado?
 
São exatamente esses da Fotek, existe alguma forma de garantir que sejam de 40A? ou só testando e se derreter é pq fui enrolado?

o Druzian do youtube abriu um que tinha queimado, ai ele viu que os componentes não eram os adequados, na dúvida sempre compre um maior, ou procure por produtos vendidos aqui, procure pela casa dos reles, tem o rele da lotti que é muito bom, é o que uso
https://www.lojacasadosreles.com.br/categoria/201811/Estado-solido/

eles vendem ja com dissipador e fusível caso queira
 
Boa tarde vou ligar uma adega com 10 freezers de 500w vai da 5000w de 220v vou colocar fio de 4mm e estava pensado em por um disjuntor de 40A e 3 disjuntor de 32A com fio de 4mm vocês acham que está bom ?
 
Boa tarde vou ligar uma adega com 10 freezers de 500w vai da 5000w de 220v vou colocar fio de 4mm e estava pensado em por um disjuntor de 40A e 3 disjuntor de 32A com fio de 4mm vocês acham que está bom ?
Veja a corrente no freezer pois motor não é carga puramente resistiva e a corrente não se calcula simplesmente dividindo potencia por tensão.
 

Latest posts

Back
Top