Dimensionamento bibloco ou tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Fala galera, beleza?
Estou para fazer a terceira ampliação do meu equipamento, e dessa vez estou considerando um sistema bibloco + agua quente, com meta de 120L pra fermentação.
Minha duvida é se existe alguma proporção a ser seguida em relação ao tamanho das panelas.
Tenho uma de 32L que pensei em usar como agua quente, e iria comprar uma de 70L para mostura e uma de 130 para fervura.
Comprar todas as panelas do mesmo tamanho complica na questão financeira kkkk
O que rola fazer?
 
Brow, minhas panelas são maiores do que isso e eu peno pra conseguir fermentar 100 litros. Uso um tribloco com a n°40(água), 55 (mostura) e a 60 fervura. A água para o sparge as vezes não é suficiente. A de mostura fica folgada, mas pra ferver 110 litros, p exemplo, já fica no talo do boilover. Claro que há saídas e pode ser bisonhice minha, mas pra vc, sem ter que adicionar água ao final, ou passar outros perrengues, pra conseguir mandar 120 litros pros fermentadores acho que no mínimo tem que ser a 50 para lavagem 55 pra mostura e uma maior que a 60 pra fervura. Tomara que outros confrades deem um retorno também.

Abração
 
olha, aqui eu tenho duas de 170L N60 para mostura e fervura, e uma N45 de 90L para agua quente. o máximo que já mandei pro fermentador em uma só brassagem foram 120L. a fervura em panelas grandes sobe bastante, então se pretende não ter que gastar a mais depois de alguns meses ou sofrer na brassagem, recomendo no mínimo esse tamanho.
pense bem: se comprar uma de 130 pra fervura, já não vai conseguir extrair 120L dela. porque? simples: e a taxa de evaporação? aqui por exemplo, fica em 12L/h. A não ser que pense em fazer um mosto bem concentrado e diluir depois no fermentador, tendo muito mais trabalho do que deveria.
Eu demorei quase um ano pra comprar essas panelas, e depois ficaram mais 8 meses paradas pois não tinha grana pra terminar o sistema que ficasse 100%. É bem melhor montar algo devagar que não te dê dores de cabeça a ter tudo dr uma vez e ficar sofrendo o dia todo pra fazer uma brejinha.
Se eu estivesse no seu lugar, com grana curta o que faria? De novo o que eu fiz... compre as coisas devagar mas compre coisas boas. eu manteria a de 32L a principio para água de lavagem (é suficiente, basta ajustar as receitas, uso no máximo 30L de lavagem hoje). para mostura, minimo de 110L, e para fervura minimo de 170.
porém, depois que fizer isso vai surgir um problema que eu tive aqui. O armazenamento da água. Hoje, eu uso a panela de aquecimento para armazenar água filtrada alguns dias antes da brassagem. a que eu tinha de 45L não tinha espaço para os 80L da mostura, então tive que comprar essa de 90L para me suprir no meu esquema de brassagens, isso por conta da minha periodicidade. costuma fazer duas brassagens por dia durante 4 dias seguidos todo mês. Se houver tempo entre as brassagens você elimina esse problema usando a própria panela de mostura para armazenar a água.
 
Aproveitando o topico, to pensando tambem em aumentar minha produção para 70 litros finais. Quais tamanhos de panelas recomendam? Um chiller de 30 placas daria conta?
 
olha, aqui eu tenho duas de 170L N60 para mostura e fervura, e uma N45 de 90L para agua quente. o máximo que já mandei pro fermentador em uma só brassagem foram 120L. a fervura em panelas grandes sobe bastante, então se pretende não ter que gastar a mais depois de alguns meses ou sofrer na brassagem, recomendo no mínimo esse tamanho.
pense bem: se comprar uma de 130 pra fervura, já não vai conseguir extrair 120L dela. porque? simples: e a taxa de evaporação? aqui por exemplo, fica em 12L/h. A não ser que pense em fazer um mosto bem concentrado e diluir depois no fermentador, tendo muito mais trabalho do que deveria.
Eu demorei quase um ano pra comprar essas panelas, e depois ficaram mais 8 meses paradas pois não tinha grana pra terminar o sistema que ficasse 100%. É bem melhor montar algo devagar que não te dê dores de cabeça a ter tudo dr uma vez e ficar sofrendo o dia todo pra fazer uma brejinha.
Se eu estivesse no seu lugar, com grana curta o que faria? De novo o que eu fiz... compre as coisas devagar mas compre coisas boas. eu manteria a de 32L a principio para água de lavagem (é suficiente, basta ajustar as receitas, uso no máximo 30L de lavagem hoje). para mostura, minimo de 110L, e para fervura minimo de 170.
porém, depois que fizer isso vai surgir um problema que eu tive aqui. O armazenamento da água. Hoje, eu uso a panela de aquecimento para armazenar água filtrada alguns dias antes da brassagem. a que eu tinha de 45L não tinha espaço para os 80L da mostura, então tive que comprar essa de 90L para me suprir no meu esquema de brassagens, isso por conta da minha periodicidade. costuma fazer duas brassagens por dia durante 4 dias seguidos todo mês. Se houver tempo entre as brassagens você elimina esse problema usando a própria panela de mostura para armazenar a água.
Como assim armazenar agua? Planejo ter uma caixa d'agua ou bombonas pra armazenar a agua que sairá do chiller, e sera reutilizada na segunda brassagem. Mas não entendi essa questão de armazenar agua de um dia pro outro.
 
Aproveitando o topico, to pensando tambem em aumentar minha produção para 70 litros finais. Quais tamanhos de panelas recomendam? Um chiller de 30 placas daria conta?

Eu, particularmente, montaria com n45, n55 e n60 (127litros) pq aí vc poderia aumentar para até 100 litros e ainda teria configuração suficiente até para um non-sparge.

Mas confesso que até hoje eu estou ainda me adaptando ao meu setup.

Quanto a chiller, sou do time dos de imersão. Fiz o meu com uma panqueca de 15m de cabo flexível de alumínio 5/8. Esse eu tinha dimensionado para levas de 50l mas vai muito bem para a de 100l também. Tenho bastante água, no inverno ela chega a 18°C. Não uso pré-Chiler.
 
Eu, particularmente, montaria com n45, n55 e n60 (127litros) pq aí vc poderia aumentar para até 100 litros e ainda teria configuração suficiente até para um non-sparge.

Mas confesso que até hoje eu estou ainda me adaptando ao meu setup.

Quanto a chiller, sou do time dos de imersão. Fiz o meu com uma panqueca de 15m de cabo flexível de alumínio 5/8. Esse eu tinha dimensionado para levas de 50l mas vai muito bem para a de 100l também. Tenho bastante água, no inverno ela chega a 18°C. Não uso pré-Chiler.

Valeu pela dica, atualmente uso chiller de imersão, o problema é que a agua aqui normalmente está em 30ºC, entao quero deixar o chiller de imersão como pré-chiller e utilizar o chiller de placas para jogar direto no fermentador. Dentro do balde que fica o pre-chiller ponho uma bombinha dagua chinesa fazendo contrafluxo que faz a temperatura cair bem mais rapido.
 
Como assim armazenar agua? Planejo ter uma caixa d'agua ou bombonas pra armazenar a agua que sairá do chiller, e sera reutilizada na segunda brassagem. Mas não entendi essa questão de armazenar agua de um dia pro outro.
Bom, então seu plano já é outro... eu uso a panela para armazenar justamente por não ter uma caixa dágua e não querer ter o trampo de encher bombonas e depois passar pra panela. Hoje, meu filtro é conectado diretamente na panela de aquecimento, então um dia antes eu filtro toda a água que irei usar diretamente pra panela, e ela fica lá pronta já para a brassagem no dia seguinte. É uma forma que encontrei de otimizar o processo.
 
@EDGAR LOUZANO VERDILE E as resistencias, vc usa quanto? Pensei em 5kw, 8kw e 10kw. Minha maior duvida ta sendo pra entender como montar a parte eletrica de forma a comportar o sistema.
olha, aqui eu uso 7KW, 10KW e 10KW. precisei passar um cabeamento externo individual para isso, antes do disjuntor geral da casa. Esse cabeamento possui um disjuntor de 80A que desarma tudo, e cada resistência possui um disjuntor individual. Também precisa ver o cabeamento que vai do seu poste até o poste da distribuidora, aqui no meu caso não precisei trocar, mas se fosse na minha outra casa precisaria pois não comportaria.
 
Mano,

Dá uma olhada no meu. Acho que pode ajudar com seu projeto. Setup para fazer de 20L até 100L. Qq coisa me chama no whats que te ajudo com o que eu puder.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/vendo-tribloco-20l-até-100l-com-brewstand.416512/
Abs
Qual a real necessidade de um dimmer e wattimetro? Pensei em colocar um controlador rexc100 + ssr na mostura, algum controlador mais simples na panela de agua quente, e a fervura ligar direto na energia. Tu rodava esse setup num apartamento?? N deu pau na eletrica?
 
olha, aqui eu uso 7KW, 10KW e 10KW. precisei passar um cabeamento externo individual para isso, antes do disjuntor geral da casa. Esse cabeamento possui um disjuntor de 80A que desarma tudo, e cada resistência possui um disjuntor individual. Também precisa ver o cabeamento que vai do seu poste até o poste da distribuidora, aqui no meu caso não precisei trocar, mas se fosse na minha outra casa precisaria pois não comportaria.
Esse é meu medo, como faz pra ver isso? N queria chamar a enel pq a ultima coisa q quero é eles inventarem de trocar o relógio.
 
Amigo, desculpa o desvio do tpc, mas me tira uma duvida. Hoje como é seu sistema. Vc usa a panela 32L para fervura?
Tenho as seguintes panelas e to em duvida de como começar.
1x N28 de 15 litros (lavagem), 1x N32 de 22 litros, 1x N36 de 32 litros.
Gostaria de fazer levas perto de 30 litros.
A duvida é se uso a n32 como cesto de grãos dentro da n36 ou se faço tribloco onde mosturo na n32 e fervo na n36.
Ja tenho bomba 15rm pra circulação, resistencia de 1.5, 2 e 3kw.
 
Qual a real necessidade de um dimmer e wattimetro? Pensei em colocar um controlador rexc100 + ssr na mostura, algum controlador mais simples na panela de agua quente, e a fervura ligar direto na energia. Tu rodava esse setup num apartamento?? N deu pau na eletrica?
Para o meu caso, com levas de volumes variáveis, é essencial ter dimmer e wattímetro. Com isso eu regulo a potência, principalmente na mostura e fervura. Mesmo se fosse fazer levas de volume fixo, pela experiência que tive, faria da mesma forma. Sem o wattímetro não se consegue saber a potência que a resistência está trabalhando porque a regulagem do dimmer não é linear. E considere que vai perder 10% de potência dar resistência usando o dimmer. Eu tenho 4 wattímetros, 1 para cada resistência e 1 do total em uso. Já respondendo, fiz assim exatamente por estar em apartamento. Dimensionei para não extrapolar 50 amperes no total e roda liso de boa.
Mostura sem dimmer vai caramelizar se não for muito bem dimensionado.
No meu setup as 3 resistências funcionam juntas em alguns momentos, mas nunca passo de 50a.
Termino a mash out com 78° e a lavagem já está na mesma temperatura. Quando jogo para a fervura já ligo a resistência, bem fraca e vou subindo conforme enche. A mostura continua mantendo a temperatura de 78° e a lavagem eu desligo e só ligo se cair muito a temperatura. Por isso tenho 2 bombas. Facilita muito.
Brassagem tranquila, sem 1 pingo de sujeira. Tribloco é vida.
 
Amigo, desculpa o desvio do tpc, mas me tira uma duvida. Hoje como é seu sistema. Vc usa a panela 32L para fervura?
Tenho as seguintes panelas e to em duvida de como começar.
1x N28 de 15 litros (lavagem), 1x N32 de 22 litros, 1x N36 de 32 litros.
Gostaria de fazer levas perto de 30 litros.
A duvida é se uso a n32 como cesto de grãos dentro da n36 ou se faço tribloco onde mosturo na n32 e fervo na n36.
Ja tenho bomba 15rm pra circulação, resistencia de 1.5, 2 e 3kw.
Cara, se tiver espaço na sua residência, vai de 3 panelas separadas. Operacionalmente é muito eficiente. Mas suas panelas não estão bem dimensionadas para 30 litros finais sem diluição.
 
Back
Top