• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Diferenças sensoriais entre lúpulos de amargor

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Elton77

Member
Afiliado
29/11/20
Mensagens
14
Localização
Tupã
Sabemos que a lupulagem inicial (para amargor) não contribui praticamente em nada para questões de aroma e sabor.
A única diferença que a maioria se atenta (aí eu também me incluo) seria a observância na quantidade de alfa-ácidos e cohumulona.
É de costume muitos usarem Magnum/Columbus...Admiral para inglesas, etc. Mas sensorialmente (sabor/aroma) isso teria alguma relevância no resultado final?
Isto posto, gostaria de saber qual seria o impacto real em 03 receitas idênticas (A,B,C) trocando apenas os lúpulos de amargor em quantidades em que cada um deles forneceriam a mesma quantidade de alfa-ácidos.
Alguém já fez esse teste ou realizou “X” brasagens para compartilhar conosco essas experiências?
 

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
Mensagens
144
Localização
Brasília, DF
Pra variar, o Brulosophy fez exatamente isso, sob dois prismas.

1) AA similares, e cohumulona diferente - Simcoe x Chinook - houve diferença estatística significativa - Bittering Hops: High vs. Low Cohumulone | exBEERiment Results!

1) AA diferentes, e IBU igual - Saaz x Magnum - NÃO houve diferença estatística significativa - Bittering Hops: High vs. Low Alpha Acid | exBEERiment Results!

Sua pergunta é ligeiramente diferente que ambos experimentos (embora o segundo é bem o que vc quer saber), mas querendo ou não são testes lado-a-lado de quatro lúpulos. Acho que dá pra tirar bastante informação bacana, especialmente dos comentários (onde tem experiência de ainda mais gente).
 

Carlos Cadamuro

Well-Known Member
Afiliado
3/4/19
Mensagens
103
Localização
Curitiba - PR
Eu faço sempre uma receita sem estilo bjcp, mas algo como uma ale, fermentada com fermento americano a 18º e dh, para todos que vem aqui em casa tomarem e ficarem "surpresos" com o aroma e o sabor e nisso aliciar estas pessoas para a cerveja artesanal!!!
Já usei magnum, polaris, hérkules, nugget e columbus para os 60" e mesmo IBU e sim, com o paladar mais treinado vc percebe alguma variação no sabor, o aroma fica a cargo de 0" e dh, mas o gosto mudava levemente entre eles.... Nem todo mundo percebia a diferença, principalmente os não iniciados, mas eu percebo um pouco.
RESULTADO: hoje eu uso o columbus para as americanas e o nugget para as inglesas (que passei a fazer tb nessa versão de introdução a cerveja artesanal). Para o meu paladar e bolso eles funcionam super bem!
Enfim, teste e poste o resultado aqui para nós vermos as suas impressões.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 
Topo