Diferença nos estilos de mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexCorsato

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2014
Messages
105
Reaction score
20
Nos estilos que o programa traz tem um mesmo sistema, mas ele traz "light body, medium body e full body", o que isso significa?
 
Então essa diferença de tempo que cada estilo traz na hora da brassagem determina o corpo da cerveja??

Mas eu já li em vários lugares que se eu fizer o teste do iodo e ainda ficou preto eu posso prolongar para a conversão acontecer na sua totalidade, então se eu fizer isso eu vou sair do planejamento?

Durezaaaaa....
 
Entendi...

Eu não tinha reparado na diferença de temp., apesar de pouca ela existe.. eu só tinha visto a diferença de tempo, que é bem maior...
 
Caro Alex, vale a pena dar uma estudadinha nas rampas de temperatura, se vc quer uma cerveja mais alcoolica ou mais encorpada, vai depender do tempo/temperatura em que vc vai fazer a mostura.
 
É.. eu dei uma pesquisada sobre isso ontem e já decidi minhas rampas.

Meio dia eu saio do trabalho e já vou brassar minha dubbel..!!
 
Light body - para cerveja de corpo leve - mostura em baixas temperaturas
Medium body - média.
Full body - para cerveja encorpada - mostura em altas temperaturas

*posso dizer que usando uma relação de 2,6l/kg (mash pouco diluído) estou condicionado a escolher uma opção Light body?

e quanto aos perfis de mosturação, o que os difere?:
Single infusion -
Double infusion -
Temperature mash -

e quanto aos passos, quais considerações para escolha?:
1 passo -
2 passos -
3 passos -

Alguém pode detalhar melhor isso?
 
Light body - para cerveja de corpo leve - mostura em baixas temperaturas
Medium body - média.
Full body - para cerveja encorpada - mostura em altas temperaturas

*posso dizer que usando uma relação de 2,6l/kg (mash pouco diluído) estou condicionado a escolher uma opção Light body? Não,o grau de diluição só irá definir quais enzimas vc irá favorecer (quais trabalharão mais rápido). Isso também definirá a facilidade que vc terá em filtrar seu mosto, mas vc pode adicionar água ao final da brassagem caso ele esteja muito grosso.

e quanto aos perfis de mosturação, o que os difere?:
Single infusion - Adiciona toda a água da brassagem de uma vez para atingir aquela rampa que sacarificação de uma única vez. Não existe aquecimetno direto dos grãos (com fogo ou resistência elétrica)
Double infusion - Adiciona água duas vezes, cada vez em uma temperatura mais lata para que se estabilize em uma rampa de temperatura, sem o uso de fogo.
Temperature mash - Usando fogo (ou resistência elétrica) para aumentar a temperatura da brassagem cada vez que vc quiser atingir uma nova rampa (temperatura).

e quanto aos passos, quais considerações para escolha?:
1 passo - mash in, primeira água a ser adiciona na temperatura X.
2 passos - segunda rampa, com adição de água mais quente para aumentar a temperatura do sistema e iniciar nova rampa ou aquecendo tudo até atingir a nova rampa.
3 passos - terceira rampa, funciona como a segunda, depende do objetivo.

Alguém pode detalhar melhor isso?

Tenha em mente que existem várias formas de fazer isso. Normalmente, eu trabalho com uma rampa inicial de 52°C em uma proporção de 2:1 (água:malte). Depois adiciono água quente a 96°C para levar todo o sistema para 65°C e proporção de 3:1. As proteases funcionam melhor em 2:1 e as amilases em 3:1, assim termino minha brassagem em uma hora e depois aqueço com fogo direto até o mash out (78°C).
 
Light body - para cerveja de corpo leve - mostura em baixas temperaturas
Medium body - média.
Full body - para cerveja encorpada - mostura em altas temperaturas

*posso dizer que usando uma relação de 2,6l/kg (mash pouco diluído) estou condicionado a escolher uma opção Light body?

e quanto aos perfis de mosturação, o que os difere?:
Single infusion -
Double infusion -
Temperature mash -

e quanto aos passos, quais considerações para escolha?:
1 passo -
2 passos -
3 passos -

Alguém pode detalhar melhor isso?

Rohde, seria interessante vc entender como funciona o processo enzimático da mosturação, pra poder fazer suas próprias escolhas de forma consciente.

Tem discussões aqui no fórum sobre as temperaturas de brassagem e as enzimas, fez a busca?

Pra resumir, diluição água/malte na mosturação influencia sim na atividade enzimática, mas essa influência é quase nada perto da influencia da temperatura da mosturação.

Quanto menos diluído o mosto, maior a tendência ao "full body".

Os tipos de mosturação dizem respeito a se vc vai fazer infusão simples ou step mash, ou seja lá de acordo como necessita/permite seu equipamento ou propósito.

Quanto mais alta a temperatura da mosturação, maior o corpo da cerveja. Quanto mais baixa, o contrário.

Caso faça vários patamares de temperatura, cada um tem seu propósito.

Abraço
 
Exato Rohde.... todas essas tuas dúvidas são respondidas facilmente lendo o How to Brew...... a gente ter que ficar escrevendo textos aqui reproduzindo algo que já tem pronto.... aí é foda. :)

São conceitos básicos esses que tu estás perguntando.

Agora, se ler as explicações do How to Brew, e não entender.... aí sim o fórum entra na jogada.

Abraço,
 
Realmente tomei caminhos inversos. pesquisei na internet, montei equipamento e fiz sozinho uma dúzia de brassagens de boas cervejas - muitas com kit de receitas, confesso. Tenho o BS ha pouco tempo e estou me atrapalhando nos termos utilizados nos perfis de mosturação, justamente porque mais pesquiso na internet ao invés de ler de uma vez o how to brew.
Nunca fiz curso nem vi ninguém fazendo cerveja, possivelmente sou o primeiro cervejeiro da cidade e os mais de 400 litros brassados "no braço" são carentes de informações técnicas/químicas, o que não é meu forte.

Não perguntarei mais nada tão obvio sem ler o HTB antes, e de qualquer forma agradeço a paciência.
 
Realmente tomei caminhos inversos. pesquisei na internet, montei equipamento e fiz sozinho uma dúzia de brassagens de boas cervejas - muitas com kit de receitas, confesso. Tenho o BS ha pouco tempo e estou me atrapalhando nos termos utilizados nos perfis de mosturação, justamente porque mais pesquiso na internet ao invés de ler de uma vez o how to brew.
Nunca fiz curso nem vi ninguém fazendo cerveja, possivelmente sou o primeiro cervejeiro da cidade e os mais de 400 litros brassados "no braço" são carentes de informações técnicas/químicas, o que não é meu forte.

Não perguntarei mais nada tão obvio sem ler o HTB antes, e de qualquer forma agradeço a paciência.
Foi exatamente a mesma forma que eu comecei, só que na época não existia esse fórum, e as listas de discussão tinham informações bem mais precárias.... aí que entrou o How to Brew, e comecei a questionar as coisas muitas vezes erradas que eu lia nas listas, e relatar o que vinha aprendendo nas minhas pesquisas.

Grande parte do meu conhecimento também veio do HBT americano e vários outros fóruns deles. Fontes americanas sempre foram bem mais confiáveis que as listas aqui do Brasil, um dos principais motivos que me estimularam a criar o fórum.

Abração,
 
Nossa... abri esse tópico 1 ano atras.. foi a primeira receita que eu fiz..

E eu ainda brigo com o beersmith... ainda não consegui passar exatamente o que tá na receita para a prática... é difícil controlar os detalhes do seu equipamento e procedimento..
 
Nossa... abri esse tópico 1 ano atras.. foi a primeira receita que eu fiz..

E eu ainda brigo com o beersmith... ainda não consegui passar exatamente o que tá na receita para a prática... é difícil controlar os detalhes do seu equipamento e procedimento..

Se vc se refere à OG, uma vez que vc consegue contabilizar as perdas: espaço morto da panela de mosturação, taxa de evaporação, quantidade de mosto que sobra na panela de fervura, até volume do chiller pode adicionar, caso seja de imersão, e daí fizer uma (ou duas) brassagem(s) com o objetivo de medir essas perdas, mais meticulosamente, mantendo sua forma de fazer cerveja constante no que diz respeito à eficiencia (granulometria da moagem e quantidade de lavagem) vc praticamente nunca mais vai ficar além de 2 pontos fora, pra cima ou pra baixo.

Fatores como FG, abv, IBU, melhor nem se apegar no beersmith, porque é muito dependente de como a fermentação é conduzida e da receita.

Abraço
 
Tiago,

Na verdade tudo diverge ainda... Faz 1 ano que faço cerveja em casa, então acho que ainda não estabilizei meu próprio processo e equipamento.
Eu até consegui inserir esses valores de perdas e tudo mais, mas é difícil a coisa bater com a receita.. não sei te falar onde o processo tá diferente, mas tenho feito boas cervejas.. Isso que importa mais!

Minha fermentação é bem controlada, tenho uma sala com 2 freezers horizontal só pra fermentar e maturar várias levas.:mug:
 
Back
Top