Diferença entre bomba sanitária e de "grau alimentício"

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por ramonnunesmedeiros, 6/6/16.

1. 6/6/16 #1

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    21
    Olá,

comparando os dois tipos de bomba na aliexpress, percebi que as santiárias são muito mais caras, todas com carater mais "industrial". Alguém sabe a diferença?

Imagino que ambas são aceitáveis para nossas aplicações.

2. 6/6/16 #2

sombravarvas

sombravarvas

sombravarvas

Well-Known Member

Afiliado:
    27/1/14
    Curtidas Recebidas:
    29
  3. 6/6/16 #3

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,253
    Acredito que a diferença dos termos seja porque "alimentícia" geralmente significa que é feita com materiais próprios pra uso alimentício, incluindo metais e plásticos de grau alimentício.

E "sanitário" normalmente se refere ao grau de acabamento interno. Inox com acabamento sanitário é aquele que recebe um polimento interno muito bom, de forma a não agregar sujeira nas reentrâncias do metal.

Abraço

4. 13/6/16 #4

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    21
    Obrigado Thiago, faz bastante sentido.

5. 13/6/16 #5

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

ramonnunesmedeiros

Well-Known Member

Afiliado:
    22/9/14
    Curtidas Recebidas:
    21
    Ouvi muitos relatos ruins sobre essa bomba, gente que comprou e disse que a mesma não aguenta o tranco. Sobre a chugger, to esperando algum parceiro ir pros states e trazer uma.

6. 13/6/16 #6

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Muitos relatos de quem?

Pq eu conheço dezenas de pessoas utilizando sem nenhum problema. Eu mesmo uso 3 em situações diferentes, até de forma submersa.

Abraço,

7. 14/6/16 #7

Danielsantos

Danielsantos

Danielsantos

Well-Known Member

Afiliado:
    5/8/15
    Curtidas Recebidas:
    107
    Tenho 3 bombas dessas e funcionam muito bem...pra caseiro, acho otimo custo beneficio...para uma produção (chuto acima de 200 litros) creio que não sejam suportem o tranco após algum tempo.

8. 14/6/16 #8

peterthomasu

peterthomasu

peterthomasu

Well-Known Member

Afiliado:
    22/7/15
    Curtidas Recebidas:
    69
    Porra que show, não sabia que podia ser submersa! Tenho duas aqui e saber que pode ser submersa abre um novo leque de gambiarras.

Abração!

9. 14/6/16 #9

jcmarana

jcmarana

jcmarana

Well-Known Member

Afiliado:
    29/12/14
    Curtidas Recebidas:
    14
    Bom... minha experiência com a bombinha chinesa citada acima também não é muito boa (se bem que a minha é uma 12v, não sei se faz diferença assim). Primeiro tentei fazer uma circulação ascendente (um clone de braumeister) utilizando cerca de 5kg de malte (não me lembro agora a relação de água/kg grãos que utilizei na brassagem)... foi até o final da mosturação, quando, por conta de alguns grãos de malte, ela parou.
    Meu tubo de malte é uma lixeira em inox perfurada em baixo com furos de 2mm espaçados de 4mm e em cima uma fôrma de pizza perfurada da mesma forma. Utilizei uma moagem relativamente média.

Numa segunda brassagem com ela, tentei fazer uma recirculação por cima, por mangueira mesmo conectada à bomba. Mais ou menos a mesma coisa... travou de novo e tive que terminar de recircular na jarra.

Comprei agora uma dessas de circulação de água quente, com a voluta e bucha em bronze e o rotor em noryl e fiz um teste com trigo não maltado e moído um pouco mais fino. O caldo ficou até bem grosso e a bomba aguentou tranquilo na potência mais baixa.

Estou pensando agora em utilizar a chinesa apenas para transferência de mosto ou resfriamento.

Bom... esse é meu relato.

10. 14/6/16 #10

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    É.... eu uso as minhas para recircular mosto líquido, sem grãos. Essas bombas não são feitas para recircular líquido com sólidos misturados, então na verdade o problema não foi da bomba, e sim do tipo de uso.

Abraço,

vinipandolfo curtiu isso.
  11. 26/7/16 #11

alexrnbr

alexrnbr

alexrnbr

Well-Known Member

Afiliado:
    21/9/15
    Curtidas Recebidas:
    57
    Pessoal, uma dúvida em relação a essa bomba que vocês estão falando:

- Dá pra ligar diretamente na tomada? Ou tem que rolar alguma adaptação ou uso de algum conversor de tensão?

12. 26/7/16 #12

jcmarana

jcmarana

jcmarana

Well-Known Member

Afiliado:
    29/12/14
    Curtidas Recebidas:
    14
    A minha é de 12v. Como a tensão aqui é 220, tenho que usar uma fonte de 12v. A outra que estou usando, da marca Texius, é 220v, mas é fabricada no RS, se não me engano e não chinesa.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

13. 27/7/16 #13

grupis

grupis

grupis

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    46

Mas Guenther, o que tu quer dizer com mosto líquido, sem grãos?

Aquele mosto inicial, logo que tu arreia o malte, cheio de sujeira, farinha, farelo, cascas menores .... não pode passar por essa bomba então?

14. 28/7/16 #14

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Pode, se não tiver uma quantidade de grãos ou sujeira suficiente para gerar um princípio de entupimento.

Compartilhe esta Página