Dicas para o cultivo de lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fabiano_Haag

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
12
Reaction score
13
Comprei algumas mudas de lúpulo na Alemanha e meu pai trouxe na mala escondido, embrulhado em jornal. Plantamos em vasos de plástico preto e os lúpulos ficaram extremamente verdes, depois secaram completamente, um tempo depois começaram a brotar e crescer, depois secaram de novo ... hehe.
Pelo que entendi eles estavam se adaptando ao hemisfério sul, pois saíram de lá no início do outono e chegaram aqui no início da primavera. O que pude ler e reunir de dicas a respeito do cultivo de lúpulos e que explica um pouco deste comportamento é o seguinte:

- Lúpulos são plantas que crescem muito rapidamente na primavera e no verão
- Quem cultiva lúpulos comercialmente corta completamente a planta, perto do solo, no momento da colheita, mas em cultivo doméstico veja a dica do Kurt abaixo:
Sendo poucas plantas e jovens, é melhor deixar ela secar naturalmente no outono e inverno, de forma que ela possa absorver e armazenar no rizoma a água, proteínas e outros nutrientes e ter mais força para rebrotar na estação seguinte.
.[ame="http://www.youtube.com/watch?v=uISujFoKfxw"]http://www.youtube.com/watch?v=uISujFoKfxw[/ame]
- No outono e inverno a planta hiberna e armazena energia nas raízes para um crescimento rápido na primavera e verão. Em alguns locais a planta fica coberta pela neve no inverno.
- O lúpulo, que é uma trepadeira, precisa de uma corda ou treliça para subir e alcançar mais sol.
- No hemisfério sul, olhando o lúpulo de cima para baixo ele deve crescer dando voltas na corda no sentido anti-horário.
- Durante o período de crescimento, o lúpulo precisa de solo rico em nutrientes, água frequente em pequenas quantidades e muitas horas de sol.

DSC03776.JPG


DSC04410.JPG


DSC04569.JPG


Atualizado com a dica do Kurt
 
Muito bom Fabiano!

Só que tenho algumas perguntas:
- Em que cidade você manteve os lúpulos? Acredito que você deve morar mais para o sul, que tem um clima mais ameno certo?
- Quais variedades de lúpulo você possui?
 
Eduardo,

Moro em Florianópolis, mas como moro em Apto, os lúpulos estão plantados na casa do meu pai em Perequê - Porto Belo, que afinal de contas tem um clima muito parecido com Floripa.
Tenho Magnum, Hallertauer aroma, Tradition e Cascade e eles estão se desenvolvendo de maneira bem diferente. Ainda não sei eles vão de desenvolver totalmente e dar cones, mas vou fazer um teste e podá-los no inverno pra testar.

Abraço,
Fabiano
 
Legal Fabiano, sou de Floripa também.

Depois de ler o teu post eu me empolguei e acabei de comprar duas mudas.
Eu vi um site que já vende o lúpulo plantado em um vaso pequeno, comprei esse pra ver se tem muita diferença para o rizoma.

Comprei um Saaz e um Fuggle.

Agora é esperar chegar para plantar. A vantagem é que moro em casa e tenho um terreno bem grande :D

Abraço!
Eduardo
 
Legal Fabiano, sou de Floripa também.

Depois de ler o teu post eu me empolguei e acabei de comprar duas mudas.
Eu vi um site que já vende o lúpulo plantado em um vaso pequeno, comprei esse pra ver se tem muita diferença para o rizoma.

Comprei um Saaz e um Fuggle.

Agora é esperar chegar para plantar. A vantagem é que moro em casa e tenho um terreno bem grande :D

Abraço!
Eduardo

Aonde vc conseguiu, Fabiano?
 
Só um detalhe, não é necessário podar os pés no inverno. Aliás, não recomendo fazê-lo. Em plantios comerciais, essa prática é adotada por serem pés velhos, com bastante rizoma e consequentemente bastante energia armazenada (além de evitar a proliferação de alguns fungos que podem ser prejudiciais).

Sendo poucas plantas e jovens, é melhor deixar ela secar naturalmente no outono e inverno, de forma que ela possa absorver e armazenar no rizoma a água, proteínas e outros nutrientes e ter mais força para rebrotar na estação seguinte.
 
onde é melhor pra cultivar os lúpulos, região ? solo ? clima ? pois moro em campinas será que aqui é possível cultivar também ?

abraços
 
Na verdade, todos estamos teimando em tentar produzir o lúpulo por aqui, pois as plantações de lúpulo pelo mundo estão em grandes latitudes (acima de 40°), porque a planta precisa de frio nas estações de hibernação e grandes períodos de sol no verão (algo como 14 horas de sol na estação de crescimento). Alguns lugares em que se produz lúpulo são Alemanha, República Tcheca, Bélgica, Estados Unidos, Reino Unido, China e etc.
Na América do Sul um dos poucos lugares que se planta lúpulo é em El Bolsón, no sul da Argentina. No Brasil existe uma pequena experiência de plantio em Vacaria, na serra gaúcha.
O que os cervejeiros estão fazendo é plantar diferentes variedades de lúpulo em diferentes climas e solos para ver se alguma planta se adapta, se desenvolve cones (plantas femininas) e, finalmente, verificar se esses cones possuem as qualidades necessárias para a produção de cerveja.
 
Legal Fabiano, sou de Floripa também.

Depois de ler o teu post eu me empolguei e acabei de comprar duas mudas.
Eu vi um site que já vende o lúpulo plantado em um vaso pequeno, comprei esse pra ver se tem muita diferença para o rizoma.

Comprei um Saaz e um Fuggle.

Agora é esperar chegar para plantar. A vantagem é que moro em casa e tenho um terreno bem grande :D

Abraço!
Eduardo

Eduardo,

Onde é que você comprou essas mudas que já vem no vaso? Foi através do contato do Alessandro que deixaram em uma das mensagens aqui?
 
O problema é que não existe dias com longos períodos de sol no Brasil, que é imprescindível para o lúpulo desenvolver a floração.

Uma maneira de contornar este problema é usando a mesma técnica de plantio em estufa de Cannabis Sativa (maconha), desta forma é possível ajustar o tempo de incidência de luz.

Detalhe: O lúpulo é bem parecido com a cannabis em alguns aspectos.
 
O problema é que sendo uma trepadeira que facilmente atinge os 5 m de altura, a estufa teria que ter um pé direito considerável.
 
Pessoal, moro em Porto Alegre, alguém possui para negociar, os lúpulos em mudas ou rizoma?
 
Não precisa comprar uma estufa e tal, isso é pq o "lupulonha" solta um cheiro para a vizinhança se vc tiver um no quintal.

O lance p quem manda um no outdoor é só ter um complemento de luz para enganar o fotoperíodo da planta, a galera aqui bota uma lâmpada fluorescente comum ligado a um timmer. Por exemplo, sua planta pegou sol o dia todo e quando chega umas 6, 7 horas o timmer aciona uma lâmpada ligado até as 10 da noite, vc só vai gastar umas 3, 4 horas de energia elétrica de uma lâmpada de 15w fluor por exemplo, dando no total uns 15, 16h por dia. Pode parecer fraco 15w, mas essa lâmpada só serve para enganar, diferente de quem usa na estufa um HQI de 250w ou 400w no vegetativo q simula o espectro de luz mais azul e lâmpada vapor de sódio para o espectro avermelhado na flora, isso pq verão e inverno tem espectros diferentes.

Marijuana_greenhouse.jpg



Tá vendo nessa foto a luzinha só para complementar nas horas q falta sol, para crescer mesmo é o sol, outra coisa q é feito estufa é não pegar chuva q mofa tanto o camarão como o lúpulo.

Resumindo, acho q dá para plantar lúpulo aqui não gastando mto.
 
Fala pessoal bom dia, comprei as raizes do Elias de floripa em abril, logo q chegaram eu plantei. Uma semana depois começou a brotar e com dois meses começou a florescer, seguem algumas fotos.
 

Attachments

  • IMG_2410.jpg
    IMG_2410.jpg
    58 KB · Views: 714
  • IMG_2426.jpg
    IMG_2426.jpg
    67.2 KB · Views: 620
  • IMG_2450.jpg
    IMG_2450.jpg
    43.3 KB · Views: 543
  • IMG_2451.jpg
    IMG_2451.jpg
    54.8 KB · Views: 673
  • IMG_2478.jpg
    IMG_2478.jpg
    42 KB · Views: 683
Fala pessoal bom dia, comprei as raizes do Elias de floripa em abril, logo q chegaram eu plantei. Uma semana depois começou a brotar e com dois meses começou a florescer, seguem algumas fotos.

Po incrivel, eu devia ter comprado na epoca ele me ofereceu, sera q ainda tem?

outra pergunta, voce plantou as 3 mudas na mesma epoca? A muda q fica na sombra ta bem mais desenvolvida..
 
Sim plantei a na mesma época, a muda q fica sombra está mais bonita.
 

Attachments

  • IMG_2479.jpg
    IMG_2479.jpg
    41 KB · Views: 566
  • IMG_2480.jpg
    IMG_2480.jpg
    52.8 KB · Views: 481
  • IMG_2540.jpg
    IMG_2540.jpg
    42 KB · Views: 548
  • IMG_2542.jpg
    IMG_2542.jpg
    27 KB · Views: 520
Galera, vocês poderiam passar os contatos de onde compraram os rizomas/vasos/sementes destes lúpulos?

Acho que quanto mais pessoas tentando plantar melhor seria para entendermos como a planta se adapta aqui no Brasil.

ABraços a todos
 
Galera, vocês poderiam passar os contatos de onde compraram os rizomas/vasos/sementes destes lúpulos?

Acho que quanto mais pessoas tentando plantar melhor seria para entendermos como a planta se adapta aqui no Brasil.

ABraços a todos

Eu comprei no ebay tambem! Veio 10 sementes!
Agora tenho duvida como plantar!
Alguma sugestao?
 
Entrei nestas do Ebay mas lá não consta qual variedade é. Vocês acharam?

Não, na verdade comprei mais pelo preço pra ver se consigo cultivar mesmo. (Na embalagem deve vir).
Mas depois mando um email pro vendedor perguntando.
 
Pessoal

Lúpulo tem planta Macho e planta Fêmea.

Só pela semente não tem como saber se é macho ou fêmea, tem que plantar e esperar crescer para saber.

Só a fêmea produz a parte usada na cerveja.

Recomendo procurarem por Rizomas de Lúpulo.

Rizoma é um pedaço de raiz extraído de uma planta já formada, então é extraído de uma Fêmea e você vai ter certeza que sua planta é Fêmea.

Para plantar as sementes, esperem mais um pouco, pelo menos até o final de Setembro, pois o clima vai ser mais favorável.

Guardem as sementes em local seco e escuro. Quando forem plantar, umedeçam um guardanapo de papel e coloquem as sementes nele por umas 24 horas.

Depois coloquem as sementes na terra (comprem terra adubada, em qualquer horto) enterrada a uns 2cm de profundidade. Se for usar vaso, compre um vaso grande, de pelo menos 30 ou 40cm de altura e de diâmetro para ter espaço para as raízes. Uma, ou no máximo duas sementes para cada vaso.

Coloquem água a cada 2 ou 3 dias. Molhar todos os dias vai apodrecer as raízes.
 
Comprei sementes, e ja coloquei elas para quebra de dormencia, mas realmente nao entendi muito bem o processo..

Achei no mercado livre os rizomas mas achei caro. Alguem tem indicacao de onde?
Vai de 30 a 60 dias para quebra de dormencia das sementes.

Explicação de onde comprei:

Hello,

Thank you for the purchase. The Hops seeds do best if they are given a 30 to 60 day cold stratification period (in the refrigerator) prior to planting, then after the cold just follow my general planting instructions listed on my site. They can be started any time of year because I always recommend starting the seeds indoors where the growing conditions can be monitored and maintained at optimal levels easier than outdoors. Thank you again.
 
Amigos essa a é a foto da minha primeira colheita. Vou testar em breve como DH em 5L de cerveja.

Tão bem bonitos. Parabéns.

Tem como medir os alfa ácidos dele? vem informado em algum lugar da embalagem?

abs
 
Boa tarde pessoal,
Estou interessado em adquirir alguns rizomas para ver se consigo cultivar alguma coisa.
Vocês saberiam me indicar quem tem para vender os rizomas ou sementes? Vi que o pessoal compra no ebay, gostaria de comprar aqui no Brasil.
Abraços
 
Edsonpj, utilizou esse lupulo que cultivas-te? Deu boa?

Pelo jeito que estão abertos ainda acho bem provável que não tenham desenvolvido por completo e estejam com aquele aroma de cebola/alho, mas vamos esperar a resposta.
 
Edsonpj como foi o cultivo? Preparação da terra, quantidade de água e luz, etc.
Poderia dar mais informações de como o plantio?
Eu comprei dois rizomas e um deles começou a brotar alguns dias depois. Acontece, que o crescimento rápido aparentemente parou e a planta parece que está morrendo.
Estou tentando identificar onde estou errando.
se puder ajudar, agradeço.
 
A terra foi terra vegetal, sem nenhuma preparação, ficaram em uma área de luz aonde pegava apenas luz do sol direta entre 10:00 a 14:00 +/-. Aconteceu o mesmo problema com um rizhoma meu, ele estacionou, mas depois que secou veio com mais força e deu algumas flores, ja secou novamente e está brotando.

Edsonpj como foi o cultivo? Preparação da terra, quantidade de água e luz, etc.
Poderia dar mais informações de como o plantio?
Eu comprei dois rizomas e um deles começou a brotar alguns dias depois. Acontece, que o crescimento rápido aparentemente parou e a planta parece que está morrendo.
Estou tentando identificar onde estou errando.
se puder ajudar, agradeço.
 
Back
Top