Dicas para envase de cerveja de guarda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Skywalker1

Active Member
Joined
Mar 12, 2016
Messages
38
Reaction score
13
Fala pessoal! Na minha próxima leva de Tripel quero envasar algumas garrafas para deixar "envelhecendo" e avaliar o efeito ao longo de anos. No entanto, pela característica da cerveja, tenho receio em usar garrafas no vidro pelo risco de explosão e estou pensando em utilizar garrafas pet-growler âmbar de 500ml. Alguém tem alguma experiência com envase em pet por longos períodos? Meu receio é basicamente a perda de gás.
 
cara, várias pessoas falam da "perda de gas", porém só uso esses growlers tem mais de um ano, e já tive experiências de "esquecer" brejas na geladeira por mais de 3 meses e quando abri estar perfeita. Acho que isso é mito, até por que senão seria comum encontrarmos refrigerantes sem gás... o que faz ela "descarbonatar" é beber um pouco e guardar de novo, pois o CO2 vai "sair" do líquido para equilibrar a pressão.
 
Se você garantir que todo o extrato foi consumido pela levedura e seu processo de sanitização é bem executado para não ocorrer contaminação e uma possível refermentação por outros microrganismos, então não há com que se preocupar. No entanto, você pode estar usando garrafas de espumante para o envase, visto que essas aguentam mais pressão do que as normais de cerveja.
 
O correto seria garrafa de vidro e lacrar a tampa com cera ou glicerina. Se fizer o prime correto não vai explodir, ou vc pode utilizar garrafa de champanhe que são mais resistentes.
Garrafa PET deforma e há micróporos por onde pode perder pressão, principalmente na tampa igual nas garrafas de vidro.
Armazenar elas em temperatura constante vai ajudar a minimizar os efeitos da deformação, mas com certeza vc não fará isso e vai guardar num armário, então não utilize garrafas PET. Alguns poucos meses não ocorrerá nada, mas vários meses vai mudar muito.
 
Fala pessoal! Na minha próxima leva de Tripel quero envasar algumas garrafas para deixar "envelhecendo" e avaliar o efeito ao longo de anos. No entanto, pela característica da cerveja, tenho receio em usar garrafas no vidro pelo risco de explosão e estou pensando em utilizar garrafas pet-growler âmbar de 500ml. Alguém tem alguma experiência com envase em pet por longos períodos? Meu receio é basicamente a perda de gás.
Bom dia!
É melhor usar garrafas de vidro.
O problema do PET é que ele é permeável a passagem de gases. Na verdade, não são microporos como o @Gu_MAZZA colocou, é muito pior. Os gases passam pela PET por um processo que envolve sorção, difusão e dessorção dos gases. Então não só o CO2 escapa, como o O2 entra na garrafa, mesmo com pressão positiva na garrafa.
Existem duas tecnologias utilizadas pela indústria para usar garrafas PET em bebidas carbonatadas, que são o PET laminado, e o uso de barreira química com sequestrante de O2. Nenhum fornecedor de growler no Brasil usa essas tecnologias, então growlers são embalagens de TRANSPORTE E NÃO DE ENVASE.
Alguns dados pra não parecer que é minha opinião pessoal.
Em 2006 a Coca-Cola recebeu uma proposta para trocar o polímero de suas garrafas, e encomendou um estudo para ver a permeabilidade do material novo e do usado por eles. Eis as medições do estudo:
Screenshot_20220111-091916~2.png

Lembrando que esses PETs levam barreira química, e o do growler não.

Claro que quanto mais gelado, menor é a perda de CO2, mas tbm tem a entrada de O2... Enfim, sem querer desmerecer a experiência pessoal de cada um, mas o tema do uso de PET para envase de alimentos e bebidas é extremamente debatido. Tem até congresso internacional sobre o tema e é muito fácil achar essas informações na internet.
Edit: barris PET recebem barreira química, além da gramatura ser bem mais alta.
Abs.
 
Já faço os estilos belga a um bom tempo, geralmente em torno de 8 a 9,5 abv, sempre usei vidro, nunca tive problema com nenhum tipo de cerveja explodir e como já falaram acima, tem artigos que falam sobre essa "permeabilidade/troca de gases", então uso o pet somente pra breja lupulada, pra consumo rápido, em torno de 2 meses, tenho algumas tripel e belgian com 2 anos (quero deixar mais mas é difícil) e tomei uma esses dias, nossssssa, fica muito diferente, muito legal acompanhar as mudanças
 
O que acham dessa tampa para usar em garrafas de champagne? Alguém já usou?
Cara minha muié toma uns espumante e usa essa tampa pois não bebe a garrafa de uma vez,.

Pelo que vi ela num trava muito bem na garrafa não, a rolha com a gaiola penso eu que segura mais a pressão para carbonatar.
 
Pessoal, mais uma dúvida: estou finalizando uma quadrupel e estou projetando fazer a carbonatação no post mix e depois partir para o envase. Alguma dica para eliminar ou reduzir drasticamente o "head space" de oxigênio que ser formará entre o enchimento da garrafa e o fechamento com a rolha? Tks!
 
Pessoal, mais uma dúvida: estou finalizando uma quadrupel e estou projetando fazer a carbonatação no post mix e depois partir para o envase. Alguma dica para eliminar ou reduzir drasticamente o "head space" de oxigênio que ser formará entre o enchimento da garrafa e o fechamento com a rolha? Tks!
Boa tarde! Para eliminar o oxigênio do head space é fácil. É só preencher ele com espuma. Vc vai fechar a garrafa "vazando espuma", e ela vai expulsar o oxigênio. A forma como vc vai fazer pra subir a espuma depende da sua preferência. Pode ser batendo de leve com algo na lateral da garrafa, ou batendo o fundo da garrafa na mesa, ou qualquer outro jeito. Vc vai pegar a manha rápido de fazer subir na medida certa, vazando um mínimo de espuma. Abs.
 
Aproveitando o post, duas dúvidas:
A pet retornável da Coca é bem grossa, daria pra usar ela como "growler low-cost"?
E aquelas tampas flip-top pra por em qualquer garrafa aguenta priming e um envelhecimento desses?
Tenho uma certa repulsa por usar growler descartável e outras coisas, prefiro reutilizar, o planeta agradece né.
 
Aproveitando o post, duas dúvidas:
A pet retornável da Coca é bem grossa, daria pra usar ela como "growler low-cost"?
E aquelas tampas flip-top pra por em qualquer garrafa aguenta priming e um envelhecimento desses?
Tenho uma certa repulsa por usar growler descartável e outras coisas, prefiro reutilizar, o planeta agradece né.

Amigo, sobre o uso das garrafas retornáveis, eu uso garrafas PET de 3L comum (Coca, Pepsi, Guaraná) como postmix por muito tempo e nunca tive problemas. Inclusive eu faço até carbonatação forçada com elas e também nunca tive problemas. Pela quantidade de Litros das garrafas, quem sabe as de 3L não sejam melhor para o seu caso como growler.
 
Eu aqui vedo minhas brejas de guarda (qualquer coisa bretada, e afins) em garrafas de vidro...aquelas de chandon......são muito mais resistentes que as de cidra....se tiver coleta de reciclagem na sua cidade, vai até a cooperativa ou empresa que recolhe e tenta comprar as garrafas.....aqui consegui 100 a 1,00 real cada.....deu um pouco de trabalho sanitizar e esterilizar tudo mas vale a pena, e "arrolho" com tampas de 29mm, pra mim aqui, é o que melhor funciona....
 
Back
Top