DICAS e MACETES - Aprenda e ensine aqui!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Salve galera, td bem? Espero que sim!
Tomei a liberdade de criar esse post pra que possamos compartilhar pequenas dicas que podem ajudar e facilitar nossas vidas, seja como cervejeiros ou como apreciadores de brejas.
As vezes temos alguma ideia bacana mas não nos damos ao trabalho de criar um post só pra falar dela, e muitas vezes essa ideia poderia ser útil para outros, entao vamos centraliza-las aqui.
 
- Reutilização de garrafas de alcool líquido: Essas garrafas esbranquiçadas de alcool são de polietileno de alta densidade (tem o simbolo PEAD 2), o que significa que são ATÓXICAS e resistentes a altas temperaturas. Perfeitas para transporte de starters, congelamento de mosto e até mesmo de comidas como sopas e feijão. E por aguentarem temperaturas elevadas, podemos descongelar em banho maria e colocar o conteudo ainda quente nessas garrafas (mas vamos ter bom senso nessa parte). Ah, e assim que acaba o alcool, basta sacudir pra tirarmos o exesso e elas ja estao sanitizadas!

- Gelar latas e garrafas mais rápido: Imagino que todo mundo ja conheça essa, mas ta valendo. Basta enrolar e lata ou garrafa em 1 ou 2 pedaços de papel toalha, molhar bem e colocar no freezer.
 
até pouco tempo eu jogava tudo pra outro balde e ai sim envasava na garrafa.

comecei a envasar direto do balde fermentador, mas ocorre que essa torneira vermelha clássica que encontramos em todos os brewshops é muito ruim de manipular, é dura, meche com o balde e etc.
então comprei essa outra peça/válvula que tem uma sensibilidade muito melhor no abre fecha.
me ajudou e muito no envase!
espero ter ajudado.

(encontrei numa loja de equipamentos e bombas, investi 25 taokeys)
20210227_191219.jpg

20210227_191146.jpg
 
Uma coisa que sempre vejo relatada por iniciantes, e principalmente seguindo receita, é que chegou no final da brassagem e das duas uma: ou a) não atingiu a OG, ou b) não atingiu o volume.

Iniciante, não se conforme. Segue umas dicas simples pra ajudar, que aprendi apanhando muito:

a) a mostura foi incompleta. Corrija com DME se tiver à mão e segue o barco. Agora, na próxima breja não se oriente pelo tempo de mostura. Tire amostras do mosto e acompanhe com o densímetro (ou refratômetro) a cada 10 ou 15 minutos. Enquanto a densidade estiver subindo mantenha a mostura rolando. Quando parar de subir, acabou a mostura.

b) geralmente ocorre pq houve muita evaporação, portanto tende a vir acompanhado de OG muito alta. Após o resfriamento meça a OG e acrescente água mineral (gelada é melhor) até chegar ou se aproximar da OG e volume desejados. Não se preocupe, a breja não vai ficar aguada. Vc só está repondo a água que evaporou.

Boas brejas!!
 
Dica de escorredor baixo custo que usei por 4 anos no início. Dá pra cortar intercado do tamanho q quiser.
Lembrar de iniciar pela parte de baixo o empilhamento.
 

Attachments

  • 20171206_122013.jpg
    20171206_122013.jpg
    38.7 KB · Views: 32
  • 20171206_122115.jpg
    20171206_122115.jpg
    40.5 KB · Views: 32
  • 20171206_122031.jpg
    20171206_122031.jpg
    32.9 KB · Views: 29
Uma coisa que sempre vejo relatada por iniciantes, e principalmente seguindo receita, é que chegou no final da brassagem e das duas uma: ou a) não atingiu a OG, ou b) não atingiu o volume.

Em complemento a esse: mesmo que pareça complexo e abstrato pra iniciantes nas primeiras brassagens, aprenda a usar um app de receitas o quanto antes. É mais intuitivo que parece (Brewfather é uma mãe), faz com que vc pare de errar OG ou volume por estar com o equipamento reguladinho (vc adapta a receita ao seu equipamento e não o contrário) e logo logo te abre as portas pro processo de criação de receitas próprias de acordo com o que vc espera da sua cerva.
 
Back
Top