Dicas de uso bomba Chugger

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tiago

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
3,043
Reaction score
1,327
Ae pessoal que possui bombinha chugger/march,

Pretendo usar na proxima brassagem minha nova bombinha Chugger, mas fiquei com algumas duvidas:

O espigão do registro da panela é de 3/8, assim como as mangueiras de silicone que eu uso. No site recomendam que a linha de entrada seja de pelo menos 1/2 pra evitar cavitação, procede?

A válvula extra pra fazer o priming da bombinha precisa estar acima da válvula de saída ou pode ser conectada logo abaixo mesmo (numa conexão T)?

Vi que muitos gringos colocam a bombinha dentro de caixas plasticas de ferramenta pra evitar que respingos entrem no motor, essa bombinha esquenta pra isso ser má pratica?

Se houver algo a acrescentar sobre o que fazer e o que não fazer no uso dessas bombas, será valido!

Abraços
 
Vi que muitos gringos colocam a bombinha dentro de caixas plasticas de ferramenta pra evitar que respingos entrem no motor, essa bombinha esquenta pra isso ser má pratica?
Abraços

Só sei responder essa.
O equipamento da Masterbier utiliza coollers de computador, em diâmetros maiores que a própria bomba pra auxiliar o refrigeramento delas. Detalhe: elas não estão fechadas dentro de uma caixa.
 
Não entendi a parte do priming.
Também tenho uma chugger, o correto é colocar espigão e mangueira de 1/2 pol. como é indicado pelo fabricante, você pode controlar a vazão de saída da bomba e não a entrada.
Utilizei ela durante uma hora e meia e esquentou muito pouco.
 
Pessoal, na edição de Nov/2014 há uma menção de utilizar lubrificante após cada uso da Chugger. Vcs fazem essa lubrificação? Seriam 4-5 gotas de óleo SAE20. Onde encontramos esse óleo? Qual o correto local de adição desse óleo?

Srs, Fabiano

ImageUploadedByTapatalk1426644196.255339.jpg
 
Pessoal, na edição de Nov/2014 há uma menção de utilizar lubrificante após cada uso da Chugger. Vcs fazem essa lubrificação? Seriam 4-5 gotas de óleo SAE20. Onde encontramos esse óleo? Qual o correto local de adição desse óleo?

Srs, Fabiano

View attachment 115209

Esse óleo é oleo de motor de carro,se nao me engano, óleo de verão. pois nao tem o "W" de winter, inverno.
Ja aonde colocar o óleo, na parte de tras da bomba, tem um buraquinho escrito "oil". É só por as 4 gotas lá.

Mas sinceramente, oleo lubrificante eu usaria esse aqui: http://www.armarinhosaojose.com.br/.../94/20063/&cm1=48&m=B&-oleo-e-silicone-cm1-48

O padrão, singer, pra maquina de costura. Serve pra tudo quanto é tipo de maquinários, e principalmente pra maquinas que esquetam, como a de costura (sei pq minha mae é costureira).

Espero ter ajudado.
 
Se for usar algo, eu usaria um lubrificante alimentício, nao sei aqui no BR onde vende.

Já vi em video gringo os caras falando disso, a base d'agua e alimenticio.
 
No manual da chugger recomenda lubrificar uma vez por ano, se não me engano. Na parte traseira tem um buraco e uma inscrição no metal, algo como "lubrifique aqui".

Não é bom ficar lubrificando o tempo todo. Excesso de óleo também pode comprometer o funcionamento do motor...
 
Cara, basicamente a bitola independe...... o que interessa em relação à cavitação é que a saída seja mais restringida que a entrada.

Ou seja, se na entrada a bitola é 3/8, na saída tu vais ter que restringir a ponto de ser equivalente a uma bitola igual ou menor que essa.

Cara, válvula extra pra fazer priming eu sinceramente nunca usei, mas se tu for usar, é preciso pensar que o objetivo é tirar as bolhas de ar da cabeça da bomba.

Particularmente, o que faço com qualquer bomba é abrir a entrada e a saída dela e deixar que o líquido entre e ocupe praticamente toda.... isso faz com que algumas bolhas subam pela mangueira e borbulhem dentro da panela. Ao ligar, as últimas bolhas vão sair..... dá pra notar quando não há mais nada de bolhas até pelo barulho da bomba.

Sobre a caixa, na minha opinião pessoal, não vejo necessidade.

Sobre lubrificante, mesma coisa... já usei March.... Chugger.... com usos extremos, e nada ocorreu. Essas bombas, inclusive, tem refrigeração própria, e só devem ficar livres para boa circulação de ar (por isso que na verdade a caixa até seria ruim).

O que não pode é baixar a voltagem da bomba, como ligar 220 em 127, ou tentar ajustar com um Dimmer (que o próprio fabricante não recomenda).... isso faz com que ela esquente mais do que devia ao natural, e faz com que o rotor gire mais devagar, gerando menos vento e consequente refrigeração. Já vi vários casos onde a bomba esquentava de mais, e quando foi ver...... era bomba 220 ligada em 127v.

Abraço,
 
Se for usar algo, eu usaria um lubrificante alimentício, nao sei aqui no BR onde vende.

Já vi em video gringo os caras falando disso, a base d'agua e alimenticio.

Lubrificante a base da agua e grau alimenticio só pra partes que vão encostar na cerveja ou mosto, por exemplo os o'rings dos conectores do postmix.

Não é o caso aqui, usar um lubrificante a base da água num motor de bomba vai estraga-lo rapidamente.
 
Cara, basicamente a bitola independe...... o que interessa em relação à cavitação é que a saída seja mais restringida que a entrada.

Ou seja, se na entrada a bitola é 3/8, na saída tu vais ter que restringir a ponto de ser equivalente a uma bitola igual ou menor que essa.

Cara, válvula extra pra fazer priming eu sinceramente nunca usei, mas se tu for usar, é preciso pensar que o objetivo é tirar as bolhas de ar da cabeça da bomba.

Particularmente, o que faço com qualquer bomba é abrir a entrada e a saída dela e deixar que o líquido entre e ocupe praticamente toda.... isso faz com que algumas bolhas subam pela mangueira e borbulhem dentro da panela. Ao ligar, as últimas bolhas vão sair..... dá pra notar quando não há mais nada de bolhas até pelo barulho da bomba.

Sobre a caixa, na minha opinião pessoal, não vejo necessidade.

Sobre lubrificante, mesma coisa... já usei March.... Chugger.... com usos extremos, e nada ocorreu. Essas bombas, inclusive, tem refrigeração própria, e só devem ficar livres para boa circulação de ar (por isso que na verdade a caixa até seria ruim).

O que não pode é baixar a voltagem da bomba, como ligar 220 em 127, ou tentar ajustar com um Dimmer (que o próprio fabricante não recomenda).... isso faz com que ela esquente mais do que devia ao natural, e faz com que o rotor gire mais devagar, gerando menos vento e consequente refrigeração. Já vi vários casos onde a bomba esquentava de mais, e quando foi ver...... era bomba 220 ligada em 127v.

Abraço,

Guenther, quanto a questão da bitola, isso vale para todas as bombas, inclusive as 12v da china?
 
Estou pensando em comprar duas chugger para um futuro HERMS de 100 litros (hoje utilizarei em um de 20L). Será que ela aguenta? A vazão de 20 e poucos litros/min será suficiente?
 
Pessoal que tem Chugger, qual é o tamanho da caixa que ela vem? Eu sei que a bomba tem 30 cm mas meu cunhado vai trazer ela dos EUA na mala.
 
Com relação ao diametro de entrada eu procuraria respeitar os 12,7 mm(1/2") livres. Os 3/8 são a 9,5mm, que corresponde a uma redução de 25%. Outro detalhe: o seu registro que alimenta essa mangueira 3/8 é vazão plena?? A maioria ñ é, assim sendo vai ter uma redução maior ainda!!!
A médio prazo pode ñ trazer problemas, mas a longo prazo recomendaria registro vazão plena de 1/2" e mangueira tb. Quanto custa a bomba e quanto vai te custar trocar o registro e a mangueira???
Na saída pode usar 3/8, porem a pressao vai aumentar...Se ñ for problema..., tudo bem.
Quanto ao óleo, fabricante recomenda 1 vez ao ano!
Abraço
Arnaldo
 
Comprei minha chugger a pouco tempo. Não usei ela ainda. Como vocês fazem a sanitização dela?
 
Eu uso ela pra limpeza e sanitização do meu trocador de placas, então faço assim:
Após usar o trocador e passar agua quente nele, recirculo solução de removil( base soda) por 10' e depois enxaguo bem com agua filtrada quente. Aí recirculo solução de peracético por 10' tb. Daí esgoto o sistema e guardo. Assim a cabeça da bomba tambem fica limpa.
Antes de usar novamente passe solução desinfetante ( peracético/ pac )
Pra fazer isso tenho um balde graduado com duas saidas com registro e espigões de 1/2".
É bom desmontar a cabeça de vez em quando pra verificar e limpar se preciso...
Abraço
Arnaldo
 
Salve salve cervejeiros, vocês sabem me dizer se existe suporte autorizado no Brasil da bomba chugger? tive a triste decepção de deixar cair no chão minha bomba praticamente sem uso, só testei passando água, por algum motivo da queda ela parou de girar, desmontei a cabeça da bomba, também a traseira da bomba, o motor liga mas não dá torque pra rotacionar, ao girar com a mão ela desligada não dá pra sentir travamento no rolamento.
 
Salve salve cervejeiros, vocês sabem me dizer se existe suporte autorizado no Brasil da bomba chugger? tive a triste decepção de deixar cair no chão minha bomba praticamente sem uso, só testei passando água, por algum motivo da queda ela parou de girar, desmontei a cabeça da bomba, também a traseira da bomba, o motor liga mas não dá torque pra rotacionar, ao girar com a mão ela desligada não dá pra sentir travamento no rolamento.

Olá. Isso já aconteceu comigo recentemente. Você precisa desamassar a parte traseira (para a ventoinha conseguir girar). Caso tenha receio para fazer, leve em um torneiro mecânico.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A parte traseira eu consegui desmontar e desamassar, se girar com ela desligada gira normalmente, vendo alguns fóruns gringos vi eles falando sobre um imã do motor que pode ter desalinhado e forçando o motor, mas lá foi uma suposição de um engenheiro e não teve mais discussão a respeito do problema citado.

O estranho que a bomba desligada gira livremente, porém ao ligar a bomba ela gira 1 centímetro e trava, quando ligada ao tentar girar o eixo a bomba fica travada, o motor fica com barulho e chega a esquentar.


Olá. Isso já aconteceu comigo recentemente. Você precisa desamassar a parte traseira (para a ventoinha conseguir girar). Caso tenha receio para fazer, leve em um torneiro mecânico.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Passar feedback para futuros cervejeiros que adquirirem a bomba chugger. Eu não sabia que eles eram tão frágeis ao ponto de quedas levas danificar a bomba ao ponto de não ligar mais :) Então quando comprar a bomba tenta deixar fixo ou monte algum tipo de proteção para as mesma.
Eu acabei vendendo meu equipamento pra pegar algo menor, e meu amigo que comprou levou a bomba, o mesmo me relatou que levou em vários lugares especializado em bomba e ninguém conseguiu conserto, depois resolveu levar em assistência técnica de furadeira, nessa técnica conseguiram arrumar e o conserto ficou barato. R$ 50 reais.
 

Attachments

  • 8a406433828ffe6569c9608fe031c62f--brewing-equipment-brewing-beer.jpg
    8a406433828ffe6569c9608fe031c62f--brewing-equipment-brewing-beer.jpg
    15.7 KB · Views: 42
  • hqdefault.jpg
    hqdefault.jpg
    17.3 KB · Views: 41
  • down1load.jpg
    down1load.jpg
    12.3 KB · Views: 41
Back
Top