Dicas de enchedores de contra pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa noite, galera!

Depois de anos apostando na loteria do priming, estou querendo melhorar o processo e passar para os de envase a contra pressão.
Gostaria de sabe sobre algum modelo que não desse tanto trampo e que não seja caro. Alguma sugestão de quem já usa e pode indicar?

Valeu mesmo e abraço!
 
Fala cara!

Sem dúvidas a melhor opção seria uma Wintap. Puta equipamento foda! Mas pro meu uso não vale a pena gastar com isso, pelo menos por agora. Então fui para os métodos de baixo custo.

O T da kegland é muito bom, funciona igualzinho nesse vídeo aí do Robinho.



Mas nunca fiz essa válvula de alívio de pressão, simplesmente coloco uma tampa de PET e vou aliviando a pressão por ela mesmo.

IMG_3836.jpg

Nas últimas vezes simplifiquei ainda mais: coloquei só o carbonator (com mangueira que alcance o fundo da garrafa). Pressurizo e abro um pouco a rosca para liberar a pressão, algumas vezes para tirar o O2. Depois conecto a linha de cerveja no carbonator, e novamente libero a pressão BEM DEVAGAR somente desrosqueando o carbonator da garrafa.

to pegando a manha disso, e ta ficando excelente!! Nem o T mais estou usando.
 
Obrigado por responder, Filipe! Existem uns "wintaps" na faixa de 350,00 pelo Aliexpress... vc sabe me dizer sobre esses?
Quero para encher garrafas de vidro. Esse sistema que vc usa funciona tb?
 
Esses sisteminha simples aí que uso só serve para PET, por causa da rosca.

Existe uma das wintap que não enche garrafa de vidro... mas não sei ao certo as diferenças entre os modelos. Na minha opinião, se for pra comprar só vale a pena o modelo que enche as de vidro.

Já vi gente falando bem dessas chinesas, mas eu mesmo não sei dizer. Tem muito vídeo no YouTube sobre elas.
 
Eu utilizo o mesmo esquema do Filipe, com esse T da Kegland ou apenas com o carbonator. Pressurizo a pet e expulso o O2 umas duas vezes desrosqueando o carbonator, e depois faço o envase da cerveja liberando a pressão bem lentamente. Funciona muito bem.

Já para garrafas de vidro, o melhor equipamento hj é o Wintap. Você vai precisar utilizar um adaptador para garrafas de vidro igual esse abaixo:

https://www.getelequipamentos.com.br/adaptador-torneira-wintap-para-garrafas-de-vidro
Na Getel tem um modelo Win tap ecolux que é mais em conta, claro que não chega nos valores do Aliexpress.

https://www.getelequipamentos.com.br/equipamentos/contra-pressao/wintap-eco-lux
Como eu envaso praticamente todas minha cervejas em barril, utilizo apenas garrafas pet como growler, e esse enchimento com o carbonator já é suficiente.

Abs.
 
Esses sisteminha simples aí que uso só serve para PET, por causa da rosca.

Existe uma das wintap que não enche garrafa de vidro... mas não sei ao certo as diferenças entre os modelos. Na minha opinião, se for pra comprar só vale a pena o modelo que enche as de vidro.

Já vi gente falando bem dessas chinesas, mas eu mesmo não sei dizer. Tem muito vídeo no YouTube sobre elas.
Valeu mesmo, Filipe!
grande abraço, meu irmão!
 
Eu utilizo o mesmo esquema do Filipe, com esse T da Kegland ou apenas com o carbonator. Pressurizo a pet e expulso o O2 umas duas vezes desrosqueando o carbonator, e depois faço o envase da cerveja liberando a pressão bem lentamente. Funciona muito bem.

Já para garrafas de vidro, o melhor equipamento hj é o Wintap. Você vai precisar utilizar um adaptador para garrafas de vidro igual esse abaixo:

https://www.getelequipamentos.com.br/adaptador-torneira-wintap-para-garrafas-de-vidro
Na Getel tem um modelo Win tap ecolux que é mais em conta, claro que não chega nos valores do Aliexpress.

https://www.getelequipamentos.com.br/equipamentos/contra-pressao/wintap-eco-lux
Como eu envaso praticamente todas minha cervejas em barril, utilizo apenas garrafas pet como growler, e esse enchimento com o carbonator já é suficiente.

Abs.

Obrigado, Rico! vou dar uma olhada nessas opções.

Valeu, irmão!
 
Galera, uma pergunta idiota, mais necessária, para envazar no contra-pressão (garrafas de vidro), preciso carbonatar minha cerveja antes?
O objetivo do contra-pressão é exatamente transferir cerveja já carbonatada... sem perder a carbonatação.

Se a cerveja não está carbonatada... não faz sentido usar contra-pressão
 
Pessoal,
Aproveitando pra ressucitar o tópico e não criar outro. Agora é meu momento de envase em contra-pressao. Estive pesquisando sobre o WINTAP, o de bancada e Easy!tap, não sei se já ouviram falar.

Queria opiniões sobre esse ultimo, ele é bem simples e o preço bem menor logicamente. O preço já nao vale por 3 peças de plastico mais tudo bem, vale pela ideia de alguém.

Estou entre esse (pelo preço) e o wintap.
Segue link:

https://bnbx.com.br/produto/kit-com...ZX5GYjuXArY4v7OU-PM6Pohy0FRU3tW6Z_AEMG8Z-1Hbg
 
Eu estou de olho nesse Easy desde o primeiro protótipo deles! Conversei com Maico (criador), o cara é super gente fina, e inclusive escutou de bom grado alguns pitacos meus (o plano inicial era só vender o Easy!Tap, sem o conector para garrafa).

Eu gostei muito da ideia, e pela minha experiência de contrapressão "de pobre" (kkkk), tem tudo para dar certo! Eu só tomaria cuidado na hora do envase, pois não tenho coragem de mexer com pressão + garrafas de vidro sem algum tipo de proteção. No Insta da Brain Box tem uma ideia de solução:




Eu só não comprei pelo preço: me pareceu que uma Pegas, na China, entrega mais pelo seu preço superior (R$ 135 vs. R$ 325). Estou aguardando ela chegar.
 
Last edited:
Eu estou de olho nesse Easy desde o primeiro protótipo deles! Conversei com Maico (criador), o cara é super gente fina, e inclusive escutou de bom grado alguns pitacos meus (o plano inicial era só vender o Easy!Tap, sem o conector para garrafa).

Eu gostei muito da ideia, e pela minha experiência de contrapressão "de pobre" (kkkk), tem tudo para dar certo! Eu só tomaria cuidado na hora do envase, pois não tenho coragem de mexer com pressão + garrafas de vidro sem algum tipo de proteção. No Insta da Brain Box tem uma ideia de solução:




Eu só não comprei pelo preço: me pareceu que uma Wintap (Pegas) na China entrega mais pelo seu preço superior (R$ 135 vs. R$ 325). Estou aguardando ela chegar.

Tem o link desse wintap que pegou?

Então tenho esse medo da pressao nas garrafas tb porém iria encher no wintap ou no easy tap. Penso em usar um face shield e luvas em ambos os casos.
 
A ideia desse EasyTap é boa, porém tem 2 problemas que, na minha opinião, matam o produto: 1º a forma de conectar na garrafa (imagina fazer esse enrosca, monta, enche, desmonta e desenrosca em 100 garrafas); 2º em consequência do primeiro problema o tempo que a garrafa ficaria "sem pressão" e em contato com o ar... o pouco co2 q fica pairando ali na boca da garrafa vai pro espaço... e meio que perde o sentido da "contrapressão"... tenho a wintap chinesa q paguei 250 mangos no Ali ano passado, a qualidade não é das melhores, porém funciona bem e tenho bons resultados... sem falar q é só engatar a garrafa/pet, girar, purgar, encher, desengatar e tampar... dá para fazer rápido e com o mínimo de contato com o ar... no fim das contas é mais prático, mesmo que seja necessário utilizar alguns acessórios a mais. Se for para usar esse EasyTap prefiro o contrapressão de pobre (com garrafa pet) que ao menos o investimento seria só o carbonator, e o contato com o ar seria mínimo. Enfim, apenas minha opinião. Abraço!
 

Attachments

  • IMG_5466 (1).jpeg
    IMG_5466 (1).jpeg
    43.4 KB · Views: 42
A ideia desse EasyTap é boa, porém tem 2 problemas que, na minha opinião, matam o produto: 1º a forma de conectar na garrafa (imagina fazer esse enrosca, monta, enche, desmonta e desenrosca em 100 garrafas); 2º em consequência do primeiro problema o tempo que a garrafa ficaria "sem pressão" e em contato com o ar... o pouco co2 q fica pairando ali na boca da garrafa vai pro espaço... e meio que perde o sentido da "contrapressão"... tenho a wintap chinesa q paguei 250 mangos no Ali ano passado, a qualidade não é das melhores, porém funciona bem e tenho bons resultados... sem falar q é só engatar a garrafa/pet, girar, purgar, encher, desengatar e tampar... dá para fazer rápido e com o mínimo de contato com o ar... no fim das contas é mais prático, mesmo que seja necessário utilizar alguns acessórios a mais. Se for para usar esse EasyTap prefiro o contrapressão de pobre (com garrafa pet) que ao menos o investimento seria só o carbonator, e o contato com o ar seria mínimo. Enfim, apenas minha opinião. Abraço!

Opa cara, estamos aqui para opinar e agradeço muito a sua. To pesquisando no ali tb, por mais que o DÓLA esteja nas alturas consegue ser mais barato que aqui. Acho que vou no wintap mesmo. Conversando com minha esposa ela mesmo falou: " Quando nossos amigos vierem aqui vc vai querer montar tudo isso pra encher um growler? Compra logo essa wintap e para de frescura!"

Me assustei mais concordei. hahahahaha
 
Boa tarde. Ainda não faço envase de contra-pressão, no entanto, há um vídeo do Leandro do Cerveja Fácil, que procede o envase com direto para a garrafa.... sei que perde muita carbonatação neste processo, mas em seu vídeo ele coloca uma fração de açúcar na garrafa afim de compensar a carbonatação e ainda consumir o oxigênio que entra na garrafa....
Sei que não é o ideal, mas pensando em custo baixo, é uma boa opção...

 
A ideia desse EasyTap é boa, porém tem 2 problemas que, na minha opinião, matam o produto: 1º a forma de conectar na garrafa (imagina fazer esse enrosca, monta, enche, desmonta e desenrosca em 100 garrafas); 2º em consequência do primeiro problema o tempo que a garrafa ficaria "sem pressão" e em contato com o ar... o pouco co2 q fica pairando ali na boca da garrafa vai pro espaço... e meio que perde o sentido da "contrapressão"... tenho a wintap chinesa q paguei 250 mangos no Ali ano passado, a qualidade não é das melhores, porém funciona bem e tenho bons resultados... sem falar q é só engatar a garrafa/pet, girar, purgar, encher, desengatar e tampar... dá para fazer rápido e com o mínimo de contato com o ar... no fim das contas é mais prático, mesmo que seja necessário utilizar alguns acessórios a mais. Se for para usar esse EasyTap prefiro o contrapressão de pobre (com garrafa pet) que ao menos o investimento seria só o carbonator, e o contato com o ar seria mínimo. Enfim, apenas minha opinião. Abraço!

Graaaaande Lenir!!!
Você tem toda a razão: a trabalheira é o que mais desanima. Aí você precisa esvaziar um barril, poucos litros, e tem que montar a parafernalha toda.
Mas acho que a trabalheira do carbonator (que é como eu faço atualmente) e do Easytap é a mesma.
Exatamente isso que me fez comprar a Pegas (com o seu empurrão, diga-se de passagem kkkkkkk)


Compra logo essa wintap e para de frescura!"

Se tem o alvará, metade do caminho ta andado! kkkkk
 
Graaaaande Lenir!!!
Você tem toda a razão: a trabalheira é o que mais desanima. Aí você precisa esvaziar um barril, poucos litros, e tem que montar a parafernalha toda.
Mas acho que a trabalheira do carbonator (que é como eu faço atualmente) e do Easytap é a mesma.
Exatamente isso que me fez comprar a Pegas (com o seu empurrão, diga-se de passagem kkkkkkk)

Fale Felipão! Kd vc camarada!? Já brassou com a panela nova?
Eu ainda estou na captura de um novo equipamento, mas confesso q está phoda... esperando a Black Fraude para ver se aparece algo interessante... hehehehe...
Abraço!
 
Opa cara, estamos aqui para opinar e agradeço muito a sua. To pesquisando no ali tb, por mais que o DÓLA esteja nas alturas consegue ser mais barato que aqui. Acho que vou no wintap mesmo. Conversando com minha esposa ela mesmo falou: " Quando nossos amigos vierem aqui vc vai querer montar tudo isso pra encher um growler? Compra logo essa wintap e para de frescura!"

Me assustei mais concordei. hahahahaha
Cara, comprei um aqui no Brasil mesmo, pesquisei no Ali, e tudo mais, mas com o dólar do jeito que está, não ta dando para mandar vir nada da china, acabei comprando por aqui mesmo e não me arrependo, vou te mandar o link da loja onde comprei, caso te ajude. Achei o preço bem acessível. Wintap LUX
 
Cara, sensacional, mas, funciona? Pode mandar mais detalhes, tipo, oq vc encaixou no parte cortada da pet? Foi um mangueira de silicone?
Foi mangueira cristal, como esta na descrição, mas a de silicone deve servir, caso encontre no tamanho adequado....
Achei a idéia muito legal, e este post está muito bom, pois se juntar todas as idéias aqui postadas, dá para montar um enchedor prático e barato em contra-pressão....
Este final de semana vou realizar alguns testes.... com o tee da kegland e os carbonators e este esquema da mangueira cristal na bica de chopp de meu kegerator... vamos ver...
Abraços
 
Usei esta mangueira cristal pq era a que eu já tinha, de qd usava bomba de máquina de lavar. Se ajustou perfeitamente. Deixo fixo direto numa garrafa e a mangueira se moldou. Pra tirar eu molho um pouco com álcool 70°. Nem precisou de abraçadeira.
 
Continuando a SAGA comprei um wintap mesmo. Alguém que possui tem torre/kegerator? Como passara o gás pela torre?
 
Acabei de encher umas garrafas no contra pressão aqui, vou deixar a foto da minha gambiarra. Uso o Tee da kegland e uma válvula DMFit pra ir liberando a pressão aos poucos.
Adotei essa rota de usar a válvula porque todas as vezes que tentei desrosquear na mão acabava abrindo demais e voava cerveja pra td quanto é lado, e obviamente espumava tudo
 

Attachments

  • 14C31250-4454-4A3C-B09E-3AC2DD215EC0.png
    14C31250-4454-4A3C-B09E-3AC2DD215EC0.png
    241.2 KB · Views: 142
Acabei de encher umas garrafas no contra pressão aqui, vou deixar a foto da minha gambiarra. Uso o Tee da kegland e uma válvula DMFit pra ir liberando a pressão aos poucos.
Adotei essa rota de usar a válvula porque todas as vezes que tentei desrosquear na mão acabava abrindo demais e voava cerveja pra td quanto é lado, e obviamente espumava tudo

Oh Loko meu! Gambiarra Master essa aí hein... parabéns!
 
Fala galera! Aproveitando o assunto, vou compartilhar o contrapressão que já uso há 4 anos e funciona perfeitamente. São simplesmente duas válvulas de engate rápido (uma pro gás e outra pro líquido), uma conexão Y, uma mangueira 3/8" e uma rolha de airlock de silicone. O único "problema" é que tenho que ficar segurando a rolha na garrafa com a mão. Com a pressão perto de 1kgf/cm2 não chega a ser um problema, mas depois de umas 20 garrafas começa a cansar. Ainda na rolha, na lateral, fiz um furo que passava um bico daqueles de encher bola ligado em uma válvula de pneu de bicicleta. Era por ela que eu fazia o alívio da pressão para fazer o enchimento. Mas ultimamente tenho usado sem esse bico e faço o alívio simplesmente soltando a rolha bem devagar. Precisa de um pouco de prática, mas é bem tranquilo. Como a rolha é cônica, serve tanto em garrafas de vidro quanto em garrafas pet. E a altura da rolha também é regulável, basta puxar ela pra cima ou pra baixo na mangueira e serve pra garrafas grandes e pequenas. É uma opção bem barata e que funciona muito bem até hoje.
 

Attachments

  • IMG_20171013_162756824_HDR.jpg
    IMG_20171013_162756824_HDR.jpg
    73 KB · Views: 93
Fala galera! Aproveitando o assunto, vou compartilhar o contrapressão que já uso há 4 anos e funciona perfeitamente. São simplesmente duas válvulas de engate rápido (uma pro gás e outra pro líquido), uma conexão Y, uma mangueira 3/8" e uma rolha de airlock de silicone. O único "problema" é que tenho que ficar segurando a rolha na garrafa com a mão. Com a pressão perto de 1kgf/cm2 não chega a ser um problema, mas depois de umas 20 garrafas começa a cansar. Ainda na rolha, na lateral, fiz um furo que passava um bico daqueles de encher bola ligado em uma válvula de pneu de bicicleta. Era por ela que eu fazia o alívio da pressão para fazer o enchimento. Mas ultimamente tenho usado sem esse bico e faço o alívio simplesmente soltando a rolha bem devagar. Precisa de um pouco de prática, mas é bem tranquilo. Como a rolha é cônica, serve tanto em garrafas de vidro quanto em garrafas pet. E a altura da rolha também é regulável, basta puxar ela pra cima ou pra baixo na mangueira e serve pra garrafas grandes e pequenas. É uma opção bem barata e que funciona muito bem até hoje.
Rapaiz, mas vc brilhou nessa ein?! Bem mais simples do que eu fiz e ainda serve pra garrafa de vidro 👏🏻👏🏻👏🏻
 
Os itens são:

3 registros dmfit 3/8 x 3/8
2 tee de 3/8 nas três pontas
1 rolha de silicone furada N°6
Pedaços de tubo dmfit
40cm de mangueira de silicone de 2mm interno e 4mm externo (e outros pedacinhos para fazer a gambiarra para vedar)
 

Attachments

  • 20201124_090953.jpg
    20201124_090953.jpg
    106.1 KB · Views: 42
  • 20201124_090816.jpg
    20201124_090816.jpg
    52.6 KB · Views: 43
  • 20201124_090838.jpg
    20201124_090838.jpg
    52.9 KB · Views: 41
  • 20201124_090838.jpg
    20201124_090838.jpg
    52.9 KB · Views: 34
  • 20201124_090930.jpg
    20201124_090930.jpg
    33.7 KB · Views: 33
  • 20201124_090953.jpg
    20201124_090953.jpg
    106.1 KB · Views: 31
Os itens são:

3 registros dmfit 3/8 x 3/8
2 tee de 3/8 nas três pontas
1 rolha de silicone furada N°6
Pedaços de tubo dmfit
40cm de mangueira de silicone de 2mm interno e 4mm externo (e outros pedacinhos para fazer a gambiarra para vedar)
Velho, mete um pedaço de mangueira nesta rolha, com a sobra para baixo, para engatar na garrafa. Acredito que fixe e aguente a pressão, como fiz no meu. Dá yma olhada aí pra cima. Com isso vc pára de ter q segurar.
 
Fala galera, revivendo o tópico só pra mostrar minha decisão. Fiquei no wintap mesmo. Decidi investir mais valores pelo espaço que tenho, uma vez não toma nenhum e beleza. Quem estiver pensando como eu estava pode comprar, valeu cada centavo. Fiz um envase no fds perfeito, sem sujeira sem um monte de equipamentos. Só comprei um face shield e oculos de proteção pq sou cagão com pressão.

Vale muito!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-12-07 at 12.44.08.jpeg
    WhatsApp Image 2020-12-07 at 12.44.08.jpeg
    25.1 KB · Views: 57
Fala galera, revivendo o tópico só pra mostrar minha decisão. Fiquei no wintap mesmo. Decidi investir mais valores pelo espaço que tenho, uma vez não toma nenhum e beleza. Quem estiver pensando como eu estava pode comprar, valeu cada centavo. Fiz um envase no fds perfeito, sem sujeira sem um monte de equipamentos. Só comprei um face shield e oculos de proteção pq sou cagão com pressão.

Vale muito!
Comprou qual e aonde?
Manda link! Valeu!!
 
Hoje entro no fórum e vejo essa postagem igual ao que eu pensei em fazer, mas eu não coloquei em prática. Parabéns.
A ideia desse é pelo preço e facilidade das conexões. Nada muito complexo, monta igual Lego.

Comprei o Easy Tap para envasar garrafas de vidro, ainda não chegou e eu ainda não tenho cerveja para envasar. Quando eu experimentar dou minha opinião.
Nas garrafas pet eu utilizo o Tee com carbonator.

Os itens são:

3 registros dmfit 3/8 x 3/8
2 tee de 3/8 nas três pontas
1 rolha de silicone furada N°6
Pedaços de tubo dmfit
40cm de mangueira de silicone de 2mm interno e 4mm externo (e outros pedacinhos para fazer a gambiarra para vedar)
 
Vou contribuir aqui pra quem quiser copiar, enquanto não sai a patente.rs

Gargalo de garrafinha de sprite (mais reta) e pedaço de mangueira cristal atóxica de 3/4. View attachment 125151View attachment 125152View attachment 125153View attachment 125154View attachment 125155
Meus primeiros protótipos eu fiz parecido assim também, mas fica pouco confiavel e sem o controle que eu buscava, por isso desenvolvi uma peça usinada. O easy!tap em @brainboxbr www.bnbx.com.br/loja.
 
Back
Top