Dicas de controlador de brassagem e setup

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rmrcarvalho

Well-Known Member
Joined
Dec 10, 2016
Messages
185
Reaction score
138
Caros,

estou planejando automatizar meu equipamento. Meu projeto é para bateladas de 20-25 litros, com duas panelas, uma de 32 litros e outra de 21 litros.

num primeiro cenário, posso trabalhar com uma panela em cima da outra, num esquema K-RIMS (baseado na Breweasy da Blichmann ou na Ezbrew K45 e K60); ou, num segundo cenário, posso transformar a panela menor em cesto de grãos e trabalhar com ela imersa na panela maior, elevando o cesto no momento da recirculação e da lavagem (tal como a Inversa, a PitBrew e outras panelas automáticas).

em ambos os casos, o aquecimento será apenas pela panela maior (de 32 litros), através de resistência e o processo será baseado em recirculação contínua (com aquela bomba magnética R-15 da china).

portanto, minha ideia é colocar uma resistência (de 3000 a 3500 w) na panela maior, daquelas de baixa densidade que são fixadas no fundo da panela.

para controlar todo o sistema, pretendo contar com um sistema ardbir... e aí que entra a minha dúvida de momento.

encontrei esses dois controladores prontos para vender...

um da Beermax...

https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=461c1dc5-cb79-4367-b07c-29171c9e9c54

e outro da Control Beer...

https://produto.mercadolivre.com.br...m-ardbir-_JM?quantity=1&variation=19215998858

além de alguns detalhes como display de 4 ou de 2 linhas, no geral eles parecem bem similares (inclusive no preço)... e gostaria de saber se alguém aqui utiliza ou já utilizou algum deles para comentar a respeito.

como não conheço muito bem ainda essa parte de automação... toda e qualquer opinião é bem-vinda! (podem opinar sobre o setup que estou projetando também, se quiserem!).
 
Last edited:
Olha... tenho o Control Beer e é muito bom. Usava numa Single Vessel que montei.
Acho que os dois controladores vão lhe atender bem, já que são bem semelhantes.
Inclusive estou vendendo o meu control beer. :D
R$350,00. Sou de Salvador-BA.
 
bom dia, eu tenho sistema com cesto como vc pode ver na minha foto, é muito bom em partes, hoje faria um Ketle RIMS como voce falou.
deu um trabalho do cao furar essa panela e esse cesto só serve pra ser um cesto, precisa de um guincho ou algo parecido.

usando o K_RIMS voce faria basicamente o mesmo processo, talvez tenha uma perda de temperatura por conta das mangueiras, mas eu acredito que compensa

alem disso tem o fato de que sua energia acabar voce leva sua panela pro fogão e continua a mostura, ou pode usar a panela pra um biab, algo assim.

unica coisa que tem que montar o sistema em dois níveis, do mais só vejo vantagens.

controlador iniciei com aqueles REX e depois comprei do @dumpa o BrewmaniacEX, achei muito bom, hoje o que mais tem são opções para uma automação básica ou avançada.
 
além disso o BrewmaniacEX te permite controlar uma panela de lavagem de forma automatica, pode usar ate 5 sensores de temperatura, eu gostei e recomendo
 
@MLiborio, obrigado pela recomendação e pela oferta! Ainda estou estudando as opções, qualquer coisa entro em contato!

bom dia, eu tenho sistema com cesto como vc pode ver na minha foto, é muito bom em partes, hoje faria um Ketle RIMS como voce falou.
deu um trabalho do cao furar essa panela e esse cesto só serve pra ser um cesto, precisa de um guincho ou algo parecido.

usando o K_RIMS voce faria basicamente o mesmo processo, talvez tenha uma perda de temperatura por conta das mangueiras, mas eu acredito que compensa

alem disso tem o fato de que sua energia acabar voce leva sua panela pro fogão e continua a mostura, ou pode usar a panela pra um biab, algo assim.

unica coisa que tem que montar o sistema em dois níveis, do mais só vejo vantagens.

Paulo, obrigado pela sugestão... eu concordo com você que é muito mais fácil e versátil o sistema k-rims... porque, no fim das contas, continua sendo duas panelas e a qualquer momento posso voltar para o modelo tradicional de 3 panelas ou fazer BIAB... enfim.

meus únicos receios com o k-rims são:

- o controle e a homogenização da temperatura... porque com o controlador de temperatura tenho que estudar onde devo instalar a sonda/sensor que vai comandar ele... daí ou instalo na panela de baixo, junto à resistência, e trabalho com programações que consideram a perda/variação do sistema (sobretudo em relação à temperatura do mosto que retorna à panela superior, não é isso?!) ou instalo o sensor na panela superior já de uma vez... confesso que terei que estudar melhor isso... não sei qual o ideal/aconselhável.

- eu já brassei uma vez simulando esse esquema... botei uma bazuca na panela menor (21L), apoiei ela ao lado e acima da panela maior (de 32L) que ficou no fogo, no fogão mesmo... e tentei manter o aquecimento por recirculação... além do problema com a leitura da temperatura, tive problema também de entupimento (tudo bem que era uma weiss)... mas a vazão de descida/saída da panela de cima era muito menor do que a vazão da entrada, no retorno do mosto aquecido... talvez uma solução seja, como já vi no sistema de um amigo, trabalhar sem nenhum registro na panela de cima... colocar apenas um joelho e uma mangueira para a panela de baixo... talvez o fato de ficar em cima e não ao lado também facilite a recirculação... vou ter que avaliar melhor essa parte também.

de todo modo obrigado pelo relato!

e vou da uma olhada nesse controlador BrewmaniacEX também!
 
@MLiborio, obrigado pela recomendação e pela oferta! Ainda estou estudando as opções, qualquer coisa entro em contato!



Paulo, obrigado pela sugestão... eu concordo com você que é muito mais fácil e versátil o sistema k-rims... porque, no fim das contas, continua sendo duas panelas e a qualquer momento posso voltar para o modelo tradicional de 3 panelas ou fazer BIAB... enfim.

meus únicos receios com o k-rims são:

- o controle e a homogenização da temperatura... porque com o controlador de temperatura tenho que estudar onde devo instalar a sonda/sensor que vai comandar ele... daí ou instalo na panela de baixo, junto à resistência, e trabalho com programações que consideram a perda/variação do sistema (sobretudo em relação à temperatura do mosto que retorna à panela superior, não é isso?!) ou instalo o sensor na panela superior já de uma vez... confesso que terei que estudar melhor isso... não sei qual o ideal/aconselhável.

o idel aé medir no retorno da cama de grãos, eu coloquei um tee com um sensor na entrada do cesto de grãos, não tive problemas, mas ja respondendo a de baixo o segredo é a vazão, uma vez que voce tera o liquido saindo por gravidade da panela de mostura e voltando com uma bomba saindo da panela de fervura, existe um sistema que os gringos usam de auto sparge, que nada mais é que uma boia que voce delimita a altura da coluna de liquido acima da cama de grãos e ele vai ajustando a vazão , eu vou ajustando com a válvula mesmo, ate comprei um sensor de nivel pra desligar a bomba, mas nao tive tempo de instalar ainda.

- eu já brassei uma vez simulando esse esquema... botei uma bazuca na panela menor (21L), apoiei ela ao lado e acima da panela maior (de 32L) que ficou no fogo, no fogão mesmo... e tentei manter o aquecimento por recirculação... além do problema com a leitura da temperatura, tive problema também de entupimento (tudo bem que era uma weiss)... mas a vazão de descida/saída da panela de cima era muito menor do que a vazão da entrada, no retorno do mosto aquecido... talvez uma solução seja, como já vi no sistema de um amigo, trabalhar sem nenhum registro na panela de cima... colocar apenas um joelho e uma mangueira para a panela de baixo... talvez o fato de ficar em cima e não ao lado também facilite a recirculação... vou ter que avaliar melhor essa parte também.

de todo modo obrigado pelo relato!

e vou da uma olhada nesse controlador BrewmaniacEX também!
 
Atualizando aqui meu projeto de automação...

Seguindo as dicas do @PauloPRO e de outros amigos que utilizam uma Ezbrew, decidi fazer no esquema K-RIMS mesmo, assim evito perder uma panela e poupo o trabalho de transformá-la em cesto de grãos. A panela de cima vai ficar com fundo falso e terá volume livre de 17 litros aproximadamente, o que vai limitar minha capacidade em 6 a 6,5kg de malte. Se quiser uma receita de alta OG vou tentar o double mash (duas brassagens no mesmo mosto) ou o partial mash (parte grãos e parte extrato). Acho que dá para ser feliz assim! Rsrs

Sobre o controlador, estou vendo um que é um pouco mais completo do que esses dois... tem PID e é baseado no BrewmaniacEX. Vai sair um pouco mais caro, mas acho que vai valer a diferença. Quando finalizar a compra e testar eu posto aqui os resultados.

Dessa maneira, o projeto ficou assim:

projeto panela eletrica stand copy.jpg


ainda tenho algumas dúvidas sobre como fazer o apoio da panela de cima sobre a panela de baixo (pensei em cruzar 4 barras de ferro/alumínio com vincos para encaixe no cruzamento entre as barras e vincos para encaixe na borda da panela)... mas não tenho certeza da estabilidade da estrutura. Alguém tem alguma sugestão!?

outra alternativa seria fazer um stand com duas alturas, mas tenho receio de ficar muito trambolho... e caro. Essa base ai pretendo fazer com os apoios daquelas estantes de metal que vendem no shopping matriz e os encaixes serão aparafusados. Como os apoios dessas estantes são em "L", pensei montar de modo a criar uma sede para um tampo de madeira onde vou apoiar a panela e outro onde vou prender a bomba.

o controlador pretendo criar um suporte para que ele fique preso na borda da panela... tipo o controlador da Ezbrew... o Carp20:



pretendo fazer um esquema com chapa dobrada (de inox ou alumínio... a depender do preço e da minha capacidade de dobra)!

por enquanto é isso... fiquem a vontade para dar pitacos e comentar!

abs.
 
Ah, outra coisa...

também estou em dúvida entre a resistência móvel (igual a essa aí do vídeo da Ezbrew)... e a resistência fixa (aquela que precisa furar o fundo ou a lateral da panela para instalar).

alguma sugestão: resistência móvel x resistência fixa?! Prós e contras?!

grato!
 
Atualizando aqui meu projeto de automação...

Seguindo as dicas do @PauloPRO e de outros amigos que utilizam uma Ezbrew, decidi fazer no esquema K-RIMS mesmo, assim evito perder uma panela e poupo o trabalho de transformá-la em cesto de grãos. A panela de cima vai ficar com fundo falso e terá volume livre de 17 litros aproximadamente, o que vai limitar minha capacidade em 6 a 6,5kg de malte. Se quiser uma receita de alta OG vou tentar o double mash (duas brassagens no mesmo mosto) ou o partial mash (parte grãos e parte extrato). Acho que dá para ser feliz assim! Rsrs

Sobre o controlador, estou vendo um que é um pouco mais completo do que esses dois... tem PID e é baseado no BrewmaniacEX. Vai sair um pouco mais caro, mas acho que vai valer a diferença. Quando finalizar a compra e testar eu posto aqui os resultados.

Dessa maneira, o projeto ficou assim:

View attachment 121536

ainda tenho algumas dúvidas sobre como fazer o apoio da panela de cima sobre a panela de baixo (pensei em cruzar 4 barras de ferro/alumínio com vincos para encaixe no cruzamento entre as barras e vincos para encaixe na borda da panela)... mas não tenho certeza da estabilidade da estrutura. Alguém tem alguma sugestão!?

outra alternativa seria fazer um stand com duas alturas, mas tenho receio de ficar muito trambolho... e caro. Essa base ai pretendo fazer com os apoios daquelas estantes de metal que vendem no shopping matriz e os encaixes serão aparafusados. Como os apoios dessas estantes são em "L", pensei montar de modo a criar uma sede para um tampo de madeira onde vou apoiar a panela e outro onde vou prender a bomba.

o controlador pretendo criar um suporte para que ele fique preso na borda da panela... tipo o controlador da Ezbrew... o Carp20:



pretendo fazer um esquema com chapa dobrada (de inox ou alumínio... a depender do preço e da minha capacidade de dobra)!

por enquanto é isso... fiquem a vontade para dar pitacos e comentar!

abs.


haha, eu ainda nao uso o rims, é um projeto pra esse ano, se ver na minha foto do perfil ai vai ver o cestão perfurado kkkk

da pra ver ai que eu uso uma armação como vc falou, peguei umas barras de 25x3mm , juntei eleas e fiz os furos pra encaixar na panela, uso elas na lavagem, funcionou muito bem!

quanto ao controlador to muito feliz com o brewmaniacEX, ja quanto a resistencia ser movel ou fixa vai de cada um, movel facilita limpeza, mas deve tomar cuidado com aterramento e o cuidar pra nao ligar ela sem líquido.
 
além disso o BrewmaniacEX te permite controlar uma panela de lavagem de forma automatica, pode usar ate 5 sensores de temperatura, eu gostei e recomendo

Qual versão do brewmaniac vc usa? Eu fiz um pra mim e soh vi opçao de controlar uma panela, ele tem duas saidas, uma pro ssr e outra pra bomba. O seu contrrola 2 ssr?
 
Qual versão do brewmaniac vc usa? Eu fiz um pra mim e soh vi opçao de controlar uma panela, ele tem duas saidas, uma pro ssr e outra pra bomba. O seu contrrola 2 ssr?
bom dia, sim, controla as duas, além da saida da bomba ele tem as duas de ssr

eu comprei do @dumpa

talvez ele possa responder melhor, a versão é a ultima, só nao me recordo o número dela
 
se ver na minha foto do perfil ai vai ver o cestão perfurado kkkk

rsrs... realmente não tinha reparado que era perfurado!

da pra ver ai que eu uso uma armação como vc falou, peguei umas barras de 25x3mm , juntei eleas e fiz os furos pra encaixar na panela, uso elas na lavagem, funcionou muito bem!

essas barras são do tipo vergalhão, desses de obra? ou outro material?

e não entendi bem como fez o encaixe na panela... você furou a panela de baixo para fazer uma "sede" para as barras, é isso?! Eu estou pensando em trabalhar somente com a estrutura apoiada, pois minha panelas são inox e dá muito trabalho furá-las.

quanto a resistencia ser movel ou fixa vai de cada um, movel facilita limpeza, mas deve tomar cuidado com aterramento e o cuidar pra nao ligar ela sem líquido.

entendi... pelo que tenho visto as maiores vantagens da móvel são a limpeza e a possibilidade de usar em outra panela sem necessidade de adaptação.

essa parte da limpeza, inclusive, encontro pouca informação a respeito... você pode dizer mais sobre os seus processos de limpeza? quando vai limpar a panela onde esta presa a resistência você desmonta ela ou lava tudo preso?! Não tem risco de bater água nos terminais e estragar a resistência?! O rapaz da loja que cotei preço foi bastante crítico quanto a não molhar os terminais da resistência em hipótese nenhuma...

enfim, agradeço demais todas as sugestões!
 
rsrs... realmente não tinha reparado que era perfurado!



essas barras são do tipo vergalhão, desses de obra? ou outro material?

e não entendi bem como fez o encaixe na panela... você furou a panela de baixo para fazer uma "sede" para as barras, é isso?! Eu estou pensando em trabalhar somente com a estrutura apoiada, pois minha panelas são inox e dá muito trabalho furá-las.

são barras chatas de aluminio (25mm x 3mm de espessura)
da uma olhada nesse video que acho que vai entender como fiz, nao cortei as panelas não, fiz uns recortes nas barras
é so voce colocar o suporte sobre as panelas e marcar onde vão apoiar

https://photos.app.goo.gl/T1hj8UFq348dRig96



entendi... pelo que tenho visto as maiores vantagens da móvel são a limpeza e a possibilidade de usar em outra panela sem necessidade de adaptação.

essa parte da limpeza, inclusive, encontro pouca informação a respeito... você pode dizer mais sobre os seus processos de limpeza? quando vai limpar a panela onde esta presa a resistência você desmonta ela ou lava tudo preso?! Não tem risco de bater água nos terminais e estragar a resistência?! O rapaz da loja que cotei preço foi bastante crítico quanto a não molhar os terminais da resistência em hipótese nenhuma...

cara, eu não desmonto as resistencias, a conexão das minha é por baixo da panela e fiz as ligações dentro de um condulete de aluminio pra isolar elas e nao fazer mer@#$%

e tive muitos problemas com vazamentos, então apenas lavo, e antes da brassagem fervo um pouco de água e depois passo ela pela bomba, chiller etc

enfim, agradeço demais todas as sugestões!
 
outra possibilidade é vc usar uma mesa ou algo que deixe sua panela de mostura acima da de fervura, um brew stand de dois niveis
 
são barras chatas de aluminio (25mm x 3mm de espessura)
da uma olhada nesse video que acho que vai entender como fiz, nao cortei as panelas não, fiz uns recortes nas barras
é so voce colocar o suporte sobre as panelas e marcar onde vão apoiar

É exatamente isso que havia pensado! Mas ao invés de prender com arrebite pensei em cruzar as barras em forma de "#", com recortes nas barras para encaixe uma nas outras e para encaixe na panela.
Vou tomar sua medida de 25mm x 3mm como referência, pois se funciona para o seu setup com maior volume, deve funcionar para minha panela de 20L.

cara, eu não desmonto as resistencias, a conexão das minha é por baixo da panela e fiz as ligações dentro de um condulete de aluminio pra isolar elas e nao fazer mer@#$%
e tive muitos problemas com vazamentos, então apenas lavo, e antes da brassagem fervo um pouco de água e depois passo ela pela bomba, chiller etc

então, acho que a resistência fixa tem um resultado mais limpo, fica com cara de sistema definitivo. Mas vai me exigir algum apuro para evitar vazamento e vai me demandar criar uma rotina nova para a limpeza. Uma rotina CIP como você deve fazer.
a resistência móvel, por outro lado, dá mais mobilidade, facilita a limpeza e pode ser usada em outras panelas. Acho que, por ora, vou apostar na resistência móvel. Caso tenha problemas no futuro posso passar para a resistência fixa e usar a móvel como booster.

outra possibilidade é vc usar uma mesa ou algo que deixe sua panela de mostura acima da de fervura, um brew stand de dois niveis

já pensei nisso também, tem até umas estantes metálicas prontas que daria para adaptar. Mas, no momento, por falta de espaço e economia vou montar essa mesinha do esquema aí mesmo... pois, como faço em apartamento, guardo tudo desmontado, com uma panela dentro da outra e tal... e essa mesinha, além de ser feita com materiais que já tenho, também seria desmontada (só o tampo) para guardar.
mais para frente, quando tiver espaço, eu penso num brewstand de verdade.

agradeço bastante suas contribuições, acho que agora já tenho o projeto todo norteado!
 
E respondendo um outro comentário seu lá em cima que deixei passar...

o ideal é medir no retorno da cama de grãos, eu coloquei um tee com um sensor na entrada do cesto de grãos, não tive problemas, mas ja respondendo a de baixo o segredo é a vazão, uma vez que voce tera o liquido saindo por gravidade da panela de mostura e voltando com uma bomba saindo da panela de fervura, existe um sistema que os gringos usam de auto sparge, que nada mais é que uma boia que voce delimita a altura da coluna de liquido acima da cama de grãos e ele vai ajustando a vazão , eu vou ajustando com a válvula mesmo, ate comprei um sensor de nivel pra desligar a bomba, mas nao tive tempo de instalar ainda

a vazão pretendo controlar pelas válvulas mesmo. Vou ter pega o jeito com a experiência. Às vezes que testei o esquema testei com bag e com bazuca (com o intuito de aumentar o limite da panela de brassagem) e não deu certo... mas agora vai ser fundo falso e sem bag... no esquema tradicional mesmo. Acho que vai funcionar.

sobre o lance do sensor de temperatura e do retorno da cama de grãos, por tudo que li o ideal é que o sensor (poço) fique próximo da resistência na panela de aquecimento e que o retorno da panela de brassagem seja direcionado para cima do sensor... na Ezbrew tem um tubo metálico (tipo os do post mix, mas com espessura de 1/2) que faz isso... no meu esquema DIY ainda tenho que bolar alguma coisa nesse sentido. Em princípio será uma mangueira de silicone que vou tentar colocar de modo a cumprir essa função, mas ainda não sei se isso vai dar muito certo... vou pesquisar um pouco mais!
 
bom dia, sim, controla as duas, além da saida da bomba ele tem as duas de ssr

eu comprei do @dumpa

talvez ele possa responder melhor, a versão é a ultima, só nao me recordo o número dela

Achei o arquivo correto e atualizei. Vlw
 
@rmrcarvalho, para a posição do sensor você pode estudar esses dois tópicos:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/o-fundo-falso-a-recirculação-e-a-temperatura.404602/
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/mosturação-na-mesma-panela-do-fundo-falso.405112/
Para o controlador, indico esse
https://produto.mercadolivre.com.br...eertooth-_JM?quantity=1&variation=22474569131
Você pode fazer a opção de controlar uma resistência, uma bomba e dois sensores (o que acabaria com seu dilema) ou duas resistências, uma bomba e três sensores. O anunciante se chama Guilherme.
Fiz o cadastro depois de vários anos como leitor somente para opinar para você, já que eu também tenho em mente montar um projeto como este.
 
Você pode fazer a opção de controlar uma resistência, uma bomba e dois sensores (o que acabaria com seu dilema) ou duas resistências, uma bomba e três sensores. O anunciante se chama Guilherme.
Fiz o cadastro depois de vários anos como leitor somente para opinar para você, já que eu também tenho em mente montar um projeto como este.

Caro Gilmar,

muito obrigado pelas dicas!

sobre o controlador: eu acabei comprando justamente esse do Guilherme... consegui o contato dele com um amigo e negociei direto com ele... desse modo consegui algum desconto e foi possível ajustar uns pequenos detalhes em relação ao do anúncio.

apesar de já ter feito alguns testes, ainda não fiz nenhuma brassagem com sistema completo (bomba + resistência), mas posso adiantar que estou bastante animado com o controlador!

nesse anúncio do link que você mandou ele vende somente o circuito montado... para a versão completa é esse:

https://produto.mercadolivre.com.br...m-wifi-brassagem-cerveja-automatica-8500w-_JM

nesse anúncio daí, inclusive, tem um vídeo ao final que demonstra a interface Beertooth+... é por ali que você interage via wi-fi (do pc, do celular ou tablet) com o controlador para ajustar as configurações e subir receitas direto do beersmith (ou outro software de receita que salve arquivo .xml).

assim que fizer a primeira brassagem com o setup completo em funcionamento eu faço uns registros para mostrar...

sobre a posição do sensor: eu já tinha visto alguma coisa desses tópicos aí e acabei optando mesmo pela medição na panela de aquecimento (que é a panela de baixo) e coloquei o sensor (num poço) junto à resistência no fundo da panela... essa panela de aquecimento não tem fundo falso, pois os grãos ficam somente na panela de mostura (que é menor e fica em cima... essa sim tem fundo falso).

a grande dúvida que ainda tenho é: como direcionar o fluxo de mosto que vem (por gravidade) da panela de mostura para que ele "caia" na panela de aquecimento exatamente no ponto onde está o sensor/poço... a princípio, vou usar uma mangueira de silicone e tentar arrumar ela de um modo que cumpra essa função... mas ainda vou avaliar melhor, pois tenho que evitar entupimentos ou restrição de vazão, que podem fazer com que o fluxo de subida do mosto (por bomba) da panela de aquecimento para a panela de mostura seja muito maior do que o fluxo de descida...

já vi algumas soluções (de setup K-Rims) que trabalham com passagem livre para a descida do mosto da panela de mostura para a de aquecimento... mas, mesmo sendo com recirculação contínua, eu pretendo trabalhar com registros para ter maior controle das vazões.... vamos ver no que dá.

abaixo boto algumas fotos de como está ficando o sistema:

WhatsApp Image 2019-02-05 (5).jpeg

Esse é o controlador quando chegou...

WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.14.46.jpeg

Como ele tem no fundo um dissipador de calor com um cooler, eu criei um suporte que me permite prender ele na panela e ao mesmo tempo garante um afastamento confortável para o dissipador operar...

WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.12.20.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.13.49.jpeg

Seguindo as dicas do amigo @PauloPRO criei também um suporte para apoiar uma panela sobre a outra... são barras de alumínio presas em forma de "#"...

WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.11.14.jpeg

Com isso, posso operar tanto com o controlador preso na panela de mostura (de cima)...

WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.15.58.jpeg

Ou com ele preso na panela de aquecimento...

WhatsApp Image 2019-02-14 at 08.37.06.jpeg

A resistência optei pela móvel... achei mais simples para limpeza e menos definitiva (pois não fura a panela)...

WhatsApp Image 2019-02-28 at 15.23.11.jpeg

E aqui um teste de funcionamento... um partial-mash no estilo BIAB (com uma panela só... sem recirculação nem nada)...

bom, por enquanto é isso.

a medida que for avançando posto novas fotos...

estou à disposição para qualquer dúvida![/user]
 
Last edited:
caram ficou muito bom, parabéns e boas brejas pra voce, vai nos atualizando, espero mudar pr ainox logo tbm, ficou show!

quanto a sua dúvida sobre o retorno, o da exbrew é com uma mangueira que vai até o fundo da panela.
já vi alguns casos que seria o que eu faria ta, eu tenho duas válvulas na panela, uma com um sistema pra fazer whirlpool coma bomba, daria pra usar ela pra retorno do mosto, mas a mangueira atende super bem, como ela é de silicone nao tem problemas, so garanta que nao tenha splash quando o mosto retornar do cesto.
quanto ao ajuste da vazão é um ponto que vai demandar um ajuste mesmo por várias condições:
1- nao faltar liquido na panela de baixo, pode queimar sua resistencia, pra isso eu comprei no ALi aqueles sensores de nível on/off de inox pra quando eu montar esse sistema nao permitir que a resistencia ligue sem liquido, a ezbrew é assim
2- garantir que sua cama de grãos fique submersa, com pelo menos uns dois dedos de liquido acima dos grãos; os gringos tem um alto sparge que controla o fluxo com uma especie de boia, mas aqui nao achei ainda, então teria que achar um ponto de ajuste, só lembre de sempre deixar a válvula que vai sair da panela pra bomba totalmente aberta e ajustar o fluxo na saída

qq coisa da um toque ai
 
Last edited:
caram ficou muito bom, parabéns e boas brejas pra voce, vai nos atualizando, espero mudar pr ainox logo tbm, ficou show!

Obrigado Paulo! Suas dicas contribuíram bastante!

quanto a sua dúvida sobre o retorno, o da exbrew é com uma mangueira que vai até o fundo da panela.
já vi alguns casos que seria o que eu faria ta, eu tenho duas válvulas na panela, uma com um sistema pra fazer whirlpool coma bomba, daria pra usar ela pra retorno do mosto, mas a mangueira atende super bem, como ela é de silicone nao tem problemas, so garanta que nao tenha splash quando o mosto retornar do cesto.

esse parte do retorno e do controle de vazão vou ter que aprender com a experiência mesmo, mas isso faz parte do hobby, né?!

esse vídeo da breweasy que você mandou é bem interessante, dá para ver que o sistema tem uma mecânica bastante simples e é isso que estou buscando reproduzir.

tanto a breweasy, quanto a ezbrew possuem um tubo de inox para orientar o retorno do mosto para a panela de aquecimento... como não tenho uma peça similar, vou adaptar com uma mangueira de silicone mesmo... no entanto, outro ponto que me veio à cabeça é que tenho que tentar reduzir ao máximo o comprimento dessa mangueira para evitar maiores perdas de temperatura e possibilidades de restrição da vazão... cuidando, como você disse, para que o mosto desça sem fazer splash (ou seja, para que a ponta da mangueira esteja sempre submersa na panela de aquecimento)... para isso, estou pensando em girar a panela de mostura em 45º e colocar uma curva na saída dela, antes mesmo do registro, para que o fluxo de saida fique para o lado e não para a frente da panela... assim reduzo bastante o tamanho da mangueira e já saio com ela praticamente no local onde está instalado o poço térmico no fundo da panela de aquecimento....

assim que fizer essa montagem eu posto uma foto para melhor demonstrar o que estou dizendo...

quanto ao ajuste da vazão é um ponto que vai demandar um ajuste mesmo por várias condições:
1- nao faltar liquido na panela de baixo, pode queimar sua resistencia, pra isso eu comprei no ALi aqueles sensores de nível on/off de inox pra quando eu montar esse sistema nao permitir que a resistencia ligue sem liquido, a ezbrew é assim
2- garantir que sua cama de grãos fique submersa, com pelo menos uns dois dedos de liquido acima dos grãos; os gringos tem um alto sparge que controla o fluxo com uma especie de boia, mas aqui nao achei ainda, então teria que achar um ponto de ajuste, só lembre de sempre deixar a válvula que vai sair da panela pra bomba totalmente aberta e ajustar o fluxo na saída

vi que a breweasy tem esses sensores de nivel e sei que a ezbrew também tem... vou pesquisar um pouco mais sobre eles e estudar se o crime compensa... por enquanto, o "sensor de nivel" vai ser o cervejeiro mesmo... rsrs... o lance é ficar de olho e se ameaçar transbordar é correr para ajustar!

valeu pelas dicas e boas brejas para todos nós!
 
Olha... tenho o Control Beer e é muito bom. Usava numa Single Vessel que montei.
Acho que os dois controladores vão lhe atender bem, já que são bem semelhantes.
Inclusive estou vendendo o meu control beer. :D
R$350,00. Sou de Salvador-BA.

Seu controlador consegue segurar a resistencia de até quantos watts?
 
Caro Gilmar,

muito obrigado pelas dicas!

sobre o controlador: eu acabei comprando justamente esse do Guilherme... consegui o contato dele com um amigo e negociei direto com ele... desse modo consegui algum desconto e foi possível ajustar uns pequenos detalhes em relação ao do anúncio.

apesar de já ter feito alguns testes, ainda não fiz nenhuma brassagem com sistema completo (bomba + resistência), mas posso adiantar que estou bastante animado com o controlador!

nesse anúncio do link que você mandou ele vende somente o circuito montado... para a versão completa é esse:

Outros Eletrônicos [Promoção] no Mercado Livre Brasil

nesse anúncio daí, inclusive, tem um vídeo ao final que demonstra a interface Beertooth+... é por ali que você interage via wi-fi (do pc, do celular ou tablet) com o controlador para ajustar as configurações e subir receitas direto do beersmith (ou outro software de receita que salve arquivo .xml).

assim que fizer a primeira brassagem com o setup completo em funcionamento eu faço uns registros para mostrar...

sobre a posição do sensor: eu já tinha visto alguma coisa desses tópicos aí e acabei optando mesmo pela medição na panela de aquecimento (que é a panela de baixo) e coloquei o sensor (num poço) junto à resistência no fundo da panela... essa panela de aquecimento não tem fundo falso, pois os grãos ficam somente na panela de mostura (que é menor e fica em cima... essa sim tem fundo falso).

a grande dúvida que ainda tenho é: como direcionar o fluxo de mosto que vem (por gravidade) da panela de mostura para que ele "caia" na panela de aquecimento exatamente no ponto onde está o sensor/poço... a princípio, vou usar uma mangueira de silicone e tentar arrumar ela de um modo que cumpra essa função... mas ainda vou avaliar melhor, pois tenho que evitar entupimentos ou restrição de vazão, que podem fazer com que o fluxo de subida do mosto (por bomba) da panela de aquecimento para a panela de mostura seja muito maior do que o fluxo de descida...

já vi algumas soluções (de setup K-Rims) que trabalham com passagem livre para a descida do mosto da panela de mostura para a de aquecimento... mas, mesmo sendo com recirculação contínua, eu pretendo trabalhar com registros para ter maior controle das vazões.... vamos ver no que dá.

abaixo boto algumas fotos de como está ficando o sistema:

View attachment 121688
Esse é o controlador quando chegou...

View attachment 121689
Como ele tem no fundo um dissipador de calor com um cooler, eu criei um suporte que me permite prender ele na panela e ao mesmo tempo garante um afastamento confortável para o dissipador operar...

View attachment 121690
View attachment 121691
Seguindo as dicas do amigo @PauloPRO criei também um suporte para apoiar uma panela sobre a outra... são barras de alumínio presas em forma de "#"...

View attachment 121692
Com isso, posso operar tanto com o controlador preso na panela de mostura (de cima)...

View attachment 121693
Ou com ele preso na panela de aquecimento...

View attachment 121694
A resistência optei pela móvel... achei mais simples para limpeza e menos definitiva (pois não fura a panela)...

View attachment 121695
E aqui um teste de funcionamento... um partial-mash no estilo BIAB (com uma panela só... sem recirculação nem nada)...

bom, por enquanto é isso.

a medida que for avançando posto novas fotos...

estou à disposição para qualquer dúvida![/user]

Caro Rmrcarvalho,

Poderia nos contar como anda funcionando o seu equipamento? Tenho um setup elétrico e estou querendo mudar para um sistema igual ao seu. Poderia nos dizer quais são os prós e contras, eficiência e a praticidade da brassagem do seu sistema?
 
@rmrcarvalho, o controlador está atendendo as expectativas? Tem mais fotos dele para postar? Você sabe dizer como o cooler é ligado?

Opa, desculpe não responder antes... fiquei um bom tempo fora do fórum. Voltei justamente para ver uns pontos aqui deste tópico e vi algumas dúvidas sem resposta. Mas vamos lá...

o controlador atende bem às expectativas. Sei que da data que eu montei para cá as coisas já evoluiram um tanto e alguns cervejeiros com quem tenho conversado tem elogiado o BrewUno. Sei que tem discussão aqui no fórum sobre ele, mas não tenho muito conhecimento sobre não. Sei também que daria para instalar/atualizar o meu controlador com o BrewUno, mas sinceramente não senti necessidade. Gosto bastante da forma como ele atua e da interação que tenho com ele. Monto as receitas no pc beersmith, salvo em xml. Ligo o controlador, acesso ele pelo wifi da casa, salvo a receita nele, ajusto alguns parâmetros se precisar e daí só startar. Dá para controlar e acompanhar (com gráfico das rampas) pelo pc também.

eu não sei dizer exatamente como o cooler é ligado porque não conheço a fundo a montagem dele. Mas ele fica ligado direto e não apenas quando a resitência está ligada. Isso pode já te dar alguma dica. O controlador tem duas alimentações, uma 220v para a resitência (4000w) e outra 110v para a bomba. Tem opção de controle automático e manual da bomba. Eu tive que fazer um ajuste ou outro nele, inclusive na fixação do dissipador e do cooler, porque acho que pode ter tido alguma queda no transporte e essa é uma parte mais frágil da montagem. Com o tempo (e acho que devido a essa queda tbm), tive que trocar o transistor que queimou. Foi tranquilo trocar, o Guilherme (que montou o controlador) me deu assistência para a desmontagem e montagem.

a foto dele abaixo mostra o painel como é... era fase de resfriamento, a resistência já estava desligada e a luz verde indica a bomba funcionando.
IMG_20200411_133952273.jpg


espero ter ajudado!
 
@rmrcarvalho Estou falando com Guilherme sobre montar um controlador...como vc fez com o apoio de panela?

Opa, se ainda estiver em tempo, segue o esquema:

eu fiz uma malha # com barras chatas de alumínio (2,5cm de altura e 4mm de espessura). Entalhei nas barras uns encaixes macho e fêmea. Daí ficou tranquilo de montar e desmontar. Segue fotos dela montada e desmontada. A opção tem que ser pelo apoio na parte mais fina da barra, pelo peso, se não capaz de entortar tudo. Tem funcionado de boa até hoje.

IMG_20210221_142541980.jpg

IMG_20210221_142510429.jpg


agora, se estiver falando do apoio do controlador na panela, também fiz um suporte com barra chata de alumínio dobrada. A foto está na primeira página deste tópico. Serve tanto para apoiar na panela, como para defender um pouco o conjunto do dissipador + cooler. Hoje não uso apoiado na panela, mas no parapeito da janela onde eu brasso. Ficou mais prático para mim ter ele solto da panela e assim fica afastado do calor e dos vapores gerados por ela também, preservando um pouco mais o controlador. Mais ou menos assim:

IMG_20191124_132349213_HDR.jpg
 
Last edited:
Caro Rmrcarvalho,

Poderia nos contar como anda funcionando o seu equipamento? Tenho um setup elétrico e estou querendo mudar para um sistema igual ao seu. Poderia nos dizer quais são os prós e contras, eficiência e a praticidade da brassagem do seu sistema?

Então, tenho mantido a eficiência na casa dos 70%, mas não faço lavagem. Meu método é colocar 80% ou mais da água da receita já de início. Como o sistema é baseado na recirculação contínua (sendo esse o fator que equaliza a temperatura), durante o mash in e as primeiras rampas mexo muito na cama de grãos (justamente para tentar aumentar um pouco a eficiência). Uso o mash out como fase de clarificação, assim ganho um pouco de tempo. Terminado o mash out desligo a bomba e deixo todo o mosto descer para a panela de baixo, enquanto ela já vai aquecendo para a fervura. Quando a panela de cima está praticamente seca, retiro ela do sistema e meço volume e densidade da panela de baixo. Daí faço as correções de volume e og pré-fervura de acordo com a intenção da receita (trabalho só com diluição, adicionando mais água, aqueles 20% a 10% finais que a receita pede). O mosto que ainda continuar drenando da panela dos grãos eu separo para congelar e usar como starter na próxima brassagem.

Se quiser uma eficiência maior do que essa dá para conseguir fazendo lavagem. Eu parei de fazer lavagem porque demanda uma terceira panela para aquecimento da água e uma solução de sistema que permita jogar essa água de lavagem sobre a cama de grãos. Como estava interessado em um sistema mais prático, optei por gastar um pouco mais em insumos e ter uma etapa a menos na brassagem. Se for optar por lavar, sugiro que faça no sistema fly sparge, já entrando com a água de lavagem sobre a cama de grãos ao mesmo tempo que iniciar a drenagem da panela de cima (sem nunca deixar de cobrir a cama de grãos com mosto). Porque isso? Porque já tive problemas de entupimento/travamento da descida do mosto por entrada de ar na cama de grãos e/ou fundo falso. Hoje uso somente bazuca, justamente para minizar isso. Com bazuca e sem lavagem, nunca mais tive problema.

Gosto muito do sistema, de modo geral, mas para dizer alguns contras eu melhoraria no meu sistema o seguinte: uso uma panela de 20l + uma de 32l (fervura) o que fica muito no limite para algumas receitas de 20l. Eu tenho planejado um upgrade, aumentando a panela de fervura para 48l e usando a de 32l para o mash. Assim vai ficar mais folgado fazer receitas de 20l podendo ir a 30l e até 40l dependendo da receita. Como o meu sistema trabalha no limite, não tenho muita margem para instalar um controle de nível. Mass esse é outro upgrade que pretendo fazer, pois boa parte do trabalho se resume a controlar o fluxo de descida e subida do mosto, sendo arriscado deixar muito tempo a panela sozinha recirculando, sob risco de transbordamento da de cima para de baixo. Por fim, outro ponto que ainda penso em melhorar é o da descida do mosto da panela de cima para a de baixo, pois como uso uma mangueira de silicone nem sempre ela fica posicionada da forma como gostaria (a volta deve ser bem em cima do poço onde fica o sensor na panela de baixo, ambos próximos da resistência, no fundo). Passei a botar um espigão na ponta da mangueira para fazer um peso nela e melhorou, mas acho que ainda pode ficar melhor. No mais, é isso mesmo. Estou bem feliz com o setup.

O stand é outro elemento que ainda não saiu do projeto. Mas já tenho umas ideias em mente e a proposta é fazer ele com rodinha, para poder "rolar" a panela de fervura até do lado do fermentador (que já vai estar pronto dentro da geladeira) na hora da transferência. Assim as costas agradecem um pouco.

IMG_20191124_132337970_HDR.jpg
 
Back
Top