1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Dicas de controlador de brassagem e setup

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por rmrcarvalho, 10/1/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 10/1/19 #1

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    39
    Caros,

estou planejando automatizar meu equipamento. Meu projeto é para bateladas de 20-25 litros, com duas panelas, uma de 32 litros e outra de 21 litros.

num primeiro cenário, posso trabalhar com uma panela em cima da outra, num esquema K-RIMS (baseado na Breweasy da Blichmann ou na Ezbrew K45 e K60); ou, num segundo cenário, posso transformar a panela menor em cesto de grãos e trabalhar com ela imersa na panela maior, elevando o cesto no momento da recirculação e da lavagem (tal como a Inversa, a PitBrew e outras panelas automáticas).

em ambos os casos, o aquecimento será apenas pela panela maior (de 32 litros), através de resistência e o processo será baseado em recirculação contínua (com aquela bomba magnética R-15 da china).

portanto, minha ideia é colocar uma resistência (de 3000 a 3500 w) na panela maior, daquelas de baixa densidade que são fixadas no fundo da panela.

para controlar todo o sistema, pretendo contar com um sistema ardbir... e aí que entra a minha dúvida de momento.

encontrei esses dois controladores prontos para vender...

um da Beermax...

https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=461c1dc5-cb79-4367-b07c-29171c9e9c54

e outro da Control Beer...

https://produto.mercadolivre.com.br...m-ardbir-_JM?quantity=1&variation=19215998858

além de alguns detalhes como display de 4 ou de 2 linhas, no geral eles parecem bem similares (inclusive no preço)... e gostaria de saber se alguém aqui utiliza ou já utilizou algum deles para comentar a respeito.

como não conheço muito bem ainda essa parte de automação... toda e qualquer opinião é bem-vinda! (podem opinar sobre o setup que estou projetando também, se quiserem!).

Última edição: 10/1/19
  2. 10/1/19 #2

MLiborio

MLiborio

MLiborio

Well-Known Member

Afiliado:
    21/3/16
    Curtidas Recebidas:
    11
    Olha... tenho o Control Beer e é muito bom. Usava numa Single Vessel que montei.
    Acho que os dois controladores vão lhe atender bem, já que são bem semelhantes.
    Inclusive estou vendendo o meu control beer. :D
    R$350,00. Sou de Salvador-BA.

3. 11/1/19 às 09:47 #3

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    21
    bom dia, eu tenho sistema com cesto como vc pode ver na minha foto, é muito bom em partes, hoje faria um Ketle RIMS como voce falou.
    deu um trabalho do cao furar essa panela e esse cesto só serve pra ser um cesto, precisa de um guincho ou algo parecido.

usando o K_RIMS voce faria basicamente o mesmo processo, talvez tenha uma perda de temperatura por conta das mangueiras, mas eu acredito que compensa

alem disso tem o fato de que sua energia acabar voce leva sua panela pro fogão e continua a mostura, ou pode usar a panela pra um biab, algo assim.

unica coisa que tem que montar o sistema em dois níveis, do mais só vejo vantagens.

controlador iniciei com aqueles REX e depois comprei do @dumpa o BrewmaniacEX, achei muito bom, hoje o que mais tem são opções para uma automação básica ou avançada.

4. 11/1/19 às 09:52 #4

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    21
    além disso o BrewmaniacEX te permite controlar uma panela de lavagem de forma automatica, pode usar ate 5 sensores de temperatura, eu gostei e recomendo

5. 11/1/19 às 14:56 #5

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    39
    @MLiborio, obrigado pela recomendação e pela oferta! Ainda estou estudando as opções, qualquer coisa entro em contato!

Paulo, obrigado pela sugestão... eu concordo com você que é muito mais fácil e versátil o sistema k-rims... porque, no fim das contas, continua sendo duas panelas e a qualquer momento posso voltar para o modelo tradicional de 3 panelas ou fazer BIAB... enfim.

meus únicos receios com o k-rims são:

- o controle e a homogenização da temperatura... porque com o controlador de temperatura tenho que estudar onde devo instalar a sonda/sensor que vai comandar ele... daí ou instalo na panela de baixo, junto à resistência, e trabalho com programações que consideram a perda/variação do sistema (sobretudo em relação à temperatura do mosto que retorna à panela superior, não é isso?!) ou instalo o sensor na panela superior já de uma vez... confesso que terei que estudar melhor isso... não sei qual o ideal/aconselhável.

- eu já brassei uma vez simulando esse esquema... botei uma bazuca na panela menor (21L), apoiei ela ao lado e acima da panela maior (de 32L) que ficou no fogo, no fogão mesmo... e tentei manter o aquecimento por recirculação... além do problema com a leitura da temperatura, tive problema também de entupimento (tudo bem que era uma weiss)... mas a vazão de descida/saída da panela de cima era muito menor do que a vazão da entrada, no retorno do mosto aquecido... talvez uma solução seja, como já vi no sistema de um amigo, trabalhar sem nenhum registro na panela de cima... colocar apenas um joelho e uma mangueira para a panela de baixo... talvez o fato de ficar em cima e não ao lado também facilite a recirculação... vou ter que avaliar melhor essa parte também.

de todo modo obrigado pelo relato!

e vou da uma olhada nesse controlador BrewmaniacEX também!

1 pessoa curtiu isso.
  6. 11/1/19 às 17:51 #6

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    21

Compartilhe esta Página