1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Dicas de controlador de brassagem e setup

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por rmrcarvalho, 10/1/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 10/1/19 #1

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    Caros,

    estou planejando automatizar meu equipamento. Meu projeto é para bateladas de 20-25 litros, com duas panelas, uma de 32 litros e outra de 21 litros.

    num primeiro cenário, posso trabalhar com uma panela em cima da outra, num esquema K-RIMS (baseado na Breweasy da Blichmann ou na Ezbrew K45 e K60); ou, num segundo cenário, posso transformar a panela menor em cesto de grãos e trabalhar com ela imersa na panela maior, elevando o cesto no momento da recirculação e da lavagem (tal como a Inversa, a PitBrew e outras panelas automáticas).

    em ambos os casos, o aquecimento será apenas pela panela maior (de 32 litros), através de resistência e o processo será baseado em recirculação contínua (com aquela bomba magnética R-15 da china).

    portanto, minha ideia é colocar uma resistência (de 3000 a 3500 w) na panela maior, daquelas de baixa densidade que são fixadas no fundo da panela.

    para controlar todo o sistema, pretendo contar com um sistema ardbir... e aí que entra a minha dúvida de momento.

    encontrei esses dois controladores prontos para vender...

    um da Beermax...

    https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=461c1dc5-cb79-4367-b07c-29171c9e9c54

    e outro da Control Beer...

    https://produto.mercadolivre.com.br...m-ardbir-_JM?quantity=1&variation=19215998858

    além de alguns detalhes como display de 4 ou de 2 linhas, no geral eles parecem bem similares (inclusive no preço)... e gostaria de saber se alguém aqui utiliza ou já utilizou algum deles para comentar a respeito.

    como não conheço muito bem ainda essa parte de automação... toda e qualquer opinião é bem-vinda! (podem opinar sobre o setup que estou projetando também, se quiserem!).
     
    Última edição: 10/1/19
  2. 10/1/19 #2

    MLiborio

    MLiborio

    MLiborio

    Well-Known Member

    Afiliado:
    21/3/16
    Mensagens:
    98
    Curtidas Recebidas:
    11
    Olha... tenho o Control Beer e é muito bom. Usava numa Single Vessel que montei.
    Acho que os dois controladores vão lhe atender bem, já que são bem semelhantes.
    Inclusive estou vendendo o meu control beer. :D
    R$350,00. Sou de Salvador-BA.
     
  3. 11/1/19 #3

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
    bom dia, eu tenho sistema com cesto como vc pode ver na minha foto, é muito bom em partes, hoje faria um Ketle RIMS como voce falou.
    deu um trabalho do cao furar essa panela e esse cesto só serve pra ser um cesto, precisa de um guincho ou algo parecido.

    usando o K_RIMS voce faria basicamente o mesmo processo, talvez tenha uma perda de temperatura por conta das mangueiras, mas eu acredito que compensa

    alem disso tem o fato de que sua energia acabar voce leva sua panela pro fogão e continua a mostura, ou pode usar a panela pra um biab, algo assim.

    unica coisa que tem que montar o sistema em dois níveis, do mais só vejo vantagens.

    controlador iniciei com aqueles REX e depois comprei do @dumpa o BrewmaniacEX, achei muito bom, hoje o que mais tem são opções para uma automação básica ou avançada.
     
  4. 11/1/19 #4

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
    além disso o BrewmaniacEX te permite controlar uma panela de lavagem de forma automatica, pode usar ate 5 sensores de temperatura, eu gostei e recomendo
     
  5. 11/1/19 #5

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    @MLiborio, obrigado pela recomendação e pela oferta! Ainda estou estudando as opções, qualquer coisa entro em contato!

    Paulo, obrigado pela sugestão... eu concordo com você que é muito mais fácil e versátil o sistema k-rims... porque, no fim das contas, continua sendo duas panelas e a qualquer momento posso voltar para o modelo tradicional de 3 panelas ou fazer BIAB... enfim.

    meus únicos receios com o k-rims são:

    - o controle e a homogenização da temperatura... porque com o controlador de temperatura tenho que estudar onde devo instalar a sonda/sensor que vai comandar ele... daí ou instalo na panela de baixo, junto à resistência, e trabalho com programações que consideram a perda/variação do sistema (sobretudo em relação à temperatura do mosto que retorna à panela superior, não é isso?!) ou instalo o sensor na panela superior já de uma vez... confesso que terei que estudar melhor isso... não sei qual o ideal/aconselhável.

    - eu já brassei uma vez simulando esse esquema... botei uma bazuca na panela menor (21L), apoiei ela ao lado e acima da panela maior (de 32L) que ficou no fogo, no fogão mesmo... e tentei manter o aquecimento por recirculação... além do problema com a leitura da temperatura, tive problema também de entupimento (tudo bem que era uma weiss)... mas a vazão de descida/saída da panela de cima era muito menor do que a vazão da entrada, no retorno do mosto aquecido... talvez uma solução seja, como já vi no sistema de um amigo, trabalhar sem nenhum registro na panela de cima... colocar apenas um joelho e uma mangueira para a panela de baixo... talvez o fato de ficar em cima e não ao lado também facilite a recirculação... vou ter que avaliar melhor essa parte também.

    de todo modo obrigado pelo relato!

    e vou da uma olhada nesse controlador BrewmaniacEX também!
     
    1 pessoa curtiu isso.
  6. 11/1/19 #6

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
     
  7. 22/1/19 #7

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    Atualizando aqui meu projeto de automação...

    Seguindo as dicas do @PauloPRO e de outros amigos que utilizam uma Ezbrew, decidi fazer no esquema K-RIMS mesmo, assim evito perder uma panela e poupo o trabalho de transformá-la em cesto de grãos. A panela de cima vai ficar com fundo falso e terá volume livre de 17 litros aproximadamente, o que vai limitar minha capacidade em 6 a 6,5kg de malte. Se quiser uma receita de alta OG vou tentar o double mash (duas brassagens no mesmo mosto) ou o partial mash (parte grãos e parte extrato). Acho que dá para ser feliz assim! Rsrs

    Sobre o controlador, estou vendo um que é um pouco mais completo do que esses dois... tem PID e é baseado no BrewmaniacEX. Vai sair um pouco mais caro, mas acho que vai valer a diferença. Quando finalizar a compra e testar eu posto aqui os resultados.

    Dessa maneira, o projeto ficou assim:

    projeto panela eletrica stand copy.jpg

    ainda tenho algumas dúvidas sobre como fazer o apoio da panela de cima sobre a panela de baixo (pensei em cruzar 4 barras de ferro/alumínio com vincos para encaixe no cruzamento entre as barras e vincos para encaixe na borda da panela)... mas não tenho certeza da estabilidade da estrutura. Alguém tem alguma sugestão!?

    outra alternativa seria fazer um stand com duas alturas, mas tenho receio de ficar muito trambolho... e caro. Essa base ai pretendo fazer com os apoios daquelas estantes de metal que vendem no shopping matriz e os encaixes serão aparafusados. Como os apoios dessas estantes são em "L", pensei montar de modo a criar uma sede para um tampo de madeira onde vou apoiar a panela e outro onde vou prender a bomba.

    o controlador pretendo criar um suporte para que ele fique preso na borda da panela... tipo o controlador da Ezbrew... o Carp20:



    pretendo fazer um esquema com chapa dobrada (de inox ou alumínio... a depender do preço e da minha capacidade de dobra)!

    por enquanto é isso... fiquem a vontade para dar pitacos e comentar!

    abs.
     
  8. 22/1/19 #8

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    Ah, outra coisa...

    também estou em dúvida entre a resistência móvel (igual a essa aí do vídeo da Ezbrew)... e a resistência fixa (aquela que precisa furar o fundo ou a lateral da panela para instalar).

    alguma sugestão: resistência móvel x resistência fixa?! Prós e contras?!

    grato!
     
  9. 22/1/19 #9

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
    haha, eu ainda nao uso o rims, é um projeto pra esse ano, se ver na minha foto do perfil ai vai ver o cestão perfurado kkkk

    da pra ver ai que eu uso uma armação como vc falou, peguei umas barras de 25x3mm , juntei eleas e fiz os furos pra encaixar na panela, uso elas na lavagem, funcionou muito bem!

    quanto ao controlador to muito feliz com o brewmaniacEX, ja quanto a resistencia ser movel ou fixa vai de cada um, movel facilita limpeza, mas deve tomar cuidado com aterramento e o cuidar pra nao ligar ela sem líquido.
     
  10. 22/1/19 #10

    caju

    caju

    caju

    Well-Known Member

    Afiliado:
    4/10/17
    Mensagens:
    68
    Curtidas Recebidas:
    13
    Qual versão do brewmaniac vc usa? Eu fiz um pra mim e soh vi opçao de controlar uma panela, ele tem duas saidas, uma pro ssr e outra pra bomba. O seu contrrola 2 ssr?
     
  11. 23/1/19 #11

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
    bom dia, sim, controla as duas, além da saida da bomba ele tem as duas de ssr

    eu comprei do @dumpa

    talvez ele possa responder melhor, a versão é a ultima, só nao me recordo o número dela
     
  12. 23/1/19 #12

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    rsrs... realmente não tinha reparado que era perfurado!

    essas barras são do tipo vergalhão, desses de obra? ou outro material?

    e não entendi bem como fez o encaixe na panela... você furou a panela de baixo para fazer uma "sede" para as barras, é isso?! Eu estou pensando em trabalhar somente com a estrutura apoiada, pois minha panelas são inox e dá muito trabalho furá-las.

    entendi... pelo que tenho visto as maiores vantagens da móvel são a limpeza e a possibilidade de usar em outra panela sem necessidade de adaptação.

    essa parte da limpeza, inclusive, encontro pouca informação a respeito... você pode dizer mais sobre os seus processos de limpeza? quando vai limpar a panela onde esta presa a resistência você desmonta ela ou lava tudo preso?! Não tem risco de bater água nos terminais e estragar a resistência?! O rapaz da loja que cotei preço foi bastante crítico quanto a não molhar os terminais da resistência em hipótese nenhuma...

    enfim, agradeço demais todas as sugestões!
     
  13. 23/1/19 #13

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
     
  14. 23/1/19 #14

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
    outra possibilidade é vc usar uma mesa ou algo que deixe sua panela de mostura acima da de fervura, um brew stand de dois niveis
     
  15. 24/1/19 #15

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    É exatamente isso que havia pensado! Mas ao invés de prender com arrebite pensei em cruzar as barras em forma de "#", com recortes nas barras para encaixe uma nas outras e para encaixe na panela.
    Vou tomar sua medida de 25mm x 3mm como referência, pois se funciona para o seu setup com maior volume, deve funcionar para minha panela de 20L.

    então, acho que a resistência fixa tem um resultado mais limpo, fica com cara de sistema definitivo. Mas vai me exigir algum apuro para evitar vazamento e vai me demandar criar uma rotina nova para a limpeza. Uma rotina CIP como você deve fazer.
    a resistência móvel, por outro lado, dá mais mobilidade, facilita a limpeza e pode ser usada em outras panelas. Acho que, por ora, vou apostar na resistência móvel. Caso tenha problemas no futuro posso passar para a resistência fixa e usar a móvel como booster.

    já pensei nisso também, tem até umas estantes metálicas prontas que daria para adaptar. Mas, no momento, por falta de espaço e economia vou montar essa mesinha do esquema aí mesmo... pois, como faço em apartamento, guardo tudo desmontado, com uma panela dentro da outra e tal... e essa mesinha, além de ser feita com materiais que já tenho, também seria desmontada (só o tampo) para guardar.
    mais para frente, quando tiver espaço, eu penso num brewstand de verdade.

    agradeço bastante suas contribuições, acho que agora já tenho o projeto todo norteado!
     
  16. 24/1/19 #16

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    E respondendo um outro comentário seu lá em cima que deixei passar...

    a vazão pretendo controlar pelas válvulas mesmo. Vou ter pega o jeito com a experiência. Às vezes que testei o esquema testei com bag e com bazuca (com o intuito de aumentar o limite da panela de brassagem) e não deu certo... mas agora vai ser fundo falso e sem bag... no esquema tradicional mesmo. Acho que vai funcionar.

    sobre o lance do sensor de temperatura e do retorno da cama de grãos, por tudo que li o ideal é que o sensor (poço) fique próximo da resistência na panela de aquecimento e que o retorno da panela de brassagem seja direcionado para cima do sensor... na Ezbrew tem um tubo metálico (tipo os do post mix, mas com espessura de 1/2) que faz isso... no meu esquema DIY ainda tenho que bolar alguma coisa nesse sentido. Em princípio será uma mangueira de silicone que vou tentar colocar de modo a cumprir essa função, mas ainda não sei se isso vai dar muito certo... vou pesquisar um pouco mais!
     
  17. 24/1/19 #17

    caju

    caju

    caju

    Well-Known Member

    Afiliado:
    4/10/17
    Mensagens:
    68
    Curtidas Recebidas:
    13
    Achei o arquivo correto e atualizei. Vlw
     
  18. 27/2/19 #18

    gilmarlocolocomelo

    gilmarlocolocomelo

    gilmarlocolocomelo

    Member

    Afiliado:
    27/2/19
    Mensagens:
    11
    Curtidas Recebidas:
    0
    Localização:
    Diamantina
    @rmrcarvalho, para a posição do sensor você pode estudar esses dois tópicos:
    https://www.homebrewtalk.com.br/threads/o-fundo-falso-a-recirculação-e-a-temperatura.404602/
    https://www.homebrewtalk.com.br/threads/mosturação-na-mesma-panela-do-fundo-falso.405112/
    Para o controlador, indico esse
    https://produto.mercadolivre.com.br...eertooth-_JM?quantity=1&variation=22474569131
    Você pode fazer a opção de controlar uma resistência, uma bomba e dois sensores (o que acabaria com seu dilema) ou duas resistências, uma bomba e três sensores. O anunciante se chama Guilherme.
    Fiz o cadastro depois de vários anos como leitor somente para opinar para você, já que eu também tenho em mente montar um projeto como este.
     
  19. 28/2/19 #19

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    rmrcarvalho

    Well-Known Member

    Afiliado:
    10/12/16
    Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    54
    Caro Gilmar,

    muito obrigado pelas dicas!

    sobre o controlador: eu acabei comprando justamente esse do Guilherme... consegui o contato dele com um amigo e negociei direto com ele... desse modo consegui algum desconto e foi possível ajustar uns pequenos detalhes em relação ao do anúncio.

    apesar de já ter feito alguns testes, ainda não fiz nenhuma brassagem com sistema completo (bomba + resistência), mas posso adiantar que estou bastante animado com o controlador!

    nesse anúncio do link que você mandou ele vende somente o circuito montado... para a versão completa é esse:

    https://produto.mercadolivre.com.br...m-wifi-brassagem-cerveja-automatica-8500w-_JM

    nesse anúncio daí, inclusive, tem um vídeo ao final que demonstra a interface Beertooth+... é por ali que você interage via wi-fi (do pc, do celular ou tablet) com o controlador para ajustar as configurações e subir receitas direto do beersmith (ou outro software de receita que salve arquivo .xml).

    assim que fizer a primeira brassagem com o setup completo em funcionamento eu faço uns registros para mostrar...

    sobre a posição do sensor: eu já tinha visto alguma coisa desses tópicos aí e acabei optando mesmo pela medição na panela de aquecimento (que é a panela de baixo) e coloquei o sensor (num poço) junto à resistência no fundo da panela... essa panela de aquecimento não tem fundo falso, pois os grãos ficam somente na panela de mostura (que é menor e fica em cima... essa sim tem fundo falso).

    a grande dúvida que ainda tenho é: como direcionar o fluxo de mosto que vem (por gravidade) da panela de mostura para que ele "caia" na panela de aquecimento exatamente no ponto onde está o sensor/poço... a princípio, vou usar uma mangueira de silicone e tentar arrumar ela de um modo que cumpra essa função... mas ainda vou avaliar melhor, pois tenho que evitar entupimentos ou restrição de vazão, que podem fazer com que o fluxo de subida do mosto (por bomba) da panela de aquecimento para a panela de mostura seja muito maior do que o fluxo de descida...

    já vi algumas soluções (de setup K-Rims) que trabalham com passagem livre para a descida do mosto da panela de mostura para a de aquecimento... mas, mesmo sendo com recirculação contínua, eu pretendo trabalhar com registros para ter maior controle das vazões.... vamos ver no que dá.

    abaixo boto algumas fotos de como está ficando o sistema:

    WhatsApp Image 2019-02-05 (5).jpeg
    Esse é o controlador quando chegou...

    WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.14.46.jpeg
    Como ele tem no fundo um dissipador de calor com um cooler, eu criei um suporte que me permite prender ele na panela e ao mesmo tempo garante um afastamento confortável para o dissipador operar...

    WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.12.20.jpeg
    WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.13.49.jpeg
    Seguindo as dicas do amigo @PauloPRO criei também um suporte para apoiar uma panela sobre a outra... são barras de alumínio presas em forma de "#"...

    WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.11.14.jpeg
    Com isso, posso operar tanto com o controlador preso na panela de mostura (de cima)...

    WhatsApp Image 2019-02-18 at 12.15.58.jpeg
    Ou com ele preso na panela de aquecimento...

    WhatsApp Image 2019-02-14 at 08.37.06.jpeg
    A resistência optei pela móvel... achei mais simples para limpeza e menos definitiva (pois não fura a panela)...

    WhatsApp Image 2019-02-28 at 15.23.11.jpeg
    E aqui um teste de funcionamento... um partial-mash no estilo BIAB (com uma panela só... sem recirculação nem nada)...

    bom, por enquanto é isso.

    a medida que for avançando posto novas fotos...

    estou à disposição para qualquer dúvida![/user]
     
    Última edição: 28/2/19
    1 pessoa curtiu isso.
  20. 1/3/19 #20

    PauloPRO

    PauloPRO

    PauloPRO

    Well-Known Member

    Afiliado:
    17/1/18
    Mensagens:
    131
    Curtidas Recebidas:
    27
    caram ficou muito bom, parabéns e boas brejas pra voce, vai nos atualizando, espero mudar pr ainox logo tbm, ficou show!

    quanto a sua dúvida sobre o retorno, o da exbrew é com uma mangueira que vai até o fundo da panela.
    já vi alguns casos que seria o que eu faria ta, eu tenho duas válvulas na panela, uma com um sistema pra fazer whirlpool coma bomba, daria pra usar ela pra retorno do mosto, mas a mangueira atende super bem, como ela é de silicone nao tem problemas, so garanta que nao tenha splash quando o mosto retornar do cesto.
    quanto ao ajuste da vazão é um ponto que vai demandar um ajuste mesmo por várias condições:
    1- nao faltar liquido na panela de baixo, pode queimar sua resistencia, pra isso eu comprei no ALi aqueles sensores de nível on/off de inox pra quando eu montar esse sistema nao permitir que a resistencia ligue sem liquido, a ezbrew é assim
    2- garantir que sua cama de grãos fique submersa, com pelo menos uns dois dedos de liquido acima dos grãos; os gringos tem um alto sparge que controla o fluxo com uma especie de boia, mas aqui nao achei ainda, então teria que achar um ponto de ajuste, só lembre de sempre deixar a válvula que vai sair da panela pra bomba totalmente aberta e ajustar o fluxo na saída

    qq coisa da um toque ai
     
    Última edição: 1/3/19
    1 pessoa curtiu isso.

Compartilhe esta Página