Diario, Irish Red Ale - No chill e isopor, loteria !

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe Ls

Member
Joined
Nov 3, 2021
Messages
20
Reaction score
14
Location
brasilia
Fala galera bom de copo, tudo na paz ? Contarei aqui diario da minha segunda brasagem, como viram no titulo é no No chill e com controle de temperatura no isopor.

05/03/2022 - Dia da brasagem.

4,500g de malte pilsen
510g de malte ligth Crystal 150
50g de East kent Goldings
Levedura US-04

OG: 1.041
FG: 1.010

Brasagem padrão BIAB, coloquei 30 litros de água mineral na panela e esquentei até 69ºC e coloquei todo malte, ficou mosturando por 60m a 65~66ºC
1.jpeg


Não fiz lavagem, deu volume correto da fervura 28l (finalzinho da para fazer um choro na panela), segunda parte fogo na panela, fervura por 60m.
Por estar fazendo No-chil resolvi atrasar em 20m a entrada dos lupulos, em 40m (38g) e 0m o restante mais wirflock.
2.jpeg



Ao final fiz whirlpool e mandei para bombona de 20l que tenho para no chill, enchi até a tampa como vi um gringo fazendo para evitar o DME.

3.jpeg
4.jpeg



Dia 06/03/2022

Após esfriar para temperatura de 25ºC mandei para a bombona fermentadora e iconulei a levedura, infelizmente não tenho geladeira no momento, coloquei no isopor com 4 guarradas pets, deve demorar umas 20h para baixar de 20ºC. Na proxima vou tentar achar espaço na geladeira de casa para tentar esfriar a bombona azul até 18ºC e começar a fermentação em uma temperatura menor e ir subindo.

6.jpeg
5.jpeg
7.jpeg


Ela ficou um pouco laranja e não vermelha, vou esperar como vai desenrolar na fermntação. Provei um pouco e ficou bem amarga mas, particulamente gosto. Vamos esperar agora o desenrolar da fermantação. Há a OG ficou 1.045, mas acredito que não trará problemas.
 
Last edited:
"Ao final fiz whirlpool e mandei para bombona de 20l que tenho para no chill, enchi até a tampa como vi um gringo fazendo para evitar o DME. "

Acredito que vc quis escrever DMS, pq DME é extrato de malte. 😂
Só não entendi essa lógica de encher até a boca pra evitar DMS, visto que ele precisa evaporar e isso ocorre durante a fervura. Algo errado não está certo nisso. 🤔

Sobre a cor infelizmente não vai ficar mais vermelha e talvez até mais clara, mas dependendo de como ficou esse amargor dá até pra chamar de APA. rsrsrs
Uma dica pra red-ale é usar o malte Red-x que puxa basante vermelho sem contribuir muito com caramelo.
 
"Ao final fiz whirlpool e mandei para bombona de 20l que tenho para no chill, enchi até a tampa como vi um gringo fazendo para evitar o DME. "

Acredito que vc quis escrever DMS, pq DME é extrato de malte. 😂
Só não entendi essa lógica de encher até a boca pra evitar DMS, visto que ele precisa evaporar e isso ocorre durante a fervura. Algo errado não está certo nisso. 🤔

Sobre a cor infelizmente não vai ficar mais vermelha e talvez até mais clara, mas dependendo de como ficou esse amargor dá até pra chamar de APA. rsrsrs
Uma dica pra red-ale é usar o malte Red-x que puxa basante vermelho sem contribuir muito com caramelo.


Vou corrigir o tópico realmente é DMS. Sobre o DMS na bombona para esfriar vou ler mais sobre, entretanto olhando aqui rápido, realmente o DMS sai na fervura e o fato de encher até a tampa é para evitar oxigênio enquanto ela esfria.

Hoje a levedura está trabalhando de boa, com atividade, está fermentando a 16ºC e 17,5º, isso é a dificuldade do isopor.
 
Atualização 09/03/2022

O airlock parou atividade em dois dias (08/03/2022), a FG ontem estáva em 1.021 e hoje (09/03) em 1.011, essa US-04 é porreta em, 20l de cerja a bixinha manda bala, consegui estibilizar a temperatura no isopor em 16.1ºC.

Ela ta muito turva, e ficou laranja em vez de red kkkkk, nem sei que estilo ela se enquadra agora. Esperar mais uns 3 dias de medição. Se mantendo a FG vou fazer descanso de diacetil, cold e gelatina.
 
Fala galera, hoje dia 23/03/22 fiz o envase da cerveja, fiz o primming de 7g por litro de cerveja. Joguei a calda no balde de envase e coloquei a cerveja, assim facilita o processo, deu um pouco mais de 20l
IMG-20220323-WA0047.jpg


De sabor ficou bem floral, poderia ter ficado um pouco mais amarga para o meu paladar, fora isso em comparação a primeira que eu fiz está boa visualmente e de paladar. Ainda estou tentando aprender mais sobre off flavors.

Agora esperar a carbonatação de 10 dias e abrir a primeira garrafa.
 
Muito legal o topico, mostra que não precisa ser nada complicado pra fazer cerveja boa! Pelo menos de aparência tá muito legal, bem cristalina!
A oxigenação você fez chacoalhando ou nem fez?
 
Muito legal o topico, mostra que não precisa ser nada complicado pra fazer cerveja boa! Pelo menos de aparência tá muito legal, bem cristalina!
A oxigenação você fez chacoalhando ou nem fez?

Você fala na hora de iniciar a fermentação ? Se for isso apenas joguei o liquido do galão na bombona, a própria ação da gravidade e a forma que como o mosto sai do galão já faz bastante espuma rs.
 
Sim, no início.
Então, o Leandro do cerveja fácil andou fazendo uns testes, e mesmo chachoalhando bem não deu muito oxigênio, mas mesmo assim beeeem mais do que só o "splash" na hora de passar pro fermentador... talvez isso incluencie mais o floral da sua cerveja do que o próprio controle de temperatura.
Aproveitando, onde voce conseguiu um isopor desse tamanho?
 
Sim, no início.
Então, o Leandro do cerveja fácil andou fazendo uns testes, e mesmo chachoalhando bem não deu muito oxigênio, mas mesmo assim beeeem mais do que só o "splash" na hora de passar pro fermentador... talvez isso incluencie mais o floral da sua cerveja do que o próprio controle de temperatura.
Aproveitando, onde voce conseguiu um isopor desse tamanho?

Achei no OLX, é aqueles isopor de transportar vacina, tem 48l, ele vem com 5 placas grandes de gelox.
 
Achei no OLX, é aqueles isopor de transportar vacina, tem 48l, ele vem com 5 placas grandes de gelox.
Qual a temperatura ambiente da sua casa?
Aqui eu testei e dentro do post-mix que eu quero usar de fermentador deu 26°, tenho um cooler de 45L que pretendo usar para "climatizar" o post-mix.
Usou só as pets de gelo ou as placas de gelo também?
Inoculou quantos sachês de levedura?
 
Qual a temperatura ambiente da sua casa?
Aqui eu testei e dentro do post-mix que eu quero usar de fermentador deu 26°, tenho um cooler de 45L que pretendo usar para "climatizar" o post-mix.
Usou só as pets de gelo ou as placas de gelo também?
Inoculou quantos sachês de levedura?
Usei somente as petes, tem torno de 5 quando precisei baixar muito a temperatura, mínima que consegui foi 5ºC, deixei por mais tempo para decantar bastante.

Para 20l aconselha-se usar 2 saches, mas faço com 1 e dá certo, só oxigenar bem o mosto. No mais aconselho ler o tópico do Guenther - TAXA DE INOCULAÇÃO (Pitching Rate) - Quanto fermento utilizar
 
Que Maneiro isso!!!
Mas como vc controlou a temperatura? Ela estabilizou em 18°C ou foi subindo dia a dia?

Sobre a levedura, nessa OG, reidratando, é um sachê mesmo. E como é levedura liofilizada, nem precisa oxigenar nessa OG aí.
 
Back
Top