Diacetil detectado no segundo dia e coldcrash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bduque

Well-Known Member
Joined
May 8, 2020
Messages
54
Reaction score
10
Location
Belo Horizonte
Boa tarde amigos
Achei que nunca ia acontecer comigo... 26 L no segundo dia de coldcrash (a -0,7 graus), tirei uma garrafa e fiz carbonatação forçada pra apreciar. Horrível... azeitona pura. Há algo que eu possa fazer? Já desliguei a geladeira pra ela voltar a esquentar. Mas imagino que as leveduras já eram com a baixada súbita de 23 para -0,7 graus.
Há algo que eu possa fazer?
Colocar mais levedura. Lúpulo talvez?
Que tristeza...
 
Oi quando você diz azeitona me faz lembrar mais algum off flavor que vêm de contaminação, acético etc..
Diacetil te faria lembrar de manteiga/pipoca de microondas ou um caramelo forte, e é sub produto da fermentação...

De qualquer forma não adianta colocar mais levedura ou lúpulo. Caso seja um off que vem de stress da levedura, por exemplo, você pode esperar pra ver se ele vai volatilizar ao menos um pouco, então a cerveja pode arredondar ainda e melhorar sensorialmente.

Mas caso seja uma contaminação, vc deve notar também uma acidez, que vai aumentar com o tempo...

Mas não é tristeza, isso acontece. Cuide melhor da sanitização...

obs: que cerveja é? Muitas vezes cervejas com muito malte torrado, ph muito baixo etc... podem dar um off que me lembra azeitona e não necessariamente estão contaminadas.
 
Muito obrigado pelos toques Snoop!
São dias cervejas. Duas IPA (talvez esteja mais para APA, uma de 18 L e outra de 7 L, feita de reaproveitamento do malte da primeira, mais um pouco de malte novo pra ter as enzimas. Pela primeira vez troquei o dry hop por colocar essência de lúpulo antes de carbonatar.
Tenho quase certeza que o problema foi overpitch, porque fiz um starter de 5 dias. Na leva anterior tinha dado underpitch, aí acho que exagerei.
Subi a temperatura do freezer para 23,5 graus e vou tentar fazer algo que vi num vídeo do Beer school: inserir co2 pela torneira, para volatizar mais rápido esses off-flavors
Será que vai funcionar?
 
Jogar o Co2 pode ajudar sim a volatilizar, caso o composto seja volátil. Mas há possibilidade de vc pode ter contaminado o starter, né?
Não acredito que seja overpiching, pq faço bastante overpiching e nunca tive esse off flavor associado a ele (já tive numa cerveja bem torrada uma vez).

Se nas duas cervejas vc teve o mesmo off e elas foram feitas com a mesma levedura do mesmo starter, acredito que o problema ta mesmo no starter.
 
aumentar o tempo de starter não significa que vá aumentar proporcionalmente a quantidade de celulas viaveis (inclusive pode ate ser pior, pois se as leveduras pararem a atividade pode permitir a propagação de qlqr outro micro-organismo que seja capaz de utilizar os demais produtos presentes no meio), isso depende mais da quantidade de açucar fermentavel e do volume

se quiser melhorar o starter faça oxigenação/nutriente de levedura/agitação, e jamais use açucar (embora esse nao parece ter sido o caso)

a ideia do CO2 é boa e deve amenizar.

e quanto a reutilizar o malte, vc ta lavando o malte usado e depois usando essa agua da lavagem pra brassar o novo malte ou misturando os maltes e fazendo uma brassagem em cima dele?
 
Last edited:
Então deve ter sido o starter mesmo. Foi com agitador magnético, mas ficou tempo demais. Acho que eu não devia ter jogado o conteúdo todo do starter tb. Devia ter decantado a levedura e descartado o resto, imagino eu.
Mas consegui jogar um co2 ali e tirei um pouquinho pra provar. Um min.... vou buscar...
Não tá boa ainda, mas acho que melhorou um pouco. Claro tb que agora tava com a levedura suspensa denovo, então não dá pra seVou dar mais tempo pra ela...

quanto ao reaproveitamento do malte, fiz brassagem em duas panelas simultaneamente, depois passei uma água limpa (a 75 graus) e recirculei na panela menor (pois a grande uso pra fervura da primeira cerva) peguei ela e recirculei com acrescentando mais um kg de malte novo pra trazer mais enzimas. É um malabarismo que faço pra tirar 26 litros com o equipamento que tenho.
A água que usei é da torneira, mas que recebeu vitamina c e decantou por uns dias. Decantou em dois galões de 20l. Toda a água passou pela fervura do processo, por isso não desconfio dela.

bom... acho que essa cerveja vai chamar felicidade. Resta saber se vou recuperar ou não a felicidade... rsss

muito obrigado pelas análises! Vou aprendendo com vcs!
 
Foi mal aí galera!
Sou muito Juninho mesmo. Era questão de tempo. Tomei ontem do balde que não joguei co2 e já tava boa!! Foi impaciência minha. Esse negócio de ter cilindro de co2 me faz experimentar muito cedo. Bom que vou conhecendo melhor as etapas do processo
Muito obrigado Snoop e Trops
A Felicidade foi recuperada e tá boa!
 
Back
Top