Diário da minha PRIMEIRA brassagem da vida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom, os mais atentos do forum devem ter percebido q surgi aqui do nada e comecei a mandar pergunta atras de pergunta em diversos topicos....
Pois bem, eis meu relato da minha primeira breja.

Estilo escolhido: Belgian Blond Ale - BIAB


Amt
Name
Type
#
%/IBU
Volume
1,80 kg​
Malte Pilsen Premium - Pro Brewing (4,5 EBC)​
Grain​
1​
73,2 %​
1,17 L​
0,40 kg​
(pt) CHÂTEAU VIENNA (5,5 EBC)​
Grain​
2​
16,3 %​
0,26 L​
0,26 kg​
Oats, Flaked (2,0 EBC)​
Grain​
3​
10,6 %​
0,17 L​
15,00 g​
Hallertauer Mittelfrueh [4,00 %] - Boil 60,0 min​
Hop​
4​
15,8 IBUs​
-​
15,00 g​
Hallertauer Mittelfrueh [4,00 %] - Boil 10,0 min​
Hop​
5​
5,7 IBUs​
-​
1,0 pkg​
SafBrew Specialty Ale (DCL/Fermentis #T-58) [23,66 ml]​

Est Original Gravity: 1,067 SG
Est Final Gravity: 1,017 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6,7 %
Bitterness: 21,6 IBUs
Est Color: 9,0 EBC

De onde ela saiu? Da minha cabeça, é um Frankenstein de diversas belgian blond e blond ales que achei na internet. Fui presunçoso? Sim, falarei mais sobre isso a diante.

MOSTURAÇÃO:

Usei uma panela de 23L (emprestada), pelos cálculos iria começar com aprox 6,5L de água e guardar 7 pra lavagem. O grande porém é que tive a impressão que 6L era muuuito pouco pra panela, mas sla né. Agua estava a 44C (para a parada proteica da aveia), joguei os maltes e entrei em panico pq parecia muita pouca água. Talvez se misturasse tudo bem e descesse mais o bag, desse tudo certo, mas n paguei pra ver. Joguei mais agua até completar 11,5L (guardei apenas 1,5L pra lavagem). Resultado, a agua (ja com os maltes) caiu de 42C pra 35C, liguei o fogão e penei pra conseguir esquentar tudo d novo... Cheguei nos 42C e ai fiz os 10 min de parada proteica pra aveia. Subi pra +- 65 - 68C por 60 min).
Ok, tirei o bag, lavei com meu misero 1,5L de agua a 75C.

FERVURA:

Deixei a panela tampada até começar a fervura (fiquei c medo de usar ebulidor, pra n caramelizar nem nada, pq n saberia oq fazer caso desse merda). Começou a fervura, fiz as adiçoes de lupulo. Sem problemas nessa parte.

CHILLING:

Fiz o whirlpool e meti no banho de gelo numa bacia (pq se com o peso soltasse a cuba da cozinha, eu ia ouvir mt então nem arrisquei kkkkk).
A partir desse momento foi alcool 70 sendo borrifado em tudo toda hora. Se eu tiver qqé problema com contaminação, eu desisto pq só hj usei mais alcool do que em 1 mes de pandemia)

FERMENTADOR:

Ah essa hora eu eu quis chorar... Coloquei uns 4 ou 5L de mosto OK, o resto tudo lama!! N sabia oq fazer até pq minha receita tava planejada pra render algo entre 7,5 a 8,5 L finais. Se eu deixasse tudo aquilo de lama pra traz, n ia sobrar quase nada pra contar a historia no fermentador. Resultado, até a ultima gota da panela pro meu fermentador (garrafão de agua 10L). Beleza, fechei o galão e chacoalhei tudo pra aerar o mosto. Ta, mas e o headspace? Aquele mosto todo barrento quase até a boca do garrafão... Bora pegar uma garrafa de coca limpa e tirar um pouco de mosto (tirei +- 2L). Coloquei o garrafão na geladeira pra chegar em 16-18C pra poder colocar a levedura. Nesse meio tempo a garrafa de coca com o resto de mosto decantou um pouco, 50% do conteudo dela é lama :(
Da pra fazer algum milagre na gelatina e cold? kk

LEVEDURA:

Fervi agua, e esperei descer até 20C, joguei um sache inteiro de T58 ( li e tb usei calculadoras q diziam que apenas metade do pacote bastaria, mas resolvi colocar ele todo pra ter ctz q n vou perder breja por besteira, pq ja vi mts aqui falarem que é +- 1g/L de levedura). Esperei uns 15 min, mexi de leve e mandei pro fermentador.

FERMENTAÇÃO:

Isopor com garrafas pet congeladas. Vou postando updates aqui. O isopor ta dentro do meu guarda roupa, o que ajuda bastante na "refrigeração"
Primeiro dia, mantendo o mosto a 15C com apenas 1 pet congelada.



APRENDIZADO:

Inventei de fazer rampa de temperatura na primeira brassagem, fui com muita sede ao pote e quase fiz merda, mas acredito ter feito tudo certo nessa parte.
O grande porém é que não esperava tanta lama na panela, ja que meu bag é de voal duplo. Foi culpa da aveia? Meu whirlpool foi bem executado, mas com resultado muito ruim. (Ah sim, a panela n tem torneira, entao tive q tombar pra colocar no fermentador, ou seja, mais uma cagadinha pra ajudar ne). Ja que inventei moda na receita, deveria ter usado um whirfloc.

CONSIDERAÇÕES e DESABAFOS:

Foi a primeira brassagem, mas ja havia presenciado amigos fazendo. Esperava um cheiro mais doce do mosto, sei la....
Gravidade Inicial e final são apenas uma lenda pra mim, tava sem grana pra comprar densímetro entao foi tudo na fé kkkkk (mas pelo menos fiz o teste de iodo no mosto)
Usei mt álcool no borrifador pra n contaminar e iodo 2% (20 gotas/L pra limpar sache, tesoura, airlock e fermentador) , mas do jeito q vcs falam, contaminação parece ser algo mt facil de ocorrer, entao to com um pouco de medo...
Estou meio decepcionado com a quantidade de lama, nunca vi tanta nos videos que assisto.


Vou fazendo update desse post a medida q for passando o tempo e vierem as outras etapas. Fiquem a vontade pra fazerem comentários, sugestões, criticas etc.
 
Last edited:
Fotinho do meu fermentador com uma lanterna pra ilustrar minha decepção.... E a outra é a pet com oq tirei dai pra dar um headspace (joguei um tiquinho de fermento nela tb, pra ver qq da).
.
c53737d8-0147-4c56-bf98-81306b1dc3a9.jpg
26a39f90-4058-4b56-a5ce-29bb4fd766f9.jpg
 
Cara,
Estou acompanhando suas postagens e publicações. Admiro a sua busca pelas informações, muitas vezes mais técnicas do que o necessário para iniciar porém conhecimento nunca é demais. Está começando muito a frente de pessoas que hj fazem cervejas fodas começaram.
Eu vou dar minha opinião a você, eu venho falando em algumas postagens que o equipamento é a base de tudo. Vão te falar que não, que sempre sai cerveja e que conseguirá fazer com fermento de pão, fogão a lenha e etc. Eu discordo, acho que principalmente no inicio devemos estar munidos de ferramentas que poderão evitar situações como essas.( e ainda assim não estamos livres de erros).

Resumindo, o que faria na sua posição. Seguiria a vida nessa brassagem apenas para conhecer o processo até o final. Cerveja vai sair, boa não sabemos. hahaha. A partir daí investiria sim em um equipamento básico. Você fez o curso do Tozzi junto comigo, viu o que ele recomendou. Iria atrás disso!
Comecaria com receitas prontas. Admiro como disse sua vontade de montar, porém neste início iria de receita já testada e avaliada por outros. O Leandro do Cerveja facil tem um ebook com 200 receitas, algumas muito boas.

e é isso cara, continue na busca de conhecimento e irá afinar o processo.
Obs: sem torneira na panela não tem whirpool que aguente a turbulência na hora de virar a panela. o trub foi todo pro fermantador por isso. Faça um auto sifão ou compre uma panela com torneira.
 
No galão onde tá escuro ja é trub tbm?? Faço BIAB 10 litros, panela sem torneira, whirpool pós fevura só pra resfriar até 80º, pois faço no chill, em duas levas que fiz levei tudo da panela pro fermentador e mesmo assim deve ter tido no máximo 1 litro de trub quente e frio depois da fermentação. tá meio estranho isso.
 
Last edited:
Deixarei minha humilde opinião aqui meu brother:
1. Não tem problema nenhum querer bolar sua própria receita logo de início, mas acho que deveria ter iniciado combina receita já testada por alguém para ver como todo o processo funciona com "você fazendo", pois cada um cada um... Mas o básico antes de criar uma receita é saber como cada ingrediente contribui ou atrapalha no resultado final. Eu brassei umas três receitas prontas, depois fui modificando elas pra entender como os ingredientes agem e na minha sexta brassagem já foi receita 100% minha.
2. Assim como você comecei com uma panelinha de 15L no fogão da minha mãe... Com receitas prontas as brejas sempre saíram boas, fazia resfriamento com gelo, depois Chiller de imersão, hoje faço no-chill. Tenho concluído que quanto mais facilitar o processo melhor é.
3. Por experiência, o wirpool e torneira em panelas pequenas nunca ficará perfeito. Hoje uso uma panela de 130L e agora vejo o wirpool funcionando. Minha dica para panelas menores do que 24cm é não por torneira, fazer wirpool e retirar o mosto com uma mangueira (ou sifão) por gravidade.
4. Antes de começar sua breja, coloque água na panela até quase encher e deixe no fogo para ter uma estimativa de quanto tempo seu fogão leva e se ele consegue ferver. Vá anotando o tempo entre cada rampa de temperatura para ter essa ideia também. Conhecer seu equipamento é primordial para fazer breja.
5. Desenvolvi uma técnica que muitos devem usar mas nunca vi ninguém comentando de usar um saco de voal para filtrar a parte grossa do trub antes de passar pro fermentador. Ou seja, "vista" o voal no fermentador e depois transfira da panela por uma mangueira. Isso teria evitado todo esse trub no seu fermentador. No meu caso, comprei o menor saco de voal do mercado para essa função.
6. Parabéns pela atenção a sanitização... Eu costumo usar 1L de álcool por brassagem, desde a limpeza dos equipamentos antes da brassagem, passando pelos testes durante a fermentação até a hora de envasar. Nunca é demais.

E com tudo isso fica o aprendizado sempre! Sugiro então que compre uma receita já testada por alguém e tente repetir o processo, usando a mangueira para transferir. Ah, e quanto ao fermento, sempre usei aqui 1 sachê de 11,5g para cada 20L ou 2 para cada 50L. Então teoricamente meio daria para sua leva. Já fiz 10L com um sachê inteiro e ficou com sensação de fermento residual, sei lá...
 
Resumindo, o que faria na sua posição. Seguiria a vida nessa brassagem apenas para conhecer o processo até o final.
Com certeza! Ja ta no isopor ( 1 pet congelada baixou pra 13,5C o mosto, e o interior do isopor uns 6C ) e mesmo nessa temperatura o airlock ja ta funcionando. Vou deixar essa pet descongelar e dps vou colocar gelos menores pra tentar manter em uns 17C.

No galão onde tá escuro ja é trub tbm??
Cara, vou ser bem honesto, eu não sei... O galão ta no isopor, mas como ele é molenga é foda tirar ele de la pra avaliar. Porém a garrafa de coca q coloquei o resto de mosto, essa ta a temperatura ambiente. Olha como ja mudou o aspecto dela se comparada a foto que tinha postado antes: Video aqui pq n deu pra postar no forum direto
Antes ela tava bifásica na foto q postei, com uma pequena parte limpa e o resto lama... Agr ta assim no video. Imagino que o fermentador esteja um pouquinho melhor.

Eu tava repensando os passos da brassagem pra tentar achar algum erro. Além de ter usado aveia (imagino que ela aumenta muuito a turbidez e trub), eu tb coloquei todo o saco de malte, tipo tudo mesmo, as poeiras de malte moido tb. Deveria ter pego só os grãos moídos e deixado o pó pra traz? Vacilei nessa parte?
 
Ou seja, "vista" o voal no fermentador e depois transfira da panela por uma mangueira. Isso teria evitado todo esse trub no seu fermentador. No meu caso, comprei o menor saco de voal do mercado para essa função.
Manoo, eu pensei em fazer isso! Até olhei pra um coador de voal q encaixava certinho no funil que usei, mas pensei "po, nunca vi usarem isso, vai q tem algum problema". Devia ter seguido minha intuição.
Então teoricamente meio daria para sua leva. Já fiz 10L com um sachê inteiro e ficou com sensação de fermento residual, sei lá...
Isso ai ja percebi que divide opiniões kkkkkkkkkkkk. Mas ja foi. Agr é esperar pra ver
 
Segundo dia de fermentação: Acordei e fui ver, o gelo tinha derretido e a temperatura do mosto tava 18C, masi ai fiz a troca e caiu pra 15,5.... Abaixei de mais. Agora to colocando menos água nas garrafas pra conseguir manter em 17-18 amanha. Achei estranho que o airlock ja parou. Vou subir a temperatura e ver se volta.
Essa é a pet com a sobra do mosto, fermentando a temperatura ambiente mesmo. Fiquei feliz que ta decantando aos poucos. Talvez com gelatina + cold (no fermentador) consiga ficar tomavel. Abri a tampa dela e ta com aquele cheirinho característico de breja belga.
9427dc79-d802-43b7-87d3-b020e577e3d6.jpg


Alguem tem fotos do mosto na fermentação, pra eu ter uma noção de cor e opacidade? (mesmo sendo outro estilo)
 
Opa, chagamos ao SÉTIMO dia de fermentação. Ontem o airlock ja havia parado, vou assumir erroneamente que a primaria acabou hj (ja que não tenho densimetro pra confirmar). Bora pra fermentação secundaria se o clima permitir! O mosto hj está na casa dos 19C (ja estou mantendo em temperatura ambiente), mas a previsão é esquentar um pouco a partir de amanha.

Quanto a minha preocupação com a cor e opacidade do mosto, agora veio o alivio:

1ce4732c-aaef-49bc-a553-09fb1b83edf4.jpg

Essa é apenas a pet de "sobra" que sempre ficou a temperatura ambiente!!
 
Eae galera, tudo bem? Espero que sim!
Terminada a fermentação primaria e secundaria, bora pro cold crash! Pretendo fazer 4 dias, com gelatina no segundo dia. Vou tentar usar a geladeira aqui de casa, na intenção de chegar a 4-5 C, caso não de certo, volto pro isopor e encho de gelo.
A breja ja ta bem clarinha (totalmente diferente de antes kkkkk), tirei uma prova e ta com gosto daquela skol q vc abre no começo do churrasco, deixa num canto e encontra só dps de 5 horas. Estou bem feliz por isso, sem qualquer indicio de contaminação, só esperava um pouco mais de esteres frutados...

Segue um resumo da minha fermentação:
Infographic Presentation.jpg
 
Last edited:
Sábado foi dia de envase. Consegui engarrafar 8,3 Litros, após um cold de +- 5C. Dividi 7 litros com gelatina (fermentados com controle de temperatura) e 1,3 litros sem gelatina e sem controle de temperatura de fermentação. Tive essa ideia pra poder comparar as diferenças desses processos. Dia 1 de agosto (7 dias de priming, 7,2g/L) abrirei a primeira garrafa pra ver qq deu!
 
E temos cerveja!!

A cor me decepcionou um pouco, esperava algo um pouco mais dourado, a previsão era de 9 EBC, mas acredito que ficou com 6. Líquido consideravelmente turvo, usei gelatina e fiz cold, mas não foi o bastante (próxima vez usarei wirflock sem falta). Espuminha super tímida, media pra baixa formação (e olha q usei aveia), mas espero que seja pelo tempo de priming (abri essa garrafa com 7 dias, vou testar com 14 e 20 dias pra ver oq muda). Aroma bem limpo e neutro, miolo de pão beeeem leve e banana praticamente imperceptível (esperava sentir mais, ja que usei T-58). Quanto ao sabor, sei la... O álcool (que acredito ter ficado em torno de 6%) não queima, mas deixa aquele saborzinho residual na boca semelhante a cervejas "super strong ale", me lembrou mt a FAXE preta(o que pra mim é um péssimo sinal kkkk). Sem gosto ou retrogosto frutado, corpo levemente aguado. O drinkability desapontou, considerando o estilo: acredito que tomaria uns 800ml, não mais. Por ser a primeira breja da vida, está dentro do esperado, talvez até um pouco melhor, considerando alguns erros q cometi mas agr é esperar e ver o tempo agir... Caso sinta melhoras, postarei aqui!
08b4410c-26dd-4785-8ea7-50da1c89377a.jpg
 
Cara, por tudo que passou achei o resultado extremamente bom em sua primeira. Parabéns! Quanto a espuma vai melhorar sim com mais dias fique tranquilo. Quanto ao alcool que diz pode ser algum off de fermentação, pois já tomamos cervejas com 10% que não sentimos muito esse off alcoólico.
A turbidez pode ser melhorada com recirculação continua, porém uma cerveja artesanal, cabonatada via primming não é problema estar turva como a foto.

Parabéns!
 
Ficou bonita a sua cerveja!

Sobre a espuma, espere mais um tempo, como você mencionou.

Sobre a turbidez, cerveja com aveia é muito difícil de ficar cristalina.

Sobre o sabor de álcool e off flavors em geral, fermentando em caixa de isopor com garrafa de água congelada é impossível controlar a temperatura adequadamente, não tem como ficar 100%

Mas o principal você conseguiu! Está bebendo a sua própria cerveja. Agora é aprimorar o processo.
 
Ficou bonita a sua cerveja!
Opa, valeu! Com certeza a experiencia e o prazer de tomar a própria breja é algo q não tem preço.
Sobre o sabor de álcool e off flavors em geral
Esse sabor de alcool (não é aquele gosto licoroso de brejas mais escuras, é um sabor que sinto em brejas super strong ale) tem algum nome específico? Eu sempre imaginava que esse gosto era relativo a adição de milho ou arroz, mas não vai nenhum dos dois na minha breja kkkkkk. Se eu vier a repetir essa receita, vou querer experimentar adição de cravo, pra dar um up a mais.
 
Cara,sua breja ficou bem bonita.To na minha primeira brassagem tbm,senti um pouco d dificuldade de controlar a temperatura em isopor,mas é oq temos.Agora tenta a panela c torneira,a minha é pequena e bem,o misto já foi o fermentador sem TNT residuo,fazendo uma recirculação na panela e whirpool da certinho sim.
 
Cara,sua breja ficou bem bonita.To na minha primeira brassagem tbm,senti um pouco d dificuldade de controlar a temperatura em isopor,mas é oq temos.Agora tenta a panela c torneira,a minha é pequena e bem,o misto já foi o fermentador sem TNT residuo,fazendo uma recirculação na panela e whirpool da certinho sim.
To comprando um termostato 12V do Aliexpress pra fazer o son of a chiller, ai vai da pra regular a temperatura de uma forma mais precisa, mesmo usando o gelo. Agr é esperar chegar e partir pros testes!
 
Está muito bonita!
A gelatina tira muitas células da cerveja, então é natural que o primming leve um pouco mais de tempo. Deixe ela guardada por mais uma semana, que certamente a carbonatação melhorará.
Parabéns!!
 
E temos cerveja!!
(...)
Sem gosto ou retrogosto frutado, corpo levemente aguado. O drinkability desapontou, considerando o estilo: acredito que tomaria uns 800ml, não mais.
(...)

Parabéns! Isso que é o importante, deu cerveja!

Sobre o corpo vc ter achado um pouco aguado, as minhas primeiras foram assim também. Elas arredondam com o tempo, percebi que após as 2 semanas de primming, se deixar as garrafas na geladeira comum umas 3 semanas elas melhoram MUITO.

Faça o teste para ver, comigo essa sensação aguada ia embora ao deixar a cerveja mais algumas semanas a frio.

Parabéns novamente.
 
Ficou aparentemente muito boa! Eu particularmente nunca usei gelatina e acho que não tem necessidade, visto quer fazemos brejas 100% artesanal... sei lá, acho que é meio estético kkk... mas parabéns man, ficou linda, mesmo com a "baixa espuma" que vc disse... O importante pra mim nas blond é terem aquela refrescância que lembra um churrascão e aquela sensação de picância na lingua devido à carbonatação (Eu prefiro elas bem carbonatadas)... Olha a foto da minha primeira Blond, só para comparação... Acabei de tirar, fiz ela só com pale ale e cascade, rampa única bem basicona... Fermentou por 10 dias em ambiente (entre 19º-21º) e cold por 3 dias (0º), depois pro barril e carbonatada forçada com 2,6 VOL... Pro pessoal que curte pilsner por aqui ficou ótima... já pra mim não é minha preferencia, mas ficou muito boa, como eu queria.. Limpa no sabor e aroma, baixo amargor, bem carbonatada e bem maltada.
 

Attachments

  • 20200803_182907.jpg
    20200803_182907.jpg
    35.3 KB · Views: 14
deixar as garrafas na geladeira comum umas 3 semanas elas melhoram MUITO
Opa, vou fazer esse teste de "maturação" a frio x ambiente. Vamo ver qq rola!

Olha a foto da minha primeira Blond, só para comparação...
Fiquei com inveja desse colarinho hahahahahaha! Que fermento vc usou? Tenho 1 litro separado, que fermentou à temperatura ambiente, quero comparar pra ver se aparece alguns ésteres benignos kk
 
Opa, vou fazer esse teste de "maturação" a frio x ambiente. Vamo ver qq rola!


Fiquei com inveja desse colarinho hahahahahaha! Que fermento vc usou? Tenho 1 litro separado, que fermentou à temperatura ambiente, quero comparar pra ver se aparece alguns ésteres benignos kk
kkk Cara, uso normalmente o US-05 para essas brejas mais "simples"... Mas o colarinho tem duas origens: A carbonatação forçada e o fato de eu ter servido por uma picnic... Toma a receita aí se quiser comparar!
11,5Kg Pale Ale Chateau
Cascade: 10g @0'
40g @30'
40g @60'
76L de água filtrada, sendo 60 no mash-in e 16 para lavagem após suspender o cesto
Recirculação contínua desde o mashi-in até o final do mash-out
Whirpol logo após desligar o fogo, descansou por 10' e depois direto pro fermentador, aonde ficou até o dia seguinte (cerca de 16h)
Levedura US-05 (2 pacotinhos) inoculado com o mosto a 26º, previamente hidratado em 400ml de água fervida e resfriada em ambiente @26º.
Fermentação por 10 dias direto em ambiente (entra 19 e 21º) e em seguida Cold @0º, sendo que o freezer estava a 10º, quando o mosto atingiu essa temperatura (medido no poço térmico instalado na tampa do fermentador, levou umas 12 horas) daí foi colocado a 0º por 3 dias)
Breja do fermentador para o barril de 30L, carbonatada no CO2 com 6 cargas de 2,5Kg até que estabilizou em 0,9Kg. E aí está ela, dois dias após ter sido carbonatada.

Qualquer coisa é só chamar!
 
Bom, dois meses depois, trago updates!
Deixei uma garrafa 1 mes a temperatura ambiente e mais 1 mes na geladeira. Abri ontem pra conferir o resultado.
ec0a3af3-8d59-44a4-ac24-02cef9ff33ed.jpg

Agora ela forma um colarinho bacana, mas de baixa persistência e densidade. O aroma e gosto de álcool reduziu consideravelmente. Os ésteres de qualidade ainda fazem falta, mas ja está bem melhor do que a primeira prova. Estou tendo que desprezar pouco mais de 2 dedos da garrafa, caso contrario o gosto do fermento T-58 estraga a breja... (Fica algo extremamente enjoativo, e olha q gosto de brejas nao filtradas). Tive impressçao q a cor deu uma leve mudada, se aproximando mais de um dourado do que do palha. Abri uma Blond da Three Monkeys para ter uma referencia, e achei bastante pontos em comum. Em resumo, pra minha primeira brassagem da vida, superou as expectativas. Não vejo a hora dos correios me entregaram o refratometro que comprei pra mandar bala numa IPA ou numa RED ALE. (6 dias da China ao Brasil, mais de 1 mes parado na central....).

Se algum iniciante estiver lendo, cara só vai! É mais simples do que parece, e não tem preço colher os frutos que vc mesmo plantou :)
 
Back
Top