[DIÁRIO] ultimo trem para sapata valley

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AnaMariaLadra

Well-Known Member
Joined
Jul 8, 2021
Messages
212
Reaction score
200
Location
são bernardo do campo
Bom dia queridos colegas de forum

primeiramente, o nome é totalmente inspirado na nova cerveja da juan caloto (ultimo trem para SABATA valley)
segundamente, sou mão de vaca então estamos leves no lúpulo ok?
vamos lá

02/01/2022
o grist é
3kg pilsen
1kg trigo malte
500g aveia
500g cevada em flocos

mostura comecei a 69 graus e deixei lá por 1h15

lavei os grãos até chegar no volume pré fervura (não me pergunte quantos litros, eu não sei)

na fervura, a lupulagem foi

5g de bravo aos 30 min
60g el dorado a 0min
fiz o whirlpool e esperei 20 min pra começar a resfriar

fiz um starter de us-05 e coloquei a 22c e mandei pra geladeira para fermentar a 18c

03/01/2022
Hoje quando acordei o mosto tava fermentando muito vigorosamente. Eu uso um blowoff tube numa garrafa com iodo e o negocio tava espumando forte dentro da geladeira kkkk
Não tirei foto, tava muito escuro mas assim que chegar em casa posto alguma coisa aqui.


algumas considerações adicionais:

Foi a primeira vez que eu moi o malte em casa. Eu comprei na black friday o moedorzinho do "cerveja da casa" que foi sugerido em um tópico aqui.
Antes, com o mesmo grain bill, eu tinha 1036 de og, ontem bateu 1042.
Eu fiz e faço as cervejas com pouco malte pra ter pouco teor alcoólico (preferencialmente menos de 4%) pq eu bebo muito e se for uma cerveja muito alcoólica eu vou morrer antes do previsto.
 
Realmente, não da pra editar o post, então vamos lá.

Bom dia

06/01/2022

Hoje de manhã medi a gravidade, tava 1.012 e (contando bolha) ainda mostra sinais de fermentação.
no brewfather disse que ia secar até 1008, eu não queria tudo isso e por isso mosturei mais alto mas é deus quem me manda deus que me comanda, então deixa rolar né.
como ta a beira de secar tudo, subi a temperatura do termostato pra 21c e vou deixar até sabado (hoje é quinta)

Eu não sei dizer oq é diacetil, não consigo reconhecer sensorialmente.. então, mesmo que tenha (ou não) eu sempre subo a temperatura pra garantir

Apesar da gravidade ela ta doce no paladar, ta agradável. O lupulo de flameout ta lá também mas bem tranquilinho.

eu vou fazer dry hop no keg talvez na terça feira depois de umas 24h de coldcrash

Reparem nas habilidades fotograficas dela que vos fala
 

Attachments

  • 4143AC8E-2DBF-42AD-84BD-B756FDEC89F4.jpeg
    4143AC8E-2DBF-42AD-84BD-B756FDEC89F4.jpeg
    26.5 KB · Views: 37
Last edited:
Eu não sei dizer oq é diacetil, não consigo reconhecer sensorialmente.. então, mesmo que tenha (ou não) eu sempre subo a temperatura pra garantir

Bacana o relato!

Sobre a percepção do diacetil, talvez você já conheça , caso não , existem técnicas de aquecimento da amostra (pode ser até em microondas) que facilitam a percepção e , melhor ainda, te ensinam qual aroma procurar, dado que o defeito se acentua enormemente.

 
Muito legal esse tópico do fórum, muito importante para os iniciantes como eu. Assim que brasar minha segunda receita (Session IPA ou Irish Red Ale), abrirei um tópico aqui para contar minha aventura. Minha witbier (primeira brasagem) deve ficar pronta em 13/01/202 quando dá 12 dias de primming.
 
Bom dia senhores.
Acho que essa é a ultima atualização antes da cerveja pronta.

Acho que fiz merda pq eu fiz um coldcrash pra decantar o fermento antes de fazer o dry hopping e lendo por ai, eu vi que dry hopping a quente tem mais resultados.

11/01/2022
Eu fiz um envase no postmix e deixei em temperatura ambiente por umas 2h enquanto a garrafinha com a "prova" estabilizava a carbonatação.
depois que provei e vi que tava ok, coloquei 90 gramas de el dorado num hop bag e coloquei dentro do keg e vou deixar a 15 graus até sexta feira e depois vou descer pra temperatura de serviço que é entre 2 e 4 graus.

Também já deixei conectado o co2 a 1 bar

a cor ta parecida com a da primeira foto, mas menos turva.
No sabor, nada de harsh (a ultima receita dessa que fiz eu empolguei e deu harsh), o amargor ta bem baixo, como eu tinha planejado e, pra ser honesta, o aroma de lupulo eu senti mas tava bem sutil mas talvez seja por conta da temperatura da cerveja.

mais tarde quando chegar em casa posto as fotos aqui.

a gravidade final ficou em 1.010
 
ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO DIÁRIO, PROMETO.

Bom, a cerveja ficou pronta, fiz o dry hopping, carbonatei e na hora de tomar, não gostei kkkkkk

tá muito penosa, não sei explicar, acho que faltou amargor pq ta muito enjoativa a ponto de nao aguentar 2 copo lagoinha kkkkk
a pior parte é que é 20 litros ne kkkkkk

que inferno, mas é isso ai

CLICA AQUI PRA VER O VÍDEO DO SERVIÇO

ja me segue também kkkk

ah, o vídeo também já serve pra galera que tava querendo saber como é a extração numa INTERTAP/NUKATAP sem controle de fluxo

obrigada por acompanharem o diário e novidades em breve kkk
 
ah, vou responder os comentários

Sobre a percepção do diacetil, talvez você já conheça , caso não , existem técnicas de aquecimento da amostra
vou testar nesse sábado pra ver se noto alguma diferença, obrigada.

Baita diferença hein
sim, mas a maior diferença foi a diversão de moer o malte kkkkk
eu gosto dos processos, pra mim é tudo muito divertido
 
ah, vou responder os comentários


vou testar nesse sábado pra ver se noto alguma diferença, obrigada.


sim, mas a maior diferença foi a diversão de moer o malte kkkkk
eu gosto dos processos, pra mim é tudo muito divertido
E o que achou do moedor novo? Comprou na Cerveja da Casa, isso? O menor? Estou de analisando.
 
Bom, no dia 06/01/2022 você disse que sentiu ela doce e tals. Provavelmente a atenuação por mais que seja completa, o álcool somado ao corpo da cerveja deixou essa percepção adocicada. Além de uma lupulagem frutada que contribui nesse aspecto. Eu, se fosse você, pensaria em duas saídas... uma maturação a frio um pouco mais prolongada para tentar arredondar a cerveja, ou, ferver um pouco de lúpulo por 30 minutos, na casa de 5g de algum com alto A.A. em 500ml de água, vai sobrar aí umas 200 ml de água. Após, com o líquido ainda quente/morno, passe para uma pet com um carbonator, aí resfrie na geladeira. Depois disso, insira uma pressão alta nessa garrafinha e transfira por contra pressão para o seu barril. Assim você aumenta alguns IBU's na sua cerveja.
 
E o que achou do moedor novo? Comprou na Cerveja da Casa, isso? O menor? Estou de analisando.
eu gostei demais! ele é pequeno e da certinho na boca do balde pra fazer a moagem
eu nao mudei a regulagem e ele moeu bem os maltes, ficou fino como eu queria
eu rosqueei uma garrafa de 3l nele e agora ela é meu "funil" oficial kkk to muito satisfeita com o resultado dele.
como eu disse antes, aumentou um pouco os pontos de gravidade, mas isso tem mais a ver com processo do que com o moedor em si
eu recomendo comprar


o álcool somado ao corpo da cerveja deixou essa percepção adocicada. Além de uma lupulagem frutada que contribui nesse aspecto.

provavelmente foi isso mesmo, e eu nao gostei kkkkk acho que se for pra fazer uma ceeveja mais cremosa eu vou de oatmeal stout da proxima vez. mas a dica do lupulo foi top, obrigada
 
Cevada e aveia em flocos, unidos de uma água que provavelmente tem alta concentração de cloreto, mais uma mostura a 69°.
Com certeza vai ficar um cerveja adocicada e cremosa.

Se a ideia era um cerveja mais seca poderia ter deixado somente o malte de trigo e fazer uma mostura a 64 ou no máximo a 66.
Dar uma elevada no sulfato principalmente o de cálcio pq o cálcio ajuda na clarificação.
 
Back
Top