Devo ou não comprar um FERMENTADOR CÔNICO?

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Guenther, 24/12/15.

1. 2/2/16 #21

Elson

Elson

Elson

Member

Afiliado:
    3/5/14
    Curtidas Recebidas:
    7
    comprei um fermentador cônico de Polipropileno e, no primeiro uso, após os 2/3 finais da fermentação, fiz o dry hopping por 3 dias e abaixei a temperatura para próximo de 0 graus no quarto dia...Com 1 dia de cold crash, ao fazer a purga saiu uma "massa" grossa de lúpulo que cessou e interrompeu o fluxo na valvula; mesmo após a introdução de um objeto metálico no interior da mesma o fluxo de lúpulo e fermento parou...será que esta temperatura congelou o trub(que não tem tanto álcool como a cerveja acima dele)? Aumentar a temperatura pra uns 5 graus resolveria o problema do entupimento? É verdade que nos fermentadores de inox polidos internamente esse lupulo e fermento escorrega mais facil?

Abraço

2. 3/2/16 #22

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Por favor, crie um tópico específico para suas dúvidas.

3. 3/2/16 #23

Elson

Elson

Elson

Member

Afiliado:
    3/5/14
    Curtidas Recebidas:
    7
    Desculpe, achei estar num tópico sobre fermentadores cônicos...:confused:

4. 3/2/16 #24

Tuba

Tuba

Tuba

Member

Afiliado:
    21/12/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Élson, se não purgar regularmente (pelo menos a cada 3 dias), ele tende a "solidificar". Mas não há necessidade de purgar o fermento, não gera nenhum malefício à cerveja. Só há necessidade de purgar se for deixar maturando por meses dentro do fermentador. Experiencia própria.
    Sobre o guenther, ele diz abrir outro pq não é sobre o fermentador e sim sobre o fermento ter "solidificado"

5. 4/2/16 #25

Thiagonnes

Thiagonnes

Thiagonnes

Well-Known Member

Afiliado:
    10/1/14
    Curtidas Recebidas:
    22
    Comprei pelo principal motivo de ser de 100lt, 80lt é a minha leva. E com isso vou ter um resultado só.
    Uma vez fiz 80 dividindo 30 30 e 20!e obtive 3 cervejas diferentes de um mesmo mosto.
    Fora isso, começar a brincar de reutilizar o fermento!!!!

6. 4/2/16 #26

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Elson.........................

Se nós organizarmos o fórum assim, teremos 4 ou 5 posts em cada área dizendo "Tópico sobre Fermentadores Cönicos", e mais um "Tópico sobre panelas"....... e assim vai.

Ou seja, esse é um post fixo que tem o intuito de tirar a maioria das dúvidas sobre fermentadores cônicos. Se ele não responde outras dúvidas mais específicas, o ideal é criar com um tópico específico.....

Imagine a seguinte situação..... imagine que outro usuário tem A MESMA DUVIDA que você tem.... então ele entra na área de equipamentos, e quer saber se algum tópico fala sobre especificamente sobre drenagem de borra em fermentadores cônicos.

O título do tópico "Devo ou não comprar...." ajuda ele? Não...... ele vai ter que ler todo o tópico pra descobrar que na página X um cara, POR ACASO, perguntou isso.

Agora, se ele entrar na área, e tiver um tópico do Elson cujo título diz "Drenagem do fermento em fermentador cônico"........... PRONTO! O cara já vai direto para o seu tópico, e você fez com que a sua dúvida (e a resposta recebida) ajudasse outro cervejeiro.

Ou seja, criar tópicos separados com títulos claros e didáticos faz com o fórum se torne uma enciclopédia, e quando entramos numa área e olhamos os tópicos, é como se olhássemos o índice dos assuntos.

Entendeu, agora, porque eu instrui você a criar um tópico separado?

Os que responderam sua dúvida acima, no caso o @Tuba, vão ajudar só você e os que eventualmente tiverem paciência de ter TODAS as páginas desse tópico.

Se você tivesse postado um tópico separado, seu assunto ficaria organizado na lista, você teria recebido a mesma resposta do @Tuba, mas provavelmente muitos outros usuários iriam ler sua dúvida.......... e...................... também iriam responde-la, e isso tudo faria com que o tópico ajudasse muito mais cervejeiros.............. e esse é o intuito do fórum existir.............. ORGANIZAR nossas dúvidas........ de forma que as dúvidas e suas respostas sejam de fácil consulta.

Isso tudo que estou dizendo já está dito nas "Boas práticas do fórum"........ que ninguém lê, e confesso que às vezes me bate um cansaço de ficar explicando tudo de novo e ainda receber respostas como se eu fosse o vilão da história... como se estivesse de má vontade pra responder as coisas.

Mas é a vida.

Última edição: 4/2/16
    jonnes, Saba, Luccasm e 2 outras curtiram isso.
  7. 24/4/16 #27

stormridersp

stormridersp

stormridersp

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    31
    Muito obrigado pelo tópico Guenther. Estava mesmo bem tentado a comprar um cônico rotomoldado; até ler esse tópico; acabei por comprar uma bombona. :)

abs

8. 16/11/16 #28

Nilton

Nilton

Nilton

New Member

Afiliado:
    16/11/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Excelente o tópico. Me ajudou a decidir a não investir em um fermentador cônico neste momento.

9. 24/5/17 #29

chiponga

chiponga

chiponga

Member

Afiliado:
    6/9/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Boa tarde cervejeiros. Ótimo tópico Guenther. Está clareando as ideias de muitos homebrewers.
    Atualmente minha produção é de 40L, e estou planejando aumentar para 80 ou 100L por brassagem. Temos um Moto Clube aqui na cidade e a rapaziada nas reuniões semanais estão detonando o estoque rsrs
    Minha primeira questão sobre o assunto é que pesquisei bombonas para esses volumes (80 a 100L) e não encontrei em nenhum site. Fermentadores cônicos de 100L não cabem nas geladeiras onde fermento minhas levas... e não queria comprar cônicos até pelas desvantagens (prefiro bombona), e teria que investir em freezers verticais para coloca-los dentro.
    Alguém sabe onde posso encontrar bombona de 100L? Como elas não tem aqueles pés dos cônicos talvez caibam dentro das minhas geladeiras..
    Se alguém puder me ajudar a solucionar esse problema, agradeço.
    Abraço á todos!

10. 24/5/17 #30

gustavofgt

gustavofgt

gustavofgt

Well-Known Member

Afiliado:
    15/7/15
    Curtidas Recebidas:
    25
  11. 25/5/17 #31

Rgorskicado

Rgorskicado

Rgorskicado

Well-Known Member

Afiliado:
    1/12/14
    Curtidas Recebidas:
    26
  12. 25/5/17 #32

chiponga

chiponga

chiponga

Member

Afiliado:
    6/9/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Então man, eu pensei nessa opção de dividir o mosto em duas bombonas..
    Mas o problema não é apenas largura da geladeira, é altura também. Não caberia duas bombonas uma em cima da outra. Como tem que ter o "head space", eu precisaria de bombonas de 60L, que são altas. Vou ver se encontro alguma bombona de 100 ou 120L com até 1m de altura (altura das minhas geladeiras). Valeu pelo link Gustavo, ajudou bastante.
    Se alguém mais tiver alguma dica, deixa aqui pra nós rs

Abraço :mug:

13. 25/5/17 #33

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    431
    Se você controla temperatura de fermentação, não tem como controlar em duas bombonas distintas, pois a temperatura entre elas poderá variar bastante, a não ser que seu freezer seja horizontal, mas ainda assim, terá algumas diferenças.

14. 25/5/17 #34

chiponga

chiponga

chiponga

Member

Afiliado:
    6/9/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Olhei o site aqui Rgorskicado, muito bom!!
    Eles vendem para pessoa física? Ouvi dizer que só vendem em quantidades para empresas..

15. 25/5/17 #35

chiponga

chiponga

chiponga

Member

Afiliado:
    6/9/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Então cara, eu estou vendo uma bombona de 100L que tem apenas 71cm de altura, cabe sem problemas na minha geladeira. O fermentador cônico tem 120cm, acredito que seja um grande problema para a maioria...
    Só vou estudar agora como fazer para maturar, pois minhas geladeiras são fraquinhas e não chegam á 0º. Baldes menores ao final da fermentação transporto para um freezer horizontal para maturar, mas com essa bombona de 100L será impossível transportar. Vou procurar uma solução...

16. 25/5/17 #36

Caramba

Caramba

Caramba

Active Member

Afiliado:
    13/4/16
    Curtidas Recebidas:
    6
  17. 25/5/17 #37

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    431
    Realmente.

Vc precisa ver como fará pra transportar.

Hoje em duas pessoas transporto 60 litros e já não é tão fácil...

18. 25/5/17 #38

Rgorskicado

Rgorskicado

Rgorskicado

Well-Known Member

Afiliado:
    1/12/14
    Curtidas Recebidas:
    26

Vendem sim. Minha última compra foi de apenas 7 juntamente com um amigo.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

19. 26/5/17 #39

chiponga

chiponga

chiponga

Member

Afiliado:
    6/9/16
    Curtidas Recebidas:
    5

Então Tomazela.. estou chegando á conclusão que o cônico (para este caso) será mais viável, pois vou poder fermentar, dry hopping, maturar e fazer o priming sem precisar de trasfega...

20. 26/5/17 #40

FilipeAguiar

FilipeAguiar

FilipeAguiar

Well-Known Member

Afiliado:
    11/2/17
    Curtidas Recebidas:
    32
    Tô fazendo assim com os meus. Acho jogo pra quem quer levar a parada pra um nível mais elevado[​IMG][​IMG]

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

tomazela curtiu isso.

Compartilhe esta Página