Detonei a cerveja???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 15, 2015
Messages
21
Reaction score
2
Então Srs. fiz minha primeira leva na sexta 03/04, ao final no fermentador de 25l na panela, chegou a 11,1l.:confused::confused: jogo fora???? Segue processo....

Segue Equipamento:
Método BIAB
Panela Alumínio 38Litros + Voil;
Fogareiro 12 caulins;
Controlador de temperatura Fullgauge;
Refrigerador 180l;
Fermentador 22l com airlok tampa e torneira;
Densimetro 200ml;
Refratrometro;
Erlenmeyer 2l, Becker 1l;
Manometro garrafa rosca;
Termometro Incoterm;
Chiller 15m aluminio;
Moedor disco guzzo;
Balança 10kg;
Auto sifão completo;
Sanitizante - Iodofor e Alcool 70;
Tiras teste Ph;
Teste iodo;



attachment.php


attachment.php


------------------

Receita - American Ale :

Água Mineral 25l PH 7;
Malte pilsen 5,5Kg;
Malte cara ruby 0.5kg;
Lupulo Galena 10g;
Levedura US-05 1 sachet;

Dados esperados:
18l no fermentador (Biab);
og 1.053;
fg 1.013;
alcool 5.3;
amargor 15 IBU;
Cor 12.1 EBC;

Como realizei a brassagem:

Maltes moídos na noite anterior 6Kg;

Água 25l na Panela aquecida a 75 graus;

Início da mosturação:
Inseri o malte temperatura ambiente;
temperatura do início da mosturação 67 graus;
Tempo 90minutos;

Mashout:
Temperatura para filtragem 75 graus;

Filtragem:
Volume medido após o escorrimento 22,68l;

Fervura 90min. :

Lúpulo inserido com 5min;

Inserido Whirlfloc aos 75min;
Inserido Chiller para sanitizar aos 75min;

Após 90min

Resfriamento:
Resfriamento do mosto na panela
Temperatura 30 graus;

Volume medido pós fervura 16,5l

Whirlpool 15-20 minutos;

Ph 5;

TUDO SANITIZADO ;

Transferência para fermendador:
Auto sifão;
tinha muita lama flutuando!!!!!! caca

Volume no fermentador 11.1l

OG 1.180;


Inoculando fermento;

110ml no becker fervido e resfriado, tudo sanitizado inclusive tesoura e embalagem - temperatura 28 graus;

NO REFRIGERADOR DIA 03/04 AS 19HS;
Temperatura do mosto controlada entre 19 e 20 graus;

Domingo 05/04:
Medido no refratômetro densidade 1.165



---- algumas fotos----

attachment.php



Fermentador com controlador de temperatura isolado com isopor e termometro ambiente
attachment.php



Retirada de amostra para medição de densidade... olha a sujeira que veio junto...
attachment.php
 

Attachments

  • IMG_20150328_194018.jpg
    IMG_20150328_194018.jpg
    168.8 KB · Views: 286
  • IMG_20150328_194032.jpg
    IMG_20150328_194032.jpg
    175 KB · Views: 348
  • IMG_20150403_133525.jpg
    IMG_20150403_133525.jpg
    116.5 KB · Views: 286
  • IMG_20150405_073731.jpg
    IMG_20150405_073731.jpg
    81.5 KB · Views: 352
  • IMG_20150405_074604.jpg
    IMG_20150405_074604.jpg
    117.3 KB · Views: 344
Mais fotos
 

Attachments

  • IMG_20150403_143325.jpg
    IMG_20150403_143325.jpg
    199.5 KB · Views: 107
  • IMG_20150403_141323.jpg
    IMG_20150403_141323.jpg
    72.8 KB · Views: 109
  • IMG_20150403_164634.jpg
    IMG_20150403_164634.jpg
    118.6 KB · Views: 113
  • IMG_20150403_134514.jpg
    IMG_20150403_134514.jpg
    121.5 KB · Views: 108
  • IMG_20150403_114538.jpg
    IMG_20150403_114538.jpg
    220.5 KB · Views: 122
Volume no fermentador 11.1l

OG 1.180;

:eek: :eek:

Cara... acho que vc ferveu forte demais.
Evaporou mais da metade da cerveja aí...

Não joga fora agora não... fermenta primeiro, ve no que que dá. Só que 1 pacote de fermento não vai aguentar essa OG, provavelmente vai ficar com uma FG bastante elevada.

Sugiro vc ler os tópicos fixos do fórum, principalmente da area de fermentação.

Depois rever seu processo, a intensidade da fervura não precisa ser tanta.

Abraço
 
Bem, o que você aprendeu agora é que sua evaporação é de uns 4l por hora, e sua perda pro trub no final foi de uns 5.5l(isso parece demais ate, não tem fotos do que ficou na panela?). O que isso quer dizer? Que você precisa na pré-fervura:

Volume da leva+evaporação*tempo+perda pra trub

Ou

20l+4l*1.5h+5.5l = 31.5l

Entendeu? Tem também que dar uma olhada na sua eficiência, pra ir acertando as coisas, OG e tal.
 
Usa uma calculadora para medir o quanto de agua precisa diluir esse mosto para algo mais fermentável.

http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

E aproveite a dica do @Raisoshi pra revisão do seu equipamento no BeerSmith! :)

Agora, uma dúvida...

Tem certeza que é esse o número da OG? Qual a escala do seu densímetro? 1100 ~ 1200, ou isso foi erro de digitação?
 
:eek: :eek:

Cara... acho que vc ferveu forte demais.
Evaporou mais da metade da cerveja aí...

Não joga fora agora não... fermenta primeiro, ve no que que dá. Só que 1 pacote de fermento não vai aguentar essa OG, provavelmente vai ficar com uma FG bastante elevada.

Sugiro vc ler os tópicos fixos do fórum, principalmente da area de fermentação.

Depois rever seu processo, a intensidade da fervura não precisa ser tanta.

Abraço


Ja havia lido os tópicos e dei mais uma revisada... confesso que as dúvias aumentaram...

Então devo adicionar mais fermento??
 
Bem, o que você aprendeu agora é que sua evaporação é de uns 4l por hora, e sua perda pro trub no final foi de uns 5.5l(isso parece demais ate, não tem fotos do que ficou na panela?). O que isso quer dizer? Que você precisa na pré-fervura:

Volume da leva+evaporação*tempo+perda pra trub

Ou

20l+4l*1.5h+5.5l = 31.5l

Entendeu? Tem também que dar uma olhada na sua eficiência, pra ir acertando as coisas, OG e tal.


Então, acabei não tirando fotos do trub, mais foi entre 4 e 5l mesmo...

Minha panela e de 38l... coloquei 25l de água, 6kg de malte, ja sobrou pouco da borda conforme fotos :(:(
 
Usa uma calculadora para medir o quanto de agua precisa diluir esse mosto para algo mais fermentável.

http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

E aproveite a dica do @Raisoshi pra revisão do seu equipamento no BeerSmith! :)

Agora, uma dúvida...

Tem certeza que é esse o número da OG? Qual a escala do seu densímetro? 1100 ~ 1200, ou isso foi erro de digitação?


Vou ter que estudar mais o beersmith...;
Densimetro mede de 1.100 a 1.200...
 
então srs..
Fui medir novamente a densidade com o refratrometro...

primeiro verifiquei a calibração com água destilada(tenho aquário marinho e já estou habituado ao refratrômetro).

Refratrômetro calibrado, coletei amostra do mosto no fermentador e aguardei uns 15 minutos para decantar.... não decantou coisa nenhuma... tá uma papa...


Segue imagem do mosto coletada...
attachment.php



Então a imagem do refratômetro com o mosto coletado não ficou nítida de jeito nenhum (ficou entre 1060 e 1050)...
attachment.php



Na duvida tava tomando uma heineken e resolvi testar denovo (ficou certinho com a heineken)....
attachment.php



e agora senhores, o bixo pegou?????

helppppp :drunk::eek::D
 

Attachments

  • IMG_20150405_184527.jpg
    IMG_20150405_184527.jpg
    78.6 KB · Views: 339
  • IMG_20150405_183937.jpg
    IMG_20150405_183937.jpg
    71.8 KB · Views: 330
  • IMG_20150405_184123.jpg
    IMG_20150405_184123.jpg
    60.4 KB · Views: 336
Cara, isso aconteceu comigo na primeira e terceira brassagem. A fervura foi intensa demais e acabei ficando com uma Wee Heavy com 1091 de OG enquanto deveria ter sido 1082. Não dilui nada, vou assim até o fim. Concordo com o Guenther quando ele diz para aprender com os erros e apenas fazer modificações nas próximas levas.
 
Cara, isso aconteceu comigo na primeira e terceira brassagem. A fervura foi intensa demais e acabei ficando com uma Wee Heavy com 1091 de OG enquanto deveria ter sido 1082. Não dilui nada, vou assim até o fim. Concordo com o Guenther quando ele diz para aprender com os erros e apenas fazer modificações nas próximas levas.

Meu único medo: altíssimo teor alcoólico... como ficou a sua no teor?
 
A primeira brassagem o teor ficou bem alto, o estimado era de 6% e ficou com 6.8% aproximadamente. Essa terceira eu comecei a fermentação ontem, então ainda não sei te dizer.

Meu fogão é muito forte e ainda preciso dominar melhor o seu funcionamento. Mas para te dar uma idéia, evaporaram 2 litros a mais do que eu esperava, é muita coisa.
 
Cara, pq vc comprou um densímetro de 1.100 a 1.200? É bem incomum.... tem certeza que foi isso mesmo?

Acho que a leitura problemática no refratômetro é por causa da quantidade de sujeira na cerveja. Vc pode tentar filtrar uma amostra talvez, com papel de filtro.

Sim, sobre o fermento faltou. Se fosse uma cerveja de OG "normal" vai 1g/L, se a cerveja for de alta densidade vai mais.
 
Cara, pq vc comprou um densímetro de 1.100 a 1.200? É bem incomum.... tem certeza que foi isso mesmo?

Acho que a leitura problemática no refratômetro é por causa da quantidade de sujeira na cerveja. Vc pode tentar filtrar uma amostra talvez, com papel de filtro.

Sim, sobre o fermento faltou. Se fosse uma cerveja de OG "normal" vai 1g/L, se a cerveja for de alta densidade vai mais.

Desculpa Tiago, estava com este densímetro na cabeça...

conferi! é de 1.000 a 1.100!

:eek::eek::eek:
 
Com este volume e esta quantidade de malte é impossível obter uma densidade de 1,180. Provavelmente tua densidade foi 1,080 o que está fora do padrão mas não inviabiliza a cerveja. Se possível, aumenta a dosagem de fermento. Fica tranquilo e deixa o processo seguir.
 
Cara, pq vc comprou um densímetro de 1.100 a 1.200? É bem incomum.... tem certeza que foi isso mesmo?

Acho que a leitura problemática no refratômetro é por causa da quantidade de sujeira na cerveja. Vc pode tentar filtrar uma amostra talvez, com papel de filtro.

Sim, sobre o fermento faltou. Se fosse uma cerveja de OG "normal" vai 1g/L, se a cerveja for de alta densidade vai mais.


Matou a pau! Filtrei Tiago!
então segue a densidade atual:
1.052

Temperatura do Mosto 19.8, temperatura interna refrigerador 12 graus;
Atividade continua no airlock

Pergunta: Se eu deixar assim e não mexer mais corre o risco de o fermento ser insuficiente? Tipo como tenho 11l de mosto 1 sachet de fermento nao é suficiente???
 
Matou a pau! Filtrei Tiago!
então segue a densidade atual:
1.052

Que bom!

Não tem como vc ter medido 1.180 num densímetro que vai até 1.100... provavelmente vc se enganou nessa medição né... deve ter sido devido às heinekens da primeira foto. ::cross:

Pode ficar tranquilo quanto a cerveja então, deixa ela fermentar e analisa depois o resultado.

Provavelmente a dosagem de fermento ficou um pouco abaixo se a densidade inicial foi em torno de 1.080, mas tudo bem.
 
É, corre um certo risco sim, mas se vc fez a cerveja dia 03, agora não adianta mais adicionar fermento, caso fosse possível o momento de corrigir já teria passado.

1g/L é a indicação pra cervejas não-high-gravity. 1.080 já seria high-gravity. Caso tenha dúvidas, pode usar a calculadora do brewer'd friend pra estimar a quantidade de fermento.

Abraço
 
Galera,

Não é mto achismo para tentar desvendar o que foi feito de errado?

A verdade é uma só: a pessoa não estava preparada e precisa estudar mais antes de tentar fazer cerveja novamente.

Tenho visto muito disso ultimamente, mais que o normal, o que de certa forma é natural com o crescimento do hobby como um todo.

Sugestão: estude, estude e estude mais um pouco. Depois se aventure nas panelas.

Boas brassagens!
 
Galera,

Não é mto achismo para tentar desvendar o que foi feito de errado?

A verdade é uma só: a pessoa não estava preparada e precisa estudar mais antes de tentar fazer cerveja novamente.

Tenho visto muito disso ultimamente, mais que o normal, o que de certa forma é natural com o crescimento do hobby como um todo.

Sugestão: estude, estude e estude mais um pouco. Depois se aventure nas panelas.

Boas brassagens!

Eu já vejo diferente, se o cara tem um mínimo de conhecimento, não se importar com a chance de perder dinheiro e tempo caso dê errado, julgo válido continuar fazendo.

A prática também é importante, mas como disse, só se a pessoa não se importar com prejuízos. Tem muito a aprender quebrando a cara no processo, e dúvidas que muitas vezes só surgem quando um problema aparece.
 
Galera,

Não é mto achismo para tentar desvendar o que foi feito de errado?

A verdade é uma só: a pessoa não estava preparada e precisa estudar mais antes de tentar fazer cerveja novamente.

Tenho visto muito disso ultimamente, mais que o normal, o que de certa forma é natural com o crescimento do hobby como um todo.

Sugestão: estude, estude e estude mais um pouco. Depois se aventure nas panelas.

Boas brassagens!

Para mim, a melhor forma de aprender é por a mão na massa. É como se diz: "na prática, a teoria é outra"

Obviamente, o colega leu bastante e já disse isso nos posts anteriores. O que está faltando é conhecer o equipamento. Não vejo mal nenhum nessa forma de agir.
 
Também não acho que seja caso de estar totalmente despreparado. Já li muitas coisas, mas só consigo fixar na memória de verdade ou aprender tudo quando pratico. Então acho válido aprender o básico e começar a fazer e aperfeiçoar a técnica em cada nova brassagem, o equipamento mesmo só tem como conhecer fazendo cerveja, nenhum livro vai te ensinar como tua panela vai funcionar.
 
Pior que o cara estar 100% perdido, é ver os chutes dos excessivamente proativos tentando ajudar...rs!

Dar pitaco sem conhecimento de causa é um desserviço mto maior ao cidadão. Assim são criados os mitos e tabus.

Sugestão: Tente assistir uma brassagem de quem domina o processo. Isso também é estudar... Estudar é mto mais que ler... Praticar sem conhecer, não é praticar.

Mas... é só uma opinião.
 
Todos estão certos inclusive o ronaldo. Agradeço a todos pela ajuda e críticas. Fato o estudo nunca termina... quem acha que sabe tudo... sem comentários srs... quanto ao meu nível de conhecimento? Mínimo, de fato! Estou estudando desde o início do ano, fiz curso em POA. Com o Guenther, agora, é na prática que se aprende! Tem gente que não sabe que o prazer está no caminho e não no final...Abraços
 
Assistir as brassagens ajuda muito. Vi vários vídeos na net... mais também tem muita coisa errada la... tem que estudar para diferenciar... agora que na prática o bixo pega pega heheheh
 
Assistir as brassagens ajuda muito. Vi vários vídeos na net... mais também tem muita coisa errada la... tem que estudar para diferenciar... agora que na prática o bixo pega pega heheheh

rsrrssrsrssr!!!

Estás em Criciuma, ou é só o nome?

Tem uma galera fazendo cerveja legal em Criciúma.

Inclusive a ACERVA/SC faz encontros regulares para sócios e não sócios.

Dá uma olhada nisso...

Absss
 
rsrrssrsrssr!!!

Estás em Criciuma, ou é só o nome?

Tem uma galera fazendo cerveja legal em Criciúma.

Inclusive a ACERVA/SC faz encontros regulares para sócios e não sócios.

Dá uma olhada nisso...

Absss

Então Criciuma mesmo... vou me associar a acerva/sc para conhecer a galera:mug:
 
Pior que o cara estar 100% perdido, é ver os chutes dos excessivamente proativos tentando ajudar...rs!

Dar pitaco sem conhecimento de causa é um desserviço mto maior ao cidadão. Assim são criados os mitos e tabus.

Sugestão: Tente assistir uma brassagem de quem domina o processo. Isso também é estudar... Estudar é mto mais que ler... Praticar sem conhecer, não é praticar.

Mas... é só uma opinião.

Ronaldo,

Me lembro de algumas situações quando era mais iniciante na cerveja, em que não pude encontrar a saída pro meu problema, porque não sabia o que estava acontecendo, me senti perdido algumas vezes.

Revisando no How to Brew, Yeast e outros livros e artigos na internet que já tinha lido, não conseguia associar o que tava lendo com meu problema específico, fosse de equipamento, off-flavor, etc... Nem sempre pude recorrer a uma ajuda local, as vezes sim, mas as vezes bastou um toque pra que eu associasse o que estava fazendo com um problema geral citado num livro ou coisa assim, não necessariamente uma resposta definitiva, mas um insight, um direcionamento.

Eu concordo contigo no que tu diz que muitos tem iniciado sem leitura e estudo e recorrido diretamente às perguntas, e que estes deveriam buscar os livros. Porém aqui no fórum se alguem chega com uma dúvida, não temos como ver seu processo ou provar sua cerveja, então o que vc chama de "chute proativo" eu vejo na verdade como uma forma de sondagem, tentando encontrar algum aspecto problemático e responder com algum direcionamento, ajudando os colegas a buscar uma resposta em alguma área especifica do seu processo, pra que eles não se sintam perdidos, nem fiquem perdendo tempo buscando coisas que não os levarão à resposta correta.

Ao meu ver, é buscando sem propósito e sem conhecimento que as vezes se criam mitos, porque com a quantidade de informação errada que está presente em muitos blogs, ou que é passado até mesmo em alguns cursos, inclusive de acervas (como eu já presenciei em outro estado, em uma ocasião), facilmente aquele que está sem direcionamento pode pegar a pista errada.

Assim, como muitas vezes me deram direcionamentos, tento e vejo outros no fórum também tentando dar o mesmo àqueles que buscam. Se o sujeito irá buscar a informação ou não, através do estudo, será mérito dele. Se não o fizer, não sairá do lugar de qualquer forma.

Creio que o maior desserviço não é a tentativa de ajudar, e sim se postar com superioridade em relação aos outros, utilizando julgamento de valores num fórum que não é destinado a tópicos de discussão sobre opinião pessoal e sim sobre técnicas, equipamentos e duvidas em geral, porque isso cria embates pessoais e guerras de ego.

Acredito também que se busca aqui desfazer os mitos criados pela comunidade cervejeira (que se criam na internet em geral, nos grupos, ou até mesmo aqui) seja através de informações da literatura cervejeira, de artigos científicos, ou mesmo da experiência bem sucedida e comprovada. Dito isso, convido-lhe a utilizar seu conhecimento para desfazer os mitos que vc tenha visto, eventualmente, sendo criados.

Abraço,
 
Galera,

Não é mto achismo para tentar desvendar o que foi feito de errado?

A verdade é uma só: a pessoa não estava preparada e precisa estudar mais antes de tentar fazer cerveja novamente.

Tenho visto muito disso ultimamente, mais que o normal, o que de certa forma é natural com o crescimento do hobby como um todo.

Sugestão: estude, estude e estude mais um pouco. Depois se aventure nas panelas.

Boas brassagens!
Ronaldo, sinceramente, eu acho que tu andas meio estressado com essa história de "Estudem, estudem, estudem, e depois façam", ou "chutes dos excessivamente proativos tentando ajudar". :)

Uma coisa é a maneira com que a galera "ajuda" nas listas do Facebook.... lá sim as pessoas postam dúvidas, e então vem um monte de gente dando "soluções prontas"... totalmente erradas e baseadas em @#$@#$ nenhuma. :D

Não que isso eventualmente não ocorra aqui no fórum, mas a incidência disso é BEM menor.

Dei uma olhada, mesmo que rápida, em todas as respostas aqui deste tópico... e não vi nenhum absurdo.... vi várias perguntas, respostas, ou seja.... um papo, na boa, de uma galera tentando resolver o problema em questão... e não vejo nenhum problema nisso. É sadio. Tentar responder a pergunta dos outros é uma das melhores maneiras de aprender, porque muitas vezes a gente tem ideia do problema, mas não sabe 100%, e acaba indo estudar pra responder a pergunta de alguém de forma completa. Muitas vezes eu vejo tópicos como esse e eu poderia dar a resposta rapidamente, mas não faço isso quando vejo que a galera está indo no rumo certo pra achar a "resposta".... e se chegam na resposta sozinhos, isso é MAIS PRODUTIVO e gera mais aprendizado coletivo (pois fez os caras "estudarem") do que se eu fosse lá e respondesse de uma vez só.

Hoje em dia tu estudas um monte... sabe bastante coisa, mas nem sempre foi assim... e nem pra mim. Não tem como só ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR pra depois fazer as coisas. Fosse isso, eu nunca teria feito cerveja, e não teria feito várias cervejas ótimas que fiz.

E tem mais um detalhe, que eu já te disse mais de uma vez... :)... nem todo mundo tem a mesma capacidade de estudo, o mesmo conhecimento de inglês, a mesma facilidade de busca no Google, etc.

É uma opinião pessoal mas, na questão de mandar mensagem dizendo simplesmente ESTUDEM, coisa que já vi tu fazer aqui, ou nos grupos de Facebook, etc, eu acho que isso pouco ajuda.... ou nada. Eu particularmente acho que estimulo mais os outros a estudarem quando dou uma resposta para a pergunta dizendo onde aprendi aquilo (referência bibliográfica, link, etc), do que simplesmente mandar mensagens cíclicas dizendo nas listas e grupos dizendo "estudem!"... :)

Grande abraço,
 
Aqui no forum a incidência é bem menor que nas listas do Facebook...

Mas está começando a aparecer aqui tb... Agora mesmo surgiu um thread sobre quantidade de malte... diria até que era trolagem, se não tivesse certeza de que é séria a pergunta.

A diferença é que és bem mais paciente que eu...

Acho essas discussões que estamos tendo válidas e fazem os demais usuários pensarem no papel do forum.

Bola para frente...
 
bom eu no meu modo de ver sempre acho que a 1º brassagem de um cervejeiro deve ser uma experiencia boa mesmo que a cerveja não dê certo ou ache que não vai dar certo e no final acabe dando algo , vc tentou.. e tbm exatamente por isso que o recomendado é fazer uma receita reduzida tipo 10 litros só pra pegar experiencia é trabalhoso é , porém é bom vc se distrai , chame os amigos para ajudar , mas avise logo luvas , mascara e toca na cabeça !!!! higiene é fundamental né mesmo ?
 
bom eu no meu modo de ver sempre acho que a 1º brassagem de um cervejeiro deve ser uma experiencia boa mesmo que a cerveja não dê certo ou ache que não vai dar certo e no final acabe dando algo , vc tentou.. e tbm exatamente por isso que o recomendado é fazer uma receita reduzida tipo 10 litros só pra pegar experiencia é trabalhoso é , porém é bom vc se distrai , chame os amigos para ajudar , mas avise logo luvas , mascara e toca na cabeça !!!! higiene é fundamental né mesmo ?

Então Fabio, por se tratar de BIAB a intenção nao seria fazer lavagem porém hoje vejo que eu deveria ter feito. Teria que estudar como... tipo
transferir o mosto ainda quente para um fermentador e inserir mais água na temperatura ideal para valar o malte de modo a atingir o volume final esperado.

Acabo vendo que vou ter que migrar para um sistema de três panelas, até mesmo pela questão do rendimento...

Enfim ... vou dar mais uma estudada e fazer mais umas levas para experimentar...
 
Cara,

Fazer cerveja lavando malte não é a única forma de fazer. Você não precisa lavar o malte com seu BIAB. Desde que não se preocupe com eficiência e esteja acostumado com o resultado do seu equipamento. O que que eu quero dizer com isso, se seu BIAB que é muito prático te der uma eficiência de 60%..... e ao mesmo tempo, muita praticidade.... pra que lavar o malte?

Eu, particularmente, tive as piores cervejas quando encanei com ficar lavando o malte excessivamente, extraindo açúcares..... e tendo eficiências de 75, 80%. Hoje, penalizo minha eficiência para ter praticidade porque acho que não tenho que ficar economizando com 1 ou 2 Kg de malte base. Sinto que penalizando a minha eficiência tenho mais sabor. É isso mesmo, mais sabor de malte quando comparado com a época que tinha altas eficiência e gastava 8 a 10 horas de brassagem.

Com seu equipamento de 38 litros de panela mais um saco é possível chegar com 19 litros de cerveja pra engarrafar (de uma OG média, 1.050 a 1.055) sem fazer lavagem. Ajuste sua fervura pra não evaporar tanto. Começe com mais água no início da brassagem.

Ou, se quiser aumentar um pouquinho mais sua eficiência, faça como Palmer sugere a brassagem sem lavagem. Começe com a proporção recomendada de água (aproxi. 2,5 litros por Kg) e compre só mais uma panela menor pra esquentar água e adicionar ao final da sacarificação pra diluir os açúcares. Ai então, depois de mexer bem, levante o saco.

Não desista do seu setup para um de 3 panelas tão fácil.....







Então Fabio, por se tratar de BIAB a intenção nao seria fazer lavagem porém hoje vejo que eu deveria ter feito. Teria que estudar como... tipo
transferir o mosto ainda quente para um fermentador e inserir mais água na temperatura ideal para valar o malte de modo a atingir o volume final esperado.

Acabo vendo que vou ter que migrar para um sistema de três panelas, até mesmo pela questão do rendimento...

Enfim ... vou dar mais uma estudada e fazer mais umas levas para experimentar...
 
Cara,

Fazer cerveja lavando malte não é a única forma de fazer. Você não precisa lavar o malte com seu BIAB. Desde que não se preocupe com eficiência e esteja acostumado com o resultado do seu equipamento. O que que eu quero dizer com isso, se seu BIAB que é muito prático te der uma eficiência de 60%..... e ao mesmo tempo, muita praticidade.... pra que lavar o malte?

Eu, particularmente, tive as piores cervejas quando encanei com ficar lavando o malte excessivamente, extraindo açúcares..... e tendo eficiências de 75, 80%. Hoje, penalizo minha eficiência para ter praticidade porque acho que não tenho que ficar economizando com 1 ou 2 Kg de malte base. Sinto que penalizando a minha eficiência tenho mais sabor. É isso mesmo, mais sabor de malte quando comparado com a época que tinha altas eficiência e gastava 8 a 10 horas de brassagem.

Com seu equipamento de 38 litros de panela mais um saco é possível chegar com 19 litros de cerveja pra engarrafar (de uma OG média, 1.050 a 1.055) sem fazer lavagem. Ajuste sua fervura pra não evaporar tanto. Começe com mais água no início da brassagem.

Ou, se quiser aumentar um pouquinho mais sua eficiência, faça como Palmer sugere a brassagem sem lavagem. Começe com a proporção recomendada de água (aproxi. 2,5 litros por Kg) e compre só mais uma panela menor pra esquentar água e adicionar ao final da sacarificação pra diluir os açúcares. Ai então, depois de mexer bem, levante o saco.

Não desista do seu setup para um de 3 panelas tão fácil.....


E, com um pouquinho de persistência e uma moagem mais fina, não há tanta perda na eficiência.

Não tenho como comparar com um sistema de 3 panelas porque não tenho um, mas geralmente as receitas que eu jogo no beersmith batem com outras receitas similares da internet ajustadas para 75% de eficiência.

Eu uso o malte quase esfarelado, já que não faz o menor sentido usar o padrão de moagem para fundo falso/bazooka.

Assim como o @Scaranello, eu também não desistiria do BIAB até ter um motivo concreto e real para mudar para 3 panelas.

Meus 2 centavos.
 
BIAB é um sistema cujas principais vantagens são:
- Rapidez
- Facilidade
- Pouco espaço e panelas

Algumas desvantagens:
- Eficiência menor
- Maior dificuldade em "escalar" receitas para volumes muito maiores em sistemas de 3 panelas

Ou seja, na realidade, tem gente que "lava" no BIAB... mas não deveria... é uma mistura de processos, um gasto de tempo a mais que vai contra um dos pontos fortes do BIAB.. rapidez. Mas, claro, tem gente que faz BIAB somente pelo fato de ter somente uma panela, e não pela velocidade.. aí até entende-se...... no geral, mas EU... não entendo por que fazer isso.

Abraço,
 
Eu perguntei se ele fez lavagem principalmente pelo pouco volume que levou pra fervura.

No meu caso, faço BIAB (brew in a basket, hahahahaha) como nesse tópico que mostrei meu equipamento. http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5091091&postcount=22
Não vejo porque não gastar 15min lavando pra ganhar um pouco de eficiência. Gastar 4h ou 4:15h pra mim dá no mesmo.
Sim, mas no teu caso, uma cesta é totalmente diferente de uma bag..... cesta tem formato fixo, aberta em cima, beleza.... concordo.

BIAB mesmo, com bag, é outra história.

Abraço,
 
Back
Top