Destilados - Interessados em aprender a fazer Gin, whisky e outros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2016
Messages
258
Reaction score
50
Colegas,

Estou interessado em aprender a fazer destilados mas não achei muita informação na internet.
Encontrei um curso que parece bom mas achei o preço bastante salgado para caseiros. R$ 1.450,00. O curso é bom e se propõe a ensinar sobre vários destiliados.. whisky, gin, rum, vodka.

Alguém sabe onde encontro informações sobre como fazer esses destilados? Alguém interessa em rachar esse curso aí? É online.
 
Fala Mvrinaldi, será que vale a pena mesmo? É quase o preço de um destilador de entrada (cobre).

Recomendo os seguintes livros:

1) The distilling handbook
2) The joy of homedistilling

Pra quem ja sabe fazer cerveja, é um salto não tão grande, na minha opiniao.

Abs
 
Começa fazendo testes simples, destilando fermentados de fruta, ou aquela batelada de cerveja que deu errado. Já fiz aguardentes de banana bastante elogiados e estou no meu primeiro whisky, onde utilizei a cerveja de um mosto que estava um pouco queimado.
É essencial ter alguma forma de causar refluxo, para conseguir obter um bebida com teor alcoólico alto. Usando um trocador placa, desses mais comuns para cervejeiros caseiro, pequeno, de 30 placas, consigo teor alcoólico das primeiras frações, acima de 60 %, e rendimento final em torno de 10 % com teor alcoólico entre 38 e 41 %. Se não tiver trocador de placa, improvisa com um tubo de cobre de uns 3 m, é uns 30 mm de diametro. Mas se usar cobre, tomar cuidado com a limpeza, para não se intoxicar com zinabre. Como câmara de fervura, pode usar panela de pressão conectando uma mangueira de silicone diretamente no pino de escape de gás e vedando demais dispositivos que permitam saída de vapor ou gás. Descarte sempre a primeira porção de destilado (em torno de 1% do volume inicial a ser destilado) e mantenha a destilação até que teor alcoólico do todo atinja em torno de 38~40 %. O rendimento de destilado em relação ao volume inicial, é em torno de 8~12%, se o mosto fermentado tiver 5~8 % de alcool.
 
Começa fazendo testes simples, destilando fermentados de fruta, ou aquela batelada de cerveja que deu errado. Já fiz aguardentes de banana bastante elogiados e estou no meu primeiro whisky, onde utilizei a cerveja de um mosto que estava um pouco queimado.
É essencial ter alguma forma de causar refluxo, para conseguir obter um bebida com teor alcoólico alto. Usando um trocador placa, desses mais comuns para cervejeiros caseiro, pequeno, de 30 placas, consigo teor alcoólico das primeiras frações, acima de 60 %, e rendimento final em torno de 10 % com teor alcoólico entre 38 e 41 %. Se não tiver trocador de placa, improvisa com um tubo de cobre de uns 3 m, é uns 30 mm de diametro. Mas se usar cobre, tomar cuidado com a limpeza, para não se intoxicar com zinabre. Como câmara de fervura, pode usar panela de pressão conectando uma mangueira de silicone diretamente no pino de escape de gás e vedando demais dispositivos que permitam saída de vapor ou gás. Descarte sempre a primeira porção de destilado (em torno de 1% do volume inicial a ser destilado) e mantenha a destilação até que teor alcoólico do todo atinja em torno de 38~40 %. O rendimento de destilado em relação ao volume inicial, é em torno de 8~12%, se o mosto fermentado tiver 5~8 % de alcool.

NH3, muito legal, não conhecia essa possibilidade usando chiller de placas.
Obrigado!

Abs
 
NH3, muito legal, não conhecia essa possibilidade usando chiller de placas.
Obrigado!

Abs
Ah, e só para deixar bem claro, o chiller de placa funciona como local para causar contrafluxo e diminuir a saida de vapor de agua, e não para condensação da mistura álcool+agua. Eu usei um segundo chiller, após o chiller de placa, para a condensação.
Notem a esquerda, a caldeira em cima do fogão, o tubo de silicone levando o vapor ao chiller de placa, no alto, ao centro, e um outro tubo de silicone levando o vapor alcoolico para o condensador (chiller de contrafluxo, amarelo).
 

Attachments

  • 20200719_204015.jpg
    20200719_204015.jpg
    33.9 KB · Views: 44
Muito interessante, NH3, valeu pelo detalhe.
O que você está usando nesta foto como wash still? Percebi que tem uma outra saída além da que vai pro chiller de placas. É isso mesmo?

Valeu.
 
Então Persevalli... achei bem salgado mesmo. Só faria se achasse uma galera ai de uns 10 pra dividir o custo. O que tem de legal é que eles dizem que ensinam vários tipos de destilados, com receitas. Mas caro demais mesmo pra home.

Gambiarras rolando solto!!! Gostei bastante dessas ideias!!! Um alambique pequeno custa uns 1.300,00 e achei salgado pra quem tá só na teoria ainda né!!!

Galera... ótimas explicações e ideias. Já achei os livros e tô lendo o The joy of homedistilling.

NH3... só uma dúvida:

"O chiller de placas diminui a saida de vapor de agua"... não entendi exatamente o que isso quer dizer... ele vai esfriar o vapor não? Isso não vai condensar o líquido? Esse líquido não corre o risco de voltar pra panela?

Vlw!!!!!
 
NH3, olhando com mais atenção a imagem que vc colocou, percebi que não tem ligado nenhuma entrada de água no chiller de placas. Então, ele não tá como um resfriador de contrafluxo né? O objetivo é só passar o vapor por ali? Qual a função dele?
 
Back
Top