Destilação de whisky

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrinaldi1

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2016
Messages
258
Reaction score
50
Prezados... alguém com alguma experiência em destilação de whisky?

Estou na minha terceira destilação, ainda na fase de testes...rs.. e claro cheio de dúvidas. A primeira foi uma cachaça e as duas seguintes foram whisky.

Estou usando um papagaio já que o controle pela temperatura não funcionou. Em tese, o foreshot deveria ser destilado até 80º C mas nesse temperatura não sai nada. Começa a gotejar quando passa dos 90º Ce aí já tá bem alta.

Mas mesmo com o papagaio, achei complicado. Quando a temperatura passou dos 90º C saiu bastante espuma e bem amarela e condensou bastante e rápido!!! Imagino que seja foreshot e cabeça tudo junto. Quando destilei a cachaça, tinha um fogareiro (elétrico) de 1000w e demorava muito pra esquentar mas isso não aconteceu. Comprei um fogareiro de 2000w e passou a acontecer isso. Será que esquentou rápido demais? Em tese, ao menos que eu saiba, enquanto tem líquido que evapora em uma temperatura, o líquido mantêm essa temperatura então, também em tese, não deveria fazer diferença esquentar rápido pois a temperatura estabilizaria no ponto de ebulição.

Passada essa primeira etapa (do líquido amarelo), quando começou a subir novamente a temperatura e nova condensação, que já deveria ser o coração, o destilado estava em mais ou menos 55% ABV quando deveria ser bem mais alto. Também em tese uns 80%. E isso nas duas destilações que fiz com o papagaio. A temperatura nesse ponto estava mais ou menos em 94ºC. O que pode estar errado?

Meu alambique é do tipo "cebola" de 6 litros.
 
Last edited:
Olá Mvrinaldi, que legal estar se aventurando nesses territorios.

A espuma é fruto de um aquecimento muito rápido. Você precisa de um headspace relevante, o que, com um alambique de 6 litros é , sinto comentar desta forma, praticamente impossível. Procure ver como é usado o sight glass imediatamente acima do boiler. Ele permite a visualização da formação da espuma e a reação imediata do operador para reduzir calor

Desconsidere tabelas de temperatura e abv. A temperatura depende enormemente do ponto de medição e não é um bom guia. Abv depende enormemente do abv do seu wash e pontos de corte.

Minhas recomendações:

1) comece com moonshine. Um destilado a base de fermentação do açúcar é muito mais facil , rapido e barato pra vc aprender a "domar" seu destilador

2) aquecimento lento

3) headspace de pelo menos 30%

4) cortes via sensorial, não via temperatura ou abv

5) wash na casa dos 7% abv

6) varios stripping runs combinados geram uma destilação final spirit run

O 3 e o 6 juntos explicam pq destiladores tão pequenos näo são viaveis, infelizmente.

E nao desista...rs é trabalhoso e leva um certo tempo pras coisas darem certo. Destilados exigem mais do operador do que cerveja. Após isso é uma alegria sem tamanho.
 
@Persevalli valeu muito as dicas!!!!!
Obrigado!!!

Ah, uma coisa que não comentei mas talvez seja relevante.
Na destilação ,sempre há uma segunda chance: basta retornar ao boiler e destilar novamente.

Ou seja, na próxima leva vc retorna o "Puke" junto com o montande que vai destilar e toca o baile.
Errou a mão nos cortes? Sem crise, destila novamente.

na cerveja não temos esta facilidade...

Abs
 
Estou pensando em um destilador caseiro baseado num alambique antigo....quem sabe em breve venho pedir dicas aqui.
 
Estou pensando em um destilador caseiro baseado num alambique antigo....quem sabe em breve venho pedir dicas aqui.
Legal, Carlos.
Se quiser compartilhar uma foto / projeto, será um prazer palpitar.
Alambiques (de cobre) são excelentes para destilados não neutros.
Abs
 
Legal, Carlos.
Se quiser compartilhar uma foto / projeto, será um prazer palpitar.
Alambiques (de cobre) são excelentes para destilados não neutros.
Abs
Valeu, deixa eu ajeitar esse negociação e mostro para vcs.
 
Back
Top