• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Destilação de whisky

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

mvrinaldi

Well-Known Member
Afiliado
6/1/16
Prezados... alguém com alguma experiência em destilação de whisky?

Estou na minha terceira destilação, ainda na fase de testes...rs.. e claro cheio de dúvidas. A primeira foi uma cachaça e as duas seguintes foram whisky.

Estou usando um papagaio já que o controle pela temperatura não funcionou. Em tese, o foreshot deveria ser destilado até 80º C mas nesse temperatura não sai nada. Começa a gotejar quando passa dos 90º Ce aí já tá bem alta.

Mas mesmo com o papagaio, achei complicado. Quando a temperatura passou dos 90º C saiu bastante espuma e bem amarela e condensou bastante e rápido!!! Imagino que seja foreshot e cabeça tudo junto. Quando destilei a cachaça, tinha um fogareiro (elétrico) de 1000w e demorava muito pra esquentar mas isso não aconteceu. Comprei um fogareiro de 2000w e passou a acontecer isso. Será que esquentou rápido demais? Em tese, ao menos que eu saiba, enquanto tem líquido que evapora em uma temperatura, o líquido mantêm essa temperatura então, também em tese, não deveria fazer diferença esquentar rápido pois a temperatura estabilizaria no ponto de ebulição.

Passada essa primeira etapa (do líquido amarelo), quando começou a subir novamente a temperatura e nova condensação, que já deveria ser o coração, o destilado estava em mais ou menos 55% ABV quando deveria ser bem mais alto. Também em tese uns 80%. E isso nas duas destilações que fiz com o papagaio. A temperatura nesse ponto estava mais ou menos em 94ºC. O que pode estar errado?

Meu alambique é do tipo "cebola" de 6 litros.

Última edição:

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Olá Mvrinaldi, que legal estar se aventurando nesses territorios.

A espuma é fruto de um aquecimento muito rápido. Você precisa de um headspace relevante, o que, com um alambique de 6 litros é , sinto comentar desta forma, praticamente impossível. Procure ver como é usado o sight glass imediatamente acima do boiler. Ele permite a visualização da formação da espuma e a reação imediata do operador para reduzir calor

Desconsidere tabelas de temperatura e abv. A temperatura depende enormemente do ponto de medição e não é um bom guia. Abv depende enormemente do abv do seu wash e pontos de corte.

Minhas recomendações:

1) comece com moonshine. Um destilado a base de fermentação do açúcar é muito mais facil , rapido e barato pra vc aprender a "domar" seu destilador

2) aquecimento lento

3) headspace de pelo menos 30%

4) cortes via sensorial, não via temperatura ou abv

5) wash na casa dos 7% abv

6) varios stripping runs combinados geram uma destilação final spirit run

O 3 e o 6 juntos explicam pq destiladores tão pequenos näo são viaveis, infelizmente.

E nao desista...rs é trabalhoso e leva um certo tempo pras coisas darem certo. Destilados exigem mais do operador do que cerveja. Após isso é uma alegria sem tamanho.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
@Persevalli valeu muito as dicas!!!!!
Obrigado!!!
Ah, uma coisa que não comentei mas talvez seja relevante.
Na destilação ,sempre há uma segunda chance: basta retornar ao boiler e destilar novamente.

Ou seja, na próxima leva vc retorna o "Puke" junto com o montande que vai destilar e toca o baile.
Errou a mão nos cortes? Sem crise, destila novamente.

na cerveja não temos esta facilidade...

Abs

Carlos Cadamuro

Well-Known Member
Afiliado
3/4/19
Estou pensando em um destilador caseiro baseado num alambique antigo....quem sabe em breve venho pedir dicas aqui.