Desmontagem torneiras plásticas fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romulo1

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2014
Messages
216
Reaction score
38
Pessoal,

Essas torneiras de plástico que usamos nos baldes fermentadores são feitas basicamente de 3 partes. A base, que é instalada no balse, a parte giratória, que está FIRMEMENTE presa à base e o registro, que abre e fecha o líquido.

Acontece que estou notando um possível foco de contaminação entre a base fixa e a parte giratória. Por mais apertada que seja a ligação entre as duas, há uma espaço... e nesse espaço está sobrando sempre um pouco de cerveja... e HÁ O RISCO QUE ISSO CONTAMINE O PRÓXIMO LOTE.

Acontece que de forma alguma consigo desmontar essa parte giratória da base fixa.

Gravei um video mostrando que existe uma boa quantidade de líquido entre as duas partes

Alguém sabe como desmontar essas torneiras? Como limpar eficazmente?

https://youtu.be/UlAs-rsSlGM
 
Por que não mostrou como é dentro do balde? Tem que tirar e limpar bem entre cada fermentação sim, as torneiras que tenho nas minhas bombonas são diferentes dessas, tem tipo uma "porca" que é rosqueada por dentro e fixa a torneira e a vedação, mas não sei se a sua seria a mesma coisa.
 
Pessoal,

Essas torneiras de plástico que usamos nos baldes fermentadores são feitas basicamente de 3 partes. A base, que é instalada no balse, a parte giratória, que está FIRMEMENTE presa à base e o registro, que abre e fecha o líquido.

Acontece que estou notando um possível foco de contaminação entre a base fixa e a parte giratória. Por mais apertada que seja a ligação entre as duas, há uma espaço... e nesse espaço está sobrando sempre um pouco de cerveja... e HÁ O RISCO QUE ISSO CONTAMINE O PRÓXIMO LOTE.

Acontece que de forma alguma consigo desmontar essa parte giratória da base fixa.

Gravei um video mostrando que existe uma boa quantidade de líquido entre as duas partes

Alguém sabe como desmontar essas torneiras? Como limpar eficazmente?

https://youtu.be/UlAs-rsSlGM

Sim é possivél desmontar a torneira por completo, é só puxar a parte da frente.
 
Eu sempre desmonto... Inclusive, essa parte vermelha também sai pra vc limpar melhor. Eu sempre deixo tudo em água quente pra amolecer qualquer sujeira, depois com uma haste com uma bucha na ponta, limpo tudo por dentro, e antes de montar no balde, deixo no paracético.
 
Pois é, foi o que eu mostrei no video. A parte vermelha eu desmonto facilmente, mas as duas partes brancas nem fedendo!

Como tu desmonta base e peça giratória sem detonar a torneira?

Pra lavar, a soda resolve. sem bucha, sem esfregação... mas quero desmontar
 
Notei um acúmulo nas minhas também, mas nunca desmontei. Lavo com água quente e sabão e depois deixo de molho no iodofor por pelo menos 1h. Nunca tive problemas com contaminação.
 
Não sei se entenderam... mas não é a parte interna, com porca e tal que é meu problema ... é essa parte externa que acumula água na junção das duas partes. Essa torneira, se seu desmonto, não para mais de vazar.
 
eu percebo a mesma coisa.. pela coloracao..
e percebi que ela gira falso, confere? ou seja, nao é rosca.
acho que é encaixe.. mas tenho receio de meter força ali para desmontar e acabar quebrando.. vou acompanhar o topico
 
isso @mfwitzel

Ela é feita pra girar assim. Só que essa facilidade, segura líquido entre as partes.
Aí é que vai o post: como desmontar pra limpar esse união giratória sem estragar a torneira.
 
isso @mfwitzel

Ela é feita pra girar assim. Só que essa facilidade, segura líquido entre as partes.
Aí é que vai o post: como desmontar pra limpar esse união giratória sem estragar a torneira.

Prezados,

já desmontei esta torneira umas 10 vezes. Foi a base da força mesmo! Mesmo assim não estragou...

Abs!
 
Só puxar para desmontar, também desmontei várias vezes e nunca tive vazamentos depois de remontar.
 

Attachments

  • 20151111_123227.jpg
    20151111_123227.jpg
    122.8 KB · Views: 205
  • 20151111_123241.jpg
    20151111_123241.jpg
    88.3 KB · Views: 188
e como costuma fazer?
faca ou chave de fenda e fazer pressão ali na junção?

Olá,

não uso nada.

Pego dois panos de prato (para não machucar a mão) e os uso assim: um para segurar a parte vermelha da torneira e o outro para segurar a parte que vai dentro do balde). Então faço alguns movimentos para frente com ambas as extremidades da parte vermelha da torneira e pronto, a torneira desmonta.

A primeira vez é mais difícil, mas depois fica mais fácil!

Abs!
 
Bom dia! Em primeiro momento desculpas por reativar este tópico.

- Tambem estou com duvidas sobre esta torneira, realmente é possivel desmontar sem estragar? Ví as fotos mas não ta tão fácil como pode parecer.

Fiz 3 levas utilizando esta, e não percebi contaminação aparente, apenas desmonto a parte vermelha, lavo, enxáguo e deixo imerso em água sanitária, enxáguo e deixo secar. Antes do uso borrifo Acido peracetico (PAC200) e uso normalmente.

Porem quanto mais estudo sobre sanitização mais louco fico!!! sou muito cuidadoso com cada detalhe, mas essa pequena possibilidade de contaminação ta me deixando pirado.

se alguem tiver novidades sobre como desmontou a primeira vez essa (usando agua quente, ferramentas...etc) pois a minha não desmonta ...e quase quebrei a parte vermelha da torneira já. Não queria ter que trocar os tipos de torneira, pois estas me parecem muito praticas e apropriadas para o fim, porem este detalhe ta começando a se tornar uma pequena grande dor de cabeça...

Grande abraço!!
 
Porem quanto mais estudo sobre sanitização mais louco fico!!! sou muito cuidadoso com cada detalhe, mas essa pequena possibilidade de contaminação ta me deixando pirado.


Grande abraço!!


Torneira em fermentador é 200% opcional.

Se tá dando dor de cabeça, preocupação, paranóia, tira a torneira e usa sifão. Eu faço isso, e tem um montão de gente que também faz.
 
Torneira em fermentador é 200% opcional.

Se tá dando dor de cabeça, preocupação, paranóia, tira a torneira e usa sifão. Eu faço isso, e tem um montão de gente que também faz.

Obrigado Jalexandre, tava pensando nesta possibilidade,...

alguns amigos meus indicaram apenas lavar a tal parte vermelha, deixar de molho em agua sanitaria e sanitizar c peracetico... por hra como minha brassagem ta em cima da hora já e nao quero perder tempo vou fazer assim...

abraço!
 
Ela é totalmente desmontável. Segure pela parte vermelha com uma mão, com a outra segure a parte traseira e puxe com força. Precisa fazer força mesmo, não tenha medo, não vai quebrar. Lave, sanitize e monte novamente. E seja feliz!

Abraço
 
Obrigado Jalexandre, tava pensando nesta possibilidade,...

alguns amigos meus indicaram apenas lavar a tal parte vermelha, deixar de molho em agua sanitaria e sanitizar c peracetico... por hra como minha brassagem ta em cima da hora já e nao quero perder tempo vou fazer assim...

abraço!

Recentemente eu troquei meus baldes e como são novos, eu optei por não instalar torneiras, nem no fermentador, nem no balde de envase.

Muito mais prático lidar com sifão.

Abraços,
 
Ela é totalmente desmontável. Segure pela parte vermelha com uma mão, com a outra segure a parte traseira e puxe com força. Precisa fazer força mesmo, não tenha medo, não vai quebrar. Lave, sanitize e monte novamente. E seja feliz!

Abraço

obrigado Amigo Leonerd... deu certo... firmei com a mão e puxei sem dó!! :rockin: uhauha... agora vou lavar sanitizar e ser feliz...!!! desmonta facil mesmo!

Auf WiederSchreiben!!
 
Percebi apenas que ela tem uma certa "Pasta" siliconada..tipo vaselina q acredito que facilite para vedar... tem problema ficar sem?
 
pq acho importante ter uma torneira?
1 - facilidade pra tirar amostrar pra ir acompanhando a FG
2 - não há necessidade de abrir o fermentador pra tirar amostras
3 - facilidade na hora do envase

O que eu descobri sobre essas torneiras:
1- algumas desmontam facilmente
2- essas do video, desmontam, mas perdem vedação com o tempo
3- se ficarem sujas vão contaminar o mosto

@Partala, essa graxa deve ser graxa alimentícia... usada em muitas coisas pra ajudar na vedação mesmo... só não esquente ela muito senão ela vai pra sua cerveja e cadê espuma?
 
são desmontaveis? depois conta p gente como foi a experiencia... esses produtos importados são uma mão na roda, mas ultimamente ta caro converter real em dólar...
 
Recentemente eu troquei meus baldes e como são novos, eu optei por não instalar torneiras, nem no fermentador, nem no balde de envase.

Muito mais prático lidar com sifão.

Abraços,

Cara, realmente nunca tinha pensado por esse lado. Acaba que você vai pro lugar comum, todo mundo fazendo a mesma coisa, e coloca a tal torneira... Interessante...

Você faz sifonamento com algum equipamento ou na marra mesmo? Descreve sua técnica aí, por gentileza.
 
Cara, realmente nunca tinha pensado por esse lado. Acaba que você vai pro lugar comum, todo mundo fazendo a mesma coisa, e coloca a tal torneira... Interessante...

Você faz sifonamento com algum equipamento ou na marra mesmo? Descreve sua técnica aí, por gentileza.
Eu sou um que, apesar de ter torneiras, não uso elas pra praticamente nada. Só sifão.. (auto-sifão).
 
Cara, realmente nunca tinha pensado por esse lado. Acaba que você vai pro lugar comum, todo mundo fazendo a mesma coisa, e coloca a tal torneira... Interessante...

Você faz sifonamento com algum equipamento ou na marra mesmo? Descreve sua técnica aí, por gentileza.

Meu sifão é simples, de inox, então eu tenho que 'dar partida' nele.
Eu encho ele com liquido sanitizante e deixo a gravidade fazer o resto.

Optei por um sifão de inox porque transfiro mosto ainda quente da panela para o fermentador, mas pretendo comprar um auto sifão pra facilitar o trabalho com o mosto frio um dia desses.

Abraço!
 
Eu sou um que, apesar de ter torneiras, não uso elas pra praticamente nada. Só sifão.. (auto-sifão).

Meu sifão é simples, de inox, então eu tenho que 'dar partida' nele.
Eu encho ele com liquido sanitizante e deixo a gravidade fazer o resto.

Optei por um sifão de inox porque transfiro mosto ainda quente da panela para o fermentador, mas pretendo comprar um auto sifão pra facilitar o trabalho com o mosto frio um dia desses.

Abraço!

Massa!!!

Eu comprei mangueiras de silicone pra saída da água quente do chiller e pra usar ela eventualmente pra trasfegas. Pensei também pra borbulhador, pra substituir em algum momento o arilock, se precisar (outra coisa que pode ser facilmente dispensada por outros métodos, mas insistimos no "lugar comum" de tê-los e pagar caro por eles).

Com o comentário de vocês, achei outra utilidade... Obrigado.

Abração.
 
Dependendo da panela que faço a ceva, também uso auto-sifão e apesar da recomendação de utilizá-lo com líquidos até 50º, já utilizei com quase 60º algumas vezes, sem problema. É uma baita mão esse brinquedo.
(Y)
 
Show de bola, uma maneira bem fácil de abrir mesmo.

Apesar de que eu particularmente nunca tenha notado resquícios de mosto minhas, mesmo desmontando.

Abraço,



Bah eu abri várias velhas que eu tinha aqui... todas tinham sujeira dentro, um cheirão azedo...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Show de bola, uma maneira bem fácil de abrir mesmo.

Apesar de que eu particularmente nunca tenha notado resquícios de mosto minhas, mesmo desmontando.

Abraço,



Bah eu abri várias velhas que eu tinha aqui... todas tinham sujeira dentro, um cheirão azedo... eu limpava elas deixando de molho no detergente clorado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu tb uso sifão pra retirar a cerveja. A torneira acabo usando para retirar amostras pra medições. E só.
 
Back
Top