Descarte de Residuos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Paolo Ramos

Member
Joined
Oct 16, 2018
Messages
5
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Pessoal,

Estou planejando montar uma microcervejaria em uma area rural, onde nao ha rede de esgoto, eh utilizado biodigestor e fossa.
Alguem sabe como deve ser feito o descarte de trub, lama e produtos quimicos (soda, peracetico, etc)? O biodigestor aguenta isso?
 
Cara, se você mora em área rural, o resto do malte de mostura é um ótimo alimento para ração de animais (porcos, vacas, galinhas, etc).
Sobre a soda, o correto é neutralizar ela colocando algum tipo de ácido. Paracético por ser ácido também acredito que dê para neutralizar com um pouco de soda. O ideal é ver se o ph neutralizou antes de descartar.
Trub e lama, principalmente a lama, seriam um motivo de preocupação maior. Não sei até que ponto descartar uma lama perto de minha cervejaria não pode causar problemas futuros. Alguma coisa sempre sobrevive, e mais cedo e mais tarde pode gerar monstrinhos.
Não sou especialista no assunto, mas espero ter ajudado.
 
O Filipe da cervejaria Zapata disse pra mim que o bagaço vai pra ração animal e os resíduos liquidos vão para bio gestores e depois são descartados em um bananal. Só que ele não me deu detalhes sobre isso.
 
Se não me engano toda parte orgânica (malte, lúpulo e fermento) pode ser usado para alimentação de animais...
Ou então manda pro seu biodigestor que é certeza.

Quanto aos químicos é bom dar uma pesquisada, mas acho que pode ir pra fossa
 
Essas diretrizes devem ser buscadas junto à prefeitura ou órgão responsável pelo licenciamento do empreendimento, porque as regras de descarte de resíduos sólidos e líquidos podem variar com a localidade. Toda empresa alimentícia deveria buscar aconselhamento técnico profissional a respeito, algo que não costuma estar presente em fóruns.

Abraço
 
Back
Top