Descarte apropriado do trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 20, 2020
Messages
6
Reaction score
1
Location
Brasília
Boa noite, pessoal. Fiz hoje a minha primeira brassagem e acho que ocorreu tudo bem. No final coloquei o trub que sobrou na panela numa sacola furada para retirar o líquido mas o líquido não desceu. Ficou uma lama. Tenho cachorros em casa e por isso quero descartar o trub da forma correta. Se colocar no lixo tenho receio de estourar e se colocar no ralo de entupir.

Como que vocês descartam o trub depois da brassagem?

Obrigado!
 
Vc se refere só ao trub ou ao malte também? Por ser matéria orgânica, costumo ensacar e colocar na rua como lixo comum, os coletores levam para o aterro. Já usei como adubo também. Normalmente coloco em sacos com cerca de 8Kg cada (ainda molhado). Nunca aconteceu de estourar e vazar.
 
Me referi apenas ao trub mesmo. O malte eu coloquei em um saco e dessa vez vou usar em compostagem. Obrigado pela resposta. Vou tentar assim também!
 
Eu faço a medição do volume que deu de trub para ir ajustando a receita. Uso uma jarra de plastico que eu mesmo marquei a graduação. Da jarra eu passo na peneira, dessas simples de cozinha mesmo. O líquido vai pro ralo e o sólido eu junto no descarte com o malte. Tem muita gente que deixa o trub decantar e pega a parte de cima, mais limpa, e congela pra fazer starter. Pretendo evoluir pra isso tb.
 
Mano.... se vc faz compostagem não se preocupe com o Trub! Joga junto! Eu rego minhas plantas aqui com o trub...tem monte de nego que cultiva HEMP e joga açucares para a microbiota do solo... Eu sou Eng. Agrônomo mas não fui a fundo ainda não rsss...eu rego as plantinhas minhas lá do sitio...especialmente o manjericão que anda dando umas wit que ta fazendo sucesso uhauhauha
 
Mano.... se vc faz compostagem não se preocupe com o Trub! Joga junto! Eu rego minhas plantas aqui com o trub...tem monte de nego que cultiva HEMP e joga açucares para a microbiota do solo... Eu sou Eng. Agrônomo mas não fui a fundo ainda não rsss...eu rego as plantinhas minhas lá do sitio...especialmente o manjericão que anda dando umas wit que ta fazendo sucesso uhauhauha
Concordo com a maneira de descarte... mas fiquei interessado na receita desta wit com manjerição... Poderia compartilhar com a gente?
 
É
Concordo com a maneira de descarte... mas fiquei interessado na receita desta wit com manjerição... Poderia compartilhar com a gente?
Opaaa Lógico, rsss, primeiro é bom saber que se deve gostar do tempero, e que com priming, ao menos na minha boca, esta cerva vai fica bem equilibrada mesmo, é em torno de 50 dias pós priming, até então o manjericão se sobraçai um pouco....

A Chave da receita é usar manjericão colhido na hora! Fresco...
Ocorreu que um dia fui fazer a clássica witbier e o coentro que tinha estava velho e nos três mercados do interior não tinha...ai vi uma tabela de temperos, e tinha ele lá... quando cheirei meu instinto falo na hora! Isso casa demais com Laranja rsss (tb raspas frescas)... Essa ultima troquei laranja por limão siciliano :cool::p

A receita é simples mann, pega a receita básica de witbier ai de sua preferência, e troca o coentro por manjericão... eu usei 100gr de folhas e flores de Manjericão fresco, colhido na hora, para 83L de cerveja... não gosto de usar bag, mas pode usar, adicionados 5 min do final, aqui minha receita diz junto com a laranja... lúpulo só aos 60 min ,ou como sou adepto, em FW ;)
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.52.28 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.52.28 PM.jpeg
    52.6 KB · Views: 31
  • WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.05 PM(1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.05 PM(1).jpeg
    75.9 KB · Views: 31
  • WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.05 PM(2).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.05 PM(2).jpeg
    98.2 KB · Views: 30
  • WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.05 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.05 PM.jpeg
    71 KB · Views: 28
  • WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.06 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-02 at 5.53.06 PM.jpeg
    217.8 KB · Views: 28
É

Opaaa Lógico, rsss, primeiro é bom saber que se deve gostar do tempero, e que com priming, ao menos na minha boca, esta cerva vai fica bem equilibrada mesmo, é em torno de 50 dias pós priming, até então o manjericão se sobraçai um pouco....

A Chave da receita é usar manjericão colhido na hora! Fresco...
Ocorreu que um dia fui fazer a clássica witbier e o coentro que tinha estava velho e nos três mercados do interior não tinha...ai vi uma tabela de temperos, e tinha ele lá... quando cheirei meu instinto falo na hora! Isso casa demais com Laranja rsss (tb raspas frescas)... Essa ultima troquei laranja por limão siciliano :cool::p

A receita é simples mann, pega a receita básica de witbier ai de sua preferência, e troca o coentro por manjericão... eu usei 100gr de folhas e flores de Manjericão fresco, colhido na hora, para 83L de cerveja... não gosto de usar bag, mas pode usar, adicionados 5 min do final, aqui minha receita diz junto com a laranja... lúpulo só aos 60 min ,ou como sou adepto, em FW ;)
Valeu amigo. adoro manjericão e até imagino o aroma na wit, mas o caminho das pedras você deu pra gente, a quantidade para não passar do ponto e o descanso para equilibrar.
 
Valeu amigo. adoro manjericão e até imagino o aroma na wit, mas o caminho das pedras você deu pra gente, a quantidade para não passar do ponto e o descanso para equilibrar.
Difícil é aguentar esse tempo kkkkkkkkk quanto tá ficando excepcional tá acabando hauahuha... há... bem carbonatada gostamos aqui... Sucesso ai mannnn;)👊👊
🍻
 
Boa pessoal... a respeito do trub, vai junto com o malte, em sacos, na lixeira mesmo... é lixo orgânico comum....

A respeito da levedura, quando não dá mais para aproveitar, o que os senhores fazem??? Pois trata-se de matéria orgânica e ainda por cima, viva, que pode contaminar lençóis freáticos e tals... vi que a levedura da cana alimenta moscas que proliferam no ambiente... sei lá!!!

Mas e aí?? Como descartar levedura da forma correta???
 
Boa pessoal... a respeito do trub, vai junto com o malte, em sacos, na lixeira mesmo... é lixo orgânico comum....

A respeito da levedura, quando não dá mais para aproveitar, o que os senhores fazem??? Pois trata-se de matéria orgânica e ainda por cima, viva, que pode contaminar lençóis freáticos e tals... vi que a levedura da cana alimenta moscas que proliferam no ambiente... sei lá!!!

Mas e aí?? Como descartar levedura da forma correta???
Mano... a levedura cervejeira é um organismo que vive apenas no mosto, sem mosto um reloginho biológico dispara, por isso a lama entra em caida de qualidade já por 15 dias... Não te preocupes rsss... e se não mora em apartamento mano, guarda tudo que o melhor que tem é fazer compostagem... a abrobreira que nasceu perto tá mais verde que o HULK kkkkkkkkkkkkkk
 
Trub e malte tudo pra composteira.
Temos uma composteira relativamente grande, de 3 "leiras".
Caso contrário, vai pro ralo
 
Back
Top