Densidade Pré Fervura maior que OG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroBrew1

Active Member
Joined
Jul 14, 2015
Messages
43
Reaction score
18
Saudações pessoal.
Em uma das minhas últimas brassagens aconteceu algo que na hora me pertubou, mas segui adiante e levei a cerveja pro fermentador assim mesmo.

A receita foi 35 litros de uma Milk Stout:
7kg pale malt maris otter
1,1kg chocolate malt
0,35kg cevada torrada
fuggles
e Lactose (15 minutos finais da fervura)

Tudo ocorreu perfeitamente, RIMS, fundo falso, fly sparge, temperaturas ok.
Até que depois de mais de 60 minutos de fly sparge, atingi o volume pré fervura e fui medir a densidade pré-fervura:
Densidade Estimada Pré-Fervura: 1047
Densidade Medida Pré-Fervura: 1062
"Opa, que bom" (pensei), bora ferver!

Fervura moderada, adicionei os lúpulos, lactose, inseri o chiller de imersão.. quase terminando o resfriamento retirei outra amostra para medir a densidade, temperatura por volta de 30ºC, fiz a correção.
Densidade Inicial Estimada: 1057
OG Medida: 1050

Na hora peguei o celular e enviei msg no grupo dos amigos cervejeiros. Um deles disse que pelo fato de eu não ter agitado o líquido ao retirar a amostra Pré-Fervura, o líquido que foi pra proveta poderia estar mais concentrado que o resto do líquido na panela (mesmo eu tendo esperado a panela alcançar o volume pré-fervura para retirar a amostra).
Esta informação procede?

E ao medir a FG, percebo que não atenuou nada que eu esperava.
FG Estimada: 1011 +7 (devido a lactose) = 1018
FG Medida: 1032

Então segundo as medições de densidade, a cerveja que era para ficar por volta de 5,9% abv segundo o beersmith, ficou apenas com 2,5%. Poréém a "sensação" de álcool na cerveja (se é que existe isto, rs) ao ingerir uma pequena amostra não é tão baixa.

Comentaram comigo alguma coisa sobre "Stuck Fermentation" em Milk Stouts devido à lactose.

Alguém para esclarecer um pouco o que pode ter acontecido? :confused:
 
Eu não li toda a mensagem pelo tamanho, mas sem duvida foi um erro de medição. É fisicamente impossível que a OG tenha diminuido durante a fervura. A não ser que tenha adicionado mais água.

Provavelmente o que ocorreu foi o que vc disse, um erro de amostragem. A amostra tem que representar o conteúdo total daquilo que vc está medindo, portanto procure sempre homogeneizar o mosto/cerveja antes de retirá-la.

A FG medida é extremamente alta pra OG medida pós-fervura e ainda assim muito alta pra OG medida antes da fervura.

Ou este é mais um erro de medição, caso vc tenha adicionado a lactose e não misturado direito, ou vc ta conduzindo a fermentação de forma errada. Sugiro revisar seu processo.

Abraço
 
Eu não li toda a mensagem pelo tamanho, mas sem duvida foi um erro de medição. É fisicamente impossível que a OG tenha diminuido durante a fervura. A não ser que tenha adicionado mais água.

Provavelmente o que ocorreu foi o que vc disse, um erro de amostragem. A amostra tem que representar o conteúdo total daquilo que vc está medindo, portanto procure sempre homogeneizar o mosto/cerveja antes de retirá-la.

A FG medida é extremamente alta pra OG medida pós-fervura e ainda assim muito alta pra OG medida antes da fervura.

Ou este é mais um erro de medição, caso vc tenha adicionado a lactose e não misturado direito, ou vc ta conduzindo a fermentação de forma errada. Sugiro revisar seu processo.

Abraço
Se você não se deu ao trabalho nem de ler tudo, pra que comentar?

Sinceramente seu comentário acrescentou em nada.

Quanto aos meus métodos, é a primeira vez que acontece isso, não tinha visto em nenhuma literatura até agora que era preciso mexer (homogeneizar) a mistura pré fervura antes de retirar amostra da densidade, então se o fermentador for agitado antes de retirar a amostra da FG, também devemos homogeneizar para uma leitura correta?! Minha dúvida é justamente essa e a "stuck fermentation" com lactose, mas aguardo a resposta de outra alma boa, você não deve ter nem lido até aqui.
 
Bem ... Só tenho bagagem para comentar sobre a densidade. Acredito que sim... Você pode ser diferentes densidades na panela de não tiver uma mistura homogênea. Por onde tirou a medida da amostra?
 
Bem ... Só tenho bagagem para comentar sobre a densidade. Acredito que sim... Você pode ser diferentes densidades na panela de não tiver uma mistura homogênea. Por onde tirou a medida da amostra?
Válvula de baixo da panela.
 
Cara sinceramente, o Tiago respondeu corretamente a uma de tuas perguntas.

Homogeneizar o mosto é um principio básico, alias, um principio de cozinha, quando vamos acertar o sal do arroz? Homogeneizamos para depois provar...

Também não sei sobre o stuck fermentation, não tenho conhecimentos sobre o assunto.

Como tu calculou a quantidade de fermento?

Abraço,

Guilherme
 
Eu li seu post todo e minha resposta não seria diferente(em essência) da do Tiago não. Se a lactose atrapalha eu não sei.

Dizer que seu processo está errado não é uma coisa pessoal, não tem nada errado em errar, ele falou isso pra você analisar melhor o seu processo, não sei se vc levou pro lado errado, as vezes acabamos vendo problema onde não tem devido à falta de entonação em posts na internet.

Se tiver algum amigo cervejeiro pede o densimetro dele emprestado e veja se o seu bate com o dele. Quanto de fermento vc usou?
 
Se você não se deu ao trabalho nem de ler tudo, pra que comentar?

Sinceramente seu comentário acrescentou em nada.

Quanto aos meus métodos, é a primeira vez que acontece isso, não tinha visto em nenhuma literatura até agora que era preciso mexer (homogeneizar) a mistura pré fervura antes de retirar amostra da densidade, então se o fermentador for agitado antes de retirar a amostra da FG, também devemos homogeneizar para uma leitura correta?! Minha dúvida é justamente essa e a "stuck fermentation" com lactose, mas aguardo a resposta de outra alma boa, você não deve ter nem lido até aqui.

Ola Pedro,

Desculpe pelo tom da mensagem anterior. Sua mensagem foi longa e eu acabei não tendo paciencia de ler toda a história, de fato. Tentei buscar o ponto principal e te ajudar com o que parecia ser.

Reli a mensagem agora e se fosse reescrever, diria basicamente a mesma coisa. Algum erro de medição deve ter ocorrido para dar a diferença de OG.

Dependendo de como o mosto é transferido para a panela de fervura, se for muito suave, é bom sim homogeneizar, porque é possível que as porções de diferentes densidades não se misturem sozinhas, ocasionando erro de leitura.

Estou me referindo à OG. Para FG isso não é necessário, nem recomendado.

Nessa leva vc tem dois problemas, OGs que não batem e FG muito acima do esperado, isso está claro na pergunta. Assumi já na primeira vez que, pela inconsistencia das medidas de OG, um problema semelhante de leitura possa ter ocorrido na FG. Mas pode não ser que isso tenha acontecido. Pode ser que de fato, vc teve outro problema na fermentação e que ela parou antes do momento.
 
Eu li seu post todo e minha resposta não seria diferente(em essência) da do Tiago não. Se a lactose atrapalha eu não sei.

Dizer que seu processo está errado não é uma coisa pessoal, não tem nada errado em errar, ele falou isso pra você analisar melhor o seu processo, não sei se vc levou pro lado errado, as vezes acabamos vendo problema onde não tem devido à falta de entonação em posts na internet.

Se tiver algum amigo cervejeiro pede o densimetro dele emprestado e veja se o seu bate com o dele. Quanto de fermento vc usou?
Foram 3 pacotes de US-05 para 35 litros, hidratados conforme as orientações do Guenther que sempre sigo.
Utilizei o densimetro fazendo correção na temperatura e refratometro, mas vou pegar um outro densimetro emprestado.
 
Foram 3 pacotes de US-05 para 35 litros, hidratados conforme as orientações do Guenther que sempre sigo.
Utilizei o densimetro fazendo correção na temperatura e refratometro, mas vou pegar um outro densimetro emprestado.
Caramba, o refratometro corrigido pro álcool também deu por volta de 1032? Que estranho.

Alguma possibilidade desses fermentos estarem ruins ou a breja ter baixado a temp antes da hora?
 
Caro Pedro,

Já tive essa experiência e por se tratar de um resultado inesperado acredito que esta medida deve ser desprezada pela anormalidade.
Acredito que um bom procedimento seja tomar medidas em diferentes pontos de amostragem e mapear a área de ocorrência.
No meu caso na segunda e terceira nova amostra já estava normalizado, apesar de terem sido tomadas todas no mesmo ponto.
Cuidado com a temperatura de leitura no caso de utilizar o refratômetro.

Apesar de ser repetitivo em relação aos outros comentários, espero ter ajudado.

Abraço
 
Aconteceu a mesma coisa comigo. Aliás, depois que eu mudei o método de brassagem para o BIAB isto sempre acontece. Ontem foi a mesma coisa.

a4q8VOk.jpg

2sx5He2.jpg

r9tFvft.jpg

dfeZLJK.jpg

HbzfMeu.jpg


Eu não faço lavagem de grãos e nem tampouco recirculação. O problema deve ser mesmo a homogeneidade do mosto. Não sabia que causava tanta diferença como essa última que eu tive de mais de 20. Agora não faço ideia qual será o ABV da minha breja :rockin:
 
Olá Vinícius,

Devemos tomar cuidado ao efetuar a leitura com o uso de densímetro e proveta, principalmente com o efeito de bolhas/espuma e se este estiver tocando a parede da proveta.
Não valeria a pena na próxima leva tentar tomar a medida ao inserir o densímetro diretamente na panela?
Ao fazer isto cuidado com a temperatura (não pode ser muito alta pois tem o risco de ruptura do densimetro) bem como sua tabela de correção, além de sanitização se ocorrida após ou durante resfriamento.

Abraço
 
O problema de não homogeneizar o mosto pré fervura é que podem se formar gradientes de densidade. A água da brassagem recolhida inicialmente certamente vai estar muito mais concentrada que a água vinda do fly sparge. Como as concentrações de açúcares são diferentes, as densidades serão diferentes no fundo e no topo do recipiente.

Quanto ao densímetro, para saber se ele está calibrado podes por água em temperatura ambiente na proveta e medir, o valor deve ser a da densidade da água 1,000 g/mL o ideal é água destilada, mas as concentrações de sais na água potável não serão suficientes para mudar essa densidade.
 
Homogeneizar o mosto antes das medições também é novidade pra mim. Isso explica os 1,070 que medi antes da fervura, quando o BS calculava 1,053.

Na leva que produzi hoje, tive também OG abaixo do que o BS calculou. Medi 1,052 e o software calculou 1,060.

Brassando e aprendendo :)
 
Homogeneizar o mosto antes das medições também é novidade pra mim. Isso explica os 1,070 que medi antes da fervura, quando o BS calculava 1,053.

Na leva que produzi hoje, tive também OG abaixo do que o BS calculou. Medi 1,052 e o software calculou 1,060.

Brassando e aprendendo :)

Se essa O.G é a que você fez após resfriar, a última antes da fermentação, anota esse valor e compara com as outras brassagens que fizeres. Certamente vão te ajudar a refinar o conhecimento do teu equipamento e te ajudar muito na eficiência.

Uma vez calibrado no teu BS, vais começar a cravar o esperado e o medido.:rockin:
 
Se essa O.G é a que você fez após resfriar, a última antes da fermentação, anota esse valor e compara com as outras brassagens que fizeres. Certamente vão te ajudar a refinar o conhecimento do teu equipamento e te ajudar muito na eficiência.

Uma vez calibrado no teu BS, vais começar a cravar o esperado e o medido.:rockin:

Obrigado pelo retorno Clei.

Eu sempre anoto, tudo tem sido aprendizado.

Estamos com problemas de eficiência no equipamento. Já mudamos o sparge, o filtro de fundo falso e ainda não está satisfatório.

O próximo processo a ser verificado é a moagem, ali acho que podemos tirar alguma coisa. Nosso moinho é de discos, não sei se a regulagem dele está errada ou se podemos ter resultados superiores com um moinho de rolos, mas é o próximo ponto a ser analisado.
 
Obrigado pelo retorno Clei.

Eu sempre anoto, tudo tem sido aprendizado.

Estamos com problemas de eficiência no equipamento. Já mudamos o sparge, o filtro de fundo falso e ainda não está satisfatório.

O próximo processo a ser verificado é a moagem, ali acho que podemos tirar alguma coisa. Nosso moinho é de discos, não sei se a regulagem dele está errada ou se podemos ter resultados superiores com um moinho de rolos, mas é o próximo ponto a ser analisado.

Sem problemas cara, aqui o aprendizado é sempre mútuo.

Quanto ao moedor de rolos, sim, ele é melhor mesmo mas o moedor de discos funciona bem. Não acredito que a moagem possa ser um problema tão grande (a menos que fique muito grossa mesmo).

Não sei se os seus testes foram alterando todos os parâmetros ao mesmo tempo. Uma coisa que aprendi nos longos anos de laboratório (sou biólogo :D ) é que sempre que vamos padronizar algo, ou tentar resolver algum ponto crítico, sempre mudamos um parâmetro de cada vez para saber exatamente o que está influenciando nos nossos resultados (se você já está fazendo isso, desconsidere...).

Uma dica que deixaria, seria tentar repetir a mesma receita algumas vezes até acertar o que você queria. Se precisar mudar, que seja uma coisa por vez, como o fundo falso, o sparge, a moagem, o controle da temperatura e etc... Se mudar tudo de uma vez só, não tem como saber qual o ponto que realmente precisa ser melhorado.

Espero ter ajudado.

Um abraço e boas levas.
 
Saudações pessoal.
Em uma das minhas últimas brassagens aconteceu algo que na hora me pertubou, mas segui adiante e levei a cerveja pro fermentador assim mesmo.

A receita foi 35 litros de uma Milk Stout:
7kg pale malt maris otter
1,1kg chocolate malt
0,35kg cevada torrada
fuggles
e Lactose (15 minutos finais da fervura)

Tudo ocorreu perfeitamente, RIMS, fundo falso, fly sparge, temperaturas ok.
Até que depois de mais de 60 minutos de fly sparge, atingi o volume pré fervura e fui medir a densidade pré-fervura:
Densidade Estimada Pré-Fervura: 1047
Densidade Medida Pré-Fervura: 1062
"Opa, que bom" (pensei), bora ferver!

Fervura moderada, adicionei os lúpulos, lactose, inseri o chiller de imersão.. quase terminando o resfriamento retirei outra amostra para medir a densidade, temperatura por volta de 30ºC, fiz a correção.
Densidade Inicial Estimada: 1057
OG Medida: 1050

Na hora peguei o celular e enviei msg no grupo dos amigos cervejeiros. Um deles disse que pelo fato de eu não ter agitado o líquido ao retirar a amostra Pré-Fervura, o líquido que foi pra proveta poderia estar mais concentrado que o resto do líquido na panela (mesmo eu tendo esperado a panela alcançar o volume pré-fervura para retirar a amostra).
Esta informação procede?

E ao medir a FG, percebo que não atenuou nada que eu esperava.
FG Estimada: 1011 +7 (devido a lactose) = 1018
FG Medida: 1032

Então segundo as medições de densidade, a cerveja que era para ficar por volta de 5,9% abv segundo o beersmith, ficou apenas com 2,5%. Poréém a "sensação" de álcool na cerveja (se é que existe isto, rs) ao ingerir uma pequena amostra não é tão baixa.

Comentaram comigo alguma coisa sobre "Stuck Fermentation" em Milk Stouts devido à lactose.

Alguém para esclarecer um pouco o que pode ter acontecido? :confused:


Então... tive o mesmo problema que vc citou recentemente e não entendi o que pode ter ocorrido... foi uma receita que já havia feito outras vezes, densidade pré fervura medida com densímetro e corrigida bateu 1044, após fervura e pré-inoculação do fermento encontrei 1038 ao invés de 1062....

Loucura... No seu caso, conseguiu identificar o que houve?
 
Back
Top