Densidade - Medição e Correção

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulofilho

Well-Known Member
Joined
Aug 8, 2016
Messages
80
Reaction score
8
Boa noite pessoal.

Eu venho fazendo levas já a algum tempo mais nunca medi densidade. Acho que acabei conhecendo e me acostumando com meu equipamento e sempre saiu cerveja boa... mas uma hora ou outra, a gente quer melhorar e melhorar.

Bom, aqui estou eu medindo a densidade das minhas levas.

Com o uso, surgiram as duvidas:

1) Para verificar se meu densímetro realmente esta calibrado, fiz um teste usando água filtrada e com a correção de temperatura nos calculos, chegou em torno de 999,4. Não deveria bater 1000 cravado? É comum ele dar essa diferença?

2) Meu densímetro tem 2 ou 3 graus antes do 1000 e quando coloco na água, ele marca no inicio do marcador... ou seja... aproximadamente 997 porque não são 3 graus exatamente. Está certo isso?

3) Quando faço a medição e a temperatura fica quebrada, 25.6 graus por exemplo, posso arredondar para cima ou para baixo? Assim facilita a identificação da faixa na tabela de conversão de densidade.

4) Densidade resultante em numero quebrado, posso arrendondar? Para cima ou para baixo? Por ex 1048,6

5) Posso medir densidade pré e pós fervura?

6) Para corrigir densidade alta, colocamos água e para densidade baixa, deixamos ferver mais ou alguns colocam açúcar. Bom seria mais interessante medir a densidade pré-fervura ou pós? Pergunto pois em casos onde usamos um lúpulo de aroma 5 minutos antes do final da fervura e ao termino a densidade ficou baixa, se eu ferver mais , eu ajusto a densidade mais talvez prejudico meu objetivo com relação ao aroma pois vai ficar em fervura mais de 5 minutos. Estou errado?

Obrigado pessoal!

Abraço
 

Attachments

  • IMG_4712.jpg
    IMG_4712.jpg
    150.7 KB · Views: 65
  • IMG_4713.jpg
    IMG_4713.jpg
    139.4 KB · Views: 68
  • IMG_4714.jpg
    IMG_4714.jpg
    149.1 KB · Views: 64
Vou tentar ajudar, mas ressalvo que apesar de ser um instrumento simples, os densímetros cervejeiros vendidos por aí não são top de linha, ou seja, não seriam normalmente usados em um laboratorio de química analítica. Em especial os de kit fechado.

1) 1.000 apenas água destilada.
2) deves usar o densímetro grande com 250 mL e o menor com 100 mL de volume. A base deve ser horizontal e a temperatura deve ser a indicada no manual do aparelho. Geralmente é 20°C. Sem o uso de um densímetro padrão é difícil afirmar que o seu esta OK. Mas para mosto, desvios de 0,003 podem não refletir em grandes alterações na sua cerveja.
3) use a regra de arredondamento: maior que 6, arredonda pra cima. Abaixo, deixa como tá não usando última casa. Ex. 25.6 ou 25,8°C = 26°C. 21,2 ou 21,5 = 21°C.
4) use a regra de cima
5) deve. Assim vc pode repor a perda de água na fervura com precisão e não apenas seguir a linha do lúpulo.
6) não está errado, mas vc dificilmente terá de concentrar açúcar após a fervura, a não ser que crescente água de mais.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Prezados, a agua tem um comportamento anômalo, ela atinge sua maxima densidade com 4graus celsius, 1000kg/m3, e o gelo tem cerca de 0,92g/mL. Aos 20 graus Celsius podemos esperar aproximadamente 0,9982g/mL. Isso para agua pura a pressão de 1 atm. Geralmente estamos sobre outras tantas interferências, de altitude, de presença de sais minerais que tais variacoes sao bem normais.
Mas conhecendo estas tabelas de densidade pra cada temperatura, tendo agua pura, e a correção para pressão atmosférica da sua região, pode aferir perfeitamente se o valor de leitura é aquele que voce esperaria encontrar.
Saudações
 
Vou tentar ajudar, mas ressalvo que apesar de ser um instrumento simples, os densímetros cervejeiros vendidos por aí não são top de linha, ou seja, não seriam normalmente usados em um laboratorio de química analítica. Em especial os de kit fechado.

1) 1.000 apenas água destilada.
2) deves usar o densímetro grande com 250 mL e o menor com 100 mL de volume. A base deve ser horizontal e a temperatura deve ser a indicada no manual do aparelho. Geralmente é 20°C. Sem o uso de um densímetro padrão é difícil afirmar que o seu esta OK. Mas para mosto, desvios de 0,003 podem não refletir em grandes alterações na sua cerveja.
3) use a regra de arredondamento: maior que 6, arredonda pra cima. Abaixo, deixa como tá não usando última casa. Ex. 25.6 ou 25,8°C = 26°C. 21,2 ou 21,5 = 21°C.
4) use a regra de cima
5) deve. Assim vc pode repor a perda de água na fervura com precisão e não apenas seguir a linha do lúpulo.
6) não está errado, mas vc dificilmente terá de concentrar açúcar após a fervura, a não ser que crescente água de mais.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Opa! Valeu pelo retorno! Eu estou usando o densimentro grande mesmo com 250 mL... mas é o que falou... esses densimentros cervejeiros não devem ser tão precisos...

Eu estou usando a regra conforme vc disse... de .6 para cima, arredondo para cima e de .5 para baixo, arredondo para baixo.

Acredito que minhas medições estão corretas!

Agora, o fato de eu deixar ferver mais tempo para corrigir a densidade, com relação aos tempos de fervura do lupulo, que pode ter o efeito de amargor, aroma ou sabor, pode interferir no resultado final? Por exemplo um lupulo que deveria ferver só por 5 minutos... ferver por 15 por ex... em decorrencia da correção da densidade.

Talvez seria mais interessante tentar corrigir na pré-fervura, certo?

Qual a dica neste caso?

Valeu!
 
Para ter uma medida mais precisa, deve-se descontar o menisco (que é aquela curva que o líquido faz subindo pele haste do densímetro).
Use os dados do densímetro para correções futuras. É óbvio que sua lupulagem não ficará de acordo com a receita se o tempo de fervura for maior.


Guilherme C.
 
Para ter uma medida mais precisa, deve-se descontar o menisco (que é aquela curva que o líquido faz subindo pele haste do densímetro).
Use os dados do densímetro para correções futuras. É óbvio que sua lupulagem não ficará de acordo com a receita se o tempo de fervura for maior.


Guilherme C.

Então... qual seria a melhor maneira de corrigir a densidade no caso onde a medição foi feita somente ao termino da fervura? Muitos ensinam por ai este método de ferver mais... ou seja, então o que adianta corrigir a densidade se a lupulagem não ficará de acordo...

Acredito eu então que a melhor forma de tentar corrigir é na medição pré-fervura.
 
Não se pode "ganhar" em todos os aspectos...
Se quiser corrigir fervendo, vai perder na lupulagem (deixará mais amarga). Se colocar açúcar, ficará mais seca. Se acrescentar água, ficará menos amarga... E assim por diante.
A melhor maneira seria corrigir na sua próxima brassagem usando os valores da brassagem anterior como parâmetro para fazer a calibração do seu equipamento, e gradativamente ir se aproximando dos valores desejados.
 
Não se pode "ganhar" em todos os aspectos...
Se quiser corrigir fervendo, vai perder na lupulagem (deixará mais amarga). Se colocar açúcar, ficará mais seca. Se acrescentar água, ficará menos amarga... E assim por diante.
A melhor maneira seria corrigir na sua próxima brassagem usando os valores da brassagem anterior como parâmetro para fazer a calibração do seu equipamento, e gradativamente ir se aproximando dos valores desejados.

Concordo com você.... não tem como ganhar em todos os aspectos. Eu andei pesquisando sobre correção de densidade e vi um cara falando que fazendo uma medição pré-fervura e com alguns cálculos, é possível ter uma ideia prévia de qual OG é possivel atingir até o final da fervura....

Meu fogão não é mto forte e eu tenho reparado que algumas receitas tem ficado com até 10 pontos abaixo da OG desejada ao final da fervura.... para mim é muita coisa isso.

Eu estou deixando ferver mais antes de começar a contar o tempo de fervura e a lupulagem... tenho tido resultados melhores mais ainda sim, é uma coisa dificil de acertar sempre....

Estou investindo em uma forma de arredondar meu equipamento para conseguir ter uma ideia prévia de OG pós-fervura, medindo na pré-fervura.


Valeu!
 
Concordo com você.... não tem como ganhar em todos os aspectos. Eu andei pesquisando sobre correção de densidade e vi um cara falando que fazendo uma medição pré-fervura e com alguns cálculos, é possível ter uma ideia prévia de qual OG é possivel atingir até o final da fervura....

Meu fogão não é mto forte e eu tenho reparado que algumas receitas tem ficado com até 10 pontos abaixo da OG desejada ao final da fervura.... para mim é muita coisa isso.

Eu estou deixando ferver mais antes de começar a contar o tempo de fervura e a lupulagem... tenho tido resultados melhores mais ainda sim, é uma coisa dificil de acertar sempre....

Estou investindo em uma forma de arredondar meu equipamento para conseguir ter uma ideia prévia de OG pós-fervura, medindo na pré-fervura.


Valeu!

Bem se vc ta chegando 10 pontos abaixo da OG desejada:
1) sua fervura não está ok - já pensou em usar um ebulidor?
2) sua densidade pré-fervura está muito baixa - muita água de lavagem/vazão muito alta de lavagem dos grãos

O objetivo de medir a densidade pré fervura seria para fins de correção mesmo. Se a densidade estiver maior para o volume pré-fervura desejado, posso lavar mais um pouco...se estiver menor, posso usar um extrato para corrigir...eu, particularmente, não corrijo...mas poderia! Meu processo já está estável.

O cálculo não é dificil não...é uma regra de três mesmo, bem tranquilo...
 
Bem se vc ta chegando 10 pontos abaixo da OG desejada:
1) sua fervura não está ok - já pensou em usar um ebulidor?
2) sua densidade pré-fervura está muito baixa - muita água de lavagem/vazão muito alta de lavagem dos grãos

O objetivo de medir a densidade pré fervura seria para fins de correção mesmo. Se a densidade estiver maior para o volume pré-fervura desejado, posso lavar mais um pouco...se estiver menor, posso usar um extrato para corrigir...eu, particularmente, não corrijo...mas poderia! Meu processo já está estável.

O cálculo não é dificil não...é uma regra de três mesmo, bem tranquilo...

Opa !

Então eu creio que minha fervura não está OK mesmo... a boca do meu fogão é bastante fraca e desde quando eu comecei a fazer neste fogão... ja percebi isso. Algumas vezes eu consigo corrigir fervendo um pouco mais antes de começar a por o lupulo... ai fica bom...

Mas eu acho que da para melhorar também na lavagem pois como não tenho outra panela, é uma mega função esquentar água e etc... estou pensando ja em como melhorar esse processo...

Outra coisa também é a questão do volume total de água na receita... eu sempre costumo seguir mas as vezes reparo que mesmo seguindo a receita... a quantidade de água na lavagem poderia ter sido menor... acredito que isso tem muita relação com a eficiência do equipamento... no final das contas... a receita acaba sendo um parâmetro inicial que você vai ajustar ou não para seu equipamento!

O importante mesmo é bater a OG pós fervura e a FG pos fermentação... é o segredo para acertar mesmo!

Devagarzinho vamos ajeitando!

valeu pelas dicas!
 
Olá pessoal boa tarde, aproveitando o assunto em questão

Gostaria de saber se opós a medição da OG e FG devo descartar o mosto ou posso devolve-lo a receita.
Obrigado.

obs.: meu equipo é de 5 litros :) e vou iniciar minha primeira receita.
 
Olá pessoal boa tarde, aproveitando o assunto em questão

Gostaria de saber se opós a medição da OG e FG devo descartar o mosto ou posso devolve-lo a receita.
Obrigado.

obs.: meu equipo é de 5 litros :) e vou iniciar minha primeira receita.

Sugiro descartar para evitar contaminação, pode até tentar sanitizar os equipamentos para devolver o mosto mas não recomendo. Na FG pode beber para ir entendendo como está ficando sua cerveja.
 
Sugiro descartar para evitar contaminação, pode até tentar sanitizar os equipamentos para devolver o mosto mas não recomendo. Na FG pode beber para ir entendendo como está ficando sua cerveja.
É uma boa ideia :) obrigado pela ajuda!

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Sugiro descartar para evitar contaminação, pode até tentar sanitizar os equipamentos para devolver o mosto mas não recomendo. Na FG pode beber para ir entendendo como está ficando sua cerveja.
Olá é uma boa ideia! Obrigado pela ajuda!

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Olá pessoal boa tarde, aproveitando o assunto em questão

Gostaria de saber se opós a medição da OG e FG devo descartar o mosto ou posso devolve-lo a receita.
Obrigado.

obs.: meu equipo é de 5 litros :) e vou iniciar minha primeira receita.

Como as levas são pequenas (5 litros) talvez seria interessante utilizar um refratômetro ao invés do densímetro para medir a FG, visto que com o refratomero basta uma gota para fazer a medição. Mas a ideia de ir bebendo as amostras pra notar o andamento das coisas tb é legal (eu costumo fazer isso tb, rs...).
 
Como as levas são pequenas (5 litros) talvez seria interessante utilizar um refratômetro ao invés do densímetro para medir a FG, visto que com o refratomero basta uma gota para fazer a medição. Mas a ideia de ir bebendo as amostras pra notar o andamento das coisas tb é legal (eu costumo fazer isso tb, rs...).
Olá Bruno, realmente o refratômetro é bem mais prático em todos os aspectos. Só depois que vi o quanto o densímetro bebe é que vi o refratômetro como alternativa melhor rsrs. Estou dando uma olhada em um já. Em quanto isso, vou provando ;)

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Olá Bruno, realmente o refratômetro é bem mais prático em todos os aspectos. Só depois que vi o quanto o densímetro bebe é que vi o refratômetro como alternativa melhor rsrs. Estou dando uma olhada em um já. Em quanto isso, vou provando ;)

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Refratometro tem erro ao medir FG. O alcool atrapalha a medição dele, logo refratometro é somente para antes da fermentação, pós fermentado só terá certeza com densímetro mesmo. Tem alguns de 100ml pequenos, quase nada de cerveja descartado, uso um desses e recomendo.
 
Refratometro tem erro ao medir FG. O alcool atrapalha a medição dele, logo refratometro é somente para antes da fermentação, pós fermentado só terá certeza com densímetro mesmo. Tem alguns de 100ml pequenos, quase nada de cerveja descartado, uso um desses e recomendo.
Onde você adquiriu esse?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Sugiro descartar para evitar contaminação, pode até tentar sanitizar os equipamentos para devolver o mosto mas não recomendo. Na FG pode beber para ir entendendo como está ficando sua cerveja.

Os 250ml que uso para medir a FG aproveito e completo com mais 50ml e engarrafo numa caçulinha com um pouco de açúcar, direto mesmo, pra já ter uma ideia de como ela vai ficar.
 
Refratometro tem erro ao medir FG. O alcool atrapalha a medição dele, logo refratometro é somente para antes da fermentação, pós fermentado só terá certeza com densímetro mesmo. Tem alguns de 100ml pequenos, quase nada de cerveja descartado, uso um desses e recomendo.

Realmente. Eu respondi me baseando em que existe um calculo para corrigir, mas pelo que pesquisei, ele não é muito preciso. Melhor um mini densimetro 1000-1060 que da pra medir com apenas 80ml de liquido.
 
Olá pessoal terminei hj à fase de fermentação da minha primeira leva [emoji119] foram bem legais as idéias sobre o que fazer com a cerveja da medição do FG eu optei por provar um pouco [emoji41] e deixei tb para usar boa parte do que sobrou no fundo do balde que já iria perder mesmo medição deveria ser 1.012 deu 1.020 cheiro ótimo como estava tomando uma IPA da colorado o sabor misturou mas parece que vai dar tudo certo vou colocar ela na geladeira agora. Segue a foto da minha pale ale.IMG_20170116_115130177.jpgIMG_20170116_115137218.jpg

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Back
Top