Densímetro X Refratômetro...CUIDADO!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Budha

Well-Known Member
Joined
Oct 17, 2016
Messages
192
Reaction score
84
É galera... antes de tudo Bom Dia :cool: e desculpa a discução recorrente mas não achei o tópico que sei que tem sobre o assunto pois foi pesquisando aqui que resolvi comprar uma pipeta e um densímetro da instrutherm na we para medir minhas OG e FG ao mínimo...

O que aconteceu foi que em 4 anos brassando nunca vi uma FG que nem dessa American Wheat Beer minha :eek::cool: OG de 1,054 foi aos 1,011🤓... Os emoticons em exagero são aceitáveis pq té em outro poste por ai galera levantou que poderia ser problema do termometro e temperatura na brassagem... Algo que duvido muito muito é um Termômetro de mercúrio com defeito quando comparado a um eletrônico por exemplo, e um densímetro de marca conhecida como da Instrutherm comparado a um Refra ATC da CHINA...

PEY... minhas duvidosas e "ineficientes" baixas atenuações foram desde sempre culpa do maldito Refratômetro! Quero dizer que o estôpor mede sim 0 BRIX com água normal e que o Dens. foi verificado se estava dando 1000 com água deionizada (aquelas de bateria)....

Levei um susto e venho expor isso pra vcs... comprem um densímetro ao menos para OG e FG galera, e talvez um Refra. com laudo possa trabalhar bem, mas eu perdi a fé, essa medição de 1011 deu 1024 no refra. , coisa absurdamente inaceitável e que alguns menbros já relataram coisas do tipo...
 
Fala Budha,

Eu também uso refratômetro e densímetro no meu processo. Uso o refrat pra tudo, menos pra medir a fg. Antes de usar fiz vários testes do densímetro com o refratômetro pra ver se mediam igual. Depois de verificar isso, tenho usado o refrat no processo inteiro. Quando vejo que a densidade estabilizou no final da primária, daí tiro uma amostra na proveta/densímetro pra bater a fg.

Acho que vale comentar tb que nas minhas últimas levas tenho posto os dados todos no beersmith e a conversão de brix no bs está batendo certinho com a amostra de fg do densímetro. (Se continuar assim mais um tempo acho que vou ter o densímetro só pra backup mesmo). Vale lembrar também que o álcool interfere na leitura do refrat e que é necessário fazer a continha usando a og e tals (bs tem e ouros apps de celular tb fazem isso).

Enfim, Talvez eu tenha tido sorte com meus equipamentos, mas até agora tem dado certo.

Abraço,
 
Olá amigo!

Eu fiz o oposto, usava densímetro e acabei mudando para o refratômetro para todos os processos.

Acontece que necessariamente precisa-se fazer a correção da FG justamente pela distorção do álcool após a fermentação. E nesse caso ele leva em consideração a OG para esse cálculo.

Eu utilizo a calculadora do brewersfriend:

https://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/
Para mim ela funciona muito bem e equivale ao densímetro.

Eduardo
 
Olha só, fiz uma simulação com os dados que você postou:

OG - 1054 (13,4°)
FG - Medido: 6,8° (que seria corrigido como 2,8°, ou 1011)

Com esses valores, que são bem padrão para qualquer cerveja, teria uma quantidade de álcool próximo aos 5,7%

Entretanto, 6,8° na leitura direta do refratômetro, sem correção pela OG seria 1027 (próximo ao que você constatou) bem diferente dos 1011 reais.

Ou seja, a distorção do álcool é bem relevante...

Um abração!

Eduardo
 
Prezados, Bom Dia!
Sempre uso o refratômetro que comprei no Aliexpress, de vez em quando comparo com o densímetro e nunca tive problemas, só precisa fazer a conversão da FG devido ao álcool. Uso um aplicativo que está nas fotos em anexo, não lembro se é um aplicativo ou uma página web que está gravada na tela principal do celular, funciona beleza e sempre bateu 100% nas vezes que comparei...
Para saber a FG você coloca:
O valor inicial da OG que foi lido no densímetro
e
O valor final da FG em BRIX que foi lido no densímetro
 

Attachments

  • 7B71904D-8603-4069-8014-CD36994B8842.jpeg
    7B71904D-8603-4069-8014-CD36994B8842.jpeg
    30.9 KB · Views: 51
  • 7CC49D39-18C5-44D0-951F-9AE8723E8053.jpeg
    7CC49D39-18C5-44D0-951F-9AE8723E8053.jpeg
    28.5 KB · Views: 47
  • E7A3924E-07A4-49B5-A092-14468D3B7CD4.jpeg
    E7A3924E-07A4-49B5-A092-14468D3B7CD4.jpeg
    25.8 KB · Views: 37
Minha correções segundo o Beer Smith ficam longe da realidade ainda... sempre corrige pouca coisa, e não o abrsurdo de 1,024 para 1,011... acredito que tive muito azar com essa Refra. comprei ele na Wish, poderia ele não ser atc e estar dando tanto erro? Também faz uma cara que parei de corrigir e nem sei mais uhauha... fui tirar a prova real do que comentarão ai e nem consegui... em fim, agora que gastei quase 100 conto chega de tabela vou usar o bixano que já dá na cepa e sem erro! Usar o Refra só na brassagem mesmo...

O Poste é bom para novos Brewers pois coloca algo como a Bazuca X o Fundo Falso rsss, era bazuqueiro e também fui pro fundo falso que ainda estou analisando ...

"Qual tools do BS é pra usar? e como?"
 
Last edited:
Eu não me dei bem com refratometro, só uso pra saber se parou a fermentação sem precisar tirar muita cerveja. Depois ainda descobri q tem densímetro q vai até 1.120 SG e outro até 1.130 SG e eles não batem com o Brix correspondente.
 
Eu uso o BrewKing pra correção com álcool e confirmo com o densimetro, até então não deu erro.
Lá no canal do chopp é explicado como usa, mas é simples demais, de um lado desliza até obter a og, e do outro a leitura no refra, na parte de cima aparece o valor corrigido.
 

Attachments

  • Screenshot_2020-08-22-23-25-23-832_net.brewking.jpg
    Screenshot_2020-08-22-23-25-23-832_net.brewking.jpg
    15.6 KB · Views: 29
Legal esse posto. Estava pensando em comprar um regra, como uso um biab de 10 l acabo perdendo muito com medida c o densímetro.

PS. Acabei de comprar. Hahaha agora vou ter mais uma copo de cerveja no fim do processo.
 
Last edited:
Prezados, Bom Dia!
Sempre uso o refratômetro que comprei no Aliexpress, de vez em quando comparo com o densímetro e nunca tive problemas, só precisa fazer a conversão da FG devido ao álcool. Uso um aplicativo que está nas fotos em anexo, não lembro se é um aplicativo ou uma página web que está gravada na tela principal do celular, funciona beleza e sempre bateu 100% nas vezes que comparei...
Para saber a FG você coloca:
O valor inicial da OG que foi lido no densímetro
e
O valor final da FG em BRIX que foi lido no densímetro
Uso essa calculadora para corrigir a a SG em temperatura acima dos 20°. Mas tem várias funções. Muito bom!
 
Minha correções segundo o Beer Smith ficam longe da realidade ainda... sempre corrige pouca coisa, e não o abrsurdo de 1,024 para 1,011... acredito que tive muito azar com essa Refra. comprei ele na Wish, poderia ele não ser atc e estar dando tanto erro? Também faz uma cara que parei de corrigir e nem sei mais uhauha... fui tirar a prova real do que comentarão ai e nem consegui... em fim, agora que gastei quase 100 conto chega de tabela vou usar o bixano que já dá na cepa e sem erro! Usar o Refra só na brassagem mesmo...

O Poste é bom para novos Brewers pois coloca algo como a Bazuca X o Fundo Falso rsss, era bazuqueiro e também fui pro fundo falso que ainda estou analisando ...

"Qual tools do BS é pra usar? e como?"
Eu imagino que o problema que vc está tendo com refratômetro é fácil de resolver. O negócio é que depois que a fermentação começa, o álcool presente na cerveja modifica a leitura do refratômetro. Ou seja, esses 1,024 que vc está lendo no refratômetro não condiz com a realidade. O jeito de corrigir isso e que realmente dá muito certo, é a calculadora do BeerSmith. Você vai em Tools > Refractometer, no espaço de 'Calculation' vc coloca "fermenting wort gravity", em 'Refractometer Reading' vc coloca a densidade que vc está vendo no refratômetro (em BRIX), e em baixo coloca qual foi a OG do seu mosto. Em baixo ele vai te dar a densidade corrigida da sua cerveja.
Veja, abaixo eu coloquei os seus parâmetros na calculadora (OG 1.054 e leitura de 7Brix (1.027)), a FG corrigida dá 1.011.

Captura de Tela 2020-08-24 às 13.21.44.png


Eu uso apenas refratômetro no processo inteiro, mas tenho um densimetro pra FG. Todas as vezes que eu verifiquei pelos dois metodos batia certinho, então acredito que é bem confiável. Faça isso aí depois pra vc certificar se dá certo mesmo ou se tem algo errado com seu refratômetro.
 
Esta thread é a prova q o refratômetro não é nem um pouco preciso. Cada um q fez o calculo aqui adaptou a FG q o autor disse q achou, era 1.024 e utilizaram como 1.027, pois se considerarem o brix relativo a 1.024 não bate a conta. Se utilizar os parâmetros q ele passou no brewers friend dá 1.008 a FG, pois 1.024 dá 6.2 Brix.

refratometro.JPG

Tem o fato tb, como já mencionei, se o refratômetro vai até 1.130 ele tem uma escala brix diferente dos refratômetros que vão até 1.120, até os 1.060 as escalas são bem parecidas, mas depois a diferença começa a acentuar. Mesmo para medir o mosto não fermentado ele é muito fácil de dar distorção e dar valores diferentes.

Para usar o refratômetro vc precisa fazer diversas correções, mesmo não fermentado, tem q corrigir até o alinhamento dos planetas, e mesmo assim o refratômetro só serve pra te dar uma ideia, o densímetro vai te dar um resultado mais preciso sem muita firula.
 
Na própria página do brewersfriend tem um artigo falando exatamente sobre a questão do refratômetro, como ele mede e quais as correções.

Um ponto importante que o autor cita é que o grau Brix está associado a difração da luz em uma solução de sacarose e todos nós sabemos que o mosto não é só água com açúcar... Só isso já dá alguma diferença!

Fora isso, se a turbidez é relativamente alta, a leitura fica bastante comprometida, fica bem borrado sem uma linha definida.

De toda forma, não acho "imprescindível" ter uma leitura exata da FG e OG.
Depois de algumas brassagens, conhecendo seu equipamento, 1 ou 2 pontos de variação SG é completamente aceitável e não vão alterar tanto o perfil final...

Claro, se a variação é de 15 pontos, daí é realmente muita coisa... Porém entre o processo sair completamente errado x erro de leitura, a segunda é muito mais frequente...

Um abraço
 
Na própria página do brewersfriend tem um artigo falando exatamente sobre a questão do refratômetro, como ele mede e quais as correções.

Um ponto importante que o autor cita é que o grau Brix está associado a difração da luz em uma solução de sacarose e todos nós sabemos que o mosto não é só água com açúcar... Só isso já dá alguma diferença!

Fora isso, se a turbidez é relativamente alta, a leitura fica bastante comprometida, fica bem borrado sem uma linha definida.

De toda forma, não acho "imprescindível" ter uma leitura exata da FG e OG.
Depois de algumas brassagens, conhecendo seu equipamento, 1 ou 2 pontos de variação SG é completamente aceitável e não vão alterar tanto o perfil final...

Claro, se a variação é de 15 pontos, daí é realmente muita coisa... Porém entre o processo sair completamente errado x erro de leitura, a segunda é muito mais frequente...

Um abraço


Como eu disse, o refratômetro tem muitas variáveis pra dar um bom resultado.

Não estou aqui para ser o cara q vai combater o refratômetro, até pq eu utilizo em toda brassagem, juntamente com o densímetro.

Também não acho imprescindível uma leitura super precisa da OG e FG, mas pode acontecer de vc ter uma leitura estranha no refratômetro mesmo depois de aplicar todas as correções, como Wort Correction Factor e a distorção do álcool, achar q a sua fermentação está estranha e no densímetro mostrar um resultado mais condizente com a realidade, mesmo durante a brassagem se a pessoa acha q é só jogar uns pingos no refratômetro sem levar em consideração a temperatura muito alta no início, mesmo q ele seja ATC, e q o mosto quente está dilatado e vai mudar o volume qdo esfriar, a medição tb vai ficar estranha.

Por isso acho importante se a pessoa estiver utilizando o refratômetro e achar estranho o resultado, sempre confira com o densímetro antes de tomar alguma atitude pra tirar a dúvida mesmo, pq é bem mais confiável, claro q tb precisa observar se está calibrado e a temperatura do líquido.
 
Esta thread é a prova q o refratômetro não é nem um pouco preciso. Cada um q fez o calculo aqui adaptou a FG q o autor disse q achou, era 1.024 e utilizaram como 1.027, pois se considerarem o brix relativo a 1.024 não bate a conta. Se utilizar os parâmetros q ele passou no brewers friend dá 1.008 a FG, pois 1.024 dá 6.2 Brix.

View attachment 124469

Tem o fato tb, como já mencionei, se o refratômetro vai até 1.130 ele tem uma escala brix diferente dos refratômetros que vão até 1.120, até os 1.060 as escalas são bem parecidas, mas depois a diferença começa a acentuar. Mesmo para medir o mosto não fermentado ele é muito fácil de dar distorção e dar valores diferentes.

Para usar o refratômetro vc precisa fazer diversas correções, mesmo não fermentado, tem q corrigir até o alinhamento dos planetas, e mesmo assim o refratômetro só serve pra te dar uma ideia, o densímetro vai te dar um resultado mais preciso sem muita firula.
Bom... sempre usei o refratometro pra tudo e nunca deu diferença pro densimetro... Acho o refratometro um ótimo instrumento pra nao precisar ficar pegando 100ml de mosto toda vez que for medir, sendo que com densimetro tambem tem q fazer correção de temperatura e da bem mais trabalho. Então fica aí duas opiniões opostas.
Realmente no meu calculo la eu coloquei 1.027 pq tinha lido o comentario anterior e fiquei com ele na cabeça n sei pq... Se usasse os 1.024 que o post inicial falava, realmente a FG vai pra 1.008 e não 1.011, mas aí tem que ver qual é o erro nesse cálculo (se foi na leitura do refratometro, ou do densimetro ou realmente o refratometro dele está com algum desvio).
Mas o fato é que ele não estava fazendo a correção necessária pra ter uma estimativa melhor da FG dele, e estava achando que 1.027 era a FG que ele estava obtendo.
 
Bom... sempre usei o refratometro pra tudo e nunca deu diferença pro densimetro... Acho o refratometro um ótimo instrumento pra nao precisar ficar pegando 100ml de mosto toda vez que for medir, sendo que com densimetro tambem tem q fazer correção de temperatura e da bem mais trabalho. Então fica aí duas opiniões opostas.
Realmente no meu calculo la eu coloquei 1.027 pq tinha lido o comentario anterior e fiquei com ele na cabeça n sei pq... Se usasse os 1.024 que o post inicial falava, realmente a FG vai pra 1.008 e não 1.011, mas aí tem que ver qual é o erro nesse cálculo (se foi na leitura do refratometro, ou do densimetro ou realmente o refratometro dele está com algum desvio).
Mas o fato é que ele não estava fazendo a correção necessária pra ter uma estimativa melhor da FG dele, e estava achando que 1.027 era a FG que ele estava obtendo.

Oq eu achei interessante é q tínhamos 3 cálculos diferentes aqui, cada um dando um brix diferente, mas dois ajustaram pra 1.027 pra poder bater com 1.011 e teve un terceiro q disse q não tinha batido com o resultado do autor. Isso demonstra oq eu afirmei sobre os refratômetros.

Pode ser tb q o 1.024 no refratômetro dele seja correspondente a outro brix, como eu disse tb tem refratômetro q vai até 1.130 e outro até 1.120, mas os brixs são diferentes. Pode ser q o 1.024 do refratômetro dele corresponda a 1.027 no seu, por exemplo.
 
Legal esse posto. Estava pensando em comprar um regra, como uso um biab de 10 l acabo perdendo muito com medida c o densímetro.

PS. Acabei de comprar. Hahaha agora vou ter mais uma copo de cerveja no fim do processo.

Só o que sobra em minhas mangueiras dá de medir 10 X se pá! uhauahuha
 
Esta thread é a prova q o refratômetro não é nem um pouco preciso. Cada um q fez o calculo aqui adaptou a FG q o autor disse q achou, era 1.024 e utilizaram como 1.027, pois se considerarem o brix relativo a 1.024 não bate a conta. Se utilizar os parâmetros q ele passou no brewers friend dá 1.008 a FG, pois 1.024 dá 6.2 Brix.

View attachment 124469

Tem o fato tb, como já mencionei, se o refratômetro vai até 1.130 ele tem uma escala brix diferente dos refratômetros que vão até 1.120, até os 1.060 as escalas são bem parecidas, mas depois a diferença começa a acentuar. Mesmo para medir o mosto não fermentado ele é muito fácil de dar distorção e dar valores diferentes.

Para usar o refratômetro vc precisa fazer diversas correções, mesmo não fermentado, tem q corrigir até o alinhamento dos planetas, e mesmo assim o refratômetro só serve pra te dar uma ideia, o densímetro vai te dar um resultado mais preciso sem muita firula.
Sem falar que esse meu 6.2 Brix já é um caray pra ler naquelas linhazinhas com um olho só, ai tem o ângulo com a luz , diz que é reto na horizontal pra tirar leitura...passa uma nuvem o negócio embaça, ja pode variar 3-4 ali fácil uhauah... ai eu fico que nem um cabeção caçando luz pra leitura do azulzinho ficar nítida.... é uma novela, e é como o amigo ai falou tb...medir as haze é OSSO!... Gostei muito do densímetro :) encherga com dois olhos e tem leitura específica...

Ou outra coisa que concordo tb é quanto a pequenos desvios não definirem nada... Mas gente faço essa novela a 4 anos, e vcs sabem que depois tu começa a inzicar em cor, finalmente compra as tornerinha de inox dos cônico rsss etc. ai vey, mesmo gastando uma SUPETADA com fermento pela conta que cheguei a mandar email pra Gabriela da LevTeck aqui de Floripa a Maldita FG não baixava! E a galera do curso falou isso, corrige o álcool, a anossssss... e fiz certo na época, acredito, ali no BS que o mano passo... mas naquela medição específica não foi significativo...

Ai mandei tudo pro AR... ia pelo que o Beer Smith dizia e tomava umas e fazia o ABV via paulada na mente pra depois divulgar pros amigos uhauhaua...sempre bateu assim sem erro....

Foda, é que eu me considerava mal paneleiro por essa maldita OG não baixar aos almejados 1,018 quem dirá 1011, e fermenntador parece bomba atômica quandoa coisa pega né! E nada de FG, é Brassagem já falaro aqui...e vai olha... mas não é nem lascando...olha só quem estava me passando a perna! Então a galera falando ai té me parece que eu possa ter usado mal a ferramenta... mas peguei ranço dele pela minha história rsss
 
Last edited:
Bom, comecei com densímetro e depois de umas 8 brassagens ele quebrou e comprei um refratômetro. Usei uma vez e comprei outro densímetro. Fiz umas três brejas usando o refratômetro e densímetro em paralelo e abandonei o refratômetro. Eu acho que o refratômetro é bom pra quem faz pouco volume, para acompanhar atenuação, mas o densímetro é meio que obrigatório pra OG e FG... Se vc faz mais que 20 litros, tirar 4, 5 amostras de 100ml não vai matar. O que eu fazia antes era ir guardando as amostras em uma PET, e no dia que a breja ia pra cold eu carbonatava e bebia pra ver o resultado. Hoje em dia, meço OG pré fervura, jogo de volta na panela, meço OG antes de inocular e fermento por 9 dias. Tiro FG, no décimo dia tiro de novo e todas as vezes já tava pronto...
 
Eu imagino que o problema que vc está tendo com refratômetro é fácil de resolver. O negócio é que depois que a fermentação começa, o álcool presente na cerveja modifica a leitura do refratômetro. Ou seja, esses 1,024 que vc está lendo no refratômetro não condiz com a realidade. O jeito de corrigir isso e que realmente dá muito certo, é a calculadora do BeerSmith. Você vai em Tools > Refractometer, no espaço de 'Calculation' vc coloca "fermenting wort gravity", em 'Refractometer Reading' vc coloca a densidade que vc está vendo no refratômetro (em BRIX), e em baixo coloca qual foi a OG do seu mosto. Em baixo ele vai te dar a densidade corrigida da sua cerveja.
Veja, abaixo eu coloquei os seus parâmetros na calculadora (OG 1.054 e leitura de 7Brix (1.027)), a FG corrigida dá 1.011.

View attachment 124468

Eu uso apenas refratômetro no processo inteiro, mas tenho um densimetro pra FG. Todas as vezes que eu verifiquei pelos dois metodos batia certinho, então acredito que é bem confiável. Faça isso aí depois pra vc certificar se dá certo mesmo ou se tem algo errado com seu refratômetro.
Olá,

Em qual loja compraste teu densímetro de FG? Há anos procuro e somente encontro em lojas no exterior, como a morebeer.

Obrigado!

Roger
 
Olá,

Em qual loja compraste teu densímetro de FG? Há anos procuro e somente encontro em lojas no exterior, como a morebeer.

Obrigado!

Roger

Tem nas brew shops pow... o meu comprei na we é da instrutherm empresa com índole nessas coisas de medição... acredito q comprando lá direto té tenha laudo mas uma vez que comprei um termoigrometro pagava 60-70 pelo laudo... Tem outros que vem com umas faixas azuis amarelas e verdes por baixo da gravidade indicando a atenuação/momento de envase... o meu é secão mesmo....

A moral Edgar é bem essa...sempre vejo galera chorando por 200ml...orras...só o que fica nas minhas mangueiras da de medir muitas vezes...
 
Tem nas brew shops pow... o meu comprei na we é da instrutherm empresa com índole nessas coisas de medição... acredito q comprando lá direto té tenha laudo mas uma vez que comprei um termoigrometro pagava 60-70 pelo laudo... Tem outros que vem com umas faixas azuis amarelas e verdes por baixo da gravidade indicando a atenuação/momento de envase... o meu é secão mesmo....

A moral Edgar é bem essa...sempre vejo galera chorando por 200ml...orras...só o que fica nas minhas mangueiras da de medir muitas vezes...
Tem nas brew shops pow... o meu comprei na we é da instrutherm empresa com índole nessas coisas de medição... acredito q comprando lá direto té tenha laudo mas uma vez que comprei um termoigrometro pagava 60-70 pelo laudo... Tem outros que vem com umas faixas azuis amarelas e verdes por baixo da gravidade indicando a atenuação/momento de envase... o meu é secão mesmo....

A moral Edgar é bem essa...sempre vejo galera chorando por 200ml...orras...só o que fica nas minhas mangueiras da de medir muitas vezes...
Olá Budha,

Estou tratando do densímetro de FG, Final Gravity. Esse densímetro possui uma escala reduzida, em geral 0,990 a 1,020. É apenas para medir a gravidade final.

Roger
 
Foda que quebra facim eim kkkkkk...Porra JUVENAL...primeira brassagem e ja quebrei! Pora!
 
Back
Top