Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Densímetro X Refratômetro...CUIDADO!

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Budha

Well-Known Member
Afiliado
17/10/16
Esta thread é a prova q o refratômetro não é nem um pouco preciso. Cada um q fez o calculo aqui adaptou a FG q o autor disse q achou, era 1.024 e utilizaram como 1.027, pois se considerarem o brix relativo a 1.024 não bate a conta. Se utilizar os parâmetros q ele passou no brewers friend dá 1.008 a FG, pois 1.024 dá 6.2 Brix.

Ver anexo 124469

Tem o fato tb, como já mencionei, se o refratômetro vai até 1.130 ele tem uma escala brix diferente dos refratômetros que vão até 1.120, até os 1.060 as escalas são bem parecidas, mas depois a diferença começa a acentuar. Mesmo para medir o mosto não fermentado ele é muito fácil de dar distorção e dar valores diferentes.

Para usar o refratômetro vc precisa fazer diversas correções, mesmo não fermentado, tem q corrigir até o alinhamento dos planetas, e mesmo assim o refratômetro só serve pra te dar uma ideia, o densímetro vai te dar um resultado mais preciso sem muita firula.
Sem falar que esse meu 6.2 Brix já é um caray pra ler naquelas linhazinhas com um olho só, ai tem o ângulo com a luz , diz que é reto na horizontal pra tirar leitura...passa uma nuvem o negócio embaça, ja pode variar 3-4 ali fácil uhauah... ai eu fico que nem um cabeção caçando luz pra leitura do azulzinho ficar nítida.... é uma novela, e é como o amigo ai falou tb...medir as haze é OSSO!... Gostei muito do densímetro :) encherga com dois olhos e tem leitura específica...

Ou outra coisa que concordo tb é quanto a pequenos desvios não definirem nada... Mas gente faço essa novela a 4 anos, e vcs sabem que depois tu começa a inzicar em cor, finalmente compra as tornerinha de inox dos cônico rsss etc. ai vey, mesmo gastando uma SUPETADA com fermento pela conta que cheguei a mandar email pra Gabriela da LevTeck aqui de Floripa a Maldita FG não baixava! E a galera do curso falou isso, corrige o álcool, a anossssss... e fiz certo na época, acredito, ali no BS que o mano passo... mas naquela medição específica não foi significativo...

Ai mandei tudo pro AR... ia pelo que o Beer Smith dizia e tomava umas e fazia o ABV via paulada na mente pra depois divulgar pros amigos uhauhaua...sempre bateu assim sem erro....

Foda, é que eu me considerava mal paneleiro por essa maldita OG não baixar aos almejados 1,018 quem dirá 1011, e fermenntador parece bomba atômica quandoa coisa pega né! E nada de FG, é Brassagem já falaro aqui...e vai olha... mas não é nem lascando...olha só quem estava me passando a perna! Então a galera falando ai té me parece que eu possa ter usado mal a ferramenta... mas peguei ranço dele pela minha história rsss

Última edição:

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Bom, comecei com densímetro e depois de umas 8 brassagens ele quebrou e comprei um refratômetro. Usei uma vez e comprei outro densímetro. Fiz umas três brejas usando o refratômetro e densímetro em paralelo e abandonei o refratômetro. Eu acho que o refratômetro é bom pra quem faz pouco volume, para acompanhar atenuação, mas o densímetro é meio que obrigatório pra OG e FG... Se vc faz mais que 20 litros, tirar 4, 5 amostras de 100ml não vai matar. O que eu fazia antes era ir guardando as amostras em uma PET, e no dia que a breja ia pra cold eu carbonatava e bebia pra ver o resultado. Hoje em dia, meço OG pré fervura, jogo de volta na panela, meço OG antes de inocular e fermento por 9 dias. Tiro FG, no décimo dia tiro de novo e todas as vezes já tava pronto...

rogerpn

Active Member
Afiliado
11/1/18
Eu imagino que o problema que vc está tendo com refratômetro é fácil de resolver. O negócio é que depois que a fermentação começa, o álcool presente na cerveja modifica a leitura do refratômetro. Ou seja, esses 1,024 que vc está lendo no refratômetro não condiz com a realidade. O jeito de corrigir isso e que realmente dá muito certo, é a calculadora do BeerSmith. Você vai em Tools > Refractometer, no espaço de 'Calculation' vc coloca "fermenting wort gravity", em 'Refractometer Reading' vc coloca a densidade que vc está vendo no refratômetro (em BRIX), e em baixo coloca qual foi a OG do seu mosto. Em baixo ele vai te dar a densidade corrigida da sua cerveja.
Veja, abaixo eu coloquei os seus parâmetros na calculadora (OG 1.054 e leitura de 7Brix (1.027)), a FG corrigida dá 1.011.

Ver anexo 124468

Eu uso apenas refratômetro no processo inteiro, mas tenho um densimetro pra FG. Todas as vezes que eu verifiquei pelos dois metodos batia certinho, então acredito que é bem confiável. Faça isso aí depois pra vc certificar se dá certo mesmo ou se tem algo errado com seu refratômetro.
Olá,

Em qual loja compraste teu densímetro de FG? Há anos procuro e somente encontro em lojas no exterior, como a morebeer.

Obrigado!

Roger

Budha

Well-Known Member
Afiliado
17/10/16
Olá,

Em qual loja compraste teu densímetro de FG? Há anos procuro e somente encontro em lojas no exterior, como a morebeer.

Obrigado!

Roger
Tem nas brew shops pow... o meu comprei na we é da instrutherm empresa com índole nessas coisas de medição... acredito q comprando lá direto té tenha laudo mas uma vez que comprei um termoigrometro pagava 60-70 pelo laudo... Tem outros que vem com umas faixas azuis amarelas e verdes por baixo da gravidade indicando a atenuação/momento de envase... o meu é secão mesmo....

A moral Edgar é bem essa...sempre vejo galera chorando por 200ml...orras...só o que fica nas minhas mangueiras da de medir muitas vezes...

rogerpn

Active Member
Afiliado
11/1/18
Tem nas brew shops pow... o meu comprei na we é da instrutherm empresa com índole nessas coisas de medição... acredito q comprando lá direto té tenha laudo mas uma vez que comprei um termoigrometro pagava 60-70 pelo laudo... Tem outros que vem com umas faixas azuis amarelas e verdes por baixo da gravidade indicando a atenuação/momento de envase... o meu é secão mesmo....

A moral Edgar é bem essa...sempre vejo galera chorando por 200ml...orras...só o que fica nas minhas mangueiras da de medir muitas vezes...

Olá Budha,

Estou tratando do densímetro de FG, Final Gravity. Esse densímetro possui uma escala reduzida, em geral 0,990 a 1,020. É apenas para medir a gravidade final.

Roger

Budha

Well-Known Member
Afiliado
17/10/16
Foda que quebra facim eim kkkkkk...Porra JUVENAL...primeira brassagem e ja quebrei! Pora!