Degradação do glúten

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alex3

Well-Known Member
Joined
Sep 7, 2016
Messages
242
Reaction score
61
Bom dia a todos.
Alguém aqui já pensou em fazer uma longa parada proteica, afim de degradar o glúten. Algo como 1 hora ou mais na faixa de 50°C. Claro que não espero retenção de espuma e tudo mais, apenas degradar o glúten em moléculas menores.
 
Encontrei algo interessante: uma enzima que atua na prolina, degradando o glúten. Função principal de estabilizante. Nome comercial "brewers clarex".

Brewers Clarex® is a one-of-kind beer stabilization technology that can eliminate the costly and environmentally damaging cold stabilization process. Efficient, simple and cost-effective, this brewing enzyme offers a natural way to increase your maturation production capacity and shorten your processing time. Brewers Clarex® is also ideal for gluten reduced beer production; Proline Specific Endo-protease - the active ingredient in Brewers Clarex - breaks down the gluten in malted barley.



https://bsgcraftbrewing.com/brewers-clarex-5kg
 
Interessante esse Brewer Clarex. Alguém usou e sabe o resultado? Alguém pensou em outra forma de não ter glúten? Cheguei a pensar no trigo sarraceno será que dá pra usar?
 
Pessoal, utilizei o Brewer Clarex em dois lotes de cerveja com 20 litros cada. Minha esposa é celíaca e resolvi fazer um teste produzindo uma APA e uma Saison com esta enzima.

Minhas impressões:
- Não altera em nada o sabor/aroma
- Acredito que ambas as cervejas ficaram mais clarificadas, já que esta também é uma finalidade do produto
- Minha esposa consumiu os dois lotes e não passou mal, o que é um bom sinal
- Seria importante fazer um teste com algum equipamento que mede o teor de gluten em alimentos para de fato atestar a sua eficiência
- A Brewdog utiliza esta mesma enzima na produção da Vagabond IPA e no seu rótulo está descrita como Gluten Free

Agradeço se alguém puder compartilhar suas impressões do produto também.

Abraço
 
Lendo na descrição do produto em um site dos EUA fala o seguinte: A maioria das cervejas testa abaixo de 10ppm de glúten quando usada na dosagem correta.
 
Back
Top