dúvidas na primeira APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Friedmann

Member
Joined
Jan 6, 2022
Messages
20
Reaction score
17
Location
São Caetano do Sul
Fiz a minha primeira APA, e fiquei com algumas dúvidas.

A cerveja ficou bem bonita, uma cor legal e espuma bacana também, muita gente gostou, principalmente quem não curte uma cerveja mais forte.

Eu achei que ficou fraca, pra mim deveria ter mais corpo, mais amargor e e espuma poderia ser um pouco mais duradoura.

Montei uma panela com uma resistencia de 3000W e um termostato, e além do fundo falso, eu fiz a brassagem num bag.

Vamos às duvidas:

1- Demorou pra caramba ( umas 2,5 horas ) para o teste do iodo começar a dar certo, é normal demorar tanto?
2- Devo fazer a fervura com a panela tampada? evaporou água pra caramba
3- Fiquei na duvida sobre o OG, qual o momento correto de medir ?
4- Fiz a fermentação por 7 dias em temperatura ambiente em torno de 25 graus e ficou legal, e fiz a medição da densidade e precisava abaixar ela para 1010 e estava com 1040. então adicionei água pra corrigir.... é ai que fiquei na maior dúvida. qual o momento correto de corrigir a densidade e quais a formas de faze-lo?
5- Deixei maturando por 7 dias a 3 graus e fiz o priming com 7 gr de açúcar cristam por litro
7- mais 7 dias em temperatura ambiente e depois geladeira.
8- ficou boa, mais poderias ficar melhor em termos de corpo de amargor

onde posso melhorar o processo?
a- convém usar o fundo falso + bag?
b- vale a pena comprar o bag para lupulo?
c- tenho a bomba de circulação, vale a pena usa-la na mostura e lavagem
d- tenho a bombinha de ar e filtro e pedra porosa, vale a pena usar? e como usar?

conto com a vossa experiencia!

o que sugerem, repetir a receita ou fazer outro tipo de breja, eu gostaria de fazer uma weiss ou uma red ale..
 
seguem minhas considerações: (sabendo que não vi a breja então é apenas teoria baseada em minhas experiencias)
1. se você usar maltes de qualidade, e manter a temperatura certa, meio que nem precisa do teste de iodo. 1 hora já está ótimo (já fiz brejas com 30' de mostura que ficaram ótimas).
2. Sempre destampada na fervura. é normal evaporar, aqui evapora de 10 a 12L por hora. se achar que está perdendo muito, diminua a intensidade da fervura usando um dimmer para regular a potência.
3. A OG é medida após resfriar. Eu costumo medir no fermentador, antes de botar a levedura, mas também meço antes de iniciar e finalizar a fervura, assim dá pra ter uma base da eficiência e se vai chegar no abv esperado...
4. já fermentei nessa média também, e sempre deu certo. a questão da densidade, parece que não completou a fermentação.
- Qual foi a OG?
- Quanto usou de levedura e qual a livrarem de breja antes de colocar agua no fermentador?
Eu particularmente não ajusto densidade após inocular levedura. Provavelmente você teve falha na fermentação ai até esse estágio.
-Como você sabe que a fermentação já havia acabado?
5, 7 e 8 ok.

Para melhorar:
a. Não é necessário, mas eu recomendo caso o fundo falso tenha furos grandes que deixe passar o malte. Tenha em mente que a bag é um trampo a mais. E para nao usar bag, você precisaria ter uma segunda panela para fervura para facilitar o processo.
b. Não vale a pena. em minhas experiencias, há muito desperdício de lúpulo. você pode usar um desses para dar uma "filtrada" no mosto na hora de mandar pro fermentador.
c. Vale muito a pena e deve ser usada. melhora a eficiência e clarificação (se usar bag já não melhora tanto, pois quando suspender a mesma acaba que a mosto "suja" de novo se não tiver muuuuuito cuidado)
d. Nunca usei, não tenho opinião sobre isso.

Recomendo repetir a receita ajustando o processo de acordo com o que eu e os demais comentarem, dê uma olhada geral no fórum, praticamente todas suas dúvidas já foram respondidas. Refaça a receita, ajuste a lupulagem e mosturacao para te entregar mais amargor e corpo e vamos descobrir o que deu errado na fermentação.
 
3- Fiquei na duvida sobre o OG, qual o momento correto de medir ?
4- Fiz a fermentação por 7 dias em temperatura ambiente em torno de 25 graus e ficou legal, e fiz a medição da densidade e precisava abaixar ela para 1010 e estava com 1040. então adicionei água pra corrigir.... é ai que fiquei na maior dúvida. qual o momento correto de corrigir a densidade e quais a formas de faze-lo?

@Friedmann , sobre essas dúvidas acima, eu comentaria o seguinte:
3- Se tiver um refratômetro, pode ir acompanhando a densidade através dele, no lugar do teste de iodo. Eu particularmente não curto o teste de iodo.
Vá medindo até notar que não está mais tendo aumento de densidade. Conforme o Edgar disse, 1h é tempo suficiente pra converter todo amido.

4- Após 7 dias em temperatura ambiente, não era para você ter densidade de1.040. Provavelmente você teve problemas com a levedura. Arriscaria até um palpite sobre a temperatura do mosto estar alta, no momento da inoculação. O ideal é baixar a temperatura do mosto, um pouquinho abaixo da temperatura de fermentação (uns 23º no seu caso).
Durante a fermentação, você não corrige densidade. Quem faz esse trabalho é a levedura convertendo os açucares em álcool. Jogar agua só fez o seu mosto/cerveja ficar muito diluído/aguado.
A solução seria ter inoculado leveduras novas ao invés de ter adicionado água.

Mas segue em frente... Tem bastante conteúdo por aí que vai te ajudar a eliminar essas dúvidas de processo.

Forte abraço!
 
Fiz a minha primeira APA, e fiquei com algumas dúvidas.

A cerveja ficou bem bonita, uma cor legal e espuma bacana também, muita gente gostou, principalmente quem não curte uma cerveja mais forte.

Eu achei que ficou fraca, pra mim deveria ter mais corpo, mais amargor e e espuma poderia ser um pouco mais duradoura.

Montei uma panela com uma resistencia de 3000W e um termostato, e além do fundo falso, eu fiz a brassagem num bag.

Vamos às duvidas:

1- Demorou pra caramba ( umas 2,5 horas ) para o teste do iodo começar a dar certo, é normal demorar tanto?
2- Devo fazer a fervura com a panela tampada? evaporou água pra caramba
3- Fiquei na duvida sobre o OG, qual o momento correto de medir ?
4- Fiz a fermentação por 7 dias em temperatura ambiente em torno de 25 graus e ficou legal, e fiz a medição da densidade e precisava abaixar ela para 1010 e estava com 1040. então adicionei água pra corrigir.... é ai que fiquei na maior dúvida. qual o momento correto de corrigir a densidade e quais a formas de faze-lo?
5- Deixei maturando por 7 dias a 3 graus e fiz o priming com 7 gr de açúcar cristam por litro
7- mais 7 dias em temperatura ambiente e depois geladeira.
8- ficou boa, mais poderias ficar melhor em termos de corpo de amargor

onde posso melhorar o processo?
a- convém usar o fundo falso + bag?
b- vale a pena comprar o bag para lupulo?
c- tenho a bomba de circulação, vale a pena usa-la na mostura e lavagem
d- tenho a bombinha de ar e filtro e pedra porosa, vale a pena usar? e como usar?

conto com a vossa experiencia!

o que sugerem, repetir a receita ou fazer outro tipo de breja, eu gostaria de fazer uma weiss ou uma red ale..

Bom, o normal é uma hora de mash, mas para cervejas com muito grão, você pode aumentar esse tempo.
Não kkk fervura sempre aberta, elimina DMS, composto de alguns maltes que trazem o cheiro de vegetal cozido
Você mede OG, do líquido que vai para o fermentador, após fervura e tudo.
Diminui essa temperatura de fermentação, leveduras ALE americanas são neutras, mas na faixa dos 18ºC
Maturação e primming OK
Aumenta um pouco mais a adição de lupulo no final de fervura, e faz a temperatura de mostura mais alta. Com esse tempo longo que você fez, pode ocorrer de nunca mais parar de converter o amido em açucares simples.
 
Acredito que tenha sido a temperatura na inoculação do fermento.se não me engano estava a 27 graus.
nada haver ... inoculo até com 30 ...levo pra geladeira a 0 ....em 3 horas baixa pra 18 e seto o termostato
 
Fiz a minha primeira APA, e fiquei com algumas dúvidas.

A cerveja ficou bem bonita, uma cor legal e espuma bacana também, muita gente gostou, principalmente quem não curte uma cerveja mais forte.

Eu achei que ficou fraca, pra mim deveria ter mais corpo, mais amargor e e espuma poderia ser um pouco mais duradoura.

Montei uma panela com uma resistencia de 3000W e um termostato, e além do fundo falso, eu fiz a brassagem num bag.

Vamos às duvidas:

1- Demorou pra caramba ( umas 2,5 horas ) para o teste do iodo começar a dar certo, é normal demorar tanto?
2- Devo fazer a fervura com a panela tampada? evaporou água pra caramba
3- Fiquei na duvida sobre o OG, qual o momento correto de medir ?
4- Fiz a fermentação por 7 dias em temperatura ambiente em torno de 25 graus e ficou legal, e fiz a medição da densidade e precisava abaixar ela para 1010 e estava com 1040. então adicionei água pra corrigir.... é ai que fiquei na maior dúvida. qual o momento correto de corrigir a densidade e quais a formas de faze-lo?
5- Deixei maturando por 7 dias a 3 graus e fiz o priming com 7 gr de açúcar cristam por litro
7- mais 7 dias em temperatura ambiente e depois geladeira.
8- ficou boa, mais poderias ficar melhor em termos de corpo de amargor

onde posso melhorar o processo?
a- convém usar o fundo falso + bag?
b- vale a pena comprar o bag para lupulo?
c- tenho a bomba de circulação, vale a pena usa-la na mostura e lavagem
d- tenho a bombinha de ar e filtro e pedra porosa, vale a pena usar? e como usar?

conto com a vossa experiencia!

o que sugerem, repetir a receita ou fazer outro tipo de breja, eu gostaria de fazer uma weiss ou uma red ale..
Vamos lá:
1- Tempo do Mash 60 a 90 minutos, 90 minutos não faço nem o teste do iodo já saio pro mashout
2- Jamais tampe a panela, certos componentes que precisam ser evaporados para não dár off flavor não vão evaporar. Faça o cálculo da água a ser usada já contando com essa evaporação. No beersmith e no brewafather vc seta seu equipamento para fazer esse cálculo.
3- Vc pode medir a og em todas as etapas, mas a que vc não pode deixar de medir é quando termina a fervura. E não esqueça que og se mede com líquido a 20° se for muito acima disso tem que corrigir.
4- Não se corrige densidade com água, se sua fermentação não foi até o planejado reveja seus processos. Pode ter sido pouca levedura ou até esse tempo prolongado do Mash. Ideal é vc começar a medir sua OG com 5 dias mas espere a atenuação toda, ou seja, quando a fg não baixar mais sinal que a fermentação parou. Já tive levas que a fermentação demorou até 15 dias. Acho que sua temperatura de fermentação ficou meio alta também, leveduras Ale trabalham bem entre 16 e 24 graus mas o ideal para Apa acho que em torno de 18 a 20.
5- acho que aí deu tudo certo pois vc falou que a espuma estava legal.
7- ok
8- Amargor pode aumentar um pouco seu lúpulo dos 60 min, vai fazendo aos poucos até que na receita vai ficar do jeito que vc gosta. Quanto ao corpo, cervejas que vc quer com corpo leve deve fazer o Mash entre 60 a 64° se quiser mais encorpada, faz entre 67 e 70°. Depois do tempo de conversão dos açúcares sobe entre 76 a 78 por 10min para Mash out e lava os grãos. Mas um detalhe, esse corpo baixo e pouco amargor pode ter sido da correção que vc fez na FG com água.

A- ou fundo falso ou bag ou bazooka dois ao mesmo tempo é desnecessário
B- Se for comprar bag para lúpulo compra de inox que são muito bons, mas desnecessário também. Com um bom Whirlpool vc puxa tudo para o meio da panela.
C- Muito válido bomba de recirculação, uso muito
D- se vc usa levedura seca desnecessário usar a pedra para oxigenar, mas se for líquida pode usar sim.
 
4- Fiz a fermentação por 7 dias em temperatura ambiente em torno de 25 graus e ficou legal, e fiz a medição da densidade e precisava abaixar ela para 1010 e estava com 1040. então adicionei água pra corrigir.... é ai que fiquei na maior dúvida. qual o momento correto de corrigir a densidade e quais a formas de faze-lo?

Você está usando um densimetro ou um refratometro para realizar as medições de densidade?
 
Comprei hoje um refratômetro.... Valeu pelas dicas gente... Na semana que vem vou repetir a receita.
 

Attachments

  • IMG_20220115_165649141_HDR.jpg
    IMG_20220115_165649141_HDR.jpg
    53.1 KB · Views: 2
Vou ser bem minucioso nessa próxima... Creio que com a ajuda de vcs vai ficar show
Procura ver os vídeos do beerschool no YouTube que vai te ajudar bastante. Os vídeos são bem explicativos e vc consegue aprender bastante lá.
 
Back
Top