Dúvidas com relação à quantidade de água para brassagem e recirculação

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por jcmachado, 17/7/17.

1. 17/7/17 #1

jcmachado

jcmachado

jcmachado

Member

Afiliado:
    11/6/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Ola pessoal!

Estou ainda em minhas primeiras brassagens, com resultados satisfatórios (mas muito ainda a melhorar!) e tenho dúvidas sobre quantidade de água que ainda me impedem de me aventurar em novas receitas/estilos. Comprei um kit padrão com panelas de 40L. Até então, tenho seguido as receitas enviadas pelo fabricante do kit meio cegamente, e quero entender a questão da relação de quantidade de malte, quantidade de água para brassagem e quantidade de água para lavagem do malte.

Tenho lido aqui nos fóruns tópicos que mencionam uma regra geral com 3L de água para cada quilo de malte para brassagem, com 1,5x a quantidade de água de brassagem empregada para a lavagem.

As receitas que recebi com o kit mencionam 9Kg de malte, 28L de água para brassagem com 40L de agua para lavagem, o que segue mais ou menos a regra. Minhas dúvidas são as seguintes:

1) Se as panelas são de 40L, ao transferir para a panela de fervura fazendo a lavagem dos grãos, nunca vou usar toda a água preparada para a lavagem, pois a água que sairá da panela de brassagem (+-18L) + a água aquecida para lavagem (40L) ultrapassam da capacidade da panela que vai à fervura (que é de 40L). No meu processo, quando a panela de fervura fica cheia ainda me sobra em média meia panela com a água para a lavagem (ou seja, sobram quase 20L dos 40L aquecidos). Aí não fecha a conta de usar mais 1,5x água para lavagem do que a água para brassagem. :confused:
    2) Para pesquisar por novas receitas (ou criar alguma coisa nova) não tenho a noção da quantidade de malte a ser empregado. Devo pensar sempre em algo como 1Kg de malte para cada 4L de cerveja que quero ao final?
    3) Quando busco por receitas de X litros (como por exemplo em sites como www.beertools.com), devo pensar nestes X litros como volume final de cerveja pronta (considerando a eficiência) ou estes X litros são a quantidade de cerveja que vai para a fervura (no meu caso 40L)?

Desculpe as dúvidas de noob, mas já li muita coisa no fórum e não esclareci estes pontos.

Grande abraço!
    --
    Julio

2. 17/7/17 #2

Alex

Alex

Alex

Well-Known Member

Afiliado:
    7/9/16
    Curtidas Recebidas:
    55
    cara,
    panela de fervura com 40 litros.
    Podes dimensionar receita para 25 litros final.
    Aproximadamente 5 kg malte em 15 litros de água para brassagem. lavagem com 20l.
    tua panela de fervura não comporta volume maior que este.
    mas tem outras coisas,exemplo: tamanho dos fermentadores.

3. 17/7/17 #3

Leofecarvalho

Leofecarvalho

Leofecarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    16/1/17
    Curtidas Recebidas:
    25
    Panelas de 40L não refletem no seu volume final de cerveja. Provavelmente vc terá de 20~25L de cerveja.
    Geralmente uso 3L por KG de malte para mosturar e 10 a 15% a mais do volume da mostura para lavar os grãos.

4. 17/7/17 #4

jcmachado

jcmachado

jcmachado

Member

Afiliado:
    11/6/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Obrigado Léo e Alex. Entendo então que devo buscar receitas para 25L. Aí as panelas estarão adequadas para a fervura, que ficará em torno de 35 litros, correto?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

5. 17/7/17 #5

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    47
    Pode buscar receitas de qualquer tamanho e utilizar a função "Scale Recipe" do site brewersfriend.com para reduzí-las ao tamanho que deseja.

Sobre o quanto levar para a fervura versus quanto restará ao final , depende do tempo de fervura e da intensidade que ferverás. Opinião pessoal, para receitas comuns com 60 ou 90 min de fervura, levar 35 para terminar com 30 me parece mais razoável em termos de perda por evaporação. Lembrando que ainda haverá a perda por Trub na panela de fervura (talvez uns 2 litros).

Abs

6. 17/7/17 #6

AntonioMartins

AntonioMartins

AntonioMartins

Well-Known Member

Afiliado:
    5/5/14
    Curtidas Recebidas:
    217
    Eu concordo com o Persevalli.

Na minha opinião, com uma panela de fervura de 40 litros, dá para ter 30 litros finais tranquilo.

7. 17/7/17 #7

jcmachado

jcmachado

jcmachado

Member

Afiliado:
    11/6/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    É o que tenho conseguido, 30 litros. Mas estou buscando receitas e ingredientes para 40L, e por isso tenho obtido OGs mais altas e, consequentemente, mais álcool que o estilo tem.

Pela conversa aqui, se eu trabalhar com receitas para 30 litros, usando na casa de 6kg de malte, estarei usando meu equipamento corretamente.

É isso mesmo, pessoal?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

8. 17/7/17 #8

Leofecarvalho

Leofecarvalho

Leofecarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    16/1/17
    Curtidas Recebidas:
    25
    Sim. Creio que consegue fazer de 25~30L de cerveja.
    abs

9. 17/7/17 #9

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    61
    Eu uso 10kg de grãos e levo por volta de 58l de mosto para a fervura (minha panela é de 68l). Acabo descartando um pouco mais de trub que o necessário (8l) e levo 42l para a fermentação, mas já acostumei com essa perda. Pode reduzir essas receitas em 45~50% para adequar ao seu equipamento tranquilamente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

10. 17/7/17 #10

jcmachado

jcmachado

jcmachado

Member

Afiliado:
    11/6/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Obrigado, pessoal! Vou tentar na próxima brassagem usar este dimensionamento (para 30L ao invés de 40) e creio que consiga melhor controle!

11. 8/8/17 #11

rapunza

rapunza

rapunza

Well-Known Member

Afiliado:
    4/7/17
    Curtidas Recebidas:
    13
    Estou qrendo fazer BIAB, mas quero lavar os graos no final. Posso usar essa regra tb?
    Panela 36 litros. Entraria com 5 kg de malte e 20 litros de água. Poderia usar mais 15 pra lavar o saco (de grãos. .. Rsrsrs)?

12. 9/8/17 #12

sepesaraiva

sepesaraiva

sepesaraiva

Well-Known Member

Afiliado:
    3/8/17
    Curtidas Recebidas:
    30
    Ow, tambem fiquei com essa duvida... pensei em fazer exatamente a mesma coisa que você, para obter 20l no fermentador... só que minha panela é de 30l.

Alguma contra indicação, ou isso tá de boa?

13. 10/8/17 #13

claudio-alipio

claudio-alipio

claudio-alipio

New Member

Afiliado:
    8/8/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    A proporção para á brassagem é de 2 a 3 litro de água por kg de malte, para a lavagem se guarda 1.5 vezes mais a quantidade de água usada para a lavagem

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

14. 10/8/17 #14

alexrnbr

alexrnbr

alexrnbr

Well-Known Member

Afiliado:
    21/9/15
    Curtidas Recebidas:
    58
    Pode-se usar proporções maiores de água por kg de grão, e consequentemente usar menos água na lavagem.

15. 10/8/17 #15

sepesaraiva

sepesaraiva

sepesaraiva

Well-Known Member

Afiliado:
    3/8/17
    Curtidas Recebidas:
    30
    Cara, calculei a quantidade total de agua que devo utilizar baseado nesse link: http://www.condadodacerveja.com.br/como-calcular-quantidade-de-agua-para-brassagem/ (esse blog tem me ajudado a esclarecer muitas duvidas)
    A conclusão que eu cheguei com alguns arredondamentos foi (5kg de malte):
    Quantidade total de água utilizado: 33l
    Quantidade de água para mostura: 18l
    Quantidade de água para lavagem: 15l
    Quantidade de mosto levado para fervura: 25l

Em teoria, tem algum problema?
    Levar 25l pra ferver na panela de 30l vai dar algum problema, ou cabe tranquilo?

Abraços!

16. 11/8/17 #16

alexrnbr

alexrnbr

alexrnbr

Well-Known Member

Afiliado:
    21/9/15
    Curtidas Recebidas:
    58
    A princípio, nenhum problema nesse perfil.

Caber, cabe. Mas fique de olho nos momentos logo antes de levantar fervura, pois a espuma pode transbordar (tipo leite fervendo). Na hora de jogar os lúpulos, cuidado tb. Jogue devagar para evitar transbordamento.

O máximo que já levei pra minha panela de 32 litros foi 28l, e já tive transbordamento.

Joice curtiu isso.
  17. 16/8/17 #17

sepesaraiva

sepesaraiva

sepesaraiva

Well-Known Member

Afiliado:
    3/8/17
    Curtidas Recebidas:
    30
    Só pra dar um respaldo aqui, fiz a minha brassagem nesse domingo, e o procedimento foi o seguinte:

Levei para a panela 18L de agua para a mostura, com 5kg de malte. Após a recirculação com o filtro bazooka eu drenei o mosto para um balde (obtive por volta de 12L). Daí então fiz a lavagem dos grãos com +- 12L, utilizei o método de Batch sparge, recirculei e drenei o mosto. No final, levei 23L de mosto para a fervura. após a fervura, a quantidade de mosto q foi para o fermentador foi exatamente o que eu queria, que foi 1cm abaixo do blowoff do meu balde (por volta de 18 a 19L). A densidade do mosto ficou em 1,057 (target era 1,054), ou seja deu tudo certo, e eu poderia ter usado um pouco mais de agua na lavagem se coubesse mais no meu balde.

Acredito que do jeito que vc quer fazer vai dar certinho (apesar de diferenças grandes de eficiência entre BIAB e usando filtro bazooka), manda brasa la e da ideia como ficou dps tb!!
    Ah, tb n sei como é feta lavagem de grãos com BIAB..

Abraços!

18. 16/8/17 #18

rapunza

rapunza

rapunza

Well-Known Member

Afiliado:
    4/7/17
    Curtidas Recebidas:
    13
    A lavagem que eu digo é só completar o volume de água necessário pra dar o volume desejado, mas jogando essa água na temperatura do mash out em cima do saco dos grãos.

19. 16/8/17 #19

sepesaraiva

sepesaraiva

sepesaraiva

Well-Known Member

Afiliado:
    3/8/17
    Curtidas Recebidas:
    30
    Eu faço a lavagem jogando a agua na temperatura de mas out dentro da panela com os grãos (já sem o mosto), misturo tudo com uma pá, espero uns 15min pra cama de grãos assentar, faço a recirculação e dreno o mosto pra panela de fervura junto com o mosto previamente drenado da panela de mostura.
    Assim acredito extrair o máximo possível de açúcares. Acredito que com o BIAB vc poderia fazer o mesmo.

Abraços!

20. 18/8/17 #20

rapunza

rapunza

rapunza

Well-Known Member

Afiliado:
    4/7/17
    Curtidas Recebidas:
    13
    Acabei fazendo uma receita que parece interessante.
    Dá só uma olhada no PDF.
    goo.gl/KM5Rfj

Compartilhe esta Página