Dúvidas com Caldeirão 45 / eficiencia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 19, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Pessoal, possuo um caldeirão n. 45, de 68,3 litros para a mosturação e um outro igual para a fervura. O que ocorre é que eu já fiz 2 brassagens e não consigo atingir a litragem correta na hora do envase. Alguém sabe me dizer onde será o erro?
Fiz a brassagem com 6kg de malte com 20 litros de água, parada proteica a 55 graus por 20 minutos, 60 minutos a 68 graus, mas sem dar teste de iodo ok, então aguardei mais 30 minutos e continuou sem sucesso, aí segui para a lavagem a 78 graus. Fervura a + - 92...93 graus durante 60 minutos.
Hoje fui colocar a cerva para maturar e para minha surpresa, tinha somente 10 litros no fermentador. Outro problema que tambem notei foi que a OG também ficou muito alta.. 1080, sendo que no beersmith marcava 1055. Será que configurei meu equipamento erroneamente no software? fazendo com que eu utilizasse menos agua do que o necessário? Se alguem souber me informar qual a taxa de evaporação desse caldeirão eu agradeço.
Obrigado.
 
Pelo que você falou foi pouco água mesmo, pra OG ficar mais alta, você não deve ter configurado todos os parâmetros certo no software, mas o negócio é ir fazendo e anotando, quanto litros tem antes da fervura, quantos litros ficou após fervura, perda pro trub, perda no fermentador e somando tudo isso você adiciona no software pra pode envasar a quantidade que vc pretende.

Tenho uma panela dessa, minha taxa de evaporação é mais ou menos 5,5 a 6 litros por hora, mais tudo depende da força do aquecimento, do tipo de fogareiro etc.
 
Vc nao esqueceu a agua de lavagem nao? Pra 20l de cerveja vc deveria usar 34-38 litros de agua. Pelo que falou vc só usou 20l


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Hoje fui colocar a cerva para maturar e para minha surpresa, tinha somente 10 litros no fermentador.

Somente quando colocou pra maturar que percebeu ?

Quando iniciou a fermentação não viu qual o volume ? Ou quando colocou pra fermentar o volume era maior ?
 
Vc nao esqueceu a agua de lavagem nao? Pra 20l de cerveja vc deveria usar 34-38 litros de agua. Pelo que falou vc só usou 20l


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Esqueci de colocar, utilizei 10 litros para a lavagem. O erro foi eu utilizar água a menos e também a configuração errada das perdas no software acredito.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Vc nao esqueceu a agua de lavagem nao? Pra 20l de cerveja vc deveria usar 34-38 litros de agua. Pelo que falou vc só usou 20l


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Esqueci de colocar, utilizei 10 litros para a lavagem. O erro foi eu utilizar água a menos e também a configuração errada das perdas no software acredito.
 
Vc nao esqueceu a agua de lavagem nao? Pra 20l de cerveja vc deveria usar 34-38 litros de agua. Pelo que falou vc só usou 20l


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Esqueci de citar... utilizei 10 litros para a lavagem. O erro foi eu utilizar água a menos e também a configuração errada das perdas no software acredito.
 
Pelo que você falou foi pouco água mesmo, pra OG ficar mais alta, você não deve ter configurado todos os parâmetros certo no software, mas o negócio é ir fazendo e anotando, quanto litros tem antes da fervura, quantos litros ficou após fervura, perda pro trub, perda no fermentador e somando tudo isso você adiciona no software pra pode envasar a quantidade que vc pretende.

Tenho uma panela dessa, minha taxa de evaporação é mais ou menos 5,5 a 6 litros por hora, mais tudo depende da força do aquecimento, do tipo de fogareiro etc.
Sim.. o erro foi mesmo não ter colocado as perdas. Verifiquei tb que coloquei somente 10l para a lavagem... outro erro. Agora vou configurar com as quantidades corretas.
Agora está na maturação... Deu og 1080 e FG 1027. Ainda há algo a fazer pra consertar ou agora sigo assim até o final? [emoji1]

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Back
Top