Dúvidas Cilindro CO2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
122
Reaction score
16
Pessoal,

Estou querendo partir para a carbonatação forçada de minhas levas.
Já dei uma garimpada aqui no site e na net porém restam algumas dúvidas quanto ao cilindro de CO2?

  1. Vi que existem alguns modificados de extintores. São seguros? Quais as desvantagens?
  2. Este modelo serve pra mim? http://produto.mercadolivre.com.br/...2-6-k-carga-valvula-de-topo-lenta-ablnova-_JM Neste caso seria só conectar no regulador de pressão e está pronto para uso?
  3. Onde encontro empresas locais que enchem os cilindros novamente e quanto custa em média?

Abraços!
 
Pessoal,

Estou querendo partir para a carbonatação forçada de minhas levas.
Já dei uma garimpada aqui no site e na net porém restam algumas dúvidas quanto ao cilindro de CO2?

  1. Vi que existem alguns modificados de extintores. São seguros? Quais as desvantagens?
  2. Este modelo serve pra mim? http://produto.mercadolivre.com.br/...2-6-k-carga-valvula-de-topo-lenta-ablnova-_JM Neste caso seria só conectar no regulador de pressão e está pronto para uso?
  3. Onde encontro empresas locais que enchem os cilindros novamente e quanto custa em média?

Abraços!

Cara, pela minha pouca experiência com cilindros:

1) Nunca usei nem conheço ninguém que use

2) Isso é você quem tem que responder, porém me parece que é do modelo padrão. Ele é bem grande, então se a sua intenção é ficar transportando o melhor seria um menor (de 2 kilos por exemplo)

3) Eu faço a recarga do meu em uma especializada em recarga de extintores. Me cobram 9 reais o kilo em Curitiba.
 
1- cara, sinceramente, não vale a pena fazer gambiarra pra isso. cilindro é um negócio que não dá problema, vc poderia acabar gastando mais pra ter manutenção depois.

2-sim, inclusive o preço desse cilindro parece muito bom. problema talvez seja o frete. eu paguei 400 reais aqui um de 9kgs usado, ultima vez.

3-enche em locais que fazem recarga de gases pra solda ou em locais de manutenção e recarga de extintores. Acho que até 10 reais o quilo é um preço aceitável, mas os preços podem variar de acordo com a localidade...
 
Pessoal,

Aproveitando o tópico que é referente à dúvidas sobre uso de Cilindro de Gás.

Tenho um cilindro de gás com manômetro com 1 saída somente.
Posso ligar a saída de gás dele colocando um T e ligando em 2 barris ?

Como fica a regulagem da pressão nesse caso ? Vai ficar dividida?

Abs,
Cristiano
 
Pessoal,

Aproveitando o tópico que é referente à dúvidas sobre uso de Cilindro de Gás.

Tenho um cilindro de gás com manômetro com 1 saída somente.
Posso ligar a saída de gás dele colocando um T e ligando em 2 barris ?

Como fica a regulagem da pressão nesse caso ? Vai ficar dividida?

Abs,
Cristiano


Você não vai saber a pressão individual de cada barril, nesse caso você pode estar com um barril estourando e o outro sem gás.
 
O que seria o correto então? Um manômetro de duas saídas?
Nesse caso o manômetro garante que cada saída tem a mesma pressão?
Abs,
Cristiano.
 
O que seria o correto então? Um manômetro de duas saídas?
Nesse caso o manômetro garante que cada saída tem a mesma pressão?
Abs,
Cristiano.

cnlemos

Vc pode ligar quantos "T's" vc quiser, todas as saídas vão ter a mesma pressão do regulador. Nenhum deles vai ficar com pressão diferente, "estourar ou ficar vazio".

O único problema, é que vc não vai conseguir carbonatar duas cervejas ao mesmo tempo com pressão diferente.
 
Você não vai saber a pressão individual de cada barril, nesse caso você pode estar com um barril estourando e o outro sem gás.

Como assim? Se tem um T que interliga os dois barris, os dois estarão exatamente na mesma pressão. Se um tivesse mais pressão, passaria pro outro, entrando em equiliíbrio imediatamente.

É a mesma coisa que ligar dois botijões de gás num regulador de pressão pra 1 saída só.
 
Pessoal,

Aproveitando o tópico que é referente à dúvidas sobre uso de Cilindro de Gás.

Tenho um cilindro de gás com manômetro com 1 saída somente.
Posso ligar a saída de gás dele colocando um T e ligando em 2 barris ?

Como fica a regulagem da pressão nesse caso ? Vai ficar dividida?

Abs,
Cristiano
Pode sim.

A pressão indicada vai ser a mesma em todos os barris, resumidamente.

A única forma dos dois não ficarem na mesma pressão é se um deles já estiver com uma pressão mais alta do que tu regulou, e neste barril, estiver usando uma extratora com válvula de retenção, ou seja, que permita somente a entrada de gás, e não saída.

Nesse caso, se você regulou a pressão do regulador em 1kg, e um barril conectado no T (com válvula de retenção) está em 2kg, e o outro com 0,5kg, o CO² vai fazer este último chegar a 1kg, mas o primeiro vai continuar em 2kg porque não sai CO² de lá, só entra. Já se regular em 2,5kg, então ambos vão ficar em 2,5kg.

Abraço,
 
Eu quis dizer mais em relação a carbonatar duas diferentes inicialmente, mas já corrigiram tudo aí. :D
 
Pra vc poder carbonatar com pressões diferentes X barris, vai precisar disso:


No meu caso ai a reguladora principal só tem uma saída, que é ligada a uma reguladora tripla. Posso carbonatar 3 cervejas diferentes com pressões diferentes.
 
Obrigado pela ajuda pessoal.
Acabei não deixando claro mas o que eu preciso é extrair cerveja para chopeira. Vou usar uma pressão apenas para servir.
Como tenho uma chopeira de 2 torneiras, pensei se conseguiria ligar meu único cilindro colocando gás nos dois barris.

Vou tentar comprar esse T.
Será que aqueles de gás de cozinha servem?
Onde acho isso pra comprar? Em BH alguém conhece algum local?

Abs,
Cristiano.
 
Cara, a diferença de preço de um regulador de saida unica, pra um de saida dupla é de 30 reais (189,00 e 219,00)... acho que não compensa o T.

Eu tenho no meu Kegerator um divisor que comprei no homebrewstuff, pq preciso de 3 saidas, então dobro uma.. mas te digo. .ele custou bem mais que os 30 de diferença..
 
Cara, a diferença de preço de um regulador de saida unica, pra um de saida dupla é de 30 reais (189,00 e 219,00)... acho que não compensa o T.

Eu tenho no meu Kegerator um divisor que comprei no homebrewstuff, pq preciso de 3 saidas, então dobro uma.. mas te digo. .ele custou bem mais que os 30 de diferença..

Luccasm, acabei ganhando o T e funcionou muito bem.
Pressão regulada para serviço e equalizou corretamente nos dois barris.
Obrigado à todos pela contribuição.
 
Comprei um post mix de 19 litros na Lamas , agora preciso comprar o cilindro. Qual o tamanho ideal que devo comprar? E o que mais vou precisar? Regulador? Válvula ? Mangueira?

Desculpem a ignorância, mas nunca mexi com cilindro antes.

Valeu !!!
 
@Scarabelli,
Sim, os itens necessários são: cilindro de co2 com regulador, conectores de gás e líquido, e mangueiras.
O próprio Lamas tem uma apostila que eu considero introdutória, porém boa para ter uma noção inicial. Comece dando uma olhada nela e depois procure mais alguns sites gringos. Não tem muito segredo não, é meio complicado no início, mas depois que acostuma, fica uma mão na roda:
http://www.lamasbier.com.br/2010/04/dica-como-utilizar-um-postmix-2.html
 
Com relação ao cilindto de CO2 e sua carga/recarga tenho um dúvida:
Durante todos os processos pós fervura, transfega pto fermentador, fermentação..., nos preocupamos com sanitzação e possiveis contaminações, pergunto: ao tranferir a cerveja pro post mix pra maturação e depois carbonatar/ servir, existem cuidados com relação ao uso de co2, imaginando desde o cilindro, origem do CO2,mangeiras de gas, conector ball ou pin ?
Compro o cilindro usado ou ñ e faço a recarga em empresa do ramo (gases industriais) e uso sem maiores problemas? O interior do cilindro pode estar contaminado?? Basta passar co2 pelo sistema antes de conecta-lo ao post mix e estara ok pra uso? Ou sanitizo o sistema conectores e mangueira? Como?
Desculpem pela ignorancia, mas ñ custa perguntar... Sei que o co2 por si só inibe as bacterias aeróbicas, mas os demais microorganismos...?
 
Pra vc poder carbonatar com pressões diferentes X barris, vai precisar disso:





No meu caso ai a reguladora principal só tem uma saída, que é ligada a uma reguladora tripla. Posso carbonatar 3 cervejas diferentes com pressões diferentes.


Korvocore, onde você comprou esse distribuidor?
 
Estou renascendo o tópico pela seguinte dúvida:

Alguns Reguladores de Pressão suportam até 140 Kgf/cm2 de pressão na entrada e outros suportam 80 Kgf/cm2.

Para utilização específica para carbonatação e para retirar a cerveja do Post Mix, qualquer um deles atende as necessidades?
 
Estou renascendo o tópico pela seguinte dúvida:

Alguns Reguladores de Pressão suportam até 140 Kgf/cm2 de pressão na entrada e outros suportam 80 Kgf/cm2.

Para utilização específica para carbonatação e para retirar a cerveja do Post Mix, qualquer um deles atende as necessidades?

As cargas que faço de acordo com a especificação do cilindro normalmente não passam de 80 kgf, pelo que eu lembro. Mas é estranho, também não lembro de ter viso algum regulador que não ia até 140 no manômetro de alta pressão...

Tem certeza que é regulador pra CO2?
Passa o link ou imagem aí pra gente...

Abraço
 
As cargas que faço de acordo com a especificação do cilindro normalmente não passam de 80 kgf, pelo que eu lembro. Mas é estranho, também não lembro de ter viso algum regulador que não ia até 140 no manômetro de alta pressão...

Tem certeza que é regulador pra CO2?
Passa o link ou imagem aí pra gente...

Abraço

Fala Tiago!
Obrigado pela resposta.
Segue o link do produto:
http://produto.mercadolivre.com.br/...esso-cilindros-co2-chopp-01-saida-simples-_JM

Alguns sites específicos de insumos cervejeiros vendem de 140 e outros de 80.

Afinal, essa pressão suportada na entrada é referente ao nível de carbonatação que será aplicado na cerveja? Sou totalmente leigo nesse assunto.
Vlw
 
Fala Tiago!
Obrigado pela resposta.
Segue o link do produto:
http://produto.mercadolivre.com.br/...esso-cilindros-co2-chopp-01-saida-simples-_JM

Alguns sites específicos de insumos cervejeiros vendem de 140 e outros de 80.

Afinal, essa pressão suportada na entrada é referente ao nível de carbonatação que será aplicado na cerveja? Sou totalmente leigo nesse assunto.
Vlw

Repara no anúncio que a pressão máxima de entrada é 80kgf mas a escala no manômetro apresenta até 140kgf.

Segundo a Famabras, isso é meio padrão:
http://www.famabras.com.br/linha-produto/reguladores-de-pressao/serie-post-mix-refrigerante-chopp/

Todos suportam até 80kgf mas apresentam na escala até 140kgf.

EDIT: Sobre a pressão suportada na entrada é referente a pressão que sai da válvula do cilindro e vai até o regulador e manômetro.
 
Nem sabia desse esquema de pressão suportada aí... achei que era equivalente ao valor presente na escala do manômetro....

Mas enfim, pode ir na confiança nesse regulador do link, é padrão, especificado pra cerveja. Tá tranquilo...

Como disse o Renato, esse valor não tem a ver com o que sai do regulador, mas com o que entra nele, saindo do cilindro. O regulador abaixa essa pressão para uma escala que vc pode regular, no parafuso do meio ali, para o valor que vc quiser carbonatar a cerveja. Ou seja, essa particularidade não interfere com a carbonatação da cerveja.

Abraço
 
Pessoal, não sei se alguém já tentou fazer, mas assisti uns vídeos no YouTube o pessoal fazendo CO2 caseiro, será que funciona para carbonatar a cerva? Alguém já tentou?
 
Pessoal, não sei se alguém já tentou fazer, mas assisti uns vídeos no YouTube o pessoal fazendo CO2 caseiro, será que funciona para carbonatar a cerva? Alguém já tentou?

Funciona...

Basta adicionar açúcar como prime na garrafa :p

Mas brincadeiras à parte. Se a ideia é "produzir" CO² e armazenar em barril, em casa, é altamente perigoso. A pressão que as envasadoras de CO² trabalham é absurda e um acidente pode ser bem trágico...Eles inclusive envasam em temperaturas negativas, justamente para reduzir a pressão do sistema de envase....
 
Funciona...

Basta adicionar açúcar como prime na garrafa [emoji14]

Mas brincadeiras à parte. Se a ideia é "produzir" CO² e armazenar em barril, em casa, é altamente perigoso. A pressão que as envasadoras de CO² trabalham é absurda e um acidente pode ser bem trágico...Eles inclusive envasam em temperaturas negativas, justamente para reduzir a pressão do sistema de envase....
Cheguei aqui através da ultima pergunta na verdade. Pensei em fazer igual o colega. A cerveja em um post mix com manometro na saida. Liga uma garrafa com co2 caseiro(em pet) pra carbonatar. Sera q da gas suficiente? No caso quem nao tem cilindro conseguiria carbonatar a cerveja...

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
Cheguei aqui através da ultima pergunta na verdade. Pensei em fazer igual o colega. A cerveja em um post mix com manometro na saida. Liga uma garrafa com co2 caseiro(em pet) pra carbonatar. Sera q da gas suficiente? No caso quem nao tem cilindro conseguiria carbonatar a cerveja...

Sem chances...

Esse CO2 caseiro é usado para aquários, e sai a uma pressão muito baixa. Pra carbonatar uma cerveja a pressão deve ser muuuuito mais forte do que a oferecida por esses sistemas caseiros.

Abraço!
 
Sem chances...

Esse CO2 caseiro é usado para aquários, e sai a uma pressão muito baixa. Pra carbonatar uma cerveja a pressão deve ser muuuuito mais forte do que a oferecida por esses sistemas caseiros.

Abraço!
João, acabo de encontrar um cara na loja de insumos q faz isso. Utiliza 1 garrafa pet com co2 quimico pra carbonatar outra garrafa pet.
Se alguem fizer poderia compartilhar? Nao consegui pegar todos os detalhes com o cara.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk
 
João, acabo de encontrar um cara na loja de insumos q faz isso. Utiliza 1 garrafa pet com co2 quimico pra carbonatar outra garrafa pet.
Se alguem fizer poderia compartilhar? Nao consegui pegar todos os detalhes com o cara.


Então esse é o rei das gambiarras... kkkkkk

Há muito tempo eu fazia CO² pro meu aquário, e daquele jeito é impossível carbonatar uma cerveja. O método desse cara deve ser diferente.
 
Back
Top