Dúvidas calibração densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

msls

Member
Joined
May 28, 2015
Messages
10
Reaction score
2
Boa tarde,
Sou novo no fórum e estou com minha primeira leva no fermentador. Peguei quase todas as informações que eu precisava aqui no fórum e até agora está correndo tudo dentro do programado.
No entanto, ao usar o meu densímetro, fiz um teste nele com água filtrada a 20ºC. Ocorre que o equipamento marcou 980 quando deveria marcar 1000, estou correto?
Significa que meu densímetro está descalibrado? Nas minha medições basta eu acrescentar esses 2 pontos de diferença para correção?
Desde já agradeço.
Marcio
 
Na teoria, sim. Na prática, vale a pena testar com água destilada.
 
Não sei até que ponto água destilada afeta, mas é o correto mesmo. O meu lê 996 quando deveria ler 1000, tanto em água da torneira quanto em água destilada.

Seu raciocínio está correto, adiciona 2 pontos em todas as suas medidas. Aqui eu adiciono 4, e depois a correção da temperatura.
 
ele tem que marcar 1000 se a temperatura do líquido for de 20ºc
verifique isso
 
Não sei até que ponto água destilada afeta, mas é o correto mesmo. O meu lê 996 quando deveria ler 1000, tanto em água da torneira quanto em água destilada.

Seu raciocínio está correto, adiciona 2 pontos em todas as suas medidas. Aqui eu adiciono 4, e depois a correção da temperatura.
Mas esses dois pontos de offset são da água ou do densímetro? O mesmo esta desalinhado ou algo esta diminuindo a densidade da água dele? Com água destilada, fica fácil saber.
 
Não sei até que ponto água destilada afeta, mas é o correto mesmo. O meu lê 996 quando deveria ler 1000, tanto em água da torneira quanto em água destilada.

Seu raciocínio está correto, adiciona 2 pontos em todas as suas medidas. Aqui eu adiciono 4, e depois a correção da temperatura.

Mas esses dois pontos de offset são da água ou do densímetro? O mesmo esta desalinhado ou algo esta diminuindo a densidade da água dele? Com água destilada, fica fácil saber.
 
Entendi. Sim, se não houver nada diluído, é pra dar 1000 mesmo. Caso não dê, a água destilada a 20 graus pode dizer se é água da torneira ou equipamento. :)
 
@jalexandre falei que a destilada é o correto mesmo. Mas no meu caso deu a mesma coisa.

No meu densímetro e refratômetro também não tive diferença nas leituras usando água normal ou destilada. Acho que eles não são tão sensíveis assim.

Agora contribuindo, tem um post legal ensinando calibrar seu densímetro e refratômetro: http://www.cervejahenrikboden.com.br/densimetro-refratometro/

Eu fiz o seguinte, medi a densidade com água pura, anotei o erro.
Fiz a solução indicado no site de 176g de água + 24 gramas de açúcar, que deveria dar 1.048. Também anotei o erro.. aí é só fiz uma formulazinha no excel de primeiro grau "Dr = aDm + b".

Onde: Dr = densidade real;

Dm = densidade medida;

E o "a" e o "b" são os coeficientes de inclinação e intercepção da reta.

Segue abaixo imagem da planilha, só fazer uma igual, mão na roda.
 

Attachments

  • planilha.JPG
    planilha.JPG
    30.2 KB · Views: 245
No meu densímetro e refratômetro também não tive diferença nas leituras usando água normal ou destilada. Acho que eles não são tão sensíveis assim.

Agora contribuindo, tem um post legal ensinando calibrar seu densímetro e refratômetro: http://www.cervejahenrikboden.com.br/densimetro-refratometro/

Eu fiz o seguinte, medi a densidade com água pura, anotei o erro.
Fiz a solução indicado no site de 176g de água + 24 gramas de açúcar, que deveria dar 1.048. Também anotei o erro.. aí é só fiz uma formulazinha no excel de primeiro grau "Dr = aDm + b".

Onde: Dr = densidade real;

Dm = densidade medida;

E o "a" e o "b" são os coeficientes de inclinação e intercepção da reta.

Segue abaixo imagem da planilha, só fazer uma igual, mão na roda.

Obrigado a todos. Gabrielcalo, muito legal sua planilha.
Vou fazer um teste com água destilada também, depois informo.
 
No meu densímetro e refratômetro também não tive diferença nas leituras usando água normal ou destilada. Acho que eles não são tão sensíveis assim.

Agora contribuindo, tem um post legal ensinando calibrar seu densímetro e refratômetro: http://www.cervejahenrikboden.com.br/densimetro-refratometro/

Eu fiz o seguinte, medi a densidade com água pura, anotei o erro.
Fiz a solução indicado no site de 176g de água + 24 gramas de açúcar, que deveria dar 1.048. Também anotei o erro.. aí é só fiz uma formulazinha no excel de primeiro grau "Dr = aDm + b".

Onde: Dr = densidade real;

Dm = densidade medida;

E o "a" e o "b" são os coeficientes de inclinação e intercepção da reta.

Segue abaixo imagem da planilha, só fazer uma igual, mão na roda.

Essa seria a segunda etapa do que chamam de 'two point calibration'.

http://byo.com/grains/item/411-calibrate-your-hydrometer-and-fermenter-techniques
 
http://byo.com/grains/item/411-calibrate-your-hydrometer-and-fermenter-techniques[/QUOTE]

Me corrijam se eu estiver errado, mas no meu caso, ao fazer o teste com a água deu 0,998 quando deveria dar 1000. Se eu fizer o teste com a solução de açúcar (176 g agua + 24g de açúcar, SG 1048) e aferir 1046 posso apenas fazer a correção em 2 pontos em todas as medidas? Nesse caso pode ser que a fita dentro do densímetro tenha ficado mal posicionada em 2 pontos?

Outra hipótese:
Caso no teste com a solução de açúcar apresente algo diferente de 1046 terei que trabalhar com ajuste específicos por meio do gráfico sugerido na revista em cada caso? ou melhor comprar logo outro densímetro?
 

Seu pensamento está certo, se o erro se manter 2, ele é linear e não precisa de fórmula.

Mais interessante ainda em questão de precisão é ter mais pontos e nas densidades mais utilizadas. Por exemplo: 1.010, 1.048 e 1.070.

Quanto mais pontos, mais preciso.

Se alguém souber, eu não sei, como calcular a quantidade de açúcar e água para ter uma densidade desejada, seria interessante para ter mais pontos.
No entanto só tenho esse dado de 176g + 24g.
 
Fui testar meu mini-densímetro de 1,060 com água destilada e ele ta marcando, a 20 graus, 1,002.
É normal esse pequeno erro? Digo, é aceitável? Ou seria melhor tentar trocar o equipamento?
 
Fui testar meu mini-densímetro de 1,060 com água destilada e ele ta marcando, a 20 graus, 1,002.
É normal esse pequeno erro? Digo, é aceitável? Ou seria melhor tentar trocar o equipamento?

É uma imprecisão razoável... mas vc mediu com o termômetro junto na água? E será que não é o seu termômetro que está descalibrado?

Procure ver se não é no termômetro o problema... eles costumam ser menos precisos do que os densímetros, eu acho.

Abraço
 
Os termômetros eu usei um de espeto e um alimentício. Entre eles tem diferença de 0,8 grau (descobri essa diferença agora). Mas mesmo assim, como nenhum deles a densidade bate em 1,000.

Eu to usando uma proveta que é levemente maior que o diâmetro do densímetro. Isso pode mudar alguma coisa?
 
Os termômetros eu usei um de espeto e um alimentício. Entre eles tem diferença de 0,8 grau (descobri essa diferença agora). Mas mesmo assim, como nenhum deles a densidade bate em 1,000.

Eu to usando uma proveta que é levemente maior que o diâmetro do densímetro. Isso pode mudar alguma coisa?

Se o densímetro não tá encostando na proveta, não...

Seria bom vc testar melhor então os termômetros, talvez ferver uma água e testar a temperatura da água fervendo...

Vc corrigiu a temperatura medida ou ajustou a água pra 20ºC?

E vc tá olhando da forma certa pro densímetro? Pode parecer bobagem mas... a forma certa de ler esses instrumentos é com o olho perpendicular à escala. Ou seja vc tem que estar com o rosto na altura do nível da água e olhar bem de frente... A tensão superficial do líquido também faz uma concavidade, vc tem que ler no ponto mais baixo dela, como no tracejado da imagem abaixo.
 

Attachments

  • hydrometer reading.jpg
    hydrometer reading.jpg
    17.8 KB · Views: 77
Medi a 15 graus e corrigi, e também subi a temperatura a 20 graus e medi.
A princípio to lendo na altura certa sim.

Fiz outro teste agora, misturando 12g de açúcar com 88g de água. E deu a mesma diferença de 2 pontos. Testei com o refratômetro também.

Fervendo água e medindo a temperatura, deu:
99,2 espeto
98,4 alimentício
A que temperatura a água ferve em Porto Alegre?
 
Medi a 15 graus e corrigi, e também subi a temperatura a 20 graus e medi.
A princípio to lendo na altura certa sim.

Fiz outro teste agora, misturando 12g de açúcar com 88g de água. E deu a mesma diferença de 2 pontos. Testei com o refratômetro também.

Fervendo água e medindo a temperatura, deu:
99,2 espeto
98,4 alimentício
A que temperatura a água ferve em Porto Alegre?

99,97ºC usando altitude média de 10m acima do mar...

Cara... se ainda fez teste com refratômetro, deve ser teu densimetro que está descalibrado mesmo. Se são sempre 2 pontos de diferença, vc pode aceitar isso e subtrair toda vez, ou tentar trocar ele onde vc comprou...

Abraço
 
Fala Tiago,

Fui na loja e acabei trocando o densímetro. Comparamos com outros que tinha lá e apareceu a diferença.

Valeu pela ajuda.
 
Back
Top